PplWare Mobile

Firefox 3.6.3 – Correcção de falha crítica

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. monux says:

    – Uso linux e windows com o Firefox como navegador padrão, há muito tempo.
    – Estas correções atropeladas da mozila, me deixa a pensar se entre uma correção e outra, o quanto deixa meus sistemas vulneráveis ?

    • alberto says:

      A Mozilla não tinha nada melhor a fazer do que publicar a correção. Outros navegadores também tiveram falhas descobertas no mesmo evento (Pwn2Own). Só a Mozilla corrigiu seus bugs. Pra mim isso é bom!

      • bigkax says:

        A MS neste caso foi mais rápida e fez a correcção do ie antes: http://www.livebetas.net/microsoft/2010/03/31/microsoft-lanca-correccao-a-falha-do-ie-utilizada-no-pwn2own.livebetas2010
        Vês não foi só a Mozilla corrigiu seus bugs.

        ” A Mozilla não tinha nada melhor a fazer do que publicar a correção.”
        Esta frase é um pouco confusa, se queres dizer que a melhor coisa que podiam fazer e corrigir os bugs, OK, se queres dizer que não tinham mais nada para fazer e resolveram corrigir os bugs, discordo, a interface precisa de uma cara nova.

        • LOL! says:

          Para cara nova na interface tens temas! Queres mais?

          O Firefox 3.7 já vai ter uma cara nova por defeito, de qualquer forma. Se quiseres instalar essa cara já no 3.6 só tens que procurar por Strata40, nos addons para firefox…

          • viperbruno says:

            Não queiras comparar nativo vs skins!

            As Skins deixam o FF bem mais lento, a não ser que tenhas um disco SSD com processador xpto no PC. Muitas vezes ando de netbook e deixei o Firefox por isso mesmo. E não penses que a culpa é do Atom, a culpa é mesmo da Mozilla.

          • LOL! says:

            @ viperbruno

            Haverá certos temas que deixam o Firefox mais lento, de facto, mas aqueles que são bem feitos não deixam. Lembra-te que o tema por defeito também é um tema ele próprio…

            E digo-te mais: o strata40 é melhor que o tema original em termos de funções! Não é só aparência. Portanto, sim, comparo, e bem, temas com o tema por defeito: estão todos no mesmo pé de igualdade.

      • Nem mais, tambem penso assim, antes prefiro muitas actualizações nem que seja umas atrás das outras, é sinal que prezam a segurança =)

  2. Marcos Santos says:

    Eu usava o Mozilla mas deixei, leio muita coisa que me deixa a pensar…

    • LOL! says:

      Sem dúvida alguma que usar um browser por causa do que se lê ao invés de usar um browser conforme os nossos gostos é que está a dar.

      Por isso é que o Chrome tem tanta margem de mercado e o Opera não tem nenhuma…

      Se bem que o Opera até se entende 😛

      • Jose says:

        Não digas asneiras ^^

        Google a frente, porque é rápido e leve.

        O Opera consegue ser mais pesado que o Mozilla, e não é mais rápido que o Chrome.

        O Mozilla também deixa muito a desejar, sem addons não é nada, mesmo assim é pesado.

        Depois tem o IE, o mais leve, mas mais lento.

        • LOL! says:

          “Google a frente, porque é rápido e leve.”
          O chrome é leve? Não sei que chrome é que usas…

          Ou melhor, se calhar até sei: deves ter tipo o máximo de 2 tabs abertas ao mesmo tempo… Aí sim, é leve… Tão leve como o Firefox.

          Sim, porque o Firefox é, em sessões com mais de 5 tabs (que é como todos os que se interessam com estas questões navegam) o browser mais leve dos 5 mais usados.

          E o chrome não está à frente, longe disso. Duvido que vá estar, alguma vez.

          “O Mozilla também deixa muito a desejar, sem addons não é nada, mesmo assim é pesado.”
          Os addons costumam aumentar a RAM, é certo, mas nunca mais que alguns MB… Por outro lado, estamos a falar do Firefox, e não do Mozilla, que é outro browser diferente!

          Além disso, falar de Firefox sem addons e dizer que deixa a desejar é como falar de um carro sem combustível e dizer que não anda…

          E é que nem há volta a dar: os addons estão lá, se tens falta de funções e não os usas é porque és… enfim…

      • viperbruno says:

        Porque que no caso do Opera se entende? Eu talves ao contrario de ti contacto diariamente com o tipico de pessoas a que foi destinado o Google Chrome e após verem o Opera deixam o Firefox se preciso! Portanto não entendi em nada esse comentario.

        • LOL! says:

          O caso do Opera é especial… Não têm campanhas de marketing particularmente bem sucedidas, não têm funções particularmente interessantes, e já deixaram há uns tempos de ser os mais leves (que era um grande trunfo) e os mais rápidos. Depois têm um motor de renderização único, que não é tão bom como WebKit ou o Gecko, em termos de erros que dá nas páginas, e depois não têm addons como os outros, o que é um tiro no pé mais ou menos… O próprio Chrome está em grande desvantagem nesse campo graças a uma livraria muito mal concebida, coitadinha. Já para não falar da escassez de addons.

          • viperbruno says:

            Foi e se calhar ainda é o navegador mais completo de origem que existe. O motor dele é neste momento o mais rápido que existe (eu próprio comprovei isso). O motor é constantemente actualizado com base no feedback que vai recebendo, portanto não entendo o problema aqui… Em termos de inovação idem aspas.

            Agora claro que não podemos ficar parados no tempo e temos que oferecer uma experiência completa e rápida coisa que o Firefox perdeu ao longo dos tempos. Leve para quem tem pouca RAM, e os restantes utilizadores? A RAM está ao desbarato. Que me interessa que gaste mais 100MB se é bem mais rapido a iniciar e a ler as páginas?!

            Eu noto a diferença no meu netbook, pois é assim que se avalia melhor o desempenho. O Chrome era o mais rapido, desde que chegou a versão 5 que começa “a dar travadas”.

            Continua a ser o que abre mais rápido mas a diferença para o Opera ou Safari são ridículas, então de que me adianta?

            Portanto só confirma uma coisa, o chrome era leve por causa da falta de funcionalidades, não por se ter descoberto a pólvora.

            Cumpz

          • techdani says:

            Fica sabendo que ainda nenhum outro browser para além do Opera, tem um serviço, que em qualidade, se assemelhe ao Opera. O Opera, para mim, é o browser mais avançado.

  3. Rui says:

    Para ver o Bug na página da mozilla é preciso ter conta. lol
    Os acáros devem ter 🙂

    O broswer mais estável, fiável e que protege a privacidade do utilizador na minha opinião. As extensões é que são os parasitas…

    • bigkax says:

      Na minha opinião “os parasitas” é que fizeram com que tenha tantos users, sem eles não era nada de especial.

    • Rui says:

      Eu quis-me referir aos plugins que não protegem a privacidade.

    • LOL! says:

      Para sua informação, as extensões são a alma do Firefox, e sempre o foram. O ponto de venda único do Firefox é a personalização, e é por isso, como disse aqui o bigkax, que as pessoas gostam dele. A segurança e assim é só uma necessidade. Fazer um browser para ser seguro é exactamente igual a fazer um carro para ser seguro: muito poucos o vão usar. Porque é chato!

  4. DreamWolfManic says:

    Já tá actualizado… Eu acho que não se pode fazer nada infelizmente… vai ser sempre assim… tudo evolui, e no dia seguinte tudo difere do dia de hoje… o que ontem não era perigoso hoje pode ser… Há que ter fé, e esperar que não corra nada de pior…

    • LOL! says:

      Basta viajar por sites seguros e não há que temer. E se não forem desses, basta terem uma ou duas extensões para controlar a execução de javascript e o armazenamento dos cookies. E já agora um adblock plus para prevenir que apanhem com uns click highjackers e virus em publicidade…

      E outras, claro. Mas estas já chega bem…

  5. João Santos says:

    Enquanto houver actualizações é sinal que a comunidade está activa, este bug foi descoberto num torneio, que para isso mesmo serve.
    Na minha opinião continua a ser o browser mais completo.

    cumprimentos

  6. LUCIO says:

    Por isso uso o Opera e estou super feliz. 😉

  7. Pedro says:

    Mais um avanço da mozilla para a lentidão total do firefox! Quantos mais updates e upgrades se instalam o firefox fica mais lento. Vale mais usar o Chrome dev que o firefox cheio de updates e upgrades.

    • LOL! says:

      Eya! Isso é que é falar do cu para fora carago!

      Comparar o chrome dev que nem RSS lê!!!!!! com o Firefox é como eu dizer que prefiro andar num drag racer daqueles compridos e que precisam de paraquedas para travar em vez de usar um Toyota Corolla… É claro que drag racer é muito mais fixe, e rápido! Mas prático?

      Além disso é pesado como um boi…

      O chrome pelo menos…

      • Sérgio says:

        O Chrome lê RSS, mesmo o dev….só é necessário instalar a extensão apropriada !
        Aqui fica a correcção.

        Abraço

        • Ground0 says:

          Caro sérgio, não o Chrome não lê RSS. É mesmo o único dos “grandes” browsers que não o faz.

          Todos os outros possuem um método nativo de visualizar feeds RSS (destacando-se o do Opera, que é muito bom) enquanto, como muito bem apontou, no Chrome tem de instalar uma extensão.

          Se formos a ter as extensões em conta, o melhor a visualizar RSS será o Firefox pois possui leitores muito práticos e completos (talvez mais completos que o Google Reader).

          • Jose says:

            Isso é o que faz falar, do que não se sabe.

            O Chrome lê sim senhora RSS ^^

          • Ground0 says:

            @jose:

            Tenho instalada a última versão estável do Chrome e, por incrível que lhe pareça, ele não detecta o feed RSS aqui do pplware. Além de não o detectar, quando clico manualmente no link do dito cujo, o Chrome mostra os RSS’s como texto bruto em vez de formatado ou legível e não me permite submetê-los para o meu leitor de eleição.

            Talvez me possa explicar de que forma suporta o Chrome os RSS’s nativamente?

        • LOL! says:

          Uma extensão que te come RAM e que deixa muito a desejar, especialmente tendo em conta que se quiseres mais funções RSS, é um pesadelo fazer uma extensão que trabalhe em conjunto…

          É uma treta. “Se queres RSS”. Aqui não há ses, é óbvio que quero RSS, e é por defeito… Daqui a um bocado dizes que o IE8 é standard compliant porque lhe podes instalar o rendering engine do chrome, não? Quando se fala deste tipo de funções, tem que se falar a um nível por defeito. Não é uma questão de princípio, é uma questão de como funcionam as extensões. Por exemplo, no Firefox há várias extensões que adicionam funcionalidades (e muitas!) ao leitor RSS do browser. No Chrome é consideravelmente mais difícil de criar este tipo de extensões, porque basicamente tens que criar o leitor de raiz. E depois nasce o problema da incompatibilidade.

          Particularmente graças ao sistema sandbox do Chrome. Que eu odeio, digo desde já.

    • Ground0 says:

      Engraçado… É que já instalei a actualização faz dois dias e não noto essa lentidão…

      Mas agora deixaste-me a pensar. É que algumas actualizações servem mesmo para resolver problemas de performance, portanto se elas tornam o Firefox mais lento porque é que a Mozilla se preocupa em lançá-las sequer?

      E mais ainda, será por este motivo que aconselhas a versão dev do Chrome? Sim, porque as versões dev têm sempre menos remendos e talvez isso as torne mais rápidas…

      Sim, talvez seja isso. Porque se dermos uma olhadela na versão estável do Chrome percebemos que ele tem mais remendos que todos os outros browsers.

      É, isto deixa-nos a pensar…

      • aver says:

        As actualizações do Firefox geralmente não são para resolver problemas de perfomance – são para resolver problemas de segurança. Ou seja são para instalar obrigatoriamente.

        Calhou haver duas no espaço de uma semana.

        • Ground0 says:

          As actualizações do Firefox servem o mesmo propósito que as actualizações dos outros browsers: segurança, estabilidade e performance.

          Mas o que interessa aqui é mostrar às pessoas que o Chrome, depois de eliminarmos a publicidade e o fanatismo, está longe de ser perfeito.

          Aliás, o Chrome recebe mais actualizações que qualquer outro browser:
          Uma no dia 17 de Março, seguida de uma no dia 23 e mais uma no dia 30, sendo que a do dia 17 corrigiu 8 falhas graves, correcções estas pelas quais a google até pagou. E isto só na versão estável!

          Claro que sobre isto ninguém fala. Noticias destas não são anunciadas em Blogues nem reforçadas por títulos pomposos.

          Havia de ficar bonito: “Google oferece compensação pela correcção de 8 vulnerabilidades” ou “Chrome: oito falhas de segurança detectadas”.

          Aí sim, muitas vozes iriam calar-se…

  8. Ricardo says:

    À cerca de 4 anos que sou utilizador do Firefox, tal como a maior parte dos utilizadores começamos no Internet Explorer, mas após descobrir o Firefox não quisemos outra coisa… A verdade é que o Internet Explorer dominou o mercado dos browsers, mas agora parece que o Firefox o ultrapassou, no entanto nestes últimos tempos o Firefox parece-me que anda a perder um pouco de qualidades… Quando algum produto começa a ser o mais utilizado começa a existir mais problemas, se por um lado é bom por outro nao… Estes bugs não deviam de acontecer em versões publicas, mas pronto.

    Ultimamente tenho também utilizado o chrome que me parece mais rápido, se calhar é hora de mudar.

  9. DreamWolfManic says:

    Esta é muito Boa, o meu Eset Smart Security acabou de pedir para remeter o firefox.exe para analise nos laboratórios da ESET… Afinal a coisa tava mesmo má…

    • Rui says:

      O bug não faz nada disso.
      Deves ter virús no pc que infectou o firefox.exe

    • viperbruno says:

      LOL, nada disso

      Isso quer dizer que o ficheiro “firefox.exe” foi alterado e como o ESET considera um ficheiro seguro (a anterior versão tinha um codigo “X”) pede o envio do ficheiro agora com um codigo “Y” para poder antecipar uma possível nova ameaça devido a ser um programa considerado seguro. A Norton copiou essa tecnologia (com nome de Insight) porem o número de falsos positivos é bem maior do que no ESET tornando na minha opinião um belo de um fiasco.

  10. aver says:

    Por falar em vulnerabilidades, se não têm o Java em actualização automática, não deixem de instalar o update lançado ontem. O link para download e instalação manual do Java SE Runtime Environmente 6.0 update 19 está no último § em Java SE.
    Corrige 27 vulnerabilidades.
    http://bit.ly/aLi7Ix

    • viperbruno says:

      Eu tenho desabilitado o Java de todo o que seja navegador mas foi ver os updates e ainda não tem lá nada. Já te apareceu a ti nos updates?

  11. Ryan says:

    Pessoal.. Tudo o que e demais toda a gente gosta de destruir. Comecou com a Microsoft. Toda a gente lhes quer bater por dominarem. Chegou a vez do Mozilla e do Google… e obvio da Apple em geral. Primeiro eram todos cool etc e tal.. Uns por quererem a posicao dominante da MS dizem isto e aquilo. Desculpem-me eu uso o FF pela simplicidade e cada vez mais gosto do browser mas confesso que esta a acusar um pouco a atencao que tem tido. Obviamente que todos depois lhes querem bater. Quanto ao Chrome… epa deixemo-nos de brincadeiras a dizer isto e aquilo que fazem e acontecem… para mim nao passa de um browser mediocre. Os fan boys da google vao dizer isto e aquilo mas para mim nao passa de e-lixo.
    O safari… mais do mesmo… eu nao gosto de ver so coisas bonitas… antes de tudo tem de ser bastante fluidas e bastante boas… Por isso ate agora so o FF e que me enche as medidas como utilizador exigente que sou dos browsers.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.