Edge da Microsoft melhora resultados nos testes HTML5
A última build do Windows 10 Mobile trouxe muitas novidades a nível do software. Uma delas foi a presença de mais uma versão do Edge (ou Project Spartan), o novo browser que a Microsoft está a criar.
Agora que está disponível, de forma mais estável e com outros predicados, pode começar a ser testado e avaliado de forma profunda.
Os primeiros testes começam agora a surgir e mostram uma melhoria significativa, principalmente ao nível do HTML5.
A evolução que este browser vai trazer para as plataformas onde o Windows 10 vai correr será o factor necessário para que os utilizadores voltem a preferir as propostas da Microsoft para navegar na Internet.
Esta é a esperança da Microsoft e por isso tem procurado melhorar o seu novo browser para que esteja capaz de ser melhor que a concorrência, não apenas ao nível das funcionalidades mas também ao nível dos seus componentes de core.
Com a chegada da Build 10080 o Edge passou a ser o browser que o sistema usa, tendo o Internet Explorer mantido-se presente e utilizável na mesma.
Um dos mais básicos testes que podem ser feitos, e que revelam a capacidade de lidar com as novas tecnologias, é a do HTML5.
Os testes realizados a este novo browser revelam que está melhor, com novas capacidades a este nível e que os testes estão a apresentar valores mais elevados, o que corresponde à presença de melhorias. A última versão do Edge para Mobile está a apresentar um resultado de 389.
Se os valores do Edge estão mais elevados nos teste de HTML5 a surpresa pode estar também no outro browser que está presente no Windows 10 Mobile.
O Internet Explorer foi também exposto a esses testes e, estranhamente, conseguiu resultados superiores ao Edge, com 390 pontos. É apenas um ponto de diferença, mas revela que estes browsers estão muito equiparados, provavelmente com uma base comum, e a melhorar a olhos vistos.
Os valores anteriores rondavam os 360 no teste html5, o que revela uma melhoria destas novas versões.
O Edge será um browser que irá desafiar a concorrência e que irá fazer estragos nos números de utilização quando estiver disponível para os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
A Microsoft vai lançar o Project Spartan para o Windows Phone 8?
Não. E já não se chama spartan, chama-se Edge e vem no W10M.
ainda está muito fraco comparado com os outros. nem chega pelo menos aos 410, ja para não dizer 430, que chegava perto do FF. em termos de HTML5: OPERA e Chrome são os melhores. 😉
O chrome tem o que tem porque fora os balurdios que a google já despejou nele, foi feito práticamente do zero, sem codigo legacy. Alem disso eles tiram lucro do browser, não se esqueçam do modelo de negócio da google.
O opera atual (dês da versão 12) utiliza o motor do chromium (base do Chrome), o score do Opera tem muito que se lhe diga. Foi conseguido sem grande mérito.
Quanto ao Firefox, é trabalho de uma fundação não-lucrativa, não se podem esperar milagres sem intresse financeiro ainda mais se o pessoal não contribui.
O Edge, tambem herda a lixarada legacy do IE, o esforço passa mais por renovar o código para o limpar dos problemas do IE, do que própriamente para implementar tudo já á pressa.
Não é justo de todo comparar os browsers só pelo score de um teste.
Até porque enquanto dos 3 browsers principais* pelo menos um não implementar parte da especificação, nenhum dos grandes sites utiza essa parte.
*1 quando a google se lembrar de restringir ainda mais os seus serviços ao seu browser;
Tretas eu quero é usar o melhor, quero lá saber de onde é como é feito..explorem mais os geeks que trabalhem de borla para os espertos
A fundação Mozilla tem contribuido mais que a MS, no desenvolvimento do HTML5 , porque se tivesses conhecimento da historia do html5, a FF, OPERA e Apple criaram a comunidade ou fundação para criar o standard / especificação do HTML5, a WHATWG, onde mais tarde juntou-se a W3C, que no ano passado passou a ser uma recomendação pela W3C.
https://html.spec.whatwg.org/multipage/introduction.html#is-this-html5?
A MS, ganhou, ganha e ganhará milhões. Nunca se esforçou minimamente nesta tecnologia, a prova disso é o browser deles até agora, que é o que dá mais problemas aos Web Dev.
Por isso, era de pedir mais pela MS. Entende-se que ainda está em fase desenvolvimento o Edge, mas espera-se quando lançar o WIN10, ao Edge , exige-se,em termos de HTML5, ja esteja ao mesmo nivel que FF.
O Edge não herda a “lixarada legacy” do IE… Para compatibilidade com funcionalidades legacy continuas a ter o IE no Windows 10. O objetivo do Edge é ser o mais simples possível, compliant com os web standards e o mais rápido possível. Para tudo o resto legacy tens o IE11, que é neste momento igual no Windows 7, 8.1 e 10.
Bom, eu tenho pouquíssimo conhecimento sobre informática, mas um dos problemas do IE diz respeito à segurança (IE é menos seguro que os outros navegadores). E quanto ao Edge? Será melhor em relação a isso?
Sim, sem dúvida! É um dos grandes trunfos do Microsoft Edge.