Dois bugs atrasam a chegada da próxima versão do Firefox
A Mozilla tem feito um trabalho que muitos consideram único para trazer o Firefox de volta para os patamares de outros tempos. Cada vez mais optimizado, este browser tem crescido nas escolhas dos internautas.
A mais recente versão, que se esperava que chegasse esta semana, foi agora adiada porque dois bugs estão a ser corrigidos.
A linha de desenvolvimento do Firefox permite que novas versões surjam de forma periódica e com novidades sempre presentes. Com uma nova versão esperada para esta semana, a 49, a Mozilla preparava tudo para que o lançamento acontecesse, como tem acontecido. Mas a verdade é que optaram agora por atrasá-la.
Estes dois bugs são, segundo a Mozilla, sérios e impedem o correcto funcionamento do Firefox, deixando um deles o browser sem responder. O segundo bug é menos limitativo e localiza-se apenas no Twitter.
Este primeiro bug está perfeitamente identificado e ao manifestar-se resulta numa mensagem de bloqueio de javascript sempre que o utilizador alterna entre o Firefox e outra aplicação.
A segunda falha encontrada pelos utilizadores das versões de testes do Firefox é específica do Twitter e leva a que seja aberta uma página em branco sempre que se tenta abrir uma imagem do Giphy GIF.
Mesmo com este atraso, o calendário de lançamento das próximas versões do Firefox vai-se manter. A Mozilla dá sempre alguma folga nos planos de lançamento precisamente para cobrir situações deste tipo.
Esta versão é um passo importante nos planos da Mozilla. Será a versão que vai terminar a disponibilização da divisão de processos e trazer uma nova API destinada às extensões, que irá substituir a actual e que permitirá que as extensões do Chrome possam ser usadas no Firefox.
Este artigo tem mais de um ano
“disponibilização da divisão de processos”, acabou ferrou, vai comer memória igual ao chrome… e logo eu que só tenho 2 GB de ram não vai ser bom.
O senhor por cerca de 10 a 15 euros pode comprar um pente de memória RAM de 2GB,de marcas tão boas como a Kingston ou a Corsair.Olhe que vale bem a pena este investimento e não é assim tanto dinheiro que se gasta.
Continuando com o ótimo desempenho pode usar até mais.
para quem usa o windows 10 isso nao é problema
por acaso não….
através de um metodo manual pode-se ativar o i10s (firefox multiprocesso). a coisa que aqui está é: não será igual ao chrome, o chrome cria 1 processo por cada extensão e por cada aba/janela aberta.
o firefox vai funcionar diferente: vão criar 1 processo para o firefox e as extensões; e outro processo para todas as abas. isso previne que o chrome continue a abrir abas e a fechá-las caso o firefox encontre um problema e as abas são respondam.
além do mais, quando eu ativei o i10s, por acaso consome menos ram do que antes, em single process. acredita, o teu PC de 2GB ram irá agradecer por teres o firefox a trabalhar em i10s.
o meu texto está uma barafunda… desculpem, acabei de acordar depois de uma longa noite 😀
o i10s irá permitir que o firefox (não chrome) permita (não previne) abrir e fechar abas/janelas caso o firefox não responda.
pelo menos foi o que percebi até agora, não li muito acerca disto por acaso.
Bom dia.
O Firefox só presta para ajudar o Vista, porque a Microsoft, tem o IE martelado para o Vista, e não quer saber do meu assunto, e ala moço…
Resumindo, o Firefox é a melhor solução para o Vista, sem dúvida.
Como é que se desativa o “berinderin” ou coisa parecida, que vem com o Firefox?
O quê? ….
Deixar de fumar coisas estranhas que isso passa-te…..
Firefox é para mim o único browser que consigo usar de forma séria.
+1
já testei uma boa pilha de browsers… brave, yandex, midori, chrome, opera, derivados do chrome como spark e maxthon, derivados do firefox como o comodo, entre muitos muitos outros. sempre voltou para o firefox (original), pois é o unico que me sinto seguro ao utilizar.
Agora começa a ficar melhor em termos de desempenho na minha máquina. Antigamente era ridículo que para o que eu uso o browser (filmes online, twitch, youtube na maior parte do tempo, no resto do tempo é emails, trabalho, pesquisas) o chrome, mesmo comendo bem mais ram (com as extensões), a fluidez do chrome era impressionante. Nunca me deixou ficar mal. Já o firefox desatava aos soluços, principalmente no twitch e sites em html5 que tivessem elementos em flash, por exemplo. Num destes mais recentes updates, o desempenho do firefox nesses mesmos sites, na minha máquina, melhorou significativamente. Não sei o que alteraram no núcleo do browser, mas ajudou. Neste momento, mesmo tendo o chrome, estou a utilizar cada vez mais o firefox.
Eu usei o internet explorer até bem tarde, tendo acabado por me render ao Chrome.
E com as vezes que já tive de reinstalar o SO ou usar computadores diferentes, a sua associação à minha conta google e aparecerem automaticamente todas as minhas definições, bookmarks e extensões, sem ter de instalar e adicionar tudo manualmente, é uma benção.
O FF faz o mesmo… 🙂
Alguém tem vindo a ter um grande consumo de memória no plugin container nesta última versão?