Dica: Saiba como bloquear os downloads do Chrome no Windows 10
A integração de um browser com o sistema operativo onde corre é muito importante. Sendo uma ferramenta que vai ser muito usada, é essencial que estes funcionem integrados.
No Chrome e no Window 10 esta integração existe e funciona. Hoje vamos mostrar como podem bloquear os downloads do Chrome no Windows 10.
Mesmo com todas as opções que estão disponíveis no Chrome, não é simples fazer o controlo deste browser no Windows 10. Existem algumas formas de contornar este problema, recorrendo a, por exemplo, ao editor de registo.
O que vamos mostrar agora permite que definam se o Chrome pode fazer downloads ou se os vão bloquear, no caso de um Windows 10 de um quiosque ou outro cenário onde o Chrome esteja sem controlo do utilizador.
Criar uma chave para controlar os downloads no Windows 10
O primeiro passo é feito do editor de registo do Windows 10. Aqui devem aceder à chave Computer\HKEY_CURRENT_USER\Software\Policies\Google\Chrome.
É muito provável que alguma destas chaves não existam, pelo que devem criá-las. Basta clicar com o botão direito do rato em cima da chave anterior e escolher Novo -> Chave, dando o nome esperado.
Criar um novo registo do Chrome no Windows 10
Agora que as chaves necessárias estão criadas, é hora de criar um novo registo, onde o valor de controlo vai ser guardado. Este terá o nome DownloadRestrictions e será do tipo DWORD(32-bit).
Para o fazerem, só precisam de clicar com o botão direto do rato na nova área e escolher Novo -> DWORD(32-bit).
Depois devem abrir e registar com o valor 3. Este valor vai bloqueiar por completo os downloads, mas pode usar outros valores: 0 passam a permitir todos os downloads, 1 bloqueiam os perigosos e 2 bloqueiam os suspeitos.
Desta forma simples conseguem controlar os downloads no Chrome, com um grau de detalhe, dando uma proteção adicional a este browser e ao próprio Windows 10.
Mais dicas para o Chrome no Windows 10
Este artigo tem mais de um ano