Zephyr: Multitasking no iPhone com um deslizar de dedos
Por SamC para o PPLWARE.COM Uma das funcionalidades mais esperadas pelos utilizadores no lançamento do iPhone OS 4.0 em Junho de 2010 foi o Multitasking. O novo gesto do duplo clique no botão principal passou a fazer parte da rotina dos utilizadores e esta funcionalidade foi recebida com enorme agrado.
No entanto, este gesto para alterar entre aplicações pode, por vezes, ser pouco prático ou rápido, devido à quantidade de cliques necessários. Alguns utilizadores de modelos mais antigos queixam-se por vezes da baixa resposta do botão principal ou da sensibilidade do duplo clique.
Felizmente devido ao Jaibreak e ao Cydia podemos encontrar alguns tweaks muito interessantes e que expandem bastante a experiência de utilização do sistema operativo móvel da Apple. No PPLWARE já foram apresentadas várias aplicações úteis na Cydia Store, hoje é altura de apresentar mais uma delas, o Zephyr.
Resumidamente este tweak adiciona uns gestures novos que permitem alternar entre aplicações abertas ou abrir a útil barra de Multitasking do iOS. Imaginemos que precisamos de compor um e-mail com dados que estão a ser visualizados no web browser, com esta aplicação podemos com um simples deslizar (ou Swype) da esquerda para a direita alternar entre as duas tarefas. Torna-se bastante simples e tem uma transição com um visual apelativo (como se estivéssemos a arrastar uma janela para fora do ecrã).
O programador chpwn, responsável por esta aplicação foi bastante engenhoso ao adicionar diversas opções para personalizar o comportamento deste tweak. Além de ser possível desactivar os dois gestures principais em algumas aplicações específicas (muito útil nos jogos) é possível definir o número de dedos necessários para activar o gesture de forma a evitar erros acidentais.
Infelizmente a aplicação não é de graça e tem um preço de 2,99 dólares. Nos testes que realizei, apercebi-me que a aplicação não funciona em aplicações com o ecrã rodado na horizontal, no entanto, acredito que brevemente uma futura versão irá corrigir esse pormenor. Existem algumas alternativas similares na Cydia Store, no entanto o Zephyr pode ser considerado uma referência no género e tem a mais-valia de funcionar perfeitamente no iPhone OS 5.+.
Dentro da aplicação Cydia, vá ao separador Search, e procure por Zephyr (repositório BigBoss). Instale, faça reload do SpringBoard e já estará activa a nova função. Dentro das Definições, na secção das aplicações extraídas do Cydia, está um menu intitulado Zephyr, lá poderá fazer todos os ajustes concernentes a este tweak.
Homepage: Zephyr
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom mesmo, bastante pratico, é daquelas coisas que o iOS já podia ter.
o io5 já tem isso quase tudo nativamente sem jailbreak (pelo menos no meu ipad 2)
No iPad é nativo, no iPhone não, o Zephyr veio alterar o acesso ao multitasking no iPhone tal como o título indica 🙂
O conceito é interessante e muito util. O movimento de baixo para cima para abrir o multitasking é muito util e simples, poupa o equipamento e resolve uma lacuna já do movimento que alterna entre aplicações não sou tão fã já que por vezes activo-o por engano enquanto navego numa pagina na net e involutariamente mudo de aplicação…de resto muito interessante 🙂
experimentem procurar no repo da xsellize antes 😉 podem ter esta app de graça, não procurei mas na maioria estão lá todas as pagas da cydia mas à borliú !
Deixo a dica 😉
Não merece 3$ ?
Esta vale o dinheiro que pedem por ela.
não, até pelo que dizem no artigo e muito bem, ainda necessita de actualizações, ao nivel horizontal não trabalha. Agora pergunto-lhe eu, acha que merece para já 3$ ?
Com o Activator faz-se o mesmo sem gastar dinheiro 😛
o Activator falha MUITO mesmo nesse gesto… nunca funcionou.
E não, a aplicação não merece 3$, está cheia de erros e problemas.
O Activator falhou em tempos mas já levou com actualizações que permitem fazer isto! Mas não é tão suave como esta!
“Para bom entendedor meia palavra basta”, para os outros: Façam pirataria nas aplicações muito caras. Nestas baratas não se justifica. 3$ é 1 mini e 1 café que se paga ao developer. Será que não merece?
Gostei da dica 🙂
Uso desde que saiu e é dos melhores tweak’s que podes encontrar na Cydia. Tenho o 4 e o 4s e no primeiro o botão central já mal funciona, é verdade que agora com o ios5 temos a função “Assestive touch” mas torna-se irritante ter que andar a mudar o icon de sitio cada vez que atrapalha… Agora com o Zephyr não só deixo de ter esse inconveniente como evito danificar o botão do 4s
Na minha opinião, o preço não é dos mais “interessantes”. Mas também não é nada exagerado, e numa época onde tanta gente utiliza repos com conteúdo piratas como a xsellize, alguns programadores são obrigados a aumentar o preço para compensar as poucas vendas. Existe uma app que me daria muito jeito (BTStack GPS) mas que nunca comprei devido ao preço que pedem por ela.
Quanto à Apple incluir esta feature numa futura versão do iOS não acredito muito que tal não irá acontecer, iria deixar alguns utilizadores irritados por accionarem sem querer a função. O que acho que seria bom incluírem nativamente era activar a barra de multitasking com um swipe para cima APENAS no home screen.
O Zephyr tem dois movimentos:
– Fazer aparecer a barra de multitarefa (Switcher)”deslizando” o ecrã para cima, em vez de premir Home duas vezes
Conseguem o mesmo com o Activator, por exemplo em Anywhere definem:
Status Bar Swipe Left/Right => Activate Switcher – passar o dedo para a esquerda/direita na status bar. Conseguem isso com outro movimento, por exemplo Slide in Gesture From Screen Botton (igual ao Zephyr)=> Activate Switcher .
– Alternar entre duas aplicações activas fazendo desligar o ecrã esquerda/direita. Na verdade é preferível desactivar esta função porque às vezes só se quer ver o que está tapado no ecrã à esquerda e à direita e em vez disso muda-se de aplicação sem querer,
Acho que não vale muito a pena gastar dinheiro com o Zephir.
… deslizar o ecrã em vez de desligar
muito bem… Concordo…
Posso dizer que sou mesmo um “tónhó”…..este tópico sobre este programa, fez-me descobrir um tal de ACTIVATOR que eu tinha para aqui instalado no meu iphone e nunca tinha reparado na sua capacidade ou sequer para quê que serviria….este Zephyr fez com que eu “descobrisse” o ACTIVATOR….LOL
🙂
tmn drive (da NDrive) à borla
http://itunes.apple.com/app/tmn-drive/id489142348?mt=8
Uma aplicação verdadeiramente surpreendente para transferir texto/html entre um iPhone e o Chrome (browser) do computador.
É preciso instalar a extensão no Chrome
http://itunes.apple.com/us/app/gclipboard/id494225463?mt=8
Boas dicas aver. Já fiz o download no “NDRIVE”
Quanto a esta aplicação, como foi referido no artigo existem alternativas (tais como o Activator que é necessário para outros tweaks). Esta simplesmente é a que faz melhor esta tarefa e tem mais opções para o efeito (código para detectar o teclado activo, etc.), no entanto tem o seu custo. Cabe a cada um ponderar se compensa o investimento nesta app.
Caso se trate de um link, consegue reconhecer o tipo de conteúdo e desencadear a respectiva acção? (vídeo, mapa, música, etc)
Existe também o Site to Phone.
A coisa funciona assim:
A Google criou a extensão para o Chrome chamada Web Clipboard (by Google) que funciona associada a uma conta Gmail ou Docs. Quando se selecciona um texto (pode ser um link)com o Chrome surge no menu de contexto (botão direito) a opção “Copy selection to web clipboard” e selecciona-se o texto, que pode ser um link.
No iPhone, na app GClipboard, associado à mesma conta Gmail, vai aparecer esse texto/link, que é copiado para o clipboard do iPhone em duas opções – texto ou html. Pode depois colar-se onde se quiser. Se for um link o próprio GClipboard lança o Safari (navegador por definição, que não pode ser alterada, no iPhone).
Copiar do iPhone para o Chrome é semelhante.
O engraçado é que não é preciso ter o computador e o iPhone ligados à mesma rede WiFi. O que quer dizer que a informação viaja entre um computador, um servidor e o iPhone, como acontece com muitas app, mas deixa sempre a questão de segurança/privacidade do serviço.
Interessante sem dúvida. O chinês, que não tem nada a ver com a Google, que inventou a app arranjou um uso interessante para o Web Clipboard.
Não sei se essa resposta era ao meu comentário. Mas se sim, vejo então que lança apenas e só o browser ao receber endereços.
O Chrome to Phone faz essa distinção e lança o que se adequa ao link. E tudo também pela conta Google, independentemente da rede em utilização.
Podiam meter um multitasking mais real ao invés de pausar quase todas as aplicações. 🙁
Em que casos é que o multitasking devia ser diferente ?
App de música e localização ficam, de facto, a funcionar em backgroud. As outras têm tempo para concluir as tarefas (downloads, por exemplo) e podem pedir tempo adicional ao iOS.
Não notei que o backgroud do iOS devesse ser diferente.
Continuo a não ser um grande fã do Zephyr, mas a versão 1.1 tem um novo gesto:
Para fechar uma app faz-se deslizar o respectivo ecrã para cima.