XBMC 11 Eden já está disponível para download
Agora com suporte para AirPlay e Appet TV2
Um MediaCenter (ou HTPC) é hoje em muitas casas um elemento central na sala, e é por isso que vos trago o XBMC. Das várias soluções existentes no mercado, esta é para mim, a aplicação ideal para este tipo de função. O XBMC coloca a disposição do utilizador um conjunto de interessantes funcionalidades que vão desde a reprodução de vídeos e música até a visualização de imagens/fotografias num ambiente totalmente desenhado e intuitivo.
No passado Sábado a equipa responsável pelo projecto XBMC, disponibilizou a versão 11 à qual deram o nome de Eden.
O XBMC é um fantástico gestor de dados multimédia. Com ele podemos facilmente organizar, catalogar, reproduzir todo o tipo de dados multimédia (áudio e vídeo). Tudo acontece dentro do próprio XBMC que oferece ao utilizador um ambiente agradável e muito funcional.
Como instalar o XBMC no Ubuntu 11.10?
Para instalar o XMBC basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos.
sudo apt-add-repository ppa:nathan-renniewaldock/xbmc-stable sudo apt-get update sudo apt-get install xbmc |
Para quem já tem o XBMC instalado, basta apenas proceder à actualização, usando os seguintes comandos
Depois de instalado, basta carregar em ALT + F2 e procurar por XMBC.
Na prática, o XBMC é um gestor de conteúdos multimédia que vão desde fotografias, musica, vídeos, etc. Esse conteúdos podem ser obtidos a partir das mais diversas fontes (ex. Sistema de ficheiros local, partilhas Windows, etc).
Dentro do XBMC podemos proceder a mais diversas configurações que vão desde a personalização do próprio XBMC, definição de parâmetros associado ao Vídeo (ex. legendas, gestão da biblioteca de conteúdos, etc), configurações de rede, Gestão de Add-ons, Skins, Weather, etc.
Novidades do XBMC 11
- Sincronização para Apple TV2, iPad e outros dispositivos que usem iOS
- Melhorias ai nível da interface
- Melhorias na reprodução de conteúdos
- Melhorias significantes no Confluence (skin por omissão)
- Melhor suporte ao nível da rede
- Suporte para AirPlay
- Melhorias no serviço de informação meteorológico
- XBMC Addons roolback
- Veja todas as novidades aqui
O XBMC é provavelmente o melhor media player gratuito. Além do Linux, o XBMC está também disponível para Windows, MacOS, Apple TV, etc. O XBMC Disponibiliza um conjunto de funcionalidades que assentam num interface muito profissional e intuitivo. Faça download do XBMC para o seu sistema.
Nota: Além das novidades já referidas, está também agora disponível o XBMCbuntu – uma versão semelhante ao XBMC Live (download aqui)
Este artigo tem mais de um ano
Já tenho o XBMC 10 instalado. Como posso actualizar para mac sem ter que instalar e configurar tudo de novo?
basta fazeres download do 11 e instalares. Ele automaticamente fica com a biblioteca e configurações do 10
Ups! agora é que reparei que falas-te em mac. Não sei se funciona da mesma maneira que no windows…
Funciona, obrigado. Fiz isso mesmo. Substitui a versão 10 pela versão 11.
Já uso a algum tempo e recomendo vivamente.
Para mim as melhores funções são a criação de bibliotecas, em que faz download de todas as informações dos filmes/series e a procura de legendas quando iniciamos o filme.
Se usarmos o comando xbmc oficial para o android ficamos com a sensação de que estamos no futuro 🙂
Sem duvida dos melhores projectos freeware alguma vez feitos, é pena esta review ser tão curta porque existe muito para falar sobre este projecto
Este software é fantástico!
Alguns forks também muito bons são o Boxee e o Plex para MAC OS.
Recomendo. 5 estrelas.
Recomendo vivamente o Boxee
http://www.boxee.tv/
O boxee já berrou na versão PC…. portanto já passou á história, pois ninguém vai comprar a boxee box.
verdade. e penso que o plex não tem player para linux. Aventurei-me no xbmc e depois de ter configurado tudo e ter a skin que queria acaba por ser bastante fácil de gerir. antes usava boxee, mas com a falta de suporte tive que mudar.
Bah , forks para quê ? … se o original é fantástico , e ainda é multi-plataforma o que se pode querer mais , as actualizações são frequentes é simplesmente fantástica esta aplicação .
Cumprimentos
Serva
Desculpem a pergunta, mas a tentação de perguntar isto aqui é demasiada: este tipo de software integra de alguma forma com os serviços dos operadores de televisão portugueses?
Por exemplo, permite visualizar os canais de TV nacionais?
Mostra o EPG dos canais nacionais?
Alguém tem conhecimento/vontade/disponibilidade de fazer um pequeno artigo que descreva este tipo de software e a sua aplicabilidade à realidade nacional enquanto alternativa/complemento às boxes dos serviços de TV paga?
Boas,
Eu já me meti nisso e foi muito complicado. Depois de uma noite em branco lá consegui.
Tens de usar o mediaportal e uma instalação especial deste xbmc 11.
este link ajudou-me nessa tarefa-http://www.scintilla.utwente.nl/~marcelg/xbmc/mppvr-doc.html
Lê também
http://forum.xbmc.org/showthread.php?tid=65488
http://forum.xbmc.org/forumdisplay.php?fid=136
Eu “atrofiei” muito com o media portal por causa de codecs pode ser que tu te dês melhor.
Isto está preparado para TV por RF.
Se tiveres meo fibra ou zon funciona para esses canais. Canais premium só na box.
No meu caso o esforço não compensou o resultado. a minha placa de TV é fraca daí a qualidade da box do MEO ser 50x superior.
Testa este.
http://www.team-mediaportal.com/
Não te substitui a tua box , esta aplicação é um media center extremamente completo , podes ler mais sobre o projecto neste link :
http://xbmc.org/
Cumprimentos
Serva
Ui, ainda me lembro de ter o XBMC instalado na minha velhinha XBOX 🙂
XBMC cada vez melhor… antes era utilizador do boxee, que nunca gostei pois nunca gostei da vertente social, pois o que aparecia sempre no ecrã principal não tinha nada de social.
E acabei de saber ontem que boxee acabou com a versão para PC e que vão dedicar-se apenas para a boxee box … daqui a uns tempos a boxee deixa de existir.
No XBMC é fantástico como ele vai buscar a informação sobre as séries, legendas etc etc. 5 Estrelas.
E rmvb em Linux? Já lê com qualidade pq as versões anteriores não o fazem bem… alguém já testou no novo ubuntu reproduzir rmvb ?
Abraço
Uso, abuso, e recomendo. Adorava pegar num skin igual ao Windows Media Center e colocá-lo a funcionar no XBMC.
Pena que toda a informação esteja apenas em inglês. Seria giro aparecer uma comunidade de tradutores portugueses para aparecer uma vertente “camoneana”. Felizmente que pelo menos o idioma está presente no programa.
Tenho uma partição em XP Home Ed. com os mínimos dos mínimos em carga e aquilo arranca que parece um “foguete”.
O codec do Real Player nunca se deu muito bem com o Linux , penso mesmo que não se dará muito bem com nada , é provável que em Linux não tenham investido muito nesse formato que aliás não vejo grande razão para ele existir , não traz nenhum valor acrescentado , mas ainda não experimentei porque não tenho mesmo nada em RMVB , agora posso-te dizer que em MKV está 5 estrelas , mesmo o audio tem os codecs todos para ouvires em filmes que suportem o DTS .
Cumprimentos
Serva
Tudo bem, Serva, quando não se gosta de algo é natural que se diga mal, embora acho complicado não gostar e dizer mal sem nunca ter experimentado nada em RMVB. Palavras tuas.
O que me parece é que existe por aí algum desconhecimento de causa. Primeiro, existe versão Real Player para Linux.
http://uk.real.com/realplayer/other-versions
Segudo, o RMVB é um formato muito utilizado, sobretudo por brasileiros. E porquê? Porque permite com cerca de metade do tamanho de um ficheiro AVI ter uma qualidade semelhante. E atenção que semelhante não é o mesmo que igual mas é sem dúvida uma vantagem. Não diferem muito em termos de qualidade. Metade do tamanho, qualidade semelhante. Daí verem-se muitos filmes “dublados” brasileiros em RMVB e até séries, com os habituais 350 megas por ficheiro, ou à volta disso.
Aconselho vivamente que se experimente antes de opinar. Até pode ser que a opinião fique na mesma mas pelo menos a opinião surge com algum conhecimento de causa.
Não conhecia esta aplicacao mas é muito boa mesmo, já agora recomendo tambem o MediaPortal , é um HTPC tambem semelhante a este
Excelente Pplware.Este mediacenter merecia mesmo esta divulgação. É a aplicação que mais uso. experimentem os vários “themes” que existem pois alguns têm características específicas que vos vai parecer que até mudaram de aplicação.Instalem, já dentro do XBMC, o prog “naviX “para verem conteúdos das mais variadas coisas.Vale mesmo a pena o XBMC. Sou mesmo fan.
@Walter Sousa
Eu não escrevi que nunca vi nada em RMVB , só que não consigo ver qual a utilidade a não ser o tamanho como referes , mas com muito sinal de ruído se eu já acho mau o AVI então o RMVB nem quero classificar , provavelmente quando dizes que no Brasil se usa miuto este tipo de codec deverá ser exactamente por esse motivo tamanho , depois também escrevi que o Real player nunca se deu muito bem com Linux , ora isto significa que eu sei que existe uma versão para Linux , mas que funciona mito mal , depois existem os gostos pessoais e talvez tenha deixado transparecer demasiado isso no meu post .
Cumprimentos
Serva
Eu já vi várias coisas em RMVB e reconheço que tem alguma utilidade, nem que seja por uma questão de poupança de espaço, o formato Real Video. Tb não faz grande sentido estarmos a começar a comparar a qualidade dos diferentes formatos porque é óbvio que um formato HD como é o caso do mkv não se compara a um ficheiro AVI. Mas já faz sentido comparar AVI com RMVB porque estão muito mais próximos em termos de qualidade.
Ainda não foi há muito tempo que só existiam os ficheiros AVI de 700 megas (1 CD) e 1400 megas (2 Cds). Na altura ninguém falava ainda em mkv e as pessoas eram felizes na mesma. Obviamente que o tempo passa, a tecnologia evoluí e o homem perde consideração pelas tecnologias do passado. 🙂
É verdade , o codec XVID que é abrangido pela licença GPL , é na minha modesta opinião que o seu congénere pago o DIVX , mas o tamanho em que ficam as ripagens é muito semelhante ao DIVX , com este codec só ganhas mesmo um pouco de melhoria na qualidade , mas é impensável teres um DVD RIP em formato XVID com qualidade que não te atinga os 700 MB e por vezes tens de te cortar em alguns parâmetros para que esse numero seja atingido .
Quanto ao Real Player é uma questão de gosto já a 7 anos atrás quando era utilizador de Windows cheguei a comprar a versão Gold de Real player e surgiram-me vários ecrãs azuis que eram provenientes do Real Player , provavelmente a culpa seria da Microsoft porque nunca libertou o código fonte para que os programadores pudessem integrar as drives correctamente no Windows , talvez seja daí que tenho se assim se pode chamar de alguma aversão a este player admito .
Cumprimentos
Serva
Cumprimentos
Serva
Saiu muito recentemente o O!Play TV Pro SmartTV da ASUS e o seu sistema operativo de suporte no firmware é Linux.
E ainda por cima está disponível para download o codigo fonte.
O GUI do aplicativo principal deste equipamento é muito mas mesmo muito fraco em comparacao ao XBMC.
Alguem conhece uma forma de lá colocar o XBMC a funcionar?
Instalei o XBMC 12.0 em meu pc ele apresenta erro e não abre, fala que falta arquivos DLL e testei no Ubuntu mesma coisa Abre e fecha …