Vídeolog Pplware – O funcionamento do Touch ID no iPhone 5S
Com o iPhone 5S é mais fácil e rápido aceder ao smartphone graças ao Touch ID, o novo sensor de identificação por impressão digital.
O simples gesto de pressionar a tecla Home no iPhone 5S faz o sensor ler a sua impressão digital e desbloquear automaticamente. Pode também autorizar compras na App Store, iTunes Store e iBooks Store.
Neste Vídeolog vamos mostrar passo-a-passo como configurar e utilizar o Touch ID.
Homepage: Apple - Segurança do Touch ID
Este artigo tem mais de um ano
A impressão digital só tem como vantagem ser mais rápido do que meter no código ou a password de resto não serve para nada. Quem não metia o meu dedo nessa coisa era eu. E em Vila do Conde chove muito?
Disseste bem à primeira, apenas para facilitar, de resto a Password é sempre necessária, sempre.
Por isso não adianta roubarem dedos, vão precisar do código mais tarde.
Qual a razão para não meter o dedo? No futuro vai ser tudo assim, sem teres um sitio para por o dedo, em qualquer parte do ecrã ele vai-te autenticar como sendo o proprietário.
É uma questão de quebrar mentalidades, depois de quebrar esta, todas as marcas vão usar, é o costume.
Caro João,
A impressão digital é algo muito pessoal e identificativo. Melhor do que isso só a identificação pela íris. Eu nunca me exponho ao ponto de fornecer a minha impressão digital a não ser às autoridades e mesmo assim, tem que ser muito bem justificado. Que garantias tens tu onde vai parar a tua impressão digital? Quando vou aos EUA chateia-me ser fotografado e tirarem-me as impressões digitais dos dedos indicadores de cada mão. Para piorar, sou abordado várias vezes por autoridades questionando-me o que vou lá fazer. Depois de dizer o que faço, acabam sempre por me dizer “bem-vindo”. Eu nunca me esqueço o dia em que participei num concurso para a elaboração de um algoritmo para identificação de impressões digitais. Fiquei super bem qualificado, mas jurei que nunca mais participava em semelhante. A exposição a que as pessoas se submetem nos dias que correm vai ser a sua desgraça! Abraço.
É o futuro. Se num iPhone ou iPad pudessemos ir ao gmail, Dropbox, youtube e tudo o resto com este processo, estando a nossa impressão digital apenas guardada no processador do dispositivo… era o ideal, o ‘sonho americano’. Com o Keychain poderia haver uma associação entre idevices e poderíamos usufruir deste método em vários locais, usando o leitor de ID.
Obviamente que era o sonho americano, mas em vez de veres uma pessoa com 4 dedos, metade da América já andava sem mãos.
Se é que me entendes.
Abraço e bom tutorial
Já me disseram que se errar cinco vezes a impressão digital, ele passa para o comum código numérico? Confirmasse isso?
Sei que se estiver um dia sem ser desbloqueado pede a password de acesso.
Também pede ao fim de algumas tentativas falhadas da impressão digital (não sei quantas são).
Tem havido vais artigos a confirmar que o funcionamento não é estável… Muitas das vezes não reconhece a impressão digital e obriga a que tenha que ser colocada a password de acesso… Não me parece que o futuro passe por aqui, pelo menos em situações intensivas de uso como é neste caso… É um ideia gira, mas que a meu ver, vai aparecer e depois de algum tempo desaparecer novamente…
A apple nunca fez isso de deixar para trás uma tecnologia que introduz.
Se o futuro passa pelas impressões digitais em vez de passwords? A HTC já meteu um no seu novo MLU ao topo de gama.
A HTC já colocou e possivelmente outros colocarão, agora no início, já no passado outros smartphones tiveram como o Motorola Atrix.. Mas, como outras coisas que já apareceram também poderão desaparecer… Isso aconteceu nos portáteis por exemplo, há cerca de 6/7 houve vários modelos com leitor biométrico, no entanto desapareceu… Em relação à própria Apple, já houve tecnologias que eles usaram e depois abandonaram, basta pesquisar um pouco…
@ Ricardo Melo É verdade já outros o tinham colocado, mas nenhum deles o colocou no sito certo, mais óbvio, estavam todos em sítios pouco práticos o scanner funcionavam mal,etc A Apple pelo contrario estudou aplicou o sensor no sito mas pratico e mais óbvio que é o home button e aplicou-lhe uma tecnologia que nem fazer o swipe é preciso, basta tocar. e Pelos relatos funciona! Mas os que retiraram agora estão a querer por outra vez, a htc apresentou hoje o one max que já tem.. mas infelizmente para quem quer um e usar o scanner parece que cometeram o mesmo erro que já haviam cometido da 1º fez, posaram o scanner numa zona sem lógica, sem nexo. quem o já testou diz que é pouco pratico, funciona mal! É esta a diferença, a Apple implementa e pensa como o vai fazer de maneira a ser pratico, útil, etc para o utilizador os outros implementam só para dizer que também têm. Para encher chouriços…
@Ricardo Melo
Colocar um sensor de impressões digitais não é só mete-lo para lá, e está feito… tem de ser parte integrante do hardware e do software…
Ah, sim ?
É estranho. Estive a ver nos fóruns de discussão da Apple e só encontrei estes casos.
Considerando que qualquer coisinha são milhares de comentários, tenho dificuldade em dizer que há problemas com o funcionamento do Touch ID.
https://discussions.apple.com/message/23385070?tstart=0#23385070?tstart=0
Na revista Forbes inclusive, saiu um artigo a referir mesmo isso, e a explicar que funciona bem no início e sem explicação deixa de funcionar, assim como a inclusão do touch ID no novo ipad…
se leres esse mesmo artigo, o autor acaba por confessar que até funciona com um dos dedos que introduziu. A questão é que as pessoas têm que ter cuidado com o scan para gravar na base de dados colocando o dedo em diferentes ângulos.
Em segundo lugar, a própria Apple avisa que pessoas com dedos bastante “danificados” poderão não conseguir que o TouchID funcione de forma fiável.
Disseste bem, sem explicação…
E eu, sem explicação, só acredito em Deus.
Tem de ter uma explicação, enquanto não isolarem o problema, não quer dizer nada.
Pode ser pura e simplesmente sujidade… Ou não sei… Dedos demasiado oleados, etc…
por acaso todos os artigos dizem que funciona bastante bem e que são poucas as situações em que não reconhece
Uma cena. Só lêm artigos e artigos e coisas. Testem realmente a coisa. Deixem de ser testers de cadeiras. Toda a gente opina sem experimentar.
Tenho um 5S e o touch id funciona mais de 90% das vezes que ponho o dedo. Pede a password à terceira tentativa errada ou caso tenhas efetuado um reboot.
Uma vez comprometida a identidade biométrica de uma pessoa, qual a solução? É que se me comprometerem a password, eu mudo, já os Dedos, olhos, sangue, dna etc.. não.
Eu sou muito cético em guardar dados biométricos em locais que não entidades certificadas para o efeito.
Identidades certificadas, como assim? Acreditas no estado para te guardar os dados biométricos? Essa máquina governada por políticos corruptos, oportunistas, incompetentes e negligentes?
Quanto á identidade biométrica, está sempre a mudar, depende do ponto de vista.
A nível macroscópio, as tuas impressões digitais não mudam. A nível microscópio, mudam com fissuras, crescimento celular, etc… ou seja, é como mudares a password todos os dias…
Não sei se este tem a capacidade para determinar isso… mas é possível, cada vez que o usas, ele identifica, e guarda um novo registo da tua impressão digital, talvez por isso, é que se não desbloqueares com o TouchID por um dia, ele reverte ao tradicional pin code…
Gostaria de saber se podemos ter permissões para os diferentes dedos configurados ?! Por exemplo, posso querer que todos desbloqueiem o equipamento mas posso não querer que se autentiquem na app store.. É possível ?!
já li comentários, não neste tópico mas em outros, que não gostam da ideia de deixar as suas impressões digitais por causa das notícias que têm saído sobre a NSA. Mas, se pensão assim, eles não precisam da apple para obter essas informações. Eles e muitos outros. desculpas tipo estas não me encaixa na cabeça.
Quando se falou em hackar as impressões digitais do iPhone 5s era nisso que se estava a pensar. Um hacker sacar, remotamente ou com acesso ao próprio iPhone, a informação sobre a impressão digital – que está guardada numa área do processador, não é na memória flash. (Como o que está guardado não é uma imagem gráfica da impressão digital, à partida essa informação também não tem utilidade).
Depois a coisa alterou-se quando as atenções se viraram para o fabrico, à CSI, de uma impressão digital para enganar o sensor do 5s (isso, em rigor, não é hacking é spoofing, mas para o caso não interessa).
O que a Apple garante a pés juntos é que: os dados da impressão digital ficam no iPhone, não “viajam” para lado nenhum e por isso não podem ser interceptados, e também que alma nenhuma retira a informação sobre a impressão digital guardada no processador.
Isto é tipo o desbloqueamento facial que há no Android. Um treta.
Olh’ó HTC One max com leitor de impressões digitais 🙂
Vamos ver a quantas páginas na internet vai ter direito o fabrico de impressões digitais para o enganar. Será que alguém se vai dar a esse trabalho ?
http://www.theverge.com/2013/10/14/4836286/htc-one-max-review
Pelo que estive a ler em dois ou três sites parece que é um flop daqueles…
Podem dizer o que quiserem, mas uma das coisas que diferencia a Apple das restantes é que quando faz uma coisa não faz só por fazer e para dizer que “inovou”. Quando faz, na grande maioria dos casos, é para funcionar como deve ser e principalmente com utilidade.
NSA a rir-se por de trás… não abram os olhos..
Se estás preocupado com isso lamento desiludir-te mas a NSA já tem a tua impressão digital…! 🙂
O papão. Fala também no papão. Dizem que funciona bem quando não se quer que os meninos façam uma maldade. Neste caso a de comprarem um iPhone 5s ;-).
Só podes… a NSA tem as minhas 10 impressões digitais dos meus dedinhos das mãos, bem como a minha caratonha escarrapachada numa foto. Desde que pus os pés na primeira ida aos USA. E então? O SEF também tem as minhas impressões digitais, até menos que a NSA. E?
A minha preocupação é por uma impressão parcial do meu dedo, que até pode ser o do pé, num telefone?
Ok, dou de barato, levanta questões se os dados são enviados.. E quanto ao resto que tu colocas na net? Ou é só o dedinho que te vai identificar?
Mas é simples, não queres, não ponhas o dedo. Usa a ponta do nariz…
Sou usuário do iPhone 5s , assim que comprei o produto logo para cadastrar as digitais, foi super facil sem nenhum problema, como de costume cadastrei os dedos mais usados , os dedoes da mão direita e esquerda e o indicador da direita, o sistema funcionou perfeitamente durante o mes de janeiro, hoje 03 de fevereiro, e até meados do final de janeiro o sistema ficou praticamente “uma bosta” estou com muita dificuldade para liberar abrela com o Touch ID , recadastro as minhas digitais pelo nenos de dois em dois dias para ter um funcionamento “razoável” . Quando recadastro (com muita dificuldade, por que ele apresenta a mensagem “Não foi possivel cadastrar essa impressão, tente outro dedo” varias vezes) o reconhecimento é praticamente na hora, mas se cadastro ele no começo do dia por volta das 09:00, quando for no fim da tarde 16:00 já não faz o reconhecimento na hora fico varias vezes tentando usar todos os dedo para desbloquear e tem vezes que o touch ID bloquea e tenho que usar a senha padrão..
Meu Touch ID, está uma bosta, acho que isso foi uma jogada de marketing mal planejada.
pois eu gostaria imensu saber si há um software desponivel ou um jeito de poder desativar os iphones uma vez,são os telefones que eu mais recebo no meu trabalho, eu estou desposto a pagar um preço a fim de poder aprender melhor o desativar do ID DO APPLE.obrigado