Urly – A Jumplist do Mac OS X
O tema não é novo e a ideia é também ela primitiva: utilidade e simplicidade.
Já falámos em tempos nas jumplists, demos como exemplo o IE9 e toda uma estrutura simples no Windows 7 de criarmos links de acesso aos nossos sites a partir da barra de tarefas. Estas listas podem ter um papel importante, principalmente nos dias de hoje onde muitas ferramentas de trabalho são web based e usam o browser como suporte estrutural. Um link para cada URL funciona como se de um atalho para uma aplicação se tratasse. Este será colocado na doca do Mac OS X.
Para termos essa funcionalidade basta instalar o Urly. Claro que existem outras formas de o fazer, mas penso ser esta a mais simples.
Urly oferece uma solução simplista recorrendo ao browser nativo do Mac OS X, o Safari, para criar atalhos em forma de ícones para os sites mais usado ou para os que realmente importam no dia a dia.
Os utilizadores, caso vejam utilidade neste tipo de ferramenta, podem usar a doca para colocar, com um clique direito do rato, abrir uma lista de atalhos para a web, tal e qual como as jumplist do Windows 7. Quer isto dizer que não precisa de abrir o Safari cada vez que tenha de entrar nos sites favoritos, esta lista atalha caminho.
A utilização é extremamente fácil, ao estilo Mac OS X, abra todos os sites que quer colocar na lista, depois arraste o favicon do site ou dos sites em causa, presentes na barra de endereços do browser, para a janela de endereços do Urly, que encontrará no extremo esquerdo do seu ecrã.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: Urly 0.9.1 [183KB]
Homepage: Urly
Este artigo tem mais de um ano
Sem pôr em causa a sugestão, que parece ser boa e funcional, o facto é que se pode fazer isso nativamente quase da mesma maneira! Basta arrastar o URL para a Dock e fica lá o endereço… e se se preferir arrasta-se para uma pasta na Dock criada para o efeito.
Deste modo até se pode personalizar a forma de se ver os links, dada a variedade de opções que a Dock dá para a apresentação de pastas. Para além disso quem quiser personalizar mais ainda pode criar icons diferentes para cada link!
Exactamente. Dessa forma pode-se abrir em lista, leque ou grelha.
Também é uma opção sim senhor. 😉