Tem um iPhone? Não meta os dedos na plasticina!
Os dispositivos móveis integram hoje tecnologia avançada no que diz respeito à segurança. Com a adopção dos sensores biométricos, a segurança passou para um outro nível mas parece que afinal a barreira não é assim tão poderosa.
Sabia que pode entrar num iPhone com um simples bocado de plasticina?
Foi durante a MWC 2016, através da startup chinesa Vkansee que foi desvendada e demonstrada uma nova falha no iPhone! Com um simples bocado de plasticina (Play-Doh), basta que o utilizador do equipamento deixe a marca dos seus dedos para que alguém possa aceder ao seu equipamento. Obviamente, este é um “ataque” em que é necessário ter acesso físico ao equipamento.
Até ao momento ainda não existe qualquer reacção por parte da Apple, mas a empresa já indicou uma página onde podem ser encontradas mais informações, destacando que as impressões digitais são únicas. De referir que, já em 2014, hackers mostram como é possível enganar o Touch ID:
Every fingerprint is unique, so it is rare that even a small section of two separate fingerprints are alike enough to register as a match for Touch ID. The probability of this happening is 1 in 50,000 for one enrolled finger.
Touch ID only allows five unsuccessful fingerprint match attempts before you must enter your passcode, and you can't proceed until doing so.
O vídeo que mostramos a seguir já corre mundo e será certamente mais um problema para a gigante da maçã.
Vkansee showed how to hack an iPhone fingerprint sensor using Play-Doh #MWC16pic.twitter.com/FRY7JGMh2M
— Arjun Kharpal (@ArjunKharpal) 24 de fevereiro de 2016
Se costuma brincar com plasticina e tem um smartphone com sensor biométrico, então é melhor estar atento pois não vá deixar as suas impressões registadas. Jason Chaikin, CEO da Vkansee revelou que esta falha não acontece apenas no iPhone.
Este artigo tem mais de um ano
mas mesmo assim não vou vender, depois como fazia nos jantares com os amigos, que telefone punha em cima da mesa!!!
Nao vendas, irias parecer main um “Ze-ninguem”. Se queres ser notado, importante, respeitado, por favor segue a rebanho iSheep. Lol
Dor de cotovelo é tramada…
E se tiver um telemovel do mesmo preço ou mais caro que o iphone? deixa de ser dor de cotovelo ou passa a ser apenas a realidade do pseudo estatuto social oferecido pela maça?
Passa a ser a realidade dum pseudo estatuto social oferecido por outra marca qualquer sem ser a maçã!
simples!
😉
Loooool, lá vêm voces com a dor de cotovelo quando neste momento qualquer pessoa pode ter um, basta fazer um contrato, não nego que o telefone é bom mas claro que está sub valorizado, eu tenho um Xperia Z2 e a minha esposa um Iphone S6, optei pelo Z2 porque é 10x melhor, metade do preço e claro, posso fazer o que quiser com o telemovel sem ter que pedir autorização à Sony, instalo o que quero, corre tudo sem problema, tem uma camara boa e uma bateria 2x melhor que o Iphone, não estou limitado com capacidade de armazenamento, pois tem mini sd, falhas que aparecem no Android nunca notei mas felizmente estamos sempre informados pois é noticia, ao contrario da Apple, que tem falhas ( pois não há nada infalivel ) mas ninguem ouve falar delas, um dia vai ser tarde demais, resumindo, a maioria que tem uns Iphnes são uns tristes que só dão importância à aparência, estatuto e depois vêm os passa fome a dizer “dor de cotovelo “
Está a dizer que “a sua mulher é uma triste que só dá importância à aparência”?
@Luís Coelho
Só te digo!
Estiveste TOP!
É o que faz querer criticar uma coisa, e depois enterram-se todos! Lol
Ele nem mulher deve ter!
E um Z2 é muito melhor que um iphone 6s
Lol
hoje em dia nos jantares de amigos em vez de colocar o telemovel na mesa está tudo agarrado ao telefone nem olham uns para os outros… Iphones, galaxys seja o que for está a transformar as pessoas em dependentes tecnológicos, é a droga do sec XI
Se não tem ideia do que está a dizer, melhor nem dizer nada!
Século XI !?
Se calhar querias dizer século XXI não?
He he
😀
Para além disso nem precisas do dedo para desbloquear…. só se te arrancarem um olho.
parabéns, descobriram uma falha comum a grande parte dos sensores biométricos. que choque!
Um dia descobrem que se pode fazer um mesmo caso cortem um dedo.
Seculo 11 (XI)?
😀
Só demonstra que estiveram a ver os filmes da Missão Impossível! 🙂
se fosse ele estava mais preocupado com os 46 mil e tal email por abrir :))
Já tinha visto aqui um membro referir que o Caos Computer Club já o faz desde a saida do iPhone, a meu ver isto não é nenhuma novidade, pois quem conhece malta que faz hacking, sabe que no iOS/OSX , os sistemas de segurança da Apple , não são assim tão “seguros” como se apregoa.
Ou acham mesmo que eles iriam fazer publicdade a isso?
a segurança não está só na resolução do sensor, está também nas limitações impostas ao uso do sensor e na dificuldade de obter boas cópias da impressão digital correcta.
Parece que o FBI Nao deve conhecer esse club…manda para lá um Mail a informar os gajos. Ke estão à rasca para desbloquear uns iphones!
Serato olha que é de tal forma seguro e impenetrável que está a gerar nos Estado Unidos uma discussão que pode mudar profundamente o conceito de segurança nos sistemas operativos 😉 e por algum motivo estamos a falar de um sistema operativo da Apple 😉
Não falem do que não sabem, não falem de vulnerabilidades como se fossem ataques perpetuados, não falem de pretensos problemas de segurança que apenas determinada classe de especialistas consegue explorar como se fosse um buraco à mercê do hacker da esquina.
Não falem do que não sabem porque depois olham para as notícias e veem o FBI e o governo dos Estados Unidos a tentar por todos os lados forçar a Apple a desenvolver um novo sistema operativo que permite determinadas funcionalidades que actualmente este não permite.
Consegues ver se eles têm esse problema com os sistemas operativos da Microsoft ou com os da Google? O que te poderá dizer isso?
“pode entrar num iPhone com um simples bocado de plasticina” Quem falou nisso ” como se fosse um buraco à mercê do hacker da esquina”?
Mas ele entrou no dele com a impressão digital dele 😀 muito bem tirada (alguns detalhes mais pormenorizados dizem-nos isso). Tens noção dos parâmetros necessários para o leitor aceitar uma leitura?
A verdade é que poderá, repito, poderá uma impressão bem conseguida num pedaço de plasticina, iludir o leitor, mas terá de ser muito bem conseguida, o que para o efeito tem uma probabilidade muito baixa de ser conseguida numa assalto esporádico e num roubo concertado. Pensa em todas as vertentes de um assalto programado… não viajes 😉
Sendo assim o FBI já não precisa da Apple para desbloquear o iphone do atirador…
O iPhone do atirador é um 5c, não tem TouchID. Mesmo que tivesse, ao fim de 48 horas é necessário utilizar código.
Sabem o que está em causa? Primeiro é um iPhone 5C que não tem Touch ID, segundo tem activo (ou poderá ter, eles não sabem) o sistema de à 10ª tentativa falhada de desbloqueio do iPhone ele apaga todo o seu conteúdo. Depois há uma outra regra que diz que após 3 tentativas falhadas ao colocar o código, o iPhone só permite de x em x tempo nova tentativa e por fim… toda a informação que está encriptada dentro do sistema operativo a partir do momento que o iPhone foi iniciado.
Como referiu o Tim Cook, o que o FBI está a pedir é que a Apple crie um sistema equivalente a um cancro, que depois este vá actuar e destruir o iOS.
A Apple, contudo, está a fortalecer mais o seu sistema operativo e vai transpor para o OS X muitas das medidas de segurança existentes no iOS.
Este é sem dúvida o mais seguro dos sistemas operativos da actualidade.
Como alguem com 2 dedos de testa já comentou, isto é uma falha comum a grande parte dos sensores biométricos. Não gostam de Apple comprem Android ou Windows.! É que a conversa vai sempre dar ao mesmo, nao ha pachorra!
“CEO da Vkansee revelou que esta falha não acontece apenas no iPhone.”
Só tens opção de escolha Windows – Lumia, porque usa scan da iris. 🙂
Alguns modelos android tb possuem desbloqueio por scan iris.. E ja ha algum tempo.. Procura por UMI por ex.
A verdadeira lição a tirar de mais esta forma de ultrapassar o leitor de impressão digital é que é preciso exigir às empresas que para desbloquear seja preciso simultâneamente algo que tem, com algo que saiba.
Mesmo que roubem o que têm, não seja suficiente para desbloquear, e mesmo que saibam o segredo não possam aceder sem ter aquilo que tem de utilizar para aceder (seja os dedos, olhos, palma da mão, cartão, chip, dispositivo qualquer, etc.).
Se calhar estou enganado, mas ao fazer uma impressão em plasticina, esta impressão fica ao contrário .. para isto funcionar não seria preciso fazer um molde dessa impressão em plasticina, para esta ficar igual à do dedo ??
não estás enganado, o título é um engodo e não há nada de novo.
sim, foi mesmo por pôr dedos em plasticina!!!!! E que tal indicar que o 1º passo obrigou a pessoa alvo a ter o dedo num gel durante 5 minutos? Não é em quase nada diferente do que outros já mostraram, e continua a ter os mesmo obstáculos
Nada de extraordinário, com sorte até uma fotocópia serve.
Any way, em 2016 ainda se diz que as impressões são únicas? Ainda por cima a Apple
é possível defender que as impressões digitais da pessoa são únicas. O processo de recolha e comparação é que pode dar resultados semelhantes entre pessoas diferentes. Se reparares indicam a probabilidade de falsos positivos
por impressões estou a referir-me aos padrões da pele do dedo.
Fantástico, deviam nomear este Sr para um prémio Nobel, é merecido :/
Tanta comichão… 😀
Eheheheh, falem mal agora dos sensores que têm que passar o dedo, eses não dão para enganar porque a plasticina desfazia-se toda XD
esses são à partida os + fáceis de enganar por o processo reduzir a qualidade de imagem – não é só com plasticina que se pode ter uma cópia
Três coisas a dizer. Uma delas é o tal calor do corpo humano. As digitais do usuário morto (corpo frio), não abre um iPhone. Outra, já dita por um colega abaixo, é que a plastina copia a digital invertida, tal qual as fotos de selfie.
Eu por acaso não tenho iphone mas gostava de ver esse senhor a desbloquear o meu telm com plasticina…com sorte até com um dedo do pé desbloqueava o telemóvel, enfim isto é mesmo de quem não tem que fazer
o FBI perdeu uma boa oportunidade de entrar no iPhone pena não terem encontrado o gaijo com os dedos todos kkkk. és bombistas são espertos hahaha