Ultracopier – Velocidades supersónicas de cópias no Mac OS X
Já falámos por diversas vezes em aplicações que aumentam a capacidade de cópia de ficheiros dentro do sistema operativo. Uma dessas referências, se bem se lembram, foi o TeraCopy, que, para além de copiar e mover, permitia alguma gestão nessa tarefa. A função colocar em pausa e retomar, a função recuperar uma cópia perdida, são valores acrescentados neste tipo de ferramentas.
Por sugestão do nosso visitante David Rosendo, instalei no Mac OS X o Ultracopier. Esta aplicação funciona tanto em Windows, Linux ou Mac.
Optei por instalar no Mac porque já tenho no Windows outra ferramenta do género. Neste sistema operativo, em diversas funções, poderá ter interesse também ter uma aplicação que traga mais utilidade, velocidade e segurança nas cópias ou nas "movimentações" de dados.
Conforme podem ver na imagem em baixo, o local onde encontraremos o Ultracopier é no topo, na barra de ferramentas do Mac. Aí estão disponíveis, além das opções, as funções Copiar e Mover.
Nas opções, podemos acrescentar ou alterar comportamentos à ferramenta. Existem várias funções que poderá personalizar, desde o arranque da mesma junto ao sistema operativo, ao idioma, se a cópia pára em caso de aparecer algum erro, se a aplicação fecha depois da cópia, etc, etc, etc.
Comecei por mover do ambiente de trabalho para a pasta imagens, uma quantidade significativa de imagens... como podem ver na imagem em baixo, a velocidade da cópia situou-se nos 21.4MB/s, o que torna estas operações mais rápidas e se forem muitos gigas de dados... torna-as mesmo menos enfadonhas.
É uma aplicação muito útil, corre em segundo plano, não "impedindo" outras de serem executadas. Muito útil para passar grandes volumes de dados do nosso computador para os discos rígidos, por exemplo. Segundo vários relatos de utilizadores de longa data, desta ferramenta, não há perigo de obtermos dados corrompidos, inclusive a ferramenta detecta erros na cópia e alerta o utilizador para esse facto, podendo desenvolver outras acções.
Licença: GPL
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: Ultracopier 0.2.0.16 [15.4MB]
Homepage: Ultracopier
Este artigo tem mais de um ano
Desconhecia e estive a testar…
À excepção dos extras de pause/continuar, fica lado a lado com o do sistema já faz, em termos de velocidade de cópia.. alias, sempre foi algo que gabei no Mac, que acaba por não fazer o mesmo efeito milagroso que o TeraCopy faz no Windows…
Pessoalmente o que acho que faz falta é mesmo melhorarem a transferência de dados na formatação NTFS do Windows.. que ficam muito aquem daquelas que o Mac faz na HFS.. por motivos obvios também.. mas penso que deveriam focar-se mais nisso, dado que é muito mais comum usar-se NTFS em discos externos que HFS, dada a compatibilidade entre sistemas…
Gostava de ver este tema mais debatido…
Realmente, transferencia de dados entre discos HFS, é MUITO mais rapido do que os NTFS…
O Snow Leopard nativamente lê NTFS e a escrita está bloqueada embora dê para desbloquear com uma serie de linha de comandos, mas segundo tenho conhecimento, entre os mais variados drivers que permitem a escrita, o Paragon NTFS é o que obtem as melhores velocidades de escrita.
Antes usava o NTFS-3G e de facto noto uma melhora. Quem tiver o NTFS-3G convém desinstalar primeiro. o Paragon é pago mas nada que não se arranje “livremente…” no “Google” 😀
Eu já usei o nativo, o NTFS-3G e agora estou com o Paragon… mas últimamente tenho reparado que quando apago ficheiros nas partições NTFS o espaço livre não é actualizado, não me permitindo utilizar o espaço real disponível. E isto acontece com ambos os 3 drivers. Também já vos aconteceu algo semelhante? Por vezes tenho que ir ao utilitário do disco e recorrer ao reparador em pendrives e discos externos para recuperar o espaço livre e mesmo assim nem sempre funciona.
O Mac OS X tem um processo de gravação de ficheiros, que evita a fragmentação, nem que tenha que re-escrever o ficheiro em causa, noutra zona do disco.
Esta aplicação não irá passar “por cima” disso e afectar a perfomance a longo prazo?
É que se fossem só vantagens, porque é que não vinha com este sistema embutido de origem?
Realmente, falaste muito bem e por o tema ainda não estar completamente batido vou deixar esta aplicação aqui de lado até haver mais conversa sobre isto.
Deixo aqui a mesma questão…”Esta aplicação não irá passar “por cima” e afectar a perfomance a longo prazo?
Porque se fossem só vantagens, porque é que não vinha com este sistema embutido de origem?”