PplWare Mobile

UE pressiona Apple para abrir o ecossistema do iOS ou enfrentará multa multimilionária

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Manuel says:

    Lá está a UE mais uma vez com tiques de ditadorzinhos. Entendia esta palhaçada se:
    – não houvesse já um sistema operativo móvel que permitisse aquilo que pedem (que por acaso até é líder de mercado destacado)
    – o iOS detivesse o monopólio do mercado móvel na Europa

    Com estas palhaçadas, os europeus que a UE diz querer “proteger”, já estão a ficar para trás em coisas como Apple Intelligence, iPhone mirroring no macOS…

    • Mocho says:

      A china não faz o mesmo? Ou partilham tudo com o governo chines ou nem piam. A UE faz bem em defender os seus direitos. Ate os americanos agradeceram a UE o usb C. A apple tem produtos bons mas tem teimosias que não lembra a ninguem, parece o Roger Schmith

    • Nuno says:

      Quando se confunde uma ditadura com o cumprimento de regras o problema não está em quem cria as regras, mas em.quem tem a mentalidade de o criticar…
      Não concordam, não vendem. Simples.
      Não há nenhuma obrigação imposta.
      A apple e todas as outras marcas por eles também não davam 3 anos de garantia aos seus produtos mas aí já ninguém reclama da UE…

  2. Nome says:

    Isto é o mesmo que ir ao Burger King e exigir que integrem no seu menu as batatas fritas do McDonald’s. Cada marca tem o seu eco sistema e ninguém é obrigado a usá-lo, logo, não vejo obrigação para que qualquer marca (seja ela qual for) tenha de ser obrigada a integrar o que quer que seja de outras marcas. Isto é apenas ridículo e absurdo.

    Reitero, ninguém é obrigado/forçado a usar o que quer que seja. A diversidade existe, o direito à opção de escolha também. Não reclamem das escolhas que fazem.

    • Rodrigo says:

      Essa das batatas é boa, agora fiquei na dúvida se um Big Mac com batatas do Burguer King seja um bom menu, tenho que experimentar. 🙂

      Claro que a Apple não deveria abrir o seu sistema, pois alternativas não faltam e só quem compra quem quer.

    • B@rão Vermelho says:

      Eu compreendo e concordo com os dois comentários, mas para nós que gostamos de tecnologias é fácil para nos alterarmos o motor de buscas, por exemplo, mas a maioria das pessoas não sabe, e se as marcas não forem obrigadas a mostrar que há outras opções aos menos esclarecidos vão manter-se lideres de mercado, e pode nem ser por mérito da aplicação desenvolvida mas por ignorância do utilizador.

      • tiny says:

        Bem explicado.

      • Mais um velho says:

        Mas não acontece o mesmo na política?
        Não os vejo preocupados com isso.
        E depois do que aconteceu no Líbano… talvez um sistema bem fechado não seja má ideia…

        • JP says:

          Mas e o que interessa ao comum utilizador se a Apple abre ou não o ecossistema?
          Mas será que a UE está só a tentar chatear a Apple? ou será a pensar no interesse do utilizador? Mas vocês vão ter menos se a Apple abrir o ecossistema?
          Carneirada pá….

          • rui says:

            Interresa no ponto que isso piora potencialmente a experiencia, um sistema aberto tem menos controlo, logo não é possivel garantir a mesma segurança…

          • Mais um velho says:

            Se alguma tivesse tido dinheiro para trabalhar num sistema fechado que simplesmente funciona, saberias a diferença, nem toda gente tem paciência para nerdar, há pessoas que só querem que funcione.

          • Nuno says:

            Vocês falam de uma maneira que parece que estão a exigir que a Apple faça o iOS trabalhar mal…
            Fico na dúvida se não percebem o que está a ser exigido ou se decidiram escolher ser do contra só por fanatismo…

      • Fred says:

        A ignorância não serve de desculpa para nada. Só é ignorante quem quer. Havendo vontade tudo se aprende

      • PTO says:

        Treta.

        Quem não sabe que há alternativas dificilmente sabe o que é um browser, pelo que para eles é tudo igual. E isso aplica-se a todo o tipo de pessoas e idades. Essas pessoas querem é algo que funcione e que eles saibam mexer, a partir daí já nem sequer querem mudar porque as coisas ficam diferentes e mete-lhes confusão.

      • Nuno says:

        Quando foi a Microsoft acusaram-na de monopólio… Agora como é a maçã roída defendem-na com unhas e dentes…

  3. TogasPacho says:

    A UE está a fazer uma perseguição ao Aves, só pode 🙂

  4. xpto says:

    A europa está dominada por wokistas de esquerda. Estamos fartos de ser prejudicados por estes parasitas! É nojento

    • tiny says:

      Podem encerrar. Está aqui o comentário mais ignorante.

    • hater do xpto says:

      Idiota, o iPhone tem USBc graças á UE.

      • Aves says:

        Há anos que a Apple tem equipamentos (e carregadores) USB-C. A mudança para a porta USB-C no iPhone lá chegaria a seu tempo.
        A ignorância é muito atrevida 😉

        • Mocho says:

          O problema e que demora muito mais. A apple este ano ja podia ter 48 megapixels na lente 5x como o pixel e a samsung mas nao, atualiza a ultrawide e espera mais um ano. Mais valia lancaram logo tudo e depois esperar 2 anos para um produto novo

          • Aves says:

            E isso é problema da UE, ou é problema da Apple com os seus utilizadores (se existir problema)?
            Tal como relativamente ao USB-C, que a Apple já usava nos Mac e iPad.
            Em todo o caso, quando a UE impôs o USB-C, não foi ao iPhone, foi a “todos” – apesar de se só se falar do iPhone, que era o que menos precisava.
            Mas o “todos” também não é todos – farto-me de comprar pequenos equipamentos com porta de formato USB-C, um cabo com terminais de formato USB-A/USB-C e indicação para usar um carregador de 5W. Coisa que eu cumpro, porque de USB-C deve ser apenas o formato. “Ah e tal, um carregador e um cabo para tudo!”. Tretas da UE.

          • rui says:

            isso que referes é estrategia da empresa, tudo reclamou quando o Xr ainda foi lançado com LCD, mas ninguem perguntou a razão, depois soubemos que nenhum fornecedor conseguia garantir a apple a quantidade de ecrás que eles queriam se fosse OLED.
            Cheguei a ter um flagship killer com bues MP na camara e depois passei para um 11 Pro, que era um ano mais velho e na lista de specs pior em tudo, mas depois na realide era melhor em tudo…

      • xpto says:

        Calma camarada. Peço desculpa se feri as convicoes de esquerda

      • PTO says:

        Ter usb-c ou não ter é algo completamente indiferente. Até parece que os iPhones não traziam cabo de ligação na caixa e os consumidores eram obrigados a comprar um à Apple.

  5. Rui MArtins says:

    Mais um tiro nos pés !
    Os empresários olham para a europa como um mercado a evitar, sem duvida, desenvolvem e investem mas depois a UE e as politiquices é que querem mandar !
    como dizia um grande investigador português Antonio Branco

    “Os Estados Unidos vão continuar a inovar, a China vai continuar a copiar e a Europa vai continuar a ficar para trás a regular”

    penso que foi mais ao menos isto que disse

  6. Nuno says:

    Eu se fosse o Tim Cook mandava a Europa bugiar. Como Europeu, continuo a perguntar se o meu direito a escolher Apple e Apple Intelligence e cabos Lightning, e mais não sei o quê, como é que fica?!

    • PTO says:

      Já mandou.

      A ultima atualização do iOS, cuja principal funcionalidade era a IA Apple Intelligence, pura e simplemente não existe nos países europeus.

      Graças às tretas da UE ficamos a ver a inovação a passar-nos ao lado, como utilizadores.

  7. PorcoDoPunjab says:

    Eu até acho que os Aifones só deveriam poder comunicar com Aifones.
    Aifone quer ligar para Andoid? Não dá
    Android quer ligar para Aifone? Não dá.
    Assim é que é, exclusividade.
    Era o que faltava, um desdentado que usa Android a querer ligar para mim, que tenho Aifone e que sou lindo e inteligente.
    Cada macaco no seu galho.

  8. Aves says:

    Para se perceber a lógica do DMA (lInk).
    O DMA divide as empresas em “gatekeepers” (ou não) e quais são as respetivas “plataformas digitais core”. Então:
    – A Apple é “gatekeeper” nas “plataformas core”: iOS, iPadOS, App Store e Safari
    – A Google é “gatekeeper” nas plataformas core: Google Android, Google Play, Google Shopping, Google Maps, Ads, Google Search, Chrome e YouTube
    – A Meta é “gatekeeper” das core: Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger, Meta Market Place e Meta Ads
    – A Microsoft é “gatekeeper” para as core: Windows PC e Linkdin.
    – A Samsung não é “gatekeeper”
    Do que se tem falado sobre o DMA:
    – O WhatsApp (e o Messenger) lá continua, sossegadamente a desenvolver a interoperabilidade com outros serviços mensagens instantâneas. Falta saber que outros serviços de mensagens pretendem a interoperabilidade, ou seja, se vai servir para alguma coisa.
    – A Comissão Europeia tem chateado a Microsoft, a pedido de um concorrente, para desintegrar e continuar a desintegrar, o Teams do Windows, quer em termos de condições das assinaturas, quer quanto à utilização de recursos do Windows que não tenham sido disponibilizados aos concorrentes.
    – O resto tem sido à volta da Apple, a pedido dos concorrentes, designadamente: as apps da Apple não poderem usar recursos do iOS/iPadOS que não sejam disponibilizados aos concorrentes (a que chama garantir a interoperabilidade). Isto impede, por exemplo, a app Fotografias, do iOS 18.x da versão UE integrar recursos de Apple Intelligence, por receio de a Apple de ser multada, por esses recursos não estarem disponibilizados às apps concorrentes.
    Quem se ri é a Samsung, que não é gateeker e pode publicitar e vender os seus Galaxy com as suas apps com a sua IA sem se preocupar com as apps da concorrência. Em termos de concorrência dos equipamentos pode ser mau para a Apple.
    O que a Comissão Europeia vem agora dizer está na mesma linha – os dispositivos da Apple como o Apple Watch, o AirPods, e Apple Vision não podem usar recursos do iOS e do iPad OS que não sejam disponibilizados aos dispositivos concorrentes.
    A Apple insiste que isto prejudica a segurança dos utilizadores e criou duas versões a partir do iOS 18, uma versão UE e uma versão Resto do Mundo.
    Isto dá também uma grande confusão para os developers de apps – têm que criar apps versão UE e versão Resto do Mundo. E certamente o mesmo quanto aos dispositivos, visto que a UE pode obrigar a Apple na UE, mas não no resto do mundo.
    A UE, se estivesse preocupado com os consumidores de produtos Apple, deixava-os era escolher a versão que querem instalar – o iOS-UE ou o iOS-Resto do Mundo.
    https://digital-markets-act.ec.europa.eu/gatekeepers_en

    • Nuno says:

      Está a faltar a respetiva petição para garantir liberdade de escolha aos cidadãos europeus.

      • paosemsalada says:

        pois… monopolios, liberdade de escolha ficou la atrás no tempo do Symbian, WebOS, Bada etc. mas alguem disse que este e o outro não tem as apps inuteis que hoje são só websites….

    • Pedro Oliveira says:

      Só não se esqueça que os cidadãos Europeus tem liberdade de escolha e já agora, a concorrência está ai e é só escolher. Neste momento eu tenho um iPhone capado sem funcionalidades que a Apple se recusa a lançar na Europa devido a legislação.

      • Aves says:

        Deves ter lido notícias de: “Apagão global cibernético afetou 8,5 milhões de aparelhos com o Windows, diz a Microsoft (20/07/2024).
        E também deves ter lido a causa: a CrowdStrike fez uma atualização da sua aplicação que alterou incorretamente o kernel do Windows que causou o apagão por todo o mundo.
        E percebeste porquê? Como disse a Microsoft – foi obrigada pela UE a permitir que as apps concorrentes da sua app Windows Defender, como o CrowdStrike, fizessem alterações ao kernel do Windows para terem as mesma funcionalidades (serem competitivas). Em vez de criar uma versão do Windows-UE e outra Windows-Resto do Mundo, fez a alteração que deu no que deu, em todo o mundo.
        Vai lá brincar com o teu Android, em que os fabricantes não são gatekeepers, com exceção dos Pixel da Google e que não se importa de não os vender na UE, se for apertada.

  9. Castro says:

    Isto quase de certeza vai acabar no tribunal, já que começa a “tropeçar” na liberdade das empresas desenvolverem a sua própria tecnologia

  10. Pastor says:

    Quem sofre são os patos que os compram, vão deixar de se sentir exclusivos uma vez mais.

  11. Miguel A. says:

    O problema é que a consequência disso é que certos recursos deixam de estar disponíveis para os utilizadores da UE. Acredito que com a continuação da implementação dessa política, vai colocar os utilizadores UE numa pior situação por não ter acesso à mesma tecnologia que o resto do mundo. O mais hipocrita, é a que a UE não tem Software que concorra com com os Americanos e nem se preocupam em criar condições de concorrência. Apenas querem limitar a inovação dos outros…

  12. xpto says:

    O unico sistema operativo minimamente seguro, querem acabar com ele. O Costume.

    • B@rão Vermelho says:

      Mas só instalas aplicações fora da loja oficial da Apple se quiseres, não passa a obrigatório.
      Eu se quero comer laranjas não vou comprar morangos, o mesmo que com um SO se escolho da marca X e não da marca Y é porque quero usar o X, mas compreendo como já expliquei mais acima a obrigação das empresas a abrir os SO.

    • António+de+Oliveira+S says:

      Isso é ilusão, os Israelitas riram

  13. PTO says:

    Esta UE com estas medidas perfeitamente imbecis vai conseguir acabar com a inovação. Parece um estado comunista, em que tudo tem de ser formatado pela mesma bitola. Não há lugar à diferença, à originalidade, à excelência, etc. Tem de ser tudo igual.

    Cambada de burocratas idiotas!

  14. António+de+Oliveira+S says:

    Vai acabar a mama…

  15. Opinas says:

    Não consigo perceber está políticas da UE. Sou utilizador do iPhone desde 2010, iPhone 4, e na minha opinião, quem compra um iPhone vai procurar acessórios da Apple ou no mínimo aprovados pela Apple. Usem é que no seu perfeito juízo compra um iPhone e depois vai integrar com um relógio que não seja o Apple Watch, por exemplo. Qualquer dia vão querer que o iOS possa ser instalados em qualquer smartphone que não Apple. Apple é outro, só compra quem quer é como quer, não devia ser a UE a exigir às empresas o que fazer. Só a minha opinião.

    • Nuno says:

      Também concordarias que para mudar o pneu do teu carro tivesses de pagar o triplo na própria marca só porque eles se lembravam de o exigir?

      • GanhemJuizo says:

        Na mesma ordem de ideias.
        E se a UE obrigasse um fabricante automóvel a ter de equipar todos os seus carros com motor do 2CV. Não indo tão longe. Com um motor de um Dacia
        A comparação está ao mesmo nível que a sua.

        • Nuno says:

          A prova que essa comparação é estúpida é o facto de não existir tal coisa. Já a que eu usei existe e é válida.
          Ninguém está a limitar em nada o produto da Apple. Apenas os estão a obrigar a deixar os utilizadores utilizarem os padrões existentes sem encher os bolsos à Apple…
          O cabo lighting é um bom exemplo de terem pegado numa norma USB e terem desenvolvido um conector diferente só para sacar dinheiro à malta…
          Mas opiniões cada um tem a sua e eu não concordo com a da malta fanática… Só isso.

          • GanhemJuizo says:

            A comparação é tão estupida como a sua.
            Mais, demonstra um total desconhecimento do que escreve, senão vejamos:
            Sim, estão a limitar novos desenvolvimentos tecnológicos. Dou um exemplo. A nova forma de substituir baterias que a Apple estreou nos iPhones 16. Se estivesse regulamentada pela UE seria impossível aplicar esta nova metodologia/técnica.
            Como este exemplo podemos estender a todas as técnicas/tecnologias.
            Depois quem foi a primeira empresa de informática a utilizar o USB nos PC’s? E quem fundou (em parceria) o standard do mesmo?Informe-se.
            Ainda, qual foi a primeira ficha reversível (depois “copiada” pelo USB-C)?
            Por outro lado ninguém obrigava a comprar o cabo da Apple. Há centenas de outras marcas/opções de lightning.
            Mais uma vez se alguém quiser inovar e trazer mais valências à ligações está castrado logo à partida para a UE.
            Para terminar, claro que cada um tem direito à sua opinião. Desde que esta não seja baseada em ódio (estupido) de quem não conhece e manda postas de pescada só porque sim.
            Só isso.

          • Nuno says:

            Escreves muito mas não acertas uma…
            Vai lá pagar a fortuna que a Apple te exige para te sentires melhor e não te esqueças de prescindir dos 2 últimos anos de garantia que a UE impõe…

          • GanhemJuizo says:

            @ Nuno.
            Lá está a demonstrar o que referi.
            Hater a ser hater. Sem apresentar nenhum argumento ( o que afirma os “outros” não fazerem).
            Diga lá qual não acertei? (Pois tudo o que referi é verdadeiro e pode muito facilmente ser comprovado).
            Já agora, acha que os 2 anos “extra” são pagos por quem? Pelo consumidor, claro. Mas isso já não interessa “proteger” os mesmos.
            E mais, leia o Dec. Lei 84/2021 e veja a “bosta” que é a falácia do 3 ano. É mais uma da UE.
            “Deixo só este texto do referido Dec. Lei “Prevê-se a responsabilidade do profissional pela falta de conformidade do bem que se manifeste num prazo de três anos e que se considera existente à data da entrega do bem se manifestada durante os primeiros dois.”
            Tire lá as suas conclusões (se tiver capacidade para tal).

          • Nuno says:

            Estranho não falares da falácia do 2⁰ ano…
            E quanto ao resto, não tenho tempo para quem defende quem lhe tira direitos por ser parte do rebanho…

  16. paosemsalada says:

    Saudades do SymbianOS porra, deviam ter investido nele quando virou open source.

  17. Claudio says:

    Por mim se a Apple desaparecer da UE melhor ainda, não precisamos de marcas que dizem que inovam quando os outros já usam tal tecnologia faz anos.
    A Apple acha que os triliões pagam tudo, e acham que a única marca boa soa eles, enquanto a mentalidade for essa vai ser sempre castigada, quero ver agora como vai descalçar a bota.
    Ou paga a multa multimilionária ou vende só no Polo Norte LOL Steve Jobs foi o único que soube inovar o resto sao tangueiros e roubam á discarada.

  18. xpto says:

    Enquanto nao esfrangalharem o melhor SO para telemoves nao descansam. O fantatismo de esquerda nao tem limites.

  19. Samuel says:

    A raiva que algumas pessoas neste site têm á Apple demonstra bem o páis que somos. Um país de ressabiados sem ambição, que detesta tudo quanto é sucesso. Enfim..um pais de esquerda, atrasado e pobre,.

    • Nuno says:

      Entre os que metem política em tudo o que os incomoda e os que gostam de pagar muito só para se sentir melhor, venha o diabo e escolha…
      Se dessem a possibilidade a alguns portugueses de comprar o mesmo iPhone por 700€ ou por 1500€ eles escolhiam pagar 1500€ para ser sentirem superiores…
      Honestamente não percebo o que vêm de errado na decisões. Nem nunca vou entender porque os fanáticos não conseguem dar um argumento válido… Só sabem criticar, insultar, falar de política, etc…
      Argumentos nada…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.