Quantcast
PplWare Mobile

TuneUp – Limpar a Biblioteca do iTunes

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Redolberto Conceição says:

    Para as capas podes utilizar a pesquisa do próprio iTunes.

    Essa “passagem” de música entre ti e a tua amiga não parece ter contornos legais. Se calhar devias alterar o início do artigo.

    • Vítor M. says:

      Tudo totalmente legal. Ela possui todos os álbuns e emprestou-me as músicas para ouvir.

      • gaguiel says:

        lol

        legal seria tu teres os cds originais todos e passares tudo para o teu iphone, o que se poderia considerar um backup dos cds originais… agora quem pagou pelos direitos de audição da propriedade dos autores e editoras foi a tua colega e não tu…

        Mas como já se diz há muitos anos… “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra!”

        Vê isto como uma critica construtiva e não critica fácil e/ou barata 🙂

        pplware sempre aquela referência de boa informação!

        Keep it up!!

  2. Luis Silva says:

    Olha muito, bom procurava mesmo isto, vou arranjar

  3. texasflood says:

    Eu sou um utilizador desse software, comprei uma licença anual e vou renovar porque é bastante útil. Posso garantir que mais de 80% das vezes funciona correctamente. Apesar de usar a versão para MAC existe também uma versão para Windows.

    • Vítor M. says:

      Estou a pensar comprar a licença final desta ferramenta. Fez um trabalho impecável mesmo com os temas da música portuguesa.

      • texasflood says:

        Quando digo, renovar é comprar a versão final. Estou satisfeito, se fosse agora, depois de utilizar o TuneUp da mesma forma, também comprava a versão final, escusava de pagar duas vezes, mas enfim, 100 musicas não servem para avaliar as potencialidades do software.

        • Vítor M. says:

          Já dá uma ideia, mas realmente é interessante ter para alterar uma vasta colecção de mp3.

          • Ryan says:

            Tambem tenho uma vasta colecao e o meu principal problema e que agora resolvi por as coisas em ordem. So que no iTunes como eu gosto de dar ordem e isso depende do utilizador e nao do sistema em si, nao e o melhor gestor de musica. Pode se-lo para MAC quando so tiras musicas do iTunes e como sabemos nem tudo vem do iTunes no meu caso vem de amigos diversos. Ja tinha usado o TuneUp achei mais uma chatice que utilidade mas vou ver as tuas dicas.

  4. DiogoC. says:

    Boa aplicação.

    Felizmente tenho como hábito adicionar um álbum de cada vez, e para cada música deixar tudo LIMPINHO (Intérprete, Álbum, Capa e Letras)

    O maior problema do iTunes é mesmo as letras, visto que qualquer iPod permita visualizá-las mas o iTunes não possui qualquer maneira de adicioná-las automaticamente 🙁

    Assim, com muita pesquisa, apenas encontrei o LyricsXpert Plugin, que embora seja lento, me sirva perfeitamente 🙂

    Provavelmente já devem ter falado em mais que uma solução aqui no Pplware, mas a minha memória não e grande ajuda :p

    • tactos says:

      tens o minilyrics ele arranca junto com o itunes e á medida que pões a musica a tocar ele coloca as legendas.
      o problema (que não encontro solução melhor) é que tens que por a tocar musica a musica basta uns 2 a 3 segundos por musica e ele coloca lá.

  5. texasflood says:

    Dentro dos mesmo géneros de aplicações para MAC, existe o SongGenie e o CoverScout. Já experimentei mas na altura preferi o TuneUp, mas como já passou algum tempo, aqui ficam os links para os interessados:
    http://www.equinux.com/us/products/coverscout/index.html
    http://www.equinux.com/us/products/songgenie/index.html

    NOTA: Já que se fala deste tema, aproveito para deixar a seguinte questão. Tag & Rename é um software que uso em Windows e ainda não encontrei nenhum tão potente para MAC, se alguem conhecer algo do equivalente, deixe aqui a informação.

    http://www.softpointer.com/tr.htm

  6. Guilherme de Sousa says:

    Mais genericamente, para reorganizar ficheiros de musica há o pircard que é excelente.

    Das-lhe uma pasta com musicas e ele utilizando a metadata reformata te os nomes todos e rearranja-a também (a metadata) de forma a que fique coerente.

    É muito comum esta vir apenas preenchida no campo title com o nome do artista, nome da musica, album e etc, em vez de estar nos campos respectivos (o que nos leitores de musica como o ipod e etc faz com que nem tudo apareça correctamente).
    Caso a metadata também esteja incompleta o picard compara o ficheiro com uma base de dados online e consegue indentificá-la, portanto ate os rips de cds sem metadata (track1, track2, etc) conseguem ganhar nova vida. Com plugin também saca album covers!

    offtopic:
    conheces alguma aplicação para o ipod touch/iphone que faça wol dependendo da localização em que o aparelho se encontra?(ou apenas pela rede wireless em que esta ligado)
    Surgiu me esta ideia à pouco e ando louco a procura de uma app que faça isto e não encontro nada.. so mesmo para android.
    Isto sim era uma verdadeira pérola, chegar a casa/escritório e o ipod/iphone ligar automaticamente o pc!

    cumps!

    • António Ferreira says:

      Já procuraste por bluetooth?

      • Guilherme de Sousa says:

        por bluetooth é um bocado impossivel fazer wake up on lan, já que o pc se encontra desligado..

        cumps

        • António Ferreira says:

          wake será impossível. mas já tive um telemóvel (sony se bem me recordo) que adormecia/acordava o pc.
          A minha sugestão era procurares algo do género para o iphone/ipod…

          A. F.

          • Guilherme de Sousa says:

            mas wake on lan ja eu tenho!
            Tenho o pc totalmente desligado, mas a placa de rede fica à espera do magic packet. quando o recebe liga o pc…

            Neste momento para ligar o pc desta forma ou utilizo uma aplicaçao propria que existem imensas, ou acedo ao meu router que tem firmware ddwrt e faço o wake up. Agora o que eu pretendia era uma aplicação para iOS que quando eu me ligasse à rede wireless de casa por ex, enviasse automaticamente o magic packet para o pc. A alternativa é com o sistema de localizaçao que o iOS tem, mal este detectasse que estava na area de minha casa enviasse o magic packet. Pelo que procurei para android existe uma app que faz exactamente isto.

            cumps

  7. russo87 says:

    Existe outro programa muito bom, que eu prefiro em vez do TuneUp, chama-se TidySongs, acho que o tuneup para músicas menos conhecidas dá informações erradas…acho o tidy mais simples e mais eficaz!

  8. Bruno Coimbra says:

    Alternativas free a este TuneUp para windows media player existe??

  9. dc says:

    Epáh não conhecia mas vou experimentar.

    Era giro uma coisa destas para a minha Biblioteca de filmes, há muitos a precisar de uma organização massiva.

    • Hugo says:

      Para filmes há o theRenamer, usa uma base de dados (imdb.com, tv.com, thetvdb.com, etc.) para dar nome aos ficheiros de filmes, ficam tipo “Nome do filme” (Ano), mesmo com os nomes todos manhosos so com as iniciais do nome do filme e o grupo da release. Altera também os ficheiros de legendas, o resto que está na pasta apaga (ficheiros .nfo e cenas do genero) caso queiras faze-lo.

      Depois se quiseres podes usar o Ember Media Manager se quiseres sacar automaticamente informação sobre o filme, tipo actores, realizador, genero, etc. podes escolher tambem sacar capas e fanart, tudo fica organizado dentro da pasta do filme.

      Dois programas que uso para combinar com o media center XBMC, ficas com uma biblioteca organizada de fácil acesso e optimizada para o xbmc. Sao os dois completamente free e podes saca-los aqui:

      http://www.therenamer.com/
      http://code.google.com/p/embermediamanager/

      Quanto à música uso o MusicBrainz Picard que tambem ja foi falado, é muito bom a fazer o seu trabalho e podem ate instalar plugins para por exemplo usar as tags do LastFM para artist, album, genre, mood, year, etc. muito completo mesmo e completamente grátis. O programa apenas altera as tags e os nomes dos ficheiros mp3, para organizar em pastas uso o velho MediaMonkey, usa a informação do ficheiro para dispor os ficheiros em pastas do tipo:

      -Artista
      –Album
      — # da faixa – Nome da Faixa

      Caso queiram dispor de outra forma tambem dá, por exemplo se quiserem Genero->Artista->(Ano)Album->#-Faixa…bastante versatil.

      Para capas dos albums uso o Album Art Downloader para os cds que não tenham capa. Pequeno programa que uso varios sites como google, lastfm, amazon, discogs, etc para encontrar as capas e praticamente 100% das vezes encontra capas com resoluções a cima do 300×300 mesmo para cds de música electronica mais underground.

      http://musicbrainz.org/doc/MusicBrainz_Picard
      http://sourceforge.net/projects/album-art/
      http://www.mediamonkey.com/

      Tudo freeware e intuitivo que baste para em alguns minutos organizar uma biblioteca inteira. Se usarem algum media center estes programas são praticamente essenciais para deixar tudo limpo com o minimo de esforço.

  10. Eu mesmo says:

    por acaso n há disso para windows? ou algo semelhante?

  11. darth_paul says:

    há muito tempo que andava à procura de um programa para poder gerir os tags dos meus mp3 no mac. no windows tenho o “mp3tag”, que é muito bom, mas que não existe para mac. não só o meu problema é ter um mac como computador principal, mas é o meu leitor mp3 não ser ipod, logo não conseguindo alterar as tags no itunes de maneira a elas darem bem no meu leitor mp3 (um Sansa Clip, mil vezes melhor que o p******* do nano :S)

    obrigado pela dica do “Picard”. Parece que finalmente encontrei o que andava à procura 🙂

    ps: para pesquisar por imagens de capa para o itunes, uso o “Album Artwork Assistant”.Funciona bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.