Tecnologia da Apple consegue agora detetar sopros cardíacos com 95% de precisão
A saúde é um dos principais focos da Apple e dos seus produtos, e o Apple Watch é um dos dispositivos em que a empresa de Cupertino mais aposta para vigiar os sinais vitais dos utilizadores. A permanente investigação resultou agora numa precisão de 95% quando se trata de sopros cardíacos.
Apple dedicada ao coração dos utilizadores
A Apple tem estado na vanguarda da tecnologia cardiovascular desde que lançou o Apple Watch há cerca de uma década. Muitas das inovações da empresa, como as funcionalidades de deteção de fibrilhação auricular e de deteção de batimentos cardíacos irregulares, provaram salvar vidas.
Uma nova iniciativa de investigação sobre aprendizagem automática da Apple mostra agora que também é possível detetar sopros cardíacos com grande precisão.
De acordo com o documento de investigação da Apple, o seu modelo MTL, modelo de aprendizagem multitarefa (2dCNN-MTL) atinge uma precisão superior a 95% na deteção de sopros. Este resultado ultrapassa os modelos existentes, mantendo um MAE (Mean Absolute Error ou Erro Absoluto Médio) de 1,636 bpm na estimativa do ritmo cardíaco, satisfazendo os requisitos estabelecidos pela Associação para o Avanço da Instrumentação Médica (AAMI).
De acordo com a Cleveland Clinic, os sopros cardíacos são comuns e não indicam necessariamente um problema de saúde, especialmente em crianças. No entanto, os sopros devem ser avaliados, porque podem indicar um problema cardíaco ou outro problema de saúde.
Alguns sopros cardíacos, no entanto, podem indicar problemas relacionados com o coração ou outros problemas críticos de saúde. Estes incluem anemia, síndrome carcinoide, endocardite, doenças das válvulas cardíacas, hipertiroidismo e cardiomiopatia hipertrófica.
Atualmente, o médico ouve o coração com um estetoscópio em diferentes pontos do peito e das costas para detetar sopros e prescreve uma radiografia ao tórax, um ecocardiograma e um eletrocardiograma.
A deteção de sopros cardíacos no Apple Watch, juntamente com a aplicação de ECG existente e a deteção de fibrilhação auricular, será certamente mais uma inovação que salvará vidas.
Uma das melhores compras que fiz
Qual o modelo que comprou? Obrigado
È muito importante ouvir o nosso coração e reduzir os fritos e as gorduras dos óleos que são usados várias vezes
A partir de que modelo é que está disponível ?
Do que trouxer um estetoscópio.
O que o estudo da Apple fala é da deteção do “sopro cardíaco” (heart murmur) através da análise do phonocardiograma (PCG), acústico.
Não diz que o phonocardiograma pode ser obtido através do Apple Watch. O estudo consistiu em analisar uma base de dados, pública, de phonocardiogramas aplicando o modelo de prendizagem multitarefa (2dCNN-MTL) – e concluíram que, esse modelo, atinge uma precisão superior a 95% na deteção de sopros.
Lendo o resto, para obter um phonocardiograma, é preciso um estetoscópio, que amplia o som e gravá-lo – e que é depois analisado através do modelo que desenvolveram.
A menos que o Apple Watch, pousado sobre o coração, pudesse gravar os sons e produzir um phonocardiograma, isso não poderá ser feito com um Apple Watch.
Não estás na posse de toda a informação e novamente a dizer inverdades!. No artigo não diz que o Apple Watch já faz isso, diz que “poderá” fazer, visto que é o dispositivo da Apple com mais tecnologia ligada à análise de dados cardíacos. De facto o phonocardiograma é mais complexo porque requer microfones sensíveis e algoritmos avançados para capturar e processar sons cardíacos, como sopros. Também é verdade que a Apple não incorporou microfones específicos para PCG no Apple Watch.
Contudo, existem estudos que sugerem que o Apple Watch pode ser complementado por algoritmos de inteligência artificial (IA), como o modelo de deteção de sopros cardíacos mencionado, mas isso seria baseado em dados como vibrações (captadas por sensores já existentes no relógio) ou dispositivos adicionais.
No texto tem links para informação complementar.
Contudo, termina assim: A deteção de sopros cardíacos no Apple Watch, juntamente com a aplicação de ECG existente e a deteção de fibrilhação auricular, será certamente mais uma inovação que salvará vidas. SERÁ!!!!
Boa tarde. Sopro cardíaco? Cuidado com a informação. Nem a fonte oficial diz isso. Ritmo (fibrilhação auricular ou outros) é uma coisa. Sopro é outra….
O dispositivo, pela qualidade que tem, e a saúde dos utilizadores, são importantes demais para informações imprecisas.
Cumps
Diz sim 😉 logo no título da fonte (a Apple) e do estudo em causa referem isso: Model-Driven Heart Rate Estimation and Heart Murmur Detection Based on Phonocardiogram.