Spotify deixa de receber pagamentos que eram feitos pela App Store da Apple
A guerra entre o Spotify e a Apple tem muitos anos e parece não abrandar. Em causa estão os pagamentos feitos na loja de apps da Apple e as comissões cobradas, que entendem ser elevadas. Este caso dá agora mais um passo, com o fim dos pagamentos que eram feitos ao Spotify pela App Store da Apple.
Há muitos anos que o Spotify tenta mostrar que o negócio da loja de apps da Apple é um monopólio e que este está a ser gerido de forma dominante. Quer, acima de tudo, que as taxas deixem de ser cobradas ou que sejam muito mais reduzidas.
Para ajudar a este processo, o Spotify desde 2016 que deixou de permitir que o seu serviço de streaming seja subscrito pela App Store. Apenas pela sua página pode ser tratado o processo de registo e posteriores pagamentos.
Agora, e para dar mais um passo para a sua independência da Apple, o Spotify resolver terminar todos os pagamentos que tinham sido registados antes de 2016. Estes estavam ainda associados à Apple.
Estamos a entrar em contato consigo porque quando se inscreveu no Spotify Premium, usou o serviço de cobrança da Apple para se inscrever. Infelizmente, não aceitamos mais esse método de cobrança como forma de pagamento.
Se deseja manter a sua assinatura Premium, precisará assinar novamente após o fim do seu último período de cobrança e sua conta for movida para a conta gratuita
A mensagem que está a ser enviada a estes poucos utilizadores que ainda estão neste modelo é clara. Devem abandonar a App Store e a Apple e passar a estar registados diretamente no Spotify ou a conta será passada para o modelo gratuito.
Curiosamente, esta mudança não é necessariamente negativa. Ao mudar da App Store para o Spotify, os utilizadores deixam de pagar os 3 dólares adicionais que estavam a ser cobrador, para suprir os 30% de taxa que a Apple cobra.
O mais provável é que o modelo de negócio da Apple venha a mudar em breve, fruto das alterações impostas pela UE. Nesse momento tudo será alterado e as novas lojas que surgirem vão permitir que os utilizadores registem e tenham preços mais em conta.
Este artigo tem mais de um ano
Desde 2016 que a app Spotify está na App Store sem permitir pagamento de comissões à Apple (tal como a Netflix).
A exigência da Apple é que a app não fizesse recomendações para fazer a subscrição e pagamento por fora, diretamente à Spotify. Quem quisesse fazer a assinatura que descubra sozinho, através de pesquisa na web. Em e-books, como o Kindle, é o mesmo. A Spotify deu por paus e por pedras com isto (e mais as vantagens que a Apple tinha por ter uma app própria – Música). Parece-me que a exigência da Apple é equilibrada – não ganha nada com as subscrições do Spotify feitas depois de 2016 e ainda tem que fazer favores?
As pretensões da Spotify, incluindo o fim das comissões na App Store não têm sido atendidas pela UE e outros países.
Agora lembrou-se de cancelar as subscrições que havia antes de 2016 em que havia pagamento de comissões à Apple. É um faz de conta.
Um streaming fraco e falido.
???
Diga-me pf se alguma vez o mesmo deu lucro…
Tanta azia com o Spotify… Diga-me pf que casos conhece em que a ausência de competição beneficiou o consumidor final.
Acha que o seu serviço de eleição (seja ele qual for) seria melhor (ou igual) se não existisse o spotify?
Confesso que sinto alguma dificuldade em entender o conceito de fazer uma escolha e depois sentir uma necessidade irresistível de apedrejar as escolhas dos outros, como que se a minha escolha fosse a única válida e a dos outros apenas merecedora de escárnio.
E agora a Spotify começou a cobrar 6,99 + impostos