O Spotify é o concorrente directo do Apple Music. Ambos os serviços de streaming de música da Internet procuram ser os mais usados e para isso a Apple parece ter uma vantagem única!
Segundo as acusações do Spotify, a Apple estará a usar várias armas para que este serviço fique para trás e não consiga oferecer o melhor aos seus utilizadores.
A acusação do Spotify
A acusação do Spotify à Apple assenta num único pilar. Segundo a Spotify, a Apple está a recusar a actualização na Apple Store da sua aplicação, procurando obrigar a que sejam pagos os 30% de subscrição do serviço de streaming.
Esta área de serviços é cada vez mais importante para as receitas da Apple e o Spotify tem tentado tudo para que os utilizadores subscrevam o serviço fora do iOS e da Apple Store, para assim o conseguirem tornar mais barato sem dar qualquer valor a ganhar à Apple.
Claro que a ausência destas actualizações acaba também por beneficiar indirectamente a Apple noutro campo, o que concerne à concorrência que é feita ao Apple Music, o seu serviço de streaming. Sem o Spotify a conseguir oferecer o máximo, os utilizadores acabam por escolher o serviço da Apple.
As práticas concorrenciais da Apple
O Spotify quer levar esta acusação o mais longe que conseguir e, por isso, enviou uma carta aberta a vários membros do congresso, relatando as práticas menos claras que a Apple está a usar e procurando sensibilizá-los para o impacto destas medidas.
This latest episode raises serious concerns under both U.S. and EU competition law. It continues a troubling pattern of behavior by Apple to exclude and diminish the competitiveness of Spotify on iOS and as a rival to Apple Music, particularly when seen against the backdrop of Apple’s previous anticompetitive conduct aimed at Spotify … we cannot stand by as Apple uses the App Store approval process as a weapon to harm competitors.
A Apple, para já, alega que o Spotify está a violar as regras de modelo de negócio da App Store e que se quer ver as actualizações da sua aplicação lançadas, deve passar a usar as vendas dentro da aplicação e a subscrição através do iTunes.
Com mais de 30 milhões de utilizadores Premium, o Spotify é ainda o maior serviço de streaming da Internet, deixando o serviço da Apple bem longe. No início do ano, o Apple Music contava apenas com 10 milhões de utilizadores, devendo por agora estar perto dos 15 milhões de subscritores pagantes.
Esta não é uma guerra nova e tomou já várias formas. A Apple está decidida a eliminar toda a sua concorrência e depois de ter tentado conseguir realizar esse seu desejo através das editoras, procura agora fazê-lo directamente no seu campo, nas aplicações para iOS.
Leia e conheça 7 dicas para usar melhor o Spotify