RedQuits – Fechar a Janela no Mac como no Windows
Quem utiliza Windows sabe que o X, o botão vermelho no canto superior direito serve, quase sempre, para fechar as aplicações.
No Mac OS X não é assim, em quase todas as aplicações o que este botão faz (colocado desta feita no canto superior esquerdo) é "minimizar" a aplicação e fecha a janela.
Existe uma ferramenta que "obriga" no Mac OS X as aplicações a encerrar, imitando o comportamento do Windows.
Chama-se RedQuits e é gratuita.
No Mac OS X, quando clica no X no canto superior esquerdo (ou se usar o command-w) a janela fecha mas a aplicação não desliga, salvo algumas excepções. Essas aplicações estão ainda activas e a consumir recursos da máquina, estão ainda carregadas na RAM do sistema operativo. Se pretender desligar efectivamente uma aplicação, terá de ir à barra de menus e seleccionar Sair [nome da aplicação] ou pressionar command-Q.
Então temos o RedQuits que irá alterar esse comportamento. Depois de aplicar esta ferramenta, tudo terá o comportamento que se espera, no X será sempre para desligar a aplicação activa. Claro que existem várias aplicações que deixam e trabalham com multiplas janelas, Se activar a opção Quit only when 1 windows is left for that app somente quando estiver uma janela aberta dessa aplicação é que será encerrada literalmente. Caso contrário apenas fecha a janela activa.
Para alterar esse comportamento veja as acções possíveis nas preferências do RedQuits.
RedQuits necessita que esteja activa a opção de acesso aos dispositivos auxiliaries, para isso vá às Preferências de Sistema, no grupo Pessoal, clique no ícone Acesso Universal e active a acessibilidade à API.
A aplicação é leve e pode iniciar automaticamente com o sistema, como corre sem interface gráfica, funciona como um serviço auxiliar. Para activar esta opção active essa função também no painel das preferências da aplicação. Caso pretenda voltar ao comportamento normal, basta desactivar a função.
Existem alguns comportamentos que podem parecer estranhos, principalmente para quem passa do Windows para o Mac OS X e com esta ferramenta, na minha opinião, podemos devolver a "normalidade" à opção fechar. Experimente.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6 +
Download: RedQuits 2.0 [180KB]
Homepage: RedQuits
Este artigo tem mais de um ano
Há já algum tempo que procurava uma aplicação desta, muito útil, obrigado, só me falta uma que ainda não consegui, adicionar um novo documento de texto ao menu de contexto no OS X Lion como no Windows…dava muito jeito.A aplicação que usava no Snow era um Fruitmenu, um espectáculo de aplicação, mas infelizmente não é compatível com o Lion.
Caro Vitor, o botão vermelho em Mac OS não minimiza a aplicação, fecha a janela. Cumprimentos
Fecha? 🙂 se tu o dizes (fecha a janela mas “minimiza” a aplicação… pronto…)
Sim, fecha a janela.
🙂 pois a janela…. minimiza-a, pois a aplicação continua activa…
E não foi isso que o Ricardo disse? 🙂
Ele corrigiu bem. O botão vermelho, ao contrário do que diz no artigo, não minimiza a aplicação, fecha a janela.
Sim fecha a janela mas minimiza a acção da aplicação verdade? Lá não dizia que minimizava as janelas, dizia que minimizava as aplicações.
Mas ok… complementa-se, fecha as janelas e minimiza a aplicação, não a desligando.
Não Vitor, não minimiza a aplicação. Depois de fechares a janela, se olhares para o menu superior, a aplicação que está activa e seleccionada é a mesma. E podes continuar a trabalhar nela.
Bónus Betclic não percebi. A aplicação continua activa sem a janela que a fechaste, então não está apenas minimizada à espera que a voltes a chamar?
Penso que não está errado o que eu disse, eu não disse que a janela ficava minimizada, disse que a aplicação ficava minimizada… se não está minimizada, como estará então?
Vitos, o botão vermelho fecha a janela mas não termina a aplicação (processo). No Windows termina…
Sim, fecha a janela mas a aplicação continua activa, nalgumas aplicações, existem outras que desligam efectivamente.
Caro Vitor, qualquer utilizador que precise de usar esta aplicação não merece ter um Mac pura e simplesmente porque não entende nada de sistemas operativos nem quais são as mais valias que o Mac OS tem em relação ao Win
Claro, se alguém a desenvolveu foi porque alguém entendeu fazer falta. Para mim, não me faz falta, pela máquina que tenho, mas olha que quem tem poucos recursos, e necessita de performance… dá jeito desligar efectivamente as aplicações.
Não sou tão radical como o Zebedeu, mas também acho que esta aplicação não se enquadra em nada no funcionamento do Mac OS.
Se alguém a desenvolveu, foi na minha opinião para aqueles que entram no Mac e não querem largar os vícios do Windows.
Por exemplo e foi o que referi, não vou contra o que ele disse, apenas referi que foi desenvolvida porque alguém necessitou… 😉
Acho que está a haver uma confusão, o botão vermelho não minimiza a aplicação, fecha a janela activa, não fechando, no entanto, a aplicação. Minimizar implicava poder voltar à aplicação no estado anterior o que não acontece.
Pode ser, mas entendo que ela minimiza a aplicação e fecha a janela. Logo se fecha a janela continua com a aplicação activa mas a janela será iniciada de novo.
Não minimiza a aplicação. Apenas fecha a janela. Podes estar a trabalhar numa aplicação sem ter janelas abertas.
Espera 🙂 ele fecha a janela verdade? Minimiza a aplicação porque esta continua em backgroud activa sem interface gráfica verdade?
Então não está minimizada a sua acção?
Não. No menu superior continua activa a mesma aplicação e podes continuar a trabalhar na mesma.
Se fechares a janela de uma fotografia no Photoshop, o Photoshop não está minimizado. Apenas não tem imagens abertas. E podes estar a realizar tarefas sem ter janelas abertas, logo a aplicação não está minimizada.
Bónus Betclic estou a ver o que estás a dizer e eu refiro no texto que nem todas as aplicações têm o mesmo comportamento, por exemplo o iPhoto desliga efectivamente, o Word minimiza e não aparece na barra de menu.. alias, a maioria não aparecem na barra de menu. 😉
Quando não fecha a aplicação, esta continua activa na barra do menu.
Por exemplo, eu posso fechar a janela principal do Mail porque entendo que não preciso dela aberta.
O Mail continua activo e se eu quiser enviar uma mensagem nova, basta fazer cmd+N, ou se quiser criar uma nota faço ^+cmd+N. Não preciso voltar a abrir a janela principal.
A pré-visualização e o Quicktime são dois exemplos de aplicações que abrem sem janelas. Não é por isso que estão minimizadas. Estão activas mas sem necessidade de janelas.
Bónus Betclic como é? “Não é por isso que estão minimizadas. Estão activas mas sem necessidade de janelas.” então não estão minimizadas?
Ok ficamos assim, eu continuo a dizer que está minimizada mas se não o entenderem assim, amigos à mesma 😀
Uma aplicação activa sem a janela, porque esta foi desligada, eu entendo que a aplicação está minimizada e mesmo minimizada a aplicação pode executar tarefas, como acontece no Windows também.
Se mal pergunto, e já que gostas tanto de discutir detalhes, como é que se trabalha numa aplicação sem ter nenhuma janela dela aberta?
Pelo menu ou por teclas de atalho. Já dei vários exemplos em comentários acima.
solução: no icone da aplicaçao que esta na dock, carrega-se no botao direito e prime-se fechar. pronto. simples. verão que a luz indicadora da aplicaçao aberta apaga-se. alem disso, ha interesse de certas aplicaçoes estarem abertas com por exemplo o Messenger e o Mail, com este programa instalado nao as podemos fechar, apenas minimizar, aumentando o tamanho da dock. que raio de mania de por um mac a imitar windows
Ou simplesmente cmd+Q. O polegar e o indicador assentam que nem uma luva nestas duas teclas.
Tantas aplicações excelentes por falar e falam desta?!
http://www.alfredapp.com/
http://manytricks.com/moom/
http://getcloudapp.com/
http://totalfinder.binaryage.com/
E para quem estuda: http://istudentpro.com/
Todas apps para aumentar a produtividade, sem duvida melhores que a que falam neste artigo.
Excelente. Boas referências. Obrigado.
Fica aqui mais uma sugestão que acho muito útil e produtiva:
http://www.macupdate.com/app/mac/14352/spark
Sim e muito interessante. Algumas que apontaram eu já as referi:
https://pplware.sapo.pt/apple/spark-crie-hotkeys-a-sua-medida/
Mas obrigado, vou aproveitar uma que o “alguem” deixou e não conhecia. Outras já escrevi sobre elas.
Começo a ter um leque interessante de apps para Mac OS X, dentro dos 11 mil posts que já levo.
Já agora deixo duas dicas sobre janelas e aplicações:
cmd + H para esconder a aplicação ou cmd+alt+H para esconder as outras aplicações.
Clicar num icon na dock, de outra aplicação com a tecla alt premida, selecciona/abre essa aplicação e esconde as outras.
Mac e Mac Windows e Windows. Nao vamos misturar as coisas. Se alguem tem MAc e ta com saudades do Windows volte para la. E por isso que existem essas diferencas. Eu sei que ha habitos que sao dificeis de perder. Tudo uma questao de habito. O meu Mac tera de continuar a ser Mac e o meu Windows quero que seja Windows. Nao quero andar a emular numa coisa aquilo que nao e.
😀 sim é isso teoricamente, mas não é assim efectivamente e por essa razão, a própria Apple dotou o Mac OS X com algumas funcionalidades copiadas do Windows.
Caso o que disseste fosse inteiramente verdade, a Apple seguiria esse caminho, mas como a Apple também o Linux está a fazer o mesmo, a dotar as distros de ferramentas e de acções windows like, para familiarizar o utilizadores. 😉
Por isso esta aplicação e outras do género fazem sentido tal como as funções hoje embutidas nativamente o fazem.
O resto é teoria, com alguma verdade diga-se, mas teoria.
A ideia é facilitar.
Pois, só que a funcionalidade sempre existiu. Clicar no icon da dock e selecionar “Sair”, clicar no menu principal e seleccionar “Sair”, ou simplesmente cmd+Q.
E com esta aplicação está-se a perder uma funcionalidade do Mac OS que é fechar janelas sem encerrar a aplicação.
Cmd + Q resolve…
a sério aplicação é gira mas inútil.
Em vez de andarmos a instalar “coisas” no mac, que não fazem falta nenhuma.. aqui ficam alguns atalhos que podem fazer: Cmd + W – Fecha a janela, tal e qual como o botão vermelho, mas a aplicação não fica minimizada.. (podemos ver que a barra superior tem os menus da aplicação), para tal utiliza-se o Cmd + H. Se querem fechar por completo a aplicação usem Cmd + Q. Mac é diferente de Windows.. ao princípio estranha-se mas depois entranha-se de tal forma que após 14 anos de usar windows nem o quero ver mais!
Bons dias pplware!
desculpem o offtopic, mas tenho uma questão.
Tnh um macbook mas apaguei uns dados que me faziam falta e queria recuperar essa info, e ha uns tempos o pplware fez um post sobre recuperar info em mac, que era o disk drill mas esse software infelizmente já é pago… Sabem de algum software com a mesma funçao mas gratuito?
cumps
Embora a minha máquina não precise, experimentei na mesma e não funcionou… Ao pressionar cmd+alt+esc vejo que a aplicação continua aberta