Quick Convert – Converta Listas do iTunes para outros formatos
o iTunes não é, na minha opinião, uma aplicação esclarecida. Por mais que o vasculhe de fio a pavio, continuo a achar que a Apple não foi feliz no desenvolvimento deste centro multimédia, centro de segurança, centro de interacção com os iDevices, conversor de conteúdos e uma mão cheia de funcionalidades todas misturadas.
Não tenho dúvidas que é uma ferramenta muito capaz, pois abrange áreas sensíveis que têm como missão preservar dados importantes de cada um dos clientes e utilizadores Apple.
Na minha opinião esta ferramenta deveria ser não uma mas várias, para ser clarividente a sua utilização. Há, no entanto, quem tente dar mais vida a esta aplicação, uma das formas é desenvolver scripts para aumentar a tentacularidade do iTunes, como conversor multimédia.
O Quick Convert é um desses conversores, desenhado em Cocoa-AppleScript para Mac OS X e tem a finalidade de permitir converter as listas de música em vários formatos áudio.
O iTunes tem os seus próprios codificadores e transforma já os conteúdos multimédia nos formatos típicos do sistema operativo. O Quick Convert vai um pouco mais longe ao integrar-se dentro do iTunes, como um applet baseado em AppleScript que permite e auxilia os utilizadores a converter todos os temas de uma playlist em formatos suportados pelo iTunes, tais como AAC e AAC M4B, AIFF, Lossless, MP3 e WAV. Depois de converter podemos criar novas listas de reprodução com o produto final.
A instalação do applet tem de obedecer a uns passos simples, descritos logo no quadro inicial. Conforme pode ver na imagem em cima, temos de começar por criar uma pasta.
Antes de mais tenha a certeza que o iTunes não está a correr em segundo plano, desligue-o mesmo. Agora navegue até à pasta <utilizador>/Biblioteca/iTunes, se for mais simples, abra uma nova janela do Finder, vá à Barra de menus, menu Ir, carregue na tecla opção, ou alt (
) depois clique na opção Biblioteca.
Navegue até encontrar a pasta iTunes, abra e crie lá dentro uma outras patas de nome Scripts, agora arraste lá para dentro o applet Quick Convert.
Feito isto poderá abrir o iTunes e nos Scripts, na barra de menus, encontrará o Quick Convert. No seu menu de listas de reprodução, seleccione uma lista ou apenas um tema e converta.
As opções disponibilizadas são algumas. Pode converter e apagar o original, pode mesmo converter para uma listagem nova. A conversão é rápida e poderá ser uma nova função útil para si.
Em nota de rodapé convém mencionar que desta forma não poderá modificar o bitraite nem a taxa de amostragem, para o fazer terá de ir a iTunes > Preferências > separador Geral > Preferências de importação.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6 ou 10.7
Download: Quick Convert 3.0 [356KB]
Homepage: Quick Convert
Este artigo tem mais de um ano
Vou experimentar para ver que tal se porta :p
“o iTunes não é, na minha opinião, uma aplicação esclarecida.” – melhor eufemismo que se pode chamar a esse pedaço de… cóco??? ainda acredito que o itunes sempre foi desenvolvido ou por estagiários ou pelas senhoras da limpeza da apple… nada contra estagiários e nada contra as senhoras da limpeza… tudo contra esse “software” :S
(palavrão)… tens razão, pensei uma coisa e escrevi outra. É uma aplicação pouco esclarecida.
Escreveste bem: o iTunes não é uma aplicação esclarecida… está certo 🙂
Acho que todas as maiores frustrações da minha vida se deveram ao iTunes… de ser cansativo compreender tudo aquilo.. Por isso é o software menos esclarecido e esclarecedor do mundo!!
o que quis dizer foi mesmo que no meio do mundo que acho fantástico da apple e dos mac’s e iDevices há… o iTunes… que simplesmente é lixo!!!
É engraçado como existem opiniões tão diferentes…
Eu adoro o iTunes! Acho fabulosa a forma de organização das músicas, das “smart playlists”, da sincronização automática com o iPod e da facilidade com que se compram músicas. Já no tempo em que usava Windows, era o meu player favorito.
Realmente este software é muito mauzinho.
Eu por acaso até uso, mas apenas porque tenho de sincronizar o iphone.
Como não costumo ouvir musica no pc pessoal não me faz grande diferença (para isso uso a PS3 ou a TV que lê o servidor DLNA), é só mesmo para sincronizar com o iphone e ouvir podcasts.
Acho que o facto de não ter uma lista “A Reproduzir” em que podemos adicionar o que queremos ouvir naquele momento é uma falha enorme.
No iTunes pode-se criar uma lista com o nome que se quiser e adicionar para lá qualquer música/álbum que se queira ouvir.
Mas porque é que hei-de ter de criar uma lista para depois eliminar?
Por exemplo, no windows media player posso por a tocar o que quer que seja e depois ir adicionando outras faixas à fila de reprodução. Se fechar a aplicação aquilo desaparece.
Acho que é algo bastante intuitivo, lógico e simples de implementar.
OK.
Eu como quando ouço música, selecciono por compositor, album, género, classificação ou por “Lista Inteligente”, nunca senti falta disso.
@Vitor ,
Boa tarde para Windows não sabes de nenhuma aplicação semelhante ?, a minha cara metade tem um ipod touch 2 e um portátil com windows aonde faz a sincronia das musicas que compra na Apple Store , só que o portátil apesar de não ser velho é um Dual core a 1,86 Ghz , quando ela abre o Itunes a memoria dispara e o pc fica lento para ela trabalhar , já tinha pensado em aumentar para 3 Gb porque o sistema é de 32 bits , agora fiquei indeciso com o tópico publicado pelo Pplware que parece possibilita em sistemas de 32 bits usufruir de 4 ou mais Gb , e depois de facto concordo contigo para se aumentar a qualidade de conversão dos diversos formatos é uma treta , se souberes de uma aplicação para windows informa-me sff –
Many thanks
Serva