Vai ser possível trocar a memória SSD dos novos MacBook Pro
Uma das maiores críticas que têm sido feitas à Apple no que toca à linha MacBook é a impossibilidade de fazer actualizações ao hardware que está nestes computadores.
Mas, se até agora era impossível alterar a memória ou o disco destas máquinas, nos novos MacBook Pro a política parece ter mudado e o SSD pode ser trocado.
Há alguns anos que a Apple introduziu uma alteração de fundo às suas máquinas. Deixou de ser possível mudar a memória ou os discos que os acompanham, tendo os utilizadores de escolher de forma muito cuidada as características das máquinas que compram.
Mas a loja MacSales, que vende componentes para actualizações aos Mac, descobriu no unboxing do novo modelo base do MacBook Pro de 13 polegadas que o SSD pode ser facilmente trocado.
Não é um processo directo, como a troca de um disco num MacBook Pro mais antigo, mas pode ser realizado em poucos minutos, abrindo assim a porta a um NVMe SSD (um SSD de diferentes dimensões).
Para o fazer é necessário abrir a tampa inferior do MacBook Pro, um processo que está também mais difícil, e remover a protecção de uma das colunas de som. Há ainda uma fita adesiva muito forte que protege a ligação do SSD à board do Mac.
Infelizmente a memória continua a ser soldada à board e, por isso, não pode ser actualizada. É assim importante que seja escolhido o máximo possível, que no caso destes MacBook está limitado a 16GB.
Para já, apenas foi possível verificar esta situação da troca do SSD no MacBook Pro de entrada de gama, mas o mais provável é que os restantes modelos sejam iguais e permitam a sua troca.
Este artigo tem mais de um ano
Tem sido uma piada esta politica da apple, primeiro deixavam trocar, depois não deixavam com a desculpa do desempenho, agora já deixam outra vez!
Enfim comprar uma máquina de 2500€ e não poder trocar o disco é obra!
A “piada” é pessoas não saberem que sempre foi possível mudar no MacBook Pro e no Air.
Bom dia pessoal, sempre foi possível upgrade de disco em qualquer modelo, excepto no MacBook One.
Eu não entendo como é que não sabem que nos MacBook Pro e MacBook Air sempre foi possível mudar o SSD. É só no MacBook Retina que isso não é possível.
Na realidade é meia verdade, porque as primeiras drives PCIe não eram compatíveis, foi só um tempo depois que começou a ser possível. E no retina continua a ser possível, embora, não seja qualquer SSD PCIe que lá entre.
Disse mudar o SSD… É irrelevante para a afirmação qual a natureza do SSD, cada modelo de MacBook tinha o seu interface e era possível trocar o SSD ou o disco com o mesmo interface.
Só no MacBook Retina (12 polegadas) é que não é possível pois tem o “SSD” soldado.
Sim e ssd’s acima dos 400€
ou não
https://eshop.macsales.com/shop/ssd/owc/macbook-pro-retina-display/2013-2014-2015
Esses ssd’s são para os antigos retina. Para este novo penso que esses não dão. E mesmo assim o mais barato é cerca de 250$
Não disse que eram para os actuais, apenas quis mostrar que há outras empresas que se dedicam a criar SSD à medida dos MacBook Pro, e com outros preços mais em conta (dá abaixo dos 400 euros).
são ssds topo de gama. queres o que?
“Mas se até agora era impossível alterar a memória ou o disco destas máquinas”… se alguma coisa era alterável nos MacBook Pro eram estes componentes.
Nos MacBook Pro Retina não era possível alterar a RAM, já lá vão alguns anos. O MacBook Pro de 2012 (não Retina) foi o último modelo da linha a permitir.
Não sabia obrigado
Esses componentes estavam soldados. Alias, logo na altura que essas máquinas saíram, foi um ponto logo de crítica. Lançamos isso logo na altura a informar.
“a memória SSD…”
Esperava mais de um blog de tecnologia…
memoria ROM, diz te algo ?
Pois, estás sempre a aprender verdade? Nós também e ainda pro cima partilhamos essa aprendizagem.
Então, o armazenamento SSD é também correcto dizeres memórias SSD e até discos SSD. Contudo, SSD (sigla do inglês solid-state drive) ou unidade de estado sólido é um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais. Os dispositivos utilizam memória flash. Por isso é que em muitos lados se usa a expressão memórias SSD.
“A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído.”
Confúcio
Importa-se de explicar a um leigo qual é o problema?
É bom saber que, afinal, a Apple não desiludiu em tudo este ano. Ainda bem que está a voltar à política antiga.
Politica antiga? O disco ssd ja se podia trocar, as memórias RAM é que…
O único MacBook que não permite alterar o HDR/ssd é o MacBook 12″. Todos os outros é possível mudar…
Noticias bem pesquisadas do pplware
https://www.overclock3d.net/news/gpu_displays/apple_s_macbook_pro_will_use_a_proprietary_ssd/1
Nos MacBook Pro anteriores já era um sistema diferente do standard e isso não impediu que surgissem SSDs de terceiros para os MacBook Pro.
Se der para trocar tem que ser por um deles. A Apple não ia facilitar dessa maneira. Em que ficamos pplware?
Mas não ia facilitar como? Basta ver que em muitos casos a Apple não tem como contornar certas coisas. Não faltam componentes compatíveis de terceiros. Neste caso será um NVMe SSD, apenas isso, que, segundo a empresa que citamos no artigo, é “simples” de substituir. Lembrem-se sempre de uma coisa: na fábrica onde a Apple manda fazer os componentes não se faz só para a Apple 😉
Vítor, pode não fazer só para a Apple, mas se o design for proprietario e eles não deixarem copiar é como se fizesse 😉
“NVMe SSD”, é um standard que implica que o SSD usa uma ligação PCIe ao computador (com um protocolo standard). À primeira vista a única coisa “proprietária” é o formato físico da ligação PCIe e o tamanho do SSD, o que não seria impeditivo de outros criarem algo que possa substituir estes SSD, tal como aconteceu nos modelos anteriores que também usavam ligações PCIe não standard.
A história desmente isso. 😉 basta ver no passado os componentes suportados.
“This SSD is an NVMe SSD which uses an Apple-designed SSD controller”
não é “apenas” um NVMe, não usa o controlador standard, logo podes ligar lá outro NVMe qualquer que ele nem to detecta
Mas sabes que é assim? É que nos SSD também era e apareceram compatíveis. Lembras-te dos OWC Mercury Aura Pro Express SSD?
Cada SSD tem um controlador incorporado, se substituis o SSD passa a usar outro controlador. Pela tua óptica não deveria ser possível substituir um SSD Samsung por um da Toshiba, pois os controladores são diferentes
Monica, há anos que os MacBook Pro não têm um interface standard para ligar o SSD, e mesmo assim há outros SSD, que não são da Apple, que podem ser usados nesses MacBook.
https://www.owcdigital.com/products/ssd/aura-mid-2013-and-later-macs-overview
Que espetacular .
Noticia interessante do mundo apple. Inventaram a mudança de SSD só com um simples click.
Bombástico, já não precisamos de ferro de soldar.
Que orgulho……
Pior ainda, se vires o meu comentário acima, o SSD é proprietário, logo não vais conseguir mudar de qualquer maneira, porque não existem SSDs à venda compatíveis xD
Noticias a-la pplware
Não dizes essas inverdade DW 😀 vá lá, vê primeiro o que são os NVM Express. Para quê queres inventar? 😉
Deverias era ler um pouco mais, perceber o que a Apple está a mudar e de que forma. Até hoje, até no modelos em que a Apple soldou as ligações da RAM e dos SSD, apareceu uma forma de expandir esses dispositivos.
Limitaram a RAM a 16 GB, deixam o SSD ser trocado e metem uma barra no teclado oled … novidades brutais!
Daqui a 2 anos adicionam touchscreen como há a concorrência tem há anos e já andará a concorrência com ecrãs AMOLED 5k
lol. O SSD ser trocado não é nenhuma novidade nos MacBook Pro… O MacBook Pro já consegue usar 2 ecrãs 5k ao mesmo tempo, talvez mais útil do que enfiar 5k num ecrã de 15.4 polegadas
consegue?entao e os outros portateis com entradas lightning nao conseguem?? voltamos a perguntar?que é das novidades?? para justificar estes preços?
lightning ?
O problema é que para conseguir usar 1 ecrã 5k é preciso nas versões Thuberbolt desses portáteis, usar 2 ligações thunderbolt para o ecrã, para obter a largura de banda necessária para a norma DisplayPort a essa resolução.
Isto é, terias que ter um portátil com 4 ligações thunderbolt e um bom processador e GPU para conseguir usar 2 ecrãs 5k ao mesmo tempo. Isso não é uma coisa fácil de encontrar nos dias de hoje.
Há tanto tempo que isto é possível nos MacBook Pro…
É importante porque nestes dispositivos a Apple nos últimos anos mudou a sua política, nalguns casos castigando até o consumidor. Por isso, é importante mostrar que há de novo alterações, informação importante para quem poderá a vir ser cliente destes equipamentos.
Vitor, se não és um dos casos, não perceberás a importância.
Mas não houve qualquer alteração na política com os MacBook Pro.
Houve. Então os anteriores a estes novos, os Macbook Pro Retina – que saíram na semana passada – não tinham a RAM soldada e no caso dos SSD não passou a ser uma ligação proprietário e não uma standard?
Os MacBook Pro Retinha sempre tiveram a RAM soldada e os seus SSD sempre usaram uma ligação não standard
Bartolomeu estamos a falar de MacBooks Pro e não da linha Retina. Retina é um modelo do Macbook Pro 😉 logo, tal como afirmei, a política mudou.
Vítor M., o que dizes não faz qualquer sentido! Tu próprio falaste em Macbook Pro Retina e vens agora dizer que não falas?
Há quase 4 anos que é apenas a linha MacBook Pro Retina que a Apple actualiza, há mais de 3 anos que a Apple segue esta política para RAM e SSD, incluindo com o Air. Logo não houve mudança em política com os novos modelos.
Desculpa lá, mas estás a misturar as coisas, é que a Apple mesmo com os Retina, continuou a actualizar modelos sem retina, lembra-te que a linha air só mais tarde recebeu, portanto, a Apple mudou de política nestes últimos anos sim.
uau, isso já parece arte do desenrasca! Então primeiro falavas no MacBook Pro Retina, depois afinal era MacBook Pro, e agora já é para falar no Air? Até já falas que mudou de política nestes últimos anos, já não é sobre mudanças com o novo modelo?
Responde a esta pergunta, o novo modelo de MacBook Pro trouxe alguma mudança nesta política face ao que a Apple estava a fazer com o MacBook Pro Retina?
O Air desde 2012 que já usa um formato de interface não standard para ligar o SSD, e bem antes disso que usa memória RAM soldada.
Lá estás tu a misturar os assuntos. Falei na alteração da política que a Apple vinha a ter na linha dos MacBooks. Tu misturaste os Retina, mas esqueceste-te que há mais computadores para além dos Retina. Afinal já dizes que mudou nos Retina, quer isso dizer que, tal como referi, a política mudou. Queres que te explique por outras palavras?
Vítor M., eu misturei os Retina? O estranho é que foste tu o primeiro a mencionar Retina nesta discussão. Estranho também vires com a lenga-lenga do “esqueceste-te que há mais computadores” quando tive o cuidado de mencionar que o Air já seguia a mesma política, antes sequer de começar a disparar para fora da gama Pro!
A política que a Apple vinha a ter na gama Pro e Air é a mesma que tem agora com estes novos modelos Pro. Negas isto?
Estás amentir. O primeiro comentário foi este:
Tu depois disseste que:
O que é mentira e disse-te que nos Macbook Pro, com a introdução dos Retina, a Apple mudou a política. Pois entes não tinha a mesma política até entrar os Retina. Contido, para te explicar, que parece que demoras a perceber, a Apple nos outros segmento não seguiu de imediato a mesma política que colocou nos Retina, inclusive, como podes ver, há produtos com e sem retina com diferentes políticas quanto à alteração de componentes.
Como tu próprio confirmas (dás uma no cravo e outra na ferradura) actualmente a Apple já colocou a mesma política que tinha alterado numa gama e estendeu-a a todos, inclusive ao Macbook 2015. Quem está a negar a realidade és tu 😉
E este assunto fica por aqui, para este peditório já dei 😉
“começar” – – começares
Estou a mentir onde? Tens muita piada em querer deturpar aquilo que outros dizem, e negares-te a responder às perguntas que coloco e que claramente põem em causa a história que queres dar.
Será suposto ignorar que disseste:“Por isso, é importante mostrar que há de novo alterações, ”? Não há novas alterações neste aspecto com os novos MacBook Pro (nome oficial actual) face a gama Pro Retina! Negas?
Como já te disse, para esse peditório já dei 😉 eu tenho a minha opinião, baseada na conduta da empresa, tu entendes de outra forma… e está tudo dito!
Vítor M., isto não tem nada a ver com opiniões, está-se a falar de factos claros que desde o início apresentei, mas que por algum motivo não queres assumir…
Mais uma porta proprietaria…
não. a porta, pelo que li noutros sites, é compativel com a tecnologia SSD que a intel planeia lançar este ano. eles preparam-se para isso.
É possível alterar somente a memória do ssd? sim ou nao? quais modelos são compatíveis?
Sou leigo no assunto, e gostaria de saber qual modelo de Macbook eu consigo atualizar a memoria? 2014 consigo atualizar?