PplWare Mobile

Porque é tão caro um iPhone?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Rafael says:

    É porque você não viu o preço aqui no Brasil…Aqui é caro!

    • David Guerreiro says:

      Este comentário foi removido.

      • Ruben says:

        Que coisa mais estupida de se dizer…

      • dmc says:

        e aqui não?
        O problema é que cá os pais ganham 500€ e poupam a vida toda, para mimar os meninos que querem gastar 700€ num telemóvel.

        • Darth says:

          Achas mesmo que um pai que ganha 500€ vai comprar um iphone por 700€? Baseias-te em cliches so quando falas de telemoveis, ou fazem parte da tua visao geral do mundo?

          • Paulo Lobão says:

            Aconteceu-me numa fila nos CTT! Uns jovens iam “levantar” o RSI (rendimento social de inserção) e ostentavam com orgulho os seus iPhones! Por mim tudo bem, porque não? Ninguém disse que foram comprados, tb é verdade!

      • int3 says:

        Não é isso. A moeda deles é super desvalorizada. Por isso fica caro comprar com o Real ao dolar ou euro ou libra que são moedas muito caras.
        Ao contrário acontece a china ter a moeda como o real e assim fica às moedas caras comprar “barato” a estes países. Quem tem moeda assim muito barata é quem quer exportar muito e nao precisa de importar. Nós como produzimos menos que importamos temos que ter uma moeda muito cara para conseguir comprar coisas baratas e abater esta perda com as nossas poucas exportações.

      • macid says:

        não troco um samsung por esta coisa do iphone e mais barato e não fica nada atras o que ouje e moda amanha já passou todos os dias sais modelos novos para que gastar tanto com esta coisa

    • Gustavo Dezen says:

      Aqui no Brasil é o preço de um rim!

    • madmadeira says:

      existe apenas um preço em que as quantidades procuradas e oferecidas se igualam – é o chamado preço de equilíbrio. Se as pessoas compram é porque concordam com o preço não estamos propriamente a falar de um bem de 1º necessidade a apple está apenas a seguir o mercado. Se as pessoas não comprassem a empresa baixava o preço tal como quando querem escoar stock dos telemoveis de modelos anteriores. Por isso dizer que é caro só depende do bolso de cada um e é uma opinião que não se sobrepõe á vontade do mercado.

  2. Rui says:

    Ainda faltam aí algumas coisas. Só o IVA acresce 23% no preço, depois tem a taxinha dos Gb por conta da cópia privada, temos de considerar também margem para os revendedores.

  3. ssilva says:

    Só uma pergunta, afinal quanto custa um iPhone nos estados unidos? Sem planos com operadores associados, preço final quanto é? É que na nos Estados Unidos vê-se toda a gente praticamente com iPhones e IPads, para eles deve ser bem mais barato digo eu.

    • David Guerreiro says:

      Não é apenas questão de serem mais baratos, mesmo que custem o mesmo que custa em Portugal, o salário médio nos EUA é cerca de 770 dólares por semana, ou seja, mais do que muitos de nós recebem num mês. Até um imigrante recebe facilmente 500 dólares semanais.
      Daí que é bem mais fácil para um americano ter um iPhone.

    • Joana Castro says:

      O preço, sem impostos, nos EUA, é de $699, ou 630.808€

      O preço cá, tirando o IVA de 23%, é de 608.943€

      Nos EUA, eles pagam mais impostos sobre os rendimentos, e menos sobre as compras, aqui é ao contrário.

    • Ruben says:

      Outra vez a mesma coisa!

      Nos EUA, os preços são sem impostos! Variam de Estado para Estado!

  4. millers says:

    o povo paga na mesma. seja caro ou muito caro

  5. Marco says:

    ainda falta o custo com I&D.

  6. João Guerreiro says:

    Só a Apple é que tem esses custos “extra” pelos vistos. Mais nenhum fabricante inova ou inventa, ou faz marketing… É que até parece que com isso tudo a Apple sai a perder com cada smartphone que vende. Por isso é que a Apple tem prejuízos brutais!

    • Joao says:

      A apple tem custos que outras marcas pura e simplesmente não têm. A apple tem de desenvolver e optimizar o seu SO de raíz, não pega num produto semi-acabado (android) e insere uma skin e umas apps. Os custos de distribuição também são muito mais elevados do que marcas que apenas disponibilizam os seus dispositivos online.

      Concluindo, sim, existem custos que apenas a Apple tem e que são muito mais reduzidos que outras empresas

      • Ricardo M. says:

        O sistema ta feito desde o iphone 3g, umas mudanças visuais aqui e acola, acrescenta algumas melhorias aqui e acola, ainda não houve uma revolução total no sistema. Da maneira como falas, parece que todos os anos fazem um ios novo.
        Enfim. A Apple é das que menos muda de um ano para o outro comparado a outras marcas.

        • JBM says:

          cada um. A Apple num trimestre actual gasta mais em desenvolvimento do que no conjunto de todos anos para o desenvolvimento do primeiro iPhone, provavelmente mais que o conjunto dos dois primeiros iPhones.

    • Marco says:

      queres dizer que uma marca que pega em Android, monta um telemóvel por catalogo (ate tu podes ser essa marca), vai ter os mesmo custo da Apple, da LG, da Samsung ou até mesmo duma Xiaomi?
      A xiaomi é um paradoxo…

      • Joao says:

        Exactamente, não existe nenhuma marca que gaste tanto em desenvolvimento de software (tirando, talvez, a Windows) como a Apple

      • J T says:

        A xiaomi nao é um paradoxo, são subsidiados pelo governo chinês e só vendem na china, o preço que fazem é sem impostos e nao pagam copyrights como a Samsung, apple, Sony, etc. Por isso custa tão pouco.

    • Wistfultale says:

      Queres mesmo falar sobre isso? Vira a cassete, já está mais que na hora…

      https://pplware.sapo.pt/apple/lucros-da-apple-voltam-a-bater-recordes-neste-trimestre/

  7. LG says:

    Na minha opinião creio que o custo adicional no fábrico, caixa e transporte do equipamento é irrelevante para definir o preço elevado do iPhone, afinal outras marcas submetem-se ao mesmo (e muitos de fábrico mais caro que foxxconn).

    iOS está mais que explicado afinal é software proprietário.

    Marketing e Publicidade: Está mais que dito que a Apple é lider no que toca estratégias de marketing. Mas buscar receitas extras, elevando o preço do iPhone diria que é injusto pois os utilizadores afinal “pay what you get for”?

  8. John says:

    Porque é que o preço em Portugal é o mais caro da Europa ? A resposta é relativamente simples: Quando tens uma comunidade completamente cega pela marca, chamada de “fanboys da apple”, podes pedir o preço que te apetecer que eles pagam e nem se queixam. Vão logo mostrar ao pessoal o quanto “cool” é o novo produto apple que acabaram de comprar. Nos outros países, parece haver gente um pouco mais inteligente e por isso o preço é mais baixo. Essa é a grande diferença ..

    • David Guerreiro says:

      É um pouco como a BQ está a querer fazer. Aumenta por cá os preços, sabe que a malta compra e não se queixa. É a lei da procura e oferta, se há procura aumenta-se o preço para meter mais algum ao bolso.

    • JBM says:

      será? Em Itália o preço de venda ao público é mais alto do que cá. Na Irlanda é o mesmo.
      Se não houvesse IVA até seria mais barato em Portugal do que na Alemanha.

    • RaCcOn says:

      Oh santa inteligência, depois ainda dizes que parece haver gente pouco inteligente?

      Parece que és mesmo um dos pouco inteligentes.

      Ora vejamos.

      Irlanda — iPhone 6S 16Gb – 759€ (617.07€ sem IVA (23%) )
      UK — iPhone 6S 16Gb – £539 Aprox. 753€ (627€ sem IVA (20%))
      Espanha — iPhone 6S 16Gb – 749€ (619€ sem IVA (21%))
      França — iPhone 6S 16Gb – 749€ (624€ sem IVA (20%))
      Portugal — iPhone 6S 16Gb – 759€ (617€ sem IVA (23%))

      Podemos então concluir que o preço do iPhone é mais ou menos o mesmo em todo lado, tirando no UK e França onde a diferença é um pouco maior (dos exemplos que dei).

      Agora se disseres que os impostos em Portugal são mais altos que causam que o equipamento seja um dos mais caros da UE, aí concordo contigo…

    • Hugo says:

      O preço em PT não é o mais caro da Europa.

      Em países com IVA superior ou igual ao de PT, iphones são mais caros, por exemplo Dinamarca (780€), Hungria (800€), Suécia (803€), Finlandia (759€)

      Antes de carregar no botão de post, que tal fazer um pouco de pesquisa?

  9. Mikes says:

    “Porque é tão caro um iPhone?”
    Porque pode!! Porque o tipo de cliente, o posicionamento de marketing, posicionamento da marca, etc., permite a Apple, basicamente, pedir o que quiser pelo iPhone.
    Até podiam gastar só 50€ com material… o cliente não quer saber disso. Quer é ter a maçã.

    • Rui says:

      Que comentário mais redutor

      • Mikes says:

        A Apple sempre se posicionou como marca de topo de gama, portanto, o preço final ao consumidor tem de reflectir isso, tem de ser caro independente do preço de custo.
        Nem percebo esta discussão.
        A Apple faz o seu preço, tem alta aceitação no mercado mesmo que apresente preços inflacionados. Se resulta e a posição é solida, para quê mudar?

        • Rui says:

          “Até podiam gastar só 50€ com material… o cliente não quer saber disso. Quer é ter a maçã.” – Errado, o cliente quer qualidade, não quer só ter a maçã. Para gastar dinheiro em algo que não sabe se funciona como esperado tem no mercado inúmeras opções. O cliente não é burro como o queres fazer passar.

          “A Apple sempre se posicionou como marca de topo de gama, portanto, o preço final ao consumidor tem de reflectir isso” – Evidente, mas isso é com qualquer marca, mercedes, bmw, audi, etc, tem padrões de qualidade completamente diferentes de um dacia.

          “tem de ser caro independente do preço de custo” – Isso é só a tua voz interior a dizer que não gosta da Apple 😉

  10. JN says:

    Para não falar do efeito psicológico que joga sempre a favor:
    Se é caro é porque é bom. Logo, quanto mais caro mais vende…
    Em marcas que já têm uma imagem consolidada no mercado, como é o caso, este efeito resulta e permite ganhar mais uns milhões para além do que ganhariam a cobrar o preço justo com o lucro justo.

    • David Guerreiro says:

      Exato, se outra marca pegasse num iPhone tirasse a maçã, metesse outra marca qualquer e vendesse por 200€ ninguém queria, era logo apelidado de chinesice barata, etc.

  11. Eu says:

    O marketing diz tudo! Seja barato ou caro alguém vai ter sempre uma maçã no bolso!

  12. Bruno Costa says:

    E os avultados lucros que o iPhone gera? Também contam. Certo?

  13. Pedro Gonçalves says:

    Ora bem…

    Começa assim: Não é correcto dizer-se, como tantas vezes já se ouviu dizer: como é possível um iPhone ter um custo de produção de 200 euros e custar 700?

    A meio do texto, no somatório, percebe-se que o preço é 236,00 US$ que à data de hoje é 236 DÓLAR DOS ESTADOS UNIDOS(USD) = 213,362 EURO (EUR). Tendo em conta que já passaram cerca de dois meses desde o lançamento e desde então o € depreciou podemos aferir que é um pouco diferente dos 200€ que referem. Nisso têm razão mas 225, que seja, faz assim tanta diferença que justifique? Os orçamentos de marketing, por exemplo, são aprovados anualmente e não são feitos especificos para um produto porque o budget já inclui estes “produtos estrela”.

    Mais algum ponto?

  14. Nuno José Almeida says:

    Preço valor

    Custa esse preço porque o mercado está dispostos pagar por ele. O preço de um bem não está relacionado com o custo deste.

    https://www.facebook.com/notes/carlos-hilsdorf/a-diferen%C3%A7a-entre-pre%C3%A7o-e-valor/348976405214195

  15. Full says:

    É caro porque as pessoas compram !!!
    Façam como eu, não comprem e verão se o preço não baixa 😉

    Não se trata de ser o iphone, trata-se de mercado. Quando um produto tem muita saída, a tendência é o preço subir, isso já não é novo !

  16. smith says:

    Qualquer um tem um iphone. Basta ter NOS, MEO, VODAFONE. Da uma entrada de cento e poucos euros e fica a pagar 2 anos por um smartphone que faz tal e qual o que os outros fazem. Mas claro a vaidade é cara, por isso a quem goste de se armar na rua e aos amigos. olha João, tenho um iphone, foi o meu pai que fez um contrato com a nos. depois perde o iphone. O contrato continua e vai ficar com um novo dono o iphone caro mas barato para quem encontra. Pois nao é roubo encontrar algo que está perdido.

    • Hugo says:

      > Pois nao é roubo encontrar algo que está perdido.

      Errado! Código do direito civil, titulo II, artigos 1323 e 1324.

      1. Aquele que encontrar animal ou outra coisa móvel perdida e souber a quem pertence deve restituir o animal ou a coisa a seu dono, ou avisar este do achado; se não souber a quem pertence, deve anunciar o achado pelo modo mais conveniente, atendendo ao valor da coisa e às possibilidades locais, ou avisar as autoridades, observando os usos da terra, sempre que os haja.

      Se continuares a ler, vais ver que durante um ano, e assumindo que foram feitas tentativas razoáveis de encontrar o dono, não és dono do que encontraste.

  17. Alex says:

    Não acho que o IPhone seja caro dado o preço de produção. Se incluirmos ainda o custo de R&D e marketing ainda conseguem tirar grandes lucros.

    O bom exemplo é preço do café. O preço que se paga por vezes chega a estar inflacionado uns belos 800%!!! Acho isto mais revoltante que o preço do IPhone, mas isso sou eu.

    • Rogerio says:

      Sinceramente? Prefiro ter dinheiro para o pequeno almoço e um café em vez de estar a dormir com o iPhone. Hahaha!
      Qualquer smartphone acima de 300€ para mim é um exagero, já que é mais de metade que o ordenado mínimo.

      Mas como é claro, quem ganha ordenado mínimo é POBRE para os donos dos iPhones do Pplware, por isso não têm direito a ele.

      Eu mesmo que tivesse dinheiro, não comprava um iPhone pura e simplesmente porque não gosto. Prefiro ser diferente dos outros e ter algo que eu gosto, prefiro e que não vai ser um debate interno diário do género “odeio-te, nem sei porque fui capaz de gastar dinheiro em ti”, ou “não fazes nada que o meu Huawei não fizesse, e fui gastar 2x mais contigo”.

      Pode ter lags mínimos, pode não ter a melhor câmara do mercado, mas a verdade é que usar o meu smartphone para e-mails, fotografia, redes sociais, jogos, comunicações normais e trabalho faz valer o preço dele em muito.

      E não crasha, não reinicia, não bloqueia. Tem lag ocasional na animação (o mesmo que alguns iPhones têm).

  18. Realista says:

    Podem fazer as contas pelo inverso.

    A margem de um revendedor é de 75~100%, logo sobra um preço de €300 para logística e produção.
    Os custos de logística rondam os 5~10% de venda do produtos EXW.
    €270 Preço EXW

    Não devo estar a falhar por muito… e sabendo que a apple tem as lojas para venda dos seus produtos fica com a parte de leão = Retalho.

    • Realista says:

      Preço software: €40~50
      Componentes: €230 – ao qual subcontrata.

      • JBM says:

        preço software 40 euros? onde é que vais buscar tal coisa?
        Os custos directos com os aparelhos rondam os 300 euros, e isso é só o que envolve produção. O desenvolvimento do software entra noutros custos, os operacionais.
        Vais às contas da Apple e vês que todos os custos somados dão cerca de 70% de peso no volume de negócios, à excepção dos impostos.

        • Realista says:

          300 já com software, as normas de contabilidade não te permitem contabilizar um produto acabado sem incluir o software, até porque o aparelho não funciona sem isso, logo não é imputado o software como produto acabado. 🙂

          • JBM says:

            falso! Lê um relatório de resultados operacionais da Apple e lá vais ler que os custos de desenvolvimento do software usado nos aparelhos já foram contabilizados nos anos anteriores nas despesas de R&D.
            É um custo interno de desenvolvimento e não uma despesa fixa por aparelho paga a outra entidade, por isso não entra como um custo bruto, mas sim como um custo operacional.
            A Apple é que tem que deferir uma pequena parte da receita para anos posteriores por causa de upgrades de software, mas isso não altera a classificação da despesa e nem sequer a Apple retira esses deferimentos das receitas anunciadas.

          • JBM says:

            afinal tens em parte razão. Encontrei outro relatório onde são mais explícitos e indicam que amortizam os custos directos de desenvolvimento dos sistemas operativos ao longo dos anos seguintes ao lançamento, como custos de venda.
            Mas isso também quer dizer é que não é um custo fixo por aparelho – o custo por aparelho depende do número de aparelhos vendidos, e tb quer dizer que os custos contabilizados no momento dependem dos custos que estão a ser amortizados de versões anteriores do sistema operativo

      • Tipo says:

        Software: 40~50€? Enfim

    • BG says:

      Não percebo essas contas, para quem não sabe fica a informação…… tanto os smartphones como os pc’s as margens de lucro das lojas cifra-se em 20 a 30€ …… não acredito que os revendedores tenham margens superiores…… já nos casos das lojas Apple é diferente pois é tudo lucro, o problema é que ter uma loja tem custos altíssimos também…..

      • Marco says:

        em portugal não tens lojas Apple a não ser a loja online, e no não online são revendedores autorizados, cá em PT.

      • Realista says:

        €20, €30 ???

        Conforme disse em cima, com uma margem de €30 sobre o pvp, em 100 iPhones vendidos (a €700) significava um ROI de 5% e um investimento de 72 mil euros, sse, os vender todos! Se deixar 4 unidades para vender não tem lucro… Têm juízo.

        És troll ou ingénuo.

    • RM says:

      Não digo que não haja excepções, mas… Em produtos tecnológicos (telemóveis, portáteis, etc) normalmente a margem não passa o intervalo 50-70%. Eu via qual o preço de custo e o de venda nesses produtos nos grandes retalhistas quando por lá andei a trabalhar.
      Ainda assim, há uma GRANDE diferença: essa margem é muito bonita na maioria dos produtos, mas a Apple não vacila nisso e nos produtos Apple a margem é bem mais baixa. Sempre que havia promoções de desconto directo ou dias sem IVA ou similares, nunca abrangiam Apple (e continuam a não abranger). Porque achas que é?
      Num iphone 6 de 568€ (PVP com iva: 699€), o preço de custo andava à volta de 450€. Logo, menos 10% para logística (é menos, mas assumamos isso), 405€ que vão para a Apple. Sejam 400€. Se for vendido pelas lojas físicas ou online deles, vão 568€ para eles.
      Agora até vai mais, já que começa em 759€…
      Por aqui se percebe de onde ver o lucro recorde deles.

      • Realista says:

        Os acordos comerciais variam.

        Por norma as grandes superficies “enviam” esse custo com promoções para o fornecedor (através de descontos de rappel – lido diariamente com eles), no entanto a Apple está numa posição de negar a aceitação desses contratos – não necessita deles para vender e tem posição dominante no mercado. Mas se reparares há também outras marcas que não entram em promoção nessas lojas. a apple a única.

        E sim, a fatia de leão dos lucros é no retalho. 🙂

    • Marco says:

      no max dos máximos as lojas ganham 20%. Em alguns produtos Apple ganham 5%, yep isso mesmo 5%.

      • Realista says:

        Yep, 20%… estas condenado a falir.

        • Marco says:

          as empresas neste momento não sobrevivem da venda, mas sim dos serviços associados, vamos falar de um modo geral, troca de eram, substituição de discos, reparações, formatações, backup de dados. Se pensas que se sobrevive da venda de hardware está muito enganado. Posso-te dizer que em media as empresas que te vendem hardware ganham cerca de 10% do preço final, e muitas vezes ganham menos para não perderem a venda e ganharem depois nos serviços.

      • s says:

        já deixei em cima, com imagem, qual o preço que vai para a revenda.
        quem está dentro do assunto sabe perfeitamente da realidade e das margens que são praticadas.
        (obviamente não vou partilhar as tabelas, nem as credenciais de acesso as plataformas de revenda, apenas deixei de 3 casos, para que possam ver como realmente é)

        há pessoas que tem a ilusão que vender este tipo de equipamentos dá mundos e fundos mas a realidade é outra.

        o que da uns trocados são os acessórios, os contratos associados(que obviamente dá mais €), os seguros que se impingem na venda(como se ve nas grandes superficies).

        Deixo novamente os links:
        (imagem) http://postimg.org/image/8iatek561/
        (imagem) http://postimg.org/image/9o32cfn7b/

        • Marco says:

          Não tinha visto as imagens, mas obrigado por partilhares
          Fazendo contas 759(PVP) – IVA = 617 – 605 = 12 euros, estamos a falar de 5% de margem de lucro.
          Mas pelo que sei a margem não é igual para todos os produtos, volto a frisar, produtos, nem tudo é hardware ;-).

  19. LG says:

    Sinceramente se fosse um fanboy sentia-me mal saber que grande parte do dinheiro que paguei por um hardware foi desviado para fins de marketing e não no produto em si… Afinal outras marcas também passam por estes processos mas a Apple é lider em marketing. Se pelo menos a Apple desse por cada iPhone mais 1$ de bónus aos escravos chineses, seria uma melhoria enorme. Mas a Apple nunca fez donativos de nada para ninguem

  20. David Guerreiro says:

    Nem todos têm preços mais baixos, é só ver a Samsung que pratica preços muito parecidos.

  21. Rui C says:

    A qualidade paga-se.
    Quem pode compra , quem não pode procura alternativas mais baratas em qualidade e preço.
    Até parece que a Apple vos aponta alguma arma para comprarem.

    • alkjsdlkajsd says:

      uma pequena correção “Quem escolhe comprar, compra” 🙂 eu por exemplo escolhi não comprar, optei por um Edge, mas cada um é livre de comprar o que quiser 🙂

    • Roque says:

      “A qualidade paga-se.” .. .. sim mas á limites para todo … mas lá está “quem não pode procura” … há de haver sempre que paga para mostrar a etiqueta .. sim sim com qualidade , mas pagas a etiqueta bem cara … opções de vida …

    • millers says:

      a qualidade paga-se, mas quando a apple aumentou os preços destes novos iphones, foram todos reclamar dos preços altos

    • Fernando says:

      Rui C
      A qualidade paga-se.
      Quem pode compra , quem não pode procura alternativas mais baratas em qualidade e preço.
      Até parece que a Apple vos aponta alguma arma para comprarem.
      +1

    • david.pt says:

      estas a pagar a qualidade do marketing….

  22. João Costa says:

    Sou gajo para dar 5€ por um iphone 😛

  23. Balearic Soul says:

    Acho imensa graça quando se tenta justificar o preço demasiado alto do iPhone. Não esquecer que outras marcas, como a extinta Nokia ou a Huawei, por exemplo, faz equipamentos com o mesmo custo de produção e vende-o a um preço muito mais justo. Afinal de contas, as fábricas que montam o iPhone, Pegatron e Foxconn, são exatamente as mesmas que montam os outros todos. Pior, o iPhone custa 800 euros e os desgraçados que o montam só levam 200/mês para casa… A avaliação justa fica ao critério de cada um.

  24. J T says:

    Quando fizerem um plano de negócios para uma empresa vão perceber o que custa colocar um produto no mercado. Só para dar uma ideia falta os custos das infraestruturas, eletricidade, seguros, HST, licenças, dezenas de impostos, equipamentos, etc…são dezenas de páginas com custos e apenas uma página onde entra dinheiro (vendas).

  25. JBM says:

    Estava à espera de ler algo mais informativo. No fim limitam-se a repetir o mesmo mito sem dar nenhum dado extra ilucidativo sobre a dimensão dos custos. Faltou falar no “custo” do IVA sobre o preço final. Faltou dizer que as estimativas desses analistas não têm todos os dados dos custos de componentes. Faltou dizer que os custos de produção vão muito além dos salários. Faltou falar nos custos com as licenças de patentes. Faltou indicar qual é que é a margem bruta que a Apple indica para o seu negócio e a extrapolação que se pode fazer quanto às margens do iPhone.

  26. RM says:

    A Apple já não precisa de investir muito em marketing… É só ir mantendo o rebanho. O que custa dinheiro a sério é implantar a marca.
    Nunca vi publicidade Apple em Portugal. Sempre que vejo anúncios a iPhones é de lojas ou operadores de telecomunicações.

  27. XX says:

    Já agora gostaria de saber qual a razão da censura aos meus comentários! SFF

  28. AFB says:

    Muito me parece um post para justificar o preço que a apple pede pelos seus produtos, nada mais. Já li que um iphone 6 fica cerca de 130 euros. Bom, fique o que ficar, não me parece que se seja sensato pedir 800 euros por um. Sim é uma roubalheira, mas enquanto houver quem alimente esta ideia, eles vão indo com a mesma politica.

  29. LP says:

    É tão caro… porque as pessoas compram!
    Não é por ser melhor ou pior… é apenas porque o mercado compra ao preço que é colocado pela Apple!

  30. ms says:

    porquê? Porque sim…porque há gajos a fazer fila para comprar…porque a publicidade é criativa…porque há imensa gente que não consegue pagar a renda de casa , mas consegue andar a passear a maça…para alguns mostrar a maçã é tudo na vida…há dias vi um arrumador de carros no Funchal com um iphone e a fazer questão de mostrar a maçã…..Mostrar a Maça é coisa que pessoalmente me recuso..por isso ofereci o meu iphone.

  31. MAC says:

    Uns ténis Adidas gama alta, fabricados no Vietnam, custam 130€. E o pessoal compra. Qual é a margem de lucro?

  32. L. Kanbaru says:

    “Quem pode compra, quem não pode procura alternativas mais baratas”

    Enviado do meu Sony Xperia Z3 dual

  33. Mega says:

    Bm vindos ao capitalismo. Onde os componentes não interessam mas o dinheiro que se paga pelas coisas sim. Se uma pedra custasse 5 centimos na China a Apple vendia não uma pedra mas uma iPedra. E custaria centenas. Porquê? Por causa de uma coisa. Estatuto.

  34. Ruben says:

    Se fosse lógico, a memória seria o mais caro, visto ser +100€, +100€… multiplicando a memória 😉

  35. PGR says:

    Boa tarde. Quando se trata de iPhone temos na ordem dos centos de comments.
    À sexta-feira, após uma semana de dezenas de posts, aparece só o grupo habitual, a desejar BFdeS a todos os que aqui colaboram ou visitam. Onde andam os outros??
    Sorry pelo desabafo

  36. josé says:

    A Apple lucrou 5200 milhoes num trimestre ( http://goo.gl/kcfnoA ) , isto quer dizer, 58 milhões de euros por dia (mesmo ao sábado e domingo).

    absurdo, mas as pessoas é que os escolhem.

  37. Contribuinte! says:

    O iphone como muitos outros produtos (jóias, roupas, carros, etc,etc,etc) são produtos absurda e estupidamente caros e completamente desproporcionais ao valor do próprio produto, porque infelizmente existe um numero enorme de pessoas no planeta, absurda e estupidamente desgovernadas, irresponsáveis, vaidosas e completamente alienadas pela estupidez que enchem de Milhões aqueles que já tem Milhões!!!
    É por isso que o iphone (e não só) é tão caro!!!

    • David Guerreiro says:

      Pois, mas há pessoas com dinheiro para isso e muito mais, daí que terem um iPhone é tão natural para essas pessoas como meter um perfume Channel.

      • Contribuinte! says:

        Essas pessoas fazem parte de uma minoria e essa minoria nunca conseguiria criar riquezas de Milhões e Milhões em empresas, por exemplo como a Apple!

  38. Prim says:

    É caro porque há muita gente disposta a dar esse dinheiro por ele, mais nada.
    Para saber a diferença entre o custo e o preço, é só recuar um pouco, até ao artigo dos lucros astronómicos da Apple.

  39. Joao Magalhaes says:

    É caro porque as pessoas compram, os consumidores é que fazem o preço e uma coisa é certa, ainda têm bastante margem para subir o preço, penso que até aos 1500€ , de certeza que vendiam os mesmo e duplicavam o lucro.

  40. david.pt says:

    Tretas….Continuem a ser enganados

  41. daiquiri says:

    Porque as margens são também grandes. /thread

  42. redefoca says:

    Com tanta despeça domeada aqui não sei como ainda a Apple consegue engajar tanto dinheiro subindo cada vez mais os seus lucros. Ou eles são muito bons com contas ou vocês deviam abrir uma empresa e ver que não é assim como pensam…

  43. samuel says:

    Alguém me explica como é que o preço das memórias é tão baixo e, um iPhone 6s 64gb custa mais 100 euros que a versão 16gb?

  44. Jiggawhat says:

    Boicote a estes preços absurdos

  45. Fernando says:

    Pobres a discutir coisas que não podem comprar enfim

    • Paulo says:

      Há muito pobre por aí com topos de gama da samsung, LG, HTC e sony.
      Eu sou um deles.
      um desses “Pobres”
      Quem dá 600 ou 700€ por um telemóvel android como sempre dei dá-se ao luxo de dizer.
      Iphone, nunca…
      Adoro enviar ficheiros por bluetooth.

  46. Homo Erectíssimo says:

    Sempre ouvi dizer que o que é bom paga-se bem,por isso qual é a admiração de um iPhone ser tão caro ?? Eu nunca tive um(nem sequer toquei alguma vez num),mas tomara eu ter possibilidades para ter um.É como muitos já o disseram aqui e eu transcrevo—»”Não comparem um Ferrari a um Fiat”,se não me engano.Mas que não é um produto ao alcance de muitos não é,pelo seu preço.E logo aqui em Portugal onde um iPhone vale tanto como 1 mês e meio de salários,para quem ganha o salário mínimo nacional.O que me intriga é saber(e tenho a certeza absoluta !!),que há pessoas que tem todos os modelos da marca,desde o 1º iPhone até este,o iPhone 6S.Isso é que me pasma,mas enfim… Quem o tem(€€€€),que o gaste à sua vontade,mais nada !!

  47. Fernando says:

    Apple tem produtos caros mas são produtos que tem qualidade se gastam milhões em publicidade é bem capaz todas as empresas hoje em dia gastam fazem estudos de marketing etc agora as pessoas é que tem que ver se podem comprar estes produtos e se precisam mesmo destes produtos comprar porque está na moda ou porque é cool nem pensar nisso eu pessoalmente nunca vou comprar um iPhone 700 € nem pensar nisso meu telemóvel é um Nokia e nem recente é já tem uns anos além disso eu não gosto destes telemóveis novos é cada tijolo tenho um IMac porque comprei porque preciso dele para trabalho mas antes de o comprar pensei muitas vezes mas é um produto que tem qualidade sem duvidas agora quem quiser comprar iPhone por 700 € que compre força.

  48. ¯\_(ツ)_/¯ says:

    “Apple’s iPhone: The most profitable product in history” / “the margin on an iPhone 6 could be as high as 69 per cent”

    http://www.independent.co.uk/news/business/analysis-and-features/apples-iphone-the-most-profitable-product-in-history-10009741.html

    • JBM says:

      o link que dás na prática está a repetir os estudos de análises de componentes que estão longe de contabilizar todos os custos associados.
      Se a margem de lucro para a Apple fosse 69% então a Apple teria tido no último trimestre muitos mais lucros do que o que realmente teve só pela venda de iPhones.

  49. Daniel says:

    Do ponto de vista tecnológico,cada modelo que sai, é sem duvida uma grande peça de tecnologia, durante o em que a marca quer que o seja.
    Se isso é suficiente para ser muito mais caro que os produtos da concorrência, é discutível, principalmente tendo em conta qual o tipo de mercado que a Apple quer atingir e modo como o quer fazer. Sobre isso há muitos argumentos contra e muitos a favor.
    A única coisa que não é de certeza é o que é um produto premium e exclusivo como muita gente gosta de gritar aos quatro ventos.
    Se querem exclusividade e premium a sério comprem VERTU por exemplo, só que esta marca não é para quem quer é para quem pode! Ai sim já podem falar de exclusividade e justificação para preços elevados.

  50. Paulo says:

    E uma roubalheira isso simeu tenho um iphone e vou me desfazer deletou cansado de nao poder usufruir de um sdde estar limitado nos appsentre outras coisasnao digo k nao sejam bons mas 2 anos chegou p mim

  51. Matheus says:

    Tem gente que trocou por um RIM….mas desta vez, ainda mais caro… terão que trocar por um cérebro de tão idiota é pagar caríssimo por algo tão fútil!

  52. Marcelo says:

    Deixem ver se percebi bem o que peopleware quiz dizer.
    È que a Apple tem gastos que as outras empresas não têm lool

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.