Pplware

No iOS 15, a Siri também poderá usar o desbloqueio do iPhone através do Apple Watch

Apesar das máscaras serem, atualmente, uma necessidade, espera-se que um dia, sabe-se lá quando, desapareçam no uso diário, quando nos deslocamos fora de portas ou em locais onde este procedimento seja imperativo. A Apple teve necessidade de adaptar o sistema operativo do iPhone, para que o Face ID detetasse um rosto coberto e solicitasse ao Apple Watch que fizesse o serviço de validação do utilizador. Se isso funcionou muito bem no iOS 14, no novo iOS 15 a empresa estendeu essa opção à Siri.

Conforme podemos ver dentro das Definições, na área Face ID e código, o novo sistema operativo está mais rico nesta funcionalidade.


Depois da apresentação e instalação do iOS 15, vamos percebendo que muita coisa mudou. Já mostrámos algumas novidades, mas paulatinamente iremos dar a conhecer muitas mais.

São ferramentas do dia a dia de milhões de pessoas que usam o iOS e que irão também migrar os seus hábitos para o iOS 15, até mesmo aqueles que compraram um iPhone há 6 anos.

Assim, ao entrarmos em Definições > Face ID e código poderemos ler em que consiste a nova opção.

Além de desbloquear o iPhone para nos permitir ter acesso ao ecrã inicial recorrendo ao Apple Watch, se o nosso rosto estiver parcialmente coberto por uma máscara, por exemplo, com o iOS 15 também poderemos usar a Siri. Ainda assim, será o relógio a desbloquear o telefone e a permitir que as operações sejam validadas.

Use a ligação segura ao Apple Watch para pedidos a Siri ou para desbloquear o iPhone quando alguma obstrução, como uma máscara, impedir o Face ID de reconhecer o seu rosto. Tem de ter o relógio por perto, no pulso, desbloqueado e protegido por código.

Vamos a um hipotético caso prático. Temos o iPhone pousado na secretária, sem acesso ao rosto, e invocamos a assistente pessoal “Hey Siri, open Mail”. Imediatamente iremos recebemos a notificação no Apple Watch que o relógio está a autorizar um pedido feito ao iPhone 12 Pro de Vítor feito pela Siri.

Então, esta nova opção irá abrir a app Mail mesmo sem o Face ID detetar o nosso rosto, pois, tal como na máscara, irá solicitar ao Apple Watch essa autorização.

Portanto, este novo incremento virá colmatar o problema de termos as mãos sujas para agarrar no telefone para ele ler o rosto, ou quando temos o iPhone em cima da mesa e queremos ler as mensagens que chegaram, no iOS 15 basta ter o Apple Watch no pulso e falar com a Siri para ela abrir o que for necessário.

 

Leia também:

Exit mobile version