NetShade – Navegue incógnito no seu Mac OS X
A ideia é navegar de forma anónima pela web, definindo uma outra máquina que será responsável por obter os nossos pedidos (ex.obter uma página Web). Tudo isto é interessante numa web cada vez mais vigiada por entidades que nem sabemos bem da sua idoneidade.
NetShade torna as suas visitas aos sites em passagens anónimas sem que o seu IP fique registado, já que, por sua vez é usado um serviço de proxy para camuflar a sua presença.
Sabe que recolhe os seus vestígios de navegação? Sabe porque razão lhe chega "spamm" à sua caixa de email que está relacionado com as suas visitas à web?
Basicamente o NetShade recorre a um servidor proxy, passando este a ser o responsável pelos pedidos da nossa máquina. Na prática, uma máquina que se ligue através de um servidor proxy, “obedece” às regras definidas por este e todos os pedidos (ex. páginas web, ficheiros, etc) são efectuados pelo proxy que posteriormente os devolve ao cliente. Portanto, ao invés do seu computador fazer uma ligação directamente a um site, o serviço liga-o a um proxy, mascarando assim a sua ligação. Desta forma, a informação que chega a um determinado site é a do proxy e não a da nossa máquina.
Ao utilizar este serviço no seu Mac OS X poderá ainda contar com um Proxy Manager (Gestor de Proxy) para que possa escolher entre várias opções seguras e disponíveis permanentemente. Todos os seus dados que chegam ao servidor de proxy não serão guardados, aumentando a resposta de segurança do serviço.
Além destas funções, o NetShade 5 apresenta uma nova interface, lista de bloqueios personalizável, retorno de áudio para testes de proxy e actualização do proxy server backend.
para ter acesso rápido, o serviço coloca na Barra de Menus do Mac OS X um ícone que lhe permite todas as funções rápidas sem necessidade de abrir a aplicação.
Um proxy anónimo é uma ferramenta que se esforça para possibilitar uma actividades na Internet sem vestígios: permite o acesso à web a favor do utilizador, protegendo as informações pessoais ao ocultar a informação de identificação do computador de origem.
Licença: Trialware 10 dias
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: NetShade 5.0 [7.6MB]
Homepage: NetShade
Este artigo tem mais de um ano
Estou e experimentar o programa e estou a achar deveras interessante.
De referir que como é obvio, os proxys gratuitos não passam dos 4mpbs de download nem chegam ao 1 mbps de upload.
Qual é o preço mensal de um proxy com velocidades aceitáveis, em média?
Abraço,
TM
Boas noites.
A propósito de navegação segura e privada na internet, descobri há pouco tempo uma extensão para o Mozilla Firefox e Internet Explorer, o Cocoon, que simplesmente faz aquilo que eu tanto procurava. Trata-se de um serviço que encripta todas as ligações feitas entre a máquina e a internet, tornando-a segura e privada, uma vez que o rasto deixado pelos sites é o dos servidores Cocoon, localizados nos EUA, sendo que todos os dados, sejam cookies, IP, endereço da máquina, histórico, permanecem anónimos. Segundo um dos criadores deste serviço, nos próprios servidores do Cocoon, toda a informação está encriptada, só sendo possível acedê-la com a password que for definida pelo utilizador, à semelhança do que acontece com a sincronização de extras e preferências no Firefox, em que só o utilizador tem conhecimento da chave de sincronização. Assim, é-nos garantida total privacidade e segurança contra ataques de hackers, bem como a certeza que os dados registados nos servidores estão encriptados e não são passíveis de ser acedidos. Os servidores correm SE Linux, e portanto não estão sujeitos a malwares para outros sistemas e estando imunes até às poucas vulnerabilidades conhecidas para Linux. O serviço integra ainda de forma nativa algumas ferramentas anti-malware e anti-spiware, bem como a possibilidade de salvar sites ou mesmo todo o histórico na nuvem para acessar em outro lugar. Promete ser seguro até em ligações Wi-Fi públicas. As desvantagens são o facto de ser necessário pagar para uma navegação sem anúncios, embora não sejam muito frequentes, sendo que até há pouco tempo se estava sujeito a um período trial de 30 dias, e o facto de a navegação se tornar irremediavelmente mais lenta, surgindo aqui e ali algumas incompatibilidades com sites, mas em troca disso, há a garantia de uma segurança total e de ficar longe do “tracking” constante do Google, Facebook e pior ainda, de hackers. Se possível, seria interessante o Pplware fazer uma análise a esta extensão. É preciso divulgá-la o máximo possível para que permaneça gratuita, porque fazem falta serviços destes que assegurem a 100% a privacidade.
Aqui fica o endereço: https://getcocoon.com/features
A entrevista com um dos criadores deste serviço: http://ivebeenmugged.typepad.com/my_weblog/2011/04/get-cocoon.html
Bom dia. Em relação á navegação privada já existe uma alternativa há algum tempo e chama- se Tor(tem a imagem de uma cebola) na altura que utilizei pecava pela lentidão. Eles garantiam o anonimato enviado a conexão por diversos servidores a volta do mundo. Poderia ser útil uma analise a este utilitário, ou então que a navegação anónima pudesse ser abordada num conjunto de artigos sobre a configuração do Squid ( será que é possível ).
As ligações ficam muito lentas e alguns sites nem abrem……
Boas, ultimamente tem-me acontecido muitas aplicações e não sei a razão disso.
instalo a aplicação, executo-a e ela fica-me na doc aos saltos e não abre. qual a razão disto acontecer, é que não percebo o motivo. estou com o Lion, actualizado
E enquanto está aos saltos e fazes click, a mesma fecha?
Pode ser falta de permissões para execução da app.
Tenta em modo terminal executar “chmod +x ” e depois “open ou se for script “./”
é precisamente isso que acontece.
ja executei o comando que disseste, mas acontece a mesma coisa
Experimenta “reparar permissões” no utilitário de disco.
por acaso tambem me ocorreu, corri o utilitario, e nada
Para mim mais simples e melhor que o Tor Project não existe até à data. E não há cá lentidão nem websites por abrir.
Tor Project é melhor, mais robusto e com uma logica que este nao tem. e gratis.