Não consegue usar apps no iOS? A culpa é do iCloud e a Apple está já a resolver
Lançado há poucos dias, o iOS 13.5 vem trazer um conjunto de melhorias importantes. Não sendo focado em novidades, quer corrigir um conjunto de situações que afetavam este sistema da Apple e assim torná-lo ainda melhor.
Esta nova versão está já a ser instalada e um novo problema está a surgir a alguns utilizadores. Quanto estes tentam usar as suas apps normais, estas simplesmente não funcionam e surge uma mensagem de erro.
Um novo problema no iOS 13.5
Apesar de não ser essencial para o iOS funcionar, o iCloud é um elemento que ajuda os utilizadores a manter os seus dados guardados e organizados. Ao longo dos anos tem recebido melhorias e hoje permite interligar todo o ecossistema da Apple.
É precisamente este o elemento que estará agora a trazer o novo problema que está a ser relatado. Os relatos revelam que ao surgir a mensagem, os utilizadores podem ser redirecionados para a App Store. Podem ainda cancelar a mensagem.
Can someone tell me wtf this means.. @AppleSupport @YouTube pic.twitter.com/vxSXDWhOX1
— jae elle (@jelle713) May 22, 2020
Apps não correm no iPhone
Os muitos relatos que existem descrevem o problema como estando associado à partilha de apps com a família no iCloud. Existe aparentemente um problema com este serviço, que está agora a revelar-se neste problemas apresentados aos utilizadores.
Mesmo com o problema ainda presente, existe uma solução que pode ser usada neste momento. Passa por remover a app do iOS e voltar a instalá-la no iPhone imediatamente a seguir. Após esse procedimento, a app deixa de apresentar o problema.
Apple irá resolver o problema do iCloud
As descrições que existem na Internet focam-se principalmente no iOS 13.5 como sendo o mais afetado. Existem, no entanto, casos pontuais onde este problema parece estar também presente em versões anteriores do sistema operativo móvel do iPhone.
A Apple deverá ter o problema resolvido em breve, eliminando de vez esta questão dos utilizadores. Não se sabe quando esta estará normalizada, mas até lá a solução é mesmo a reinstalação das apps uma a uma.
Este artigo tem mais de um ano
Apple sendo Apple!
Continuem comprar esta marca…
Fazer um backup para cloud tudo bem. Agora precisar da cloud para funcionar.
Demonstra muito a privacidade e segurança dos aparelhos. Ja para não falar propriedade. Pagam um valor elevado, so for para alugarem. Continuem comprar
Como é isso de precisar da cloud para funcionar?
No caso está-se a falar da “partilha de apps com a família no iCloud.”
Apple: “Ao configurar a partilha de compras, as músicas, os álbuns, os filmes, os programas de TV, as apps e os livros comprados por membros da família ficam imediatamente disponíveis a todas as outras pessoas no grupo.” Como é que queres que isto se faça sem o iCloud?
Esta-se falar de usar apps no iphone. Ao iniciar app esta feita verificação se compraste ou não app por um servidor da apple. Explica-me necessidade?
São apps que por exemplo o pai comprou, e a licença permite partilhar a app para toda a familia, através da iCloud. https://www.apple.com/family-sharing/
O erro que está a surgir com a nova atualização são pessoas que dentro da family sharing não conseguem abrir a app partilhada. Simples
*isto para dizer que uma pessoa dentro da family sharing poder usar uma app sem ter comprado, basta um membro ter comprado para dar para todos
Explica porque youtube app tem problema. Precisas de comprar? Partilhar ?
São bugs que acontecem após a atualização. A app pode ter ficada mal associada. Já li que desentalar a app e voltar a instalar funciona. (https://wccftech.com/how-to/how-to-fix-ios-13-5-app-store-bug-preventing-users-from-opening-certain-apps/)
A necessidade de validação pela cloud nas apps que falavas e questionavas é por causa da feature familly sharing, é preciso fazer a validação através dos membros que partilham as compras. E isto sera um bug que afeta certas apps.
A explicação por enquanto é essa. É um bug. É ver o que dirá a Apple e se vai lançar um fix
Não tenho que explicar – tu é que deduziste que “Ao iniciar app esta feita verificação se compraste ou não app por um servidor da apple.”
Reinstala-se a app, desaparece o bug, o que tem isso a ver com a “verificação se compraste ou não app por um servidor da apple”,
Se achas normal teres de reinstalar. Problema tambem acontece no 13.4. Existem utilizadores que esse workaround não funciona de reinstalar.
O normal é não haver bugs.
Há um bug que afeta alguns utilizadores com apps descarregadas na modalidade “partilha de compras” (informação do post).
São sobretudo apps de acesso cloud como Facebook e Twitter.
Quando o SO é atualizado é frequente as apps também terem que ser atualizadas. Pode ser um problema desses.
Pode ser um bug no iOS
Pode ser um problema nos servidores no reconhecimento de “equipamento autorizado”.
É, por certo, um bug/problema que se resolve.
Se clickares no post a parte dos relatos encontras: “this is hilarious! I can’t use the YouTube app as it’s no longer shared with me…”
Nao me parece que o youtube seja partilhado. No caso do youtube porque precisas como referes: “reconhecimento de “equipamento autorizado”. As Apps nao precisam de ser todas actualizadas quando um SO é atualizado. Neste caso so foram feito melhorias que nao deviam afectar todas apps.
Por certo que bug se resolve. Pensaria mais na causa do problema.
O YouTube é partilhado se tiveres associado na família menores de idade.
Eles não podem instalar nenhuma app que o adulto não autorizou.
Esta autorização é feita (aparentemente) em forma de partilha.
O erro não está a afectar toda a gente, apenas se manifesta em alguns casos
muito gosto eu de pessoas que nao sabem do que estão a falar <3
Partilha a sabedoria
Erros acontecem, nao deviam mas acontecem. No meu iPhone tudo impecável.
Boas!
Tenho um 6S com o 12.4.1 e esta mensagem apareceu-me no WhatsApp deixando de ser possível utilizá-lo. Nem recebia mensagens, notificações, etc. Do outro lado dava como não entregue. Isto aconteceu após uma atualização da aplicação. Provavelmente se esperassem por nova atualização resolvia. Desinstalei e voltei a instalar e resolveu.