MacVim – Já podemos usar o VI no Mac nativamente
Não é a primeira vez que vos falamos de um dos melhores editores de texto não gráfico que existe. As suas versões, para a grande maioria dos sistemas operativos, têm facilitado todos os que gostam realmente de trabalhar com o Vi.
A versão que hoje vos trazemos é mais uma portabilidade que foi feita do Vi original e está disponível para o Mac OS. O MacVim permite que tenhamos uma aplicação nativa no Mac em que podem editar os vossos ficheiros no Vi sem terem de estar a abrir terminais.
O MacVim é uma aplicação própria e que permite usarem o Vi dentro do Mac OS X de forma directa e simples, como sempre o fizeram em qualquer terminal. A vantagem de terem o MacVim face ao terminal é que podem usá-lo no vosso Ambiente de trabalho e com maior controlo.
Esta aplicação adiciona algumas características adicionais ao próprio Vi que este não tem. Podemos usar separadores para abrir vários documentos em simultâneo e assim tê-los todos acessíveis para comparação ou para copia.
Está presente, como seria de esperar, a detecção e apresentação das várias sintaxes, o que facilita, por exemplo, a interpretação de código nas mais diferentes linguagens de programação.
Estão também presentes outras funções mais avançadas como a comparação de ficheiros ou até a compilação de alguns tipos de linguagens de programação.
Se não se sentirem à vontade com todas as sequências de teclas que são os comandos do Vi o MacVim permite que tenham acesso a uma barra de botões que vos dá acesso às funções básicas de gestão de ficheiros e de edição de texto.
Podem usar um dos diferentes temas disponíveis e que tornam o MacVim ainda mais atractivo de usar e com cores que cansam menos a vista ou que realçam mais alguns factores. As cores das sintaxes adaptam-se também à mudança de temas.
As configurações do MacVim são versadas principalmente sobre o comportamento da aplicação e permitem que definam, por exemplo, se o MacVim se encerra quando a última janela é fechada ou se é aberta uma nova janela quando a aplicação é lançada. Outras opções mais avançadas e com optimização das funções da aplicação estão também disponíveis.
O MacVim suporta já a função de fullscreen o que melhora ainda mais a utilização desta aplicação no Mac OS.
Para todos os que passam dias a escrever código e texto no Vi esta é uma excelente aplicação pois mantenho a experiência de utilização e continuo a procurar novas funções neste excelente editor de texto.
Se são utilizadores do Vi e sabem explorá-lo ao máximo, então o MacVim é a progressão natural no vosso Mac. Deixem de usar o terminal para terem acesso a uma excelente ferramenta com potencialidades muito interessantes, mesmo para quem não a conhece bem.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: MacVim [7.2MB]
Homepage: MacVim
Este artigo tem mais de um ano
Vim Rulez! Emacs too 😛 and… Sublime Text 2 (Vim mode)
Note to self: instalar vim
ESC:wqENTER
adoro como fazem a noticia parecer uma noticia quando o macvim já existe ao tempo -.- entretanto, isso está errado, o vim também tem tabs so não sou graficas, mas o mecanismo que controla ambos é o mesmo, e o vim tambem permite compilar coisas, podes chamar scripts e etc
Não sejas tão negativo, estamos em altura do Natal…
Isto não é uma notícia, é a apresentação de um software que ainda não tínhamos mostrado aos nossos leitores.
Quanto às tabs não gráficas, é algo que não deveria ser chamado de tabs, no meu entender. Mas isso é a minha opinião.
Quanto ao compilar código e chamar scripts, sim ele faz, mas o que referi é que o MacVim o faz também. Não foi apresentado como uma novidade.
E porque o mundo aparentemente ainda não acabou… um feliz natal a todos.
Like
O power do vim é puder ser controlado pelo terminal, se é pa usar uma interface grafica o sublime text 2 ta melhor..
Tens de concordar que o Vi tem uma “mística” diferente e única!
Sim o Sublime Text é bom, mas o Vi remete para as origens da “coisa”. E para quem, como eu, passa o dia a usar o Vi esta transição entre máquinas é transparente!
Boas! Por acaso à uns dias atrás decidi fazer duma vez por todas a transição para o Vim, já tenho usado o modo Vim com o Sublime Text 2 e também no zsh, mas só agora é que me decidi a mudar e claro que uso o MacVim 🙂 é engraçado ter aparecido este post agora.
Para quem se estiver interessado em instalar o MacVim aconselho instalarem a versão com project drawer para a mudança não ser tão radical e também instalar algo como o Janus ou Yadr ajuda visto que já trazem os plugins mais uteis.
Instalar versão com project drawer -> http://staff.washington.edu/ivanoats/blog/2012/01/13/making-macvim-pretty/
Janus -> https://github.com/carlhuda/janus
Yadr -> https://github.com/skwp/dotfiles
Atualmente uso o Yadr mas estou a pensar seriamente em mudar para o Janus + vim-powerline. Vocês usam algum deles ou simplesmente instalam plugins normalmente? Que aconselham?
E já agora, que fontes de aprendizagem aconselham para melhorar as minhas skills no Vim?
Vou testar este macvim. Entretanto estou muito habituado ao notepadd++ em ambiente windows.
Será que existe algo similar, para MAC mas gratuito?
Sei que existem outros editores mas sempre pagos.
Sublime text 2… Não é “free” podes usar sem pagar o tempo que quiseres. No entanto uso o macvim há já algum tempo, e uso-o em 90% dos casos. Depois também tens o TextWrangler ou o Ticta que são mais básicos.