Macs agora podem alertar a Apple se for detetado líquido nas portas USB-C
A Apple controla firmemente o estado do seu hardware e tenta por todos os meios proteger-se e proteger os seus utilizadores. Para isso, e como se sabe, os Macs agora podem alertar a Apple se for detetado líquido nas portas USB-C.
A garantia limitada da Apple não cobre danos causados por líquidos, mesmo em produtos resistentes à água como iPhone, Apple Watch e alguns modelos de AirPods. Por disso, a Apple possui diferentes métodos para detetar se o aparelho foi exposto a líquidos. Nos Macs mais recentes, existe agora tem uma maneira de saber existiram líquidos nas portas USB-C.
Como foi reportado, o macOS Sonoma 14.1 inclui um novo daemon "liquiddetectiond", que pode identificar quando o computador foi exposto a líquidos. Mais especificamente, este daemon é executado em segundo plano para recolher análises de deteção de líquidos de cada porta USB-C do Mac. Este daemon é descrito como um “Daemon de detecção de líquidos e mitigação de corrosão”.
Nos Macs, o código sugere que o daemon seja usado para análises e não esteja associado a recursos do utilizador final. Embora a Apple possa implementar um alerta semelhante ao que já existe no iOS, parece provável que os dados recolhidos por este daemon sejam usados para os técnicos determinarem se um Mac é elegível para reparação gratuita.
Esta é apenas mais uma maneira de a Apple saber se os Macs foram expostos a líquidos. A empresa detalha no seu site que “laptops Mac e alguns teclados com e sem fio da Apple têm indicadores de contacto com líquidos (LCI) para determinar se esses produtos foram expostos a líquidos”.
Esses indicadores ficam estrategicamente posicionados nos aparelhos e mudam de cor ao entrar em contacto com líquidos. Colocar um detetor digital de líquidos nas portas USB-C é apenas outra forma de garantir que os técnicos estejam certos ao afirmar que um Mac foi exposto, ou não, a líquidos.
Não está claro por agora se o novo daemon funciona com qualquer Mac com a versão mais recente do macOS ou apenas ons que tiverem um SoC M3, devido a alguns requisitos extras de hardware. Ainda assim, é uma proteção importante da Apple que certamente irá também ser colocado à disposição dos utilizadores mais tarde.
Este artigo tem mais de um ano
A Apple? Hum? Porque não o utilizador?
O Android alerta nesse caso
Alerta a Apple de modo a que esta possa acabar com a garantia de 3 anos.
Tal como já fazem muitas empresas aqui quando não querem nem conseguem repor o bem em garantia… É a desculpa do século.. ( o sensor de água) depois devem mandar a mesma foto para toda a gente…
Agora é que as vendas deles vão disparar: “você tem água na porta usb, do seu telemóvel deite-o já fora e compre um novo”. Vou já encomendar um.
Tenho um problema nesse sensor do Galaxy S22. Nunca apanhou água e o sensor está sempre ligado. Não carrega por USB só carregamento sem fios. Enfim, mais uma coisa para dar problemas fantasma.
vou começar macs como sensor de inundação, será que integra com a Home app ?