Dica: Como desligar a limpeza automática do Lixo do macOS
A Apple tem, nas últimas versões do macOS, procurado implementar pequenas melhorias que facilitam a gestão deste sistema. Quem ganha com isso são os utilizadores, que assim não precisam de se preocupar com a manutenção.
Mas, como em qualquer sistema operativo, nem todos gostam destes automatismos e preferem controlá-los manualmente. Hoje vamos aprender como desativar a limpeza automática do Lixo no macOS.
Foi com a chegada o macOS Sierra que a Apple trouxe a possibilidade de gerirem de forma automática o Lixo. Com uma simples configuração esta área passa a ser limpa com frequência, eliminando os ficheiros com mais de 30 dias.
Como nem todos querem ter esta solução ativa, porque preferem manter ali os seus ficheiros ou simplesmente porque querem controlar o que eliminam e quando o fazem, explicamos agora como desligar esta função.
Como desligar a limpeza automática do Lixo do macOS
Para alterarem esta configuração comecem por, no Finder, aceder ao menu principal (Finder) da barra de menus. Ai dentro devem procurar as Preferências.
Na janela de preferências que for aberta, devem procurar o separador Avançadas, onde vão poder configurar de forma mais fina as opções do Finder.
Neste caso concreto, e para parar de limpar o Lixo mensalmente, devem retirar a seleção da opção Remover elementos do Lixo após 30 dias.
Desse momento em diante a gestão do Lixo no macOS fica a cargo do utilizador, deixando o sistema operativo de realizar qualquer remoção de ficheiros que o utilizador apague.
Claro que a qualquer momento esta gestão pode novamente ser passada para o macOS, revertendo o processo apresentado ou, com utilização de maior controlo, recorrendo à gestão do macOS.
Esta é uma simples configuração, mas que traz de volta aos utilizadores o controlo sobre a gestão do seu Lixo e dos ficheiros que pretendem eliminar. Se muitos preferem entregar ao macOS essa gestão, outros querem ter do seu lado este controlo.
Este artigo tem mais de um ano
João,
Ao contrário do Windows, o macOS não tem o sistema de registry mas ainda assim, tal como o Windows, tem um local de temporários (ou vários locais).
Quando moves uma aplicação para o lixo, todos esses temporários ficam lá.
Outros temporários são por exemplo os vídeos que ficam em cache.
Existem ferramentas free na loja da Apple (portanto livres de “parasitas”) para fazer esta limpeza e ficará surpreendido com o resultado (vais ganhar um novo disco).
Opa, fiquei curioso, cite um por favor.
Existe a appcleaner muito boa a meu ver