macOS: A que máquinas está o seu Mac “secretamente” ligado?
Diariamente a nossa máquina estabelece várias comunicações com outras máquinas. Muitas dessas comunicações são iniciadas pelo próprio utilizador, mas há outras que desconhecemos.
No mercado existem várias ferramentas que nos permitem saber as ligações UDP e TCP estabelecidas. No entanto, podemos ver essa informação também através da linha de comandos sem a necessidade de instalar qualquer aplicações adicional. Vamos ver como funciona o comando netstat no macOS.
Uma das ferramentas mais usadas para saber as ligações estabelecidas entre a nossa máquina e outras é o Netstat. Com esta ferramenta podemos saber ainda, detalhadamente, quais os portos de comunicação TCP e UDP abertos na nossa máquina, ver tabela de encaminhamento, estatísticas das interfaces, etc.
Para saber todas as ligações estabelecidas com outras máquinas basta usar o comando netstat. Como podem ver pelo seguinte output, de um lado temos o endereço da nossa máquina e o respetivo porto lógico de comunicação. Do outro lado temos o nome ou endereço IP da máquina à qual a nossa está ligada. É também importante olhar para o state! Em caso ESTABLISHED significa que naquele preciso momento as máquinas estão em comunicação.
Se pretendermos saber quais os portos de comunicação abertos na nossa máquina usamos o comando netstat -anp tcp | grep LISTEN
Para saberem estatísticas de rede devem usar o comando netstat -s
Além da versão na linha de comando o macOS tem também uma ferramenta designada de Utilitário de Rede que, tal como o nome sugere, disponibiliza várias informações ao nível das interfaces de rede e também várias funções para realizar testes à rede.Uma dessas ferramentas é o netstat.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano