#WWDC19: A Apple melhorou ainda mais o macOS com o Catalina
A Apple prometia melhorias substanciais para o macOS. O seu foco seria, falava-se, uma alteração grande no campo do iTunes e noutras áreas fulcrais.
As novidades estão agora apresentadas e o novo macOS Catalina vem mostrar que a Apple ainda sabe inovar e em áreas chave.
A primeira mudança está no iTunes, como se previa. Este deixa de existir e passa a focar-se em 3 apps distintas. Temos assim as apps Music, Podcasts e TV. É nelas que vamos poder gerir todos os conteúdos multimedia. Os seus nomes são claros e as suas funções também.
O iPhone e o iPad, dois dos maiores focos do iTunes, passa a ser apenas mais um elemento do sistema e podem ser controlados e geridos no Finder. Claro que isto inclui toda a sincronização necessária.
No campo da utilização do macOS, temos novidades na utilização de monitores. Estes passam a poder ser usados de forma diferente. De tal forma que podemos agora usar um iPad como monitor externo sem fios e com tudo o que temos no nosso monitor do escritório. A Apple chamou a esta novidade Sidecar.
A acessibilidade é também um foco no macOS e agora a Apple reforçou a sua presença. Podemos controlar e ditar texto para o macOS Catalina de forma fluida e sem qualquer dificuldade. Como a segurança, todo o processamento de texto é local.
Outra novidade é o Find My. Este novo sistema permite localizar qualquer Mac, iPhone ou iPad, sem a necessidade de rede sem fios. Via Bluetooth outros equipamentos podem detetar e enviar a localização de outros equipamentos.
Para aumentar ainda mais a segurança, a Apple trouxe para o macOS uma novidade que o iOS já usa. O Activation Lock garante que um Mac perdido não pode ser acedido por qualquer um e sem controlo.
No campo das app, a Apple tem também uma palavra a dizer. Com o projecto Catalyst os programadores podem criar versões para este sistema vindas do iOS. Basta uma simples seleção no XCode e tudo estará pronto a criar uma app dedicada ao macOS, usando apenas a versão para iOS.
Estas novidades vão chegar já hoje na forma de uma versão beta e chegam, como é normal, no início do outono, provavelmente quando a Apple revelar o novo iPhone.
Este artigo tem mais de um ano
Então e as novidades? Acabar cum uma APP e criar três é inovar? WTF
E iCoisoPad ser 2o monitor ?!! Fantástico Mike.
-Programadores já podem trazer as suas apps do iPad para o macOS
Não havia umas promessas assim no Windows? Escrevia-se a app par Android ou iOS e corriam no Windows sem problemas?
– iPad pode agora funcionar com ecrã secundário do teu computador, incluindo o uso do iPad com Apple pencil
Como é que se faz no Windows?
– Controlar o computador Apple com comandos de voz (dição de texto, abrir aplicações ou ficheiros, navegar pela interface, selecionar itens, partilhar fotografias, etc)
Como é que se faz no Windows?
E mais funcionalidades que foram anunciadas e outras que o “changelog” (há de referir (e outras que nem são mencionadas no changelogg).
Mas estás à vontade para pôr aqui as novidades do Windows 😉
Excelente comentario!
Farto de ver os haters a criticar por criticar…
Tem mais Games, e no mac como fica ?
Mas que é que falou no Windows? Sintoma de inferioridade?
Efetivamente os maluquinhos da maçã são uns frustrados. Dormem e sonham com o Windows. Loosers
Nota: fiz o comentário inicial no meu iCoisoPad e agora no Hauwei . Mais logo respondo no surface. Ah ah
A magia da Apple é criar um ícone novo e fazer vender por SO novo…
Se ainda anunciassem que o iPad passa a ter o macOS versão ARM mas compatível com as App x86…
\0/ A Apple não é a Microsoft.
A Microsoft é que já anunciou – várias vezes – um Windows, o último foi o Windows 10, para instalar em equipamentos com arquitetura ARM que dava para correr aplicações para PC (arquitetura x86).
Não dá e depois a explicação é: “Ah e tal, é o processador Snapdron X ou Y da Qualcomm é que não dá, não tem potência suficiente”. Só tretas.
*”Boa Mike”
copia descarada do concorrente.
What? Cópia?
Qual concorrente?!?
😉
Nesse caso, esqueceram-se dos ads no launchpad que é o equivalente ao menu iniciar… Take note, people…
Bom como este artigo está descaradamente pobre tive de recorrer a outra fonte (https://www.macrumors.com/roundup/macos-10-15/), por isso aqui vai:
AVISO ÁS TROPAS ANTES DE COMEÇAR, ESTA REVIEW É APENAS O MEU PONTO DE VISTA E O USO QUE EU DOU AO MEU macOS, NÃO É OBVIAMENTE O PONTO DE VISTA DE TODA A GENTE
– No More iTunes (Não existe mais o iTunes): Bem, também não o usava muito apenas para manutenção do iPhone ou iPad, por isso, it won’t be missed…
– Apple Music: Tenho algo mil vezes melhor e que se chama subscrição de spotify e funciona onde quer que eu esteja, windows, android, etc., por isso não vai ser usado, só esporádicamente para reproduzir algumas coisas…
– Apple Podcasts: Tenho de descobrir como desinstalar este monte de lixo, mas já estou habituado…
– Apple TV: Idem idem aspas aspas
– Managing Devices: Finalmente a parte importante do iTunes, vai ser feita a partir do finder, nada que não tivesse sido feito antes, mas mesmo assim smart move…
– Sidecar: Hum? WTF? Bom deve de ser para os desgraçados dos designer gráficos, que se endividaram todos para comprar um mac… Não vai ser usado, pelo menos por mim…
– Find My: Mais uma vez não vai ser usado, mas cenas…
– Photos: Por mim não é muito usado, mas mais uma vez cenas…
– Safari: Claramente não vai substituir o meu Firefox e vou ter de ver como vou fazer disable a esta “feature” nas raras vezes em que uso Safari, para alguma coisa…
– Notes: Bom, como eu tenho a minha própria app para isto, não vou usar muito o notes, e mais uma vez markdown passa ao lado…
– Mail: Alguns melhoramentos minimos…
– Reminders: Não uso nada disto, por isso não vou dizer nada…
– QuickTime Player: Como uso o VLC que por acaso suporta mais formatos que o quicktime player, não vou falar dele…
– Home: WTF? Mas pode ser util se servir para hackear alguma coisa… :devil:
– Revamped Apple ID Profile: Ficou mais facil desactivar o iCloud, que bom… 🙂
– Screen Time: Pior do que cancro, sida e radiação juntos, claramente vou cagar de alto nisto, a não ser que me dê problemas, e nesse caso o Screen Time é melhor esconder-se no armário…
– Project Catalyst: Fixe, o lixo que existe para iOS agora também disponível em macOS…
– Voice Control: Não me parece de que esteja disponivel em Português de Portugal, mas mesmo assim, vai ser desactivado o mais extensivelmente possivel após a instalação
– iCloud Drive: Não me interessa
– Apple Watch Unlocking: Mais uma coisa para inglês ver, não me interessa
– Dedicated System Volume: Espero que a firewall (Little Snitch) e os drivers da paragon continuem a funcionar, senão cago de alto para o catalina…
– DriverKit: Parece um bocado com microkernel feita à pressa, mais uma mão cheia de nada
– Gatekeeper Improvements: Finalmente o macOS vai fazer debug por mim! Wow, vou fazer pair programming com esta feature…
– Data Protections: Mais uma vez vou ter de saber como minimizar os efeitos desta “feature”
– FileProvider API: Se eu aprender a programar com isto pode ser bom…
– No More 32-Bit Apps: Não as usava por isso não me faz mossa nenhuma…
Parece de que o novo macOS pelas features que vai ter, vai ser uma mão cheia de nada.