unDock: Remova todas as drives do seu Mac de uma única vez
Todos os que usam o OS X sabem que para retirar uma drive externa, seja ela pen, disco ou cartão, precisam de arrastar o seu ícone para o caixote do lixo.
Este não é um processo moroso, mas sempre que estamos à pressa acaba por poder ser um pesadelo! Procurar com os olhos todos os ícones das drives e largá-las no sítio certo.
Mas este problema pode ser facilmente ultrapassado se usarmos o unDock, uma pequena aplicação que nos facilita a vida nestes momentos.
Esta pequena aplicação vai permitir que ganhem alguns minutos preciosos do vosso dia, que passam a ejectar as drives que têm ligadas ao vossos Mac sempre que precisam de precisam de fechar a máquina e mudar de local.
Nesses momentos precisam sempre de ejectar as drives que tenham ligadas à vossa máquina, para que possam depois acordar a máquina sem que esta se queixe que os discos foram desligado de forma indevida e para que possam manter os vossos dados íntegros nesses dispositivos e sem problemas.
Mas para o fazerem necessitam de arrastar cada um dos ícones para o caixote do lixo para que estas drives sejam retiradas do sistema.
Em momentos de maior pressa esta tarefa pode ser complicada pois precisam de encontrar cada um dos ícones.
Mas é aqui que o unDock entra e trata deste problema. Localizado na barra de menus, o unDock apenas necessita que cliquem na opção para fazer undock e as drives que tenham presentes são removidas.
O unDock é muito mais do que uma simples ferramenta para ejectar drives. Podem também desfazer o que fizeram, revertendo os ejects feitos.
Mas existe muito mais do que isso. Podem correr scripts sempre que este processo de remoção das drives ocorrer, garantindo assim que, por exemplo, fecham todas as janelas do Finder que estejam abertas e que possam interferir com o remover das drives. As possibilidades são quase infinitas e dependem apenas das vossas necessidades.
A interface do unDock é mínima, estando concentrada na barra de menus, onde podem ejectar as drives, reverter este processo ou aceder às configurações.
Nesta última zona podem aceder a quatro zonas distintas, onde encontram definições gerais (lançamento no arranque, mostrar ícone ou activar as notificações), a escolha dos tipos de drives a serem ejectadas, os scripts a serem executadas e quais as drives sobre as quais o unDock vai agir.
O unDock tem ainda associado um atalho de teclado que podem usar sempre que necessitarem e que fará o mesmo que o botão colocado na barra de menus.
Esta pequena aplicação pode ser extremamente útil nos momentos em que precisam de sair com a vossa máquina e não querem esperar que os processos de remoção de drives sejam feitos de forma manual.
Tudo fica mais simples e, principalmente, mais rápido. Basta um simples clique e todas as drives são desligadas do vosso Mac, colocando-o capaz de ser movido, sem problemas.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: OS X 10.6+
Download: unDock 2.1 [1.1MB]
Homepage: unDock
Este artigo tem mais de um ano
uma boa dica, sem dúvida! É raro necessitar de algo assim mas é bem visto!
Quanto ao método de ejectar, tenho que dizer que há muitos mais nos Mac para além do mencionado
“retirar uma drive externa, seja ela pen, disco ou cartão, precisam de arrastar o seu ícone para o caixote do lixo”
Eu creio que já não uso esse método desde o Mac OS 8 (1999), basta usar o comando de ejectar no menu ou por combinação de teclas. No OS X há uma excelente maneira de fazer a ejecção de todos os discos. É fácil e sempre visível, bastando ter uma janela aberta no Finder e usar os botões de ejectar que existem na lista de discos na barra lateral da janela
“CleanMyDrive” também é uma ferramenta interessante, não “desmonta” tudo de uma vez mas permite fazê-lo rapidamente. Além disto limpa os ficheiros ponto (.qqcoisa) de suportes USB ou de acordo com o tamanho do suporte.
Grátis em http://macpaw.com/cleanmydrive
Aliás o CleanMyDrive também tem a opção “eject all” alem de outras funcionalidades.
Também se pode usar o botão direito e escolher ejectar 🙂