OverSight: Saiba se o malware está a usar a câmara do seu Mac
As histórias sobre o roubo de imagens das câmaras web começam a ser cada vez mais comuns. Alguns tomam já medidas drásticas para se protegerem, mas nem sempre funcionam bem.
Um ex-funcionário da NSA provou esta semana mais uma falha de segurança que usa malware para roubar vídeo, mas resolveu-a com uma simples app de monitorização, o OverSight.
O bem conhecido Patrick Wardle, especialista de segurança que no passado descobriu algumas falhas no macOS com o Gatekeeper e outras áreas, veio a público esta semana mostrar mais uma vulnerabilidade. Desta vez provou que existe malware que consegue usar a câmara e o microfone de um mac, roubando esse vídeo e áudio.
Se a maioria das vezes a luz verde será mostrada, por imposição do próprio hardware, o problema existe quando uma aplicação já a está a usar e o malware consegue roubar o vídeo e áudio.
Como funciona o OverSight?
É aqui que o OverSight entra em acção e protege os utilizadores de uma forma simples e directa. Alerta o utilizador quando uma aplicação ou processo tenta usar a câmara ou o microfone, podendo o utilizador autorizar ou não a sua utilização.
Claro que esta não é uma solução 100% segura e fiável, mas é pelo menos uma protecção adicional e que garante ao utilizador que apenas as aplicações autorizadas acedem ao vídeo e ao áudio do utilizador, evitando assim que qualquer utilização indevida seja feita.
O OverSight pode ser obtido no site criado por Patrick Wardle para o promover e a sua instalação é simples e rápida. Instalem-no e fiquem um pouco mais descansados.
Se querem ter uma protecção adicional que consegue evitar que o vídeo caia nas mãos erradas, então o OverSight é a solução. Podem a qualquer momento consultar mais informação na barra de menus, onde esta aplicação tem um ícone residente e sempre alerta.
Este artigo tem mais de um ano
ainda bem que não tenho Mac
Exacto, realmente usa o windows ou linux pq esse problema aí não existe….
sim porque nos windows isto não acontece!? LOL
Bons sonhos, nesse domingo tão descansado e com a “certeza” de ninguém lhe conseguir fazer o mesmo…
Não sei como apareceu ” domingo” onde era suposto estar ” soninho”…
Mas, já agora, aproveito para acrescentar: Santa inocência!!!
Realmente, não é para todos…
Mas quem é que está interessado ou quem é que tem pavor desta vulnerabilidade? Só se for curiosidade mórbida…
Aldrabices! O Mac é 100% seguro e só roubam imagens com recurso a phishing… Não é?
Não, não é 100% seguro, “só” é mais seguro que os outros.
Ou não…
Ou sim… Melhor, ou claro que sim.
LOL 100% seguro. Qualquer sistema operativo tem vulnerabilidades e o OS dos Macs não têm mais vulnerabilidades pois tem menos utilizadores que o Windows, logo menos interesse para as encontrar.
E quem me garante que este programa não faz uso da câmara e do microfone sem termos conhecimento?
Sistema seguro é sistema desligado.
Um grande plot twist era este senhor estar a notificar-nos para um problema e no instalar da aplicação, esta, explora activamente a vulnerabilidade reportada dando um falso sentido de segurança! 😀
Existem muito poucos “Snowdens” e nem todos querem o nosso bem, há sempre que desconfiar!
A segurança é feita por nós, através de utilizações responsáveis e bom senso!
Atenção, não estou a dizer que esta é a intenção do criador da aplicação!
Mas temos de ser críticos e objectivos quando obtemos informação da Web, principalmente quando vamos instalar pseudo aplicações que supostamente iram dar-nos mais uma camada de segurança ou não!
Mas não deixei de gostar do artigo.