Novo malware do macOS recorre a velhas técnicas do Windows


Destaques PPLWARE

52 Respostas

  1. Goncalo says:

    Estou desiludido com o OS mair seguro de todos, nada o deitava abaixo, era simplesmente muito mais seguro que os outros. Mas agora que os atacantes decidiram tentar ataca-lo, ate as velhinhas tecnicas usadas no tao falivel e inseguro Windows, funcionam tipo manteiga. (Sarcasmo)
    Ai esta o que tenho vindo a dizer, o Mac OS era tao seguro porque ninguem perdia tempo a atacar um OS que nem tinha a minima significancia no mercado. E mais uma prova que esta a anos luz do Windows wm muita coisa, ate no mais basico que e a seguranca. E paga-se tanto dinheiro por equipamentos que supostamente sao mais seguros? Esta aqui a prova que nao e bem assim. Paga-se tanto dinheiro pela qualidade do Hardware? Tambem ja foi provado por diversas vezes que nao e bem assim, ate porque muitos dos componentes existem no mercado dos tao odiados PCs. Apple e apenas estatuto, design, de resto e tao bom o pior que muitos outros.

    • Cortano says:

      O MacOS nunca foi o mais seguro. Naqueles testes em conferências de hacks, o MacOS é sempre o primeiro a quebrar.
      O que se passava é que não valia a pena, não quer dizer que hoje valha já que a quota de mercado do OSx continua baixa, mas em termos de exposição sim, vale muito a pena porque a comunicação social e blogs da especialidade vão falar disso.

    • censo says:

      Não há sistemas mais ou menos seguros que outros isso é mito. Mas alegra-te: a grande fatia da segurança de um sistema está do lado do utilizador. Portanto és tu que podes tornar o teu sistema seguro…ou não!

    • Nope says:

      “Novo malware para MacOS”, diz o título.
      Por acaso diz lá “Vírus para MacOS”? Não diz pois não – porque não há vírus para MacOS e há, aos milhares, para Windows.
      Os vírus, por regra, instalam-se sem pedir licença ao utilizador.
      O que vês no post é muito diferente.
      Antes de permitir a execução das macros é chapado ao utilizador o alerta da primeira imagem. “Ah, mas há quem não perceba e autorize”. Pois há, mas a alternativa é impedir a execução de todas as macros? “Ah, mas assim permite roubar dados” – por acaso também convinha saber quais dados. Apenas o IP, versão do OS, etc que qualquer site a que se acede pode obter.
      A actualização do Flash para actualizar o “Chrime”, na segunda imagem, é velha.
      De modos que é assim – dos vírus o MacOS está livre, ao contrário do Windows, de malware que o utilizador permita a instalação, não.

      • Nope says:

        Falta a interrogação: Apenas o IP, versão do OS, etc que qualquer site a que se acede pode obter ?

      • RenatoNismo says:

        os ifans falam sempre dos vírus para Windows, mas são esses que não percebem nada de informática e são daqueles que levam os seus produtos a assistências todas as semanas para resolver problemazinhos, e têm medo sequer de tocar no windows que pensam que apanham vírus todos os minutos com o melhor antivírus do mundo.

        eu há 10 anos que uso só Windows Defender desde o Windows 7, 8 e 10 e nenhum apareceu aqui que fosse lixar o meu pc.

      • censo says:

        Não há virus para o MAcOs ?? Que raio de sistema, que nem essa funcionalidade tem … !

      • UseOqueGosta says:

        Caríssimo, leia com atenção o que escreveu… é exactamente o que quem está acima disse, o windows é vulnerável, tal qual o MacOS, quase sempre por culpa do utilizador. O utilizador é sempre o “primeiro antivirus”, prova disso são os recentes malwares (sim, não vírus, se não sabe a diferença informe-se) em que os utilizadores Mac caem, tal qual os do Windows, que nem uns patinhos. Quanto mais utilizadores, mais interessante é o sistema de atacar. E nem a fama do MacOS de ser mais robusto, fruto da sua base em Unix, o salva visto estar lá sempre o mesmo problema….. o utilizador.

    • Pedro C. says:

      As pessoas dizem tanta coisa sem saber do que falam…. enfim…

    • 123logi says:

      Pagas pelo pseudo estatuto o resto é smoke and mirrors.

      • Sujeito says:

        Essa pseudo eloquência é que é “smoke and mirrors”. Que necessidade interior é essa de comentar algo errado sobre algo que não conheces e que bem gostas? Cheira me a uma patologia leve.

  2. Rodrigo says:

    Fui só eu a reparar, na imagem da instalação do “Adobe Flash Player”, que está escrito “Chrime” em vez de “Chrome”?

  3. Ricardo xavier says:

    Bom dia
    Qual antivirus ou anti malware aconselham para mac?
    obrigado

    • Miguel says:

      O melhor mesmo é não usar mac.

      • Carva55 says:

        O melhor porquê ? Por acaso você é accionista do Windows ? Eu uso o Mac há uns cinco anos e nunca tive um único problema . E no outro era todas as semanas . A comprar anti-virus a pagar a técnicos , etc. A Mac não me encomendou este sermão , mas testemunho porque é verdade .

        • SergioM says:

          Desde o Windows 7 que não uso anti-virus. A diferença entre os nossos casos é só uma, o utilizador.

        • Cortano says:

          Hum… isso tem um nome: Noob
          Não tenho um virus no Windows há… ahem… 15 / 20 anos talvez.
          Desde que deixei de usar software manhoso sacado à toa, pirataria manhosa, desde que comecei a perceber um pouco mais sobre os riscos básicos de andar na net, nunca mais apanhei virus num PC.

        • ta chateado? says:

          ” E no outro era todas as semanas . A comprar anti-virus a pagar a técnicos , etc.”

          parei de ler por aqui….

        • K says:

          Compras antivírus todas as semanas? (não acredito). Pagas a técnicos para te limpar vírus todas as semanas? Até acredito e nada contra, mas como técnico, isso diz me volumes sobre o teu perfil como utilizador.

          Considera a Internet como uma cidade com partes boas e partes mas. Se quando sais de casa vais para as partes boas, tens uma baixa probabilidade de ser assaltado. Se vais para as más, vais te lixar de certeza.

          O teu PC é o teu guarda costas contratado que leva uma mala de dinheiro. O Windows é uma cara bem conhecida por toda gente e o povo que assalta sabe que é um bom alvo. Mas como esta farto de ser atacado, está mais que habituado e isto confere lhe protecção por experiencia. Muitos anos de ataques em cima e muita coisa já foi tentada que já não pega.

          O Mac é o gajo novo na cidade, ninguém o conhecia portanto ninguém sabia que ele valia a pena ser atacado. Mas agora que há mais gente a usar, ele começa a ser mais conhecido e o número de ataques aumentam. Como ainda não tem a experiência de anos de ataques, situações antigas que já não pegam no outro as vezes ainda podem funcionar.

          Mas no final resume se a usar o guarda costas que funciona melhor para cada um.

        • Balmer says:

          😀 Hey, quando não se sabe usar um computador, a culpa é do OS.

          MAS… é por isto que a Apple ganha. É preciso alguém que faça hand holding aos utilizadores, e isso tem o seu valor.

    • Daniel says:

      Ter o malware bytes e correr de vez em quando é suficiente. Não há virus nos macs, por isso a não ser que seja para proteger ficheiros que envias para computadores windows, não vale a pena estar a gastar recursos em ter um anti virus sempre a funcionar.

      • Ricardo xavier says:

        Obrigado Daniel

        • Sujeito says:

          Ricardo, eu diria que pode ser relevante o antigo vírus. Se envias e recebes ficheiros de outros, com máquinas Windows, é prudente certificar que não passas vírus que possam afetar outros.

          Tem a vantagem extra de dar uma proteção extra ao teu PC, o Mac não é infalível e pode ajudar.

        • Sujeito says:

          A todos os nerds cujo único interesse é espalhar desdém em tópicos Apple, dediquem-se a proteger as vossas máquinas e ajudem quem não sabe, Mac ou Windows. Se não o fazem, saiam do caminho e deixem quem quer ajudar a malta que aqui anda a fazer perguntas pertinentes e precisa de alguma ajuda.

      • censo says:

        Ter atenção ao que fazes e principalmente perceber o que fazes, é suficiente.

    • int3 says:

      Nenhum. Não precisas.

    • Carlos says:

      AVAST! FREE MAC SECURITY ou AVIRA FREE ANTIVIRUS FOR MAC!

  4. Caramelo Voador says:

    addone flash player… lol

  5. Hugo says:

    “Não é normal existirem problemas de segurança no macOS” ??
    Até à pouco tempo devido à baixa quota de mercado detida pelo macOS levava a que não houvesse grande interesse em procurar por falhas na segurança deste sistema… porque falhas todos os sistemas têm e É NORMAL… daí a dizer que “Não é normal existirem problemas de segurança no macOS” vai um longo caminho… agora que está a aumentar a quota de mercado está a começar a levantar o interesse na procura por falhas, tanto que até as mais conhecidas e antigas no windows também existem no macOS…

  6. Antonio says:

    A culpa não é do MacOS, mas sim dos utilizadores.
    Culpam o sistema operativo quando no primeiro caso é do Office, e no segundo caso é do utilizador inexperiente!

    • Bruno says:

      Essa logica vale para todos os OS nao??? Em ultima instancia a culpa è do utilizador!!!

    • Cortano says:

      Então, o problema nunca foi o Windows como todos dizem, mas sim o utilizador.

    • ta chateado? says:

      então no windows a culpa não é do sistema operativo. é do utilizador. a cada um. lool

      • Pedro Alexandre Costa Arantes says:

        O sistema nao descarrega malware nem aceita as autorizações de instalação sozinho! ( Com digna excepção para o xp que tinha aquela treta que o desligava ao fim de um minuto mal ligavas a net)
        Uso computador a 20anos, e desde o Windows 98 nunca tive um problema grave, nunca tive sequer um vírus! Algum malware daqueles que alteram paginas e motores de busca sim! Mas sempre por culpa de utilizadores ou pirataria! Uso mac a 8 anos e os problemas que tive foram os mesmos! Sempre responsabilidade exclusiva do operador e sempre situações que poderiam ter sido evitadas.
        Renunciem as fortunas da viuva do nepal, ou da Índia, e nao terao grandes procupacoes, ja vi mais vezes hackeada a minha conta de Facebook devido a aplicações manhosas do que todos os computadores que já tive!

        By the way: isto so prova que a apple nunca se procupou em proteger os clientes! Técnicas tao antigas eles ja deveriam saber que eram vulneráveis e ignoraram apenas porque a sua cota de mercado nao era suficiente para os hackers

    • Gerardo says:

      Exactamente como no Windows 🙂

    • Vlad says:

      Acho que no artigo não se está a culpar o SO, nem muito o menos o Office. Isso porque nenhum deles é culpado por estes malwares. A grande maioria de malware dirigido a utilizadores normais existente fazem-se servir do próprio utilizador para infetar o computador. Isto por uma simples razão, um malware que faça uso de uma falha de segurança deixa de ter qualquer utilidade quando esta e corrigida, malware que faça uso do utilizador funciona sempre enquanto a grande maioria das pessoas for ignorante quando à segurança.

  7. Gustavo Garcia says:

    “Não é normal existirem problemas de segurança no macOS[…]” “O Windows 10 é o So mais seguro de sempre […]” e outras frases do género ficam-vos mal. Porque hão-de começar os artigos sobre questões factuais com afirmações de opinião?
    Eu trabalhei (profissionalmente, não estou a falar do computador de casa) com MacOS desde a versão 7 à versão X e sempre houve problemas de segurança. Trabalho com Windows (e sou MCSE) desde o NT e continuo ainda a trabalhar com o W10 e sempre houve problemas de segurança. Em casa uso Linux e também aí há problemas de segurança. Não é nada de extraordinário porque todos os sistemas operativos têm problemas de segurança. Uns mais, outros menos, uns de um tipo, outros de outro…
    Quando vos disserem que um SO não está sujeito a vírus, que é seguro, que não dá problemas, etc. Estão a mentir-vos… Os SO são como as fechaduras. Há sempre uma forma de arrombar.

    • Sujeito says:

      Subscrevo Gustavo Garcia. Mas meter isso na cabeça das pessoas é mais difícil, principalmente porque não querem essa resposta, não se adequa às crenças pessoas. E aí está o problema.

      Os ignorantes de um assunto têm, regra geral, sempre mais certezas. E mais incredulidade no conhecimento dos outros.

    • David says:

      UAU!!!
      Trabalhas com praticamente todos os sistemas operativos!

  8. Mário says:

    Gostaria que me ajudassem, pf.
    Aconteceu-me isto e não sei como resolver.
    Como posso retirar o vírus sem ter que fazer uma formatação?
    Obg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.