macOS: Uma app encravou o sistema? Saiba como a “matar”…
É verdade que o macOS é um dos sistemas operativos mais estáveis do seu segmento. No entanto, nem tudo é perfeito e, às vezes, há aplicações que teimam em "empancar" o sistema.
Hoje ensinamos como podem forçar facilmente o fecho de aplicações no macOS.
O macOS é um sistema que funciona quase às "mil maravilhas". É rápido, é estável e não encrava. No entanto, se alguma app decidir encravar o sistema, o macOS tem também várias apps para "matar" o processo.
Como matar um processo de uma app no macOS?
Uma das funcionalidades mais usadas para este tipo de situações é o "Forçar Saída". Para aceder a esta funcionalidade, basta que use o atalho de teclas Command-Option-Escape.
Depois basta escolher a app e carregar no botão Forçar saída.
Monitor de Atividade
Outra das possibilidades é através do Monitor de Atividade que além de oferecer informação detalhadas dos processos, permite também que encerrar processos do sistema. Para usar esta ferramenta basta que carregue em Command + Espaço e escreva Monitor de Atividade.
Depois é só escolher o processo e carregar no botão Parar.
Matar processos via terminal
Através do terminal do macOS também é possível "matar" processos. Para isso deve usar o comando ps -ax, para ver o número de processo que pretende terminar e em seguida usar o comando kill.
Para quem vem do Windows, é normal que quando uma app bloqueia se lembrem de imediato do CTRL + ALT + DEL. Esse conjunto de teclas não existe no macOS, mas podem sempre usar as dicas que deixamos em cima.
Este artigo tem mais de um ano
“É rápido, é estável e não encrava”…
Se não entrava, para quê darem-nos dicas de o que fazer caso algum programa “encrave o sistema”?
Para um site de tecnologia, vocês são bastante tendenciosos…
Ser tendencioso em termos tecnológicos demonstra, na minha opinião, uma de duas opções: ou não detém o conhecimento considerado essencial para estar na vossa posição ou mais grave ainda, relatam aquilo uma parte da vossa audiência irá gostar de ler.
Penso que vocês deveriam ser menos tendenciosos em fazer brilharete aos produtos da Apple.
Não há notícias vossa em que antes de alinhar algum defeito à Apple, não tenham de dar uma introdução tendenciosa.
Penso que deveriam apenas relatar a notícia e explicar em termos técnicos o que levou ao problema que relataram, isso sim demonstra conhecimento, capacidade de pesquisa e amor à tecnologia.
Uma coisa é o sistema… outras são as aplicações de terceiros que instalamos. Não há tendência nenhuma, isso também acontece com o Windows…
Não “encrava”, espera pacientemente que a aplicação termine ou dê sinais de vida…
Obviamente que é perfeitamente normal um qualquer software poder bloquear, mas todo o sistema operativo bloquear, mesmo sendo porque algum programa parou, é algo pouco aceitável.
Em Linux isso já raramente acontece, e num sistema baseado em BSD, como é o macOS, não devia acontecer quase nunca.
Quem desenvolve software, é o prato do dia, meter algo a correr para experimentar e aquilo rebentar… Se tiver entretanto de andar com tretas com o sistema operativo, era a loucura…
Nem sempre, nem nunca 😀
Falo por mim.
Passam-se anos sem encravar. Por isso nunca me lembro ao certo da sequência Command-Option-Escape. Sei que são duas das tês teclas de baixo Control / Option / Command e Escape mas tenho que ir por tentativas.
Não te abespinhes. O Windows também melhorou muito. Qualquer dia os pessoal também se esquece do CTRL+ALT+DEL 😉
Botão direito do rato no taskbar na app, premir Option, e aparece a opção forçar fecho da aplicação.
Quando trabalhei com macOs encravar era uma coisa bastante comum. Experimentem programar nele a ver se ainda dizem que “é um SO estável”.
Eu programo em MacOs e é super estável, alias, atualmente so utilizo MacOS para programar, seja o que for e ele nunca encravou ou teve daqueles bloqueios que tinha num Windows. Seja em que IDE for, ele anda fluído e sem razão de queixa. Já em Windows tive problemas ate com o VS Code, portanto…
O mais interessante é conseguir ter uma maior fluidez do Visual Studio no Mac do que no Windows.
Diga-se tambem que tambem ja programei utilizando um sistema Linux e a experiência foi extremamente boa, no entanto, neste sistema ainda faltam alguns recursos que na altura me faziam falta.