macOS 10.13.4 trouxe suporte para a utilização de GPUs externos
A Apple tinha anunciado há algum tempo a chegada para breve de suporte para GPUs externos para o macOS. Até agora ainda não tinha sido lançada qualquer versão com esse suporte, mas desde o final da passada semana isso mudou.
O macOS 10.13.4 traz agora este suporte, abrindo as portas a muitas potencialidades e a novos cenários, em que estes GPUs vão dar ainda mais poder a estas máquinas.
O final da semana passada foi muito importante para a Apple. Várias versões dos seus sistemas operativos foram lançados, desde o iOS até ao novo audioOS. De forma discreta a Apple lançou também o macOS 10.13.4, que traz muitas novidades.
A mais importante dessas novidades é o suporte do macOS 10.13.4 para GPUs externos. Agora, qualquer Mac com uma porta Thunderbolt 3 passa a ter suporte para melhorar a performance gráfica, através da ligação de placas gráficas externas de elevado poder.
Fica assim aberta a porta à utilização de apps com suporte para 3D e para jogos de realidade virtual em máquinas com menor poder gráfico e até computacional.
Segundo a Apple, este suporte permitirá ligar placas gráficas de vários fabricantes. A documentação refere Apple placas AMD Radeon como as RX 570, RX 580 e RX Vega 56. Há ainda referência a placas AMD Radeon RX 570, RX 580, Radeon Pro WX 7100 e AMD Radeon RX Vega 56.
As potencialidades desta novidade são elevadas. A Apple refere que com os eGPUs podem acelerar aplicações que usem Metal, OpenGL e OpenCL, ligar monitores e ecrãs externos adicionais e usar capacetes de realidade virtual ligados ao eGPU.
A Apple lança assim o prometido suporte para GPUs externos, que vão aumentar o poder de todos os Mac, abrindo as portas a muitas possibilidades, desde a realidade virtual até à utilização de jogos mais exigentes a nível gráfico.
Conheça o novo iOS 11.3
Este artigo tem mais de um ano
Através de Windows nestes computadores penso que já dava, faltava só a este SO.