Mac Fan Control: Mantenha a temperatura do Mac controlada
Os últimos dias têm sido de calor extremo o que se revela particularmente complicado para as nossas máquinas. São atingidas temperaturas elevadas que podem danificar alguns componentes mais sensíveis e que podem levar a problemas maiores.
A somar a isso, e no caso dos computadores portáteis, somos nos os utilizadores que também estamos expostos a essas temperaturas ao termos as nossas máquinas no colo.
Com o Mac Fan Control vão poder ter um pouco mais de controlo sobre essas temperaturas e indicar ao sistema que deve agir antes de atingir determinados pontos críticos.
As máquinas modernas estão equipadas com sensores de temperatura que fornecem informações vitais ao sistema sobre o que se passa em determinados componentes e para que este possa tratar de os arrefecer, se necessário.
O Mac Fan Control faz uso dessa informação e pode ser dividido em duas funções ou áreas distintas, ambas debruçadas sobre a temperatura das vossas máquinas.
Em primeiro lugar podem usar o Mac Fan Control como um mostrador para as temperaturas que esses sensores espalhados pelo hardware estão a recolher. Essa informação é mostrada na interface do Mac Fan Control e mostra os sensores que o Mac tem disponíveis.
A somar a essa informação vão ter ainda disponível os valores de rotação das ventoinhas do sistema. Podem ver as RPM mínimas, as máximas e as que estão actualmente a ser usadas.
Com a segunda função do Mac Fan Control vão poder que controlar as rotações das ventoinhas do vosso Mac, podendo estas serem disparadas sempre que determinadas temperaturas sejam atingidas.
Para cada uma das ventoinhas do sistema vão poder definir um dos três modos que o Mac Fan Control disponibiliza. O primeiro, completamente automático fica a cargo do sistema e será accionado sempre que este entender.
No segundo caso vão poder definir uma rotação constante dessa ventoinha, não havendo qualquer controlo adicional. Definem a rotação e o Mac Fan Control aplica-a.
Por fim, e no terceiro caso, vão poder definir a temperatura a que a ventoinha será accionada e a temperatura máxima a ser atingida. Podem neste caso definir qual o sensor que vai fornece a temperatura para controlo.
Estas acções podem ser aplicadas em qualquer ventoinha que o vosso Mac tenha disponível, sempre com as mesmas opções e funcionamentos independentes por ventoinha.
Uma vez que os sensores estão no sistema e que podem ser usados por qualquer aplicação, independentemente do sistema operativo que esteja a correr, os criadores do Mac Fan Control disponibilizam uma versão da sua aplicação para Windows, que pode ser corrida em Mac's que estejam a usar o Boot Camp.
As definições do Mac Fan Control resumem-se ao mínimo. Podem escolher o idioma a ser usado, se o Mac Fan Control deve ser lançado no arranque do sistema e que informação pretendem que seja mostrada no ícone que o Mac Fan Control tem na barra de menus.
Esta aplicação permite que tenham um pouco mais de controlo sobre o arrefecimento do vosso Mac, podendo prevenir problemas de sobre aquecimento.
Devem no entanto lembrar-se que uma utilização indevida e sem cuidado devido do Mac Fan Control pode danificar o hardware dos vossos Mac's. Usem-no com cuidado e atenção.
Se estão a ter problemas com o calor nos vossos Mac's então devem ter o Mac Fan Control por perto para poderem, por um lado, controlar as temperaturas dos vossos equipamentos, e por outro, para poderem agir rapidamente em caso de sobre aquecimento.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: OS X 10.6+; Windows XP/ Vista/ 7/ 8
Download: Mac Fan Control 10.0.5 OS X [6.3MB]
Download: Mac Fan Control 10.0.5 - Windows (Boot Camp) [4.5MB]
Homepage: Mac Fan Control
Este artigo tem mais de um ano
Sistemas Operativos: OS X 10.6+; Windows XP/ Vista/ 7/ 8??
achei estranho mencionar windows e resolvi testar… instalar instala. Mas só abre mesmo em hardwares da apple
Bom dia fornost,
A referência a Windows na secção de Downloads refere-se a instalações de Windows em sistemas operativos MacOS, ou seja, em Dual Boot. Bootcamp é um software do próprio MacOS que te permite instalar sistemas operativos Windows compatíveis num Mac com processadores Intel.
Resumindo, o Windows a que se referem não é para um PC dito normal mas sim para instalações em Dual Boot (utilizando o Boot Camp para o efeito) em máquinas Mac.
Fui esclarecedor? Peço desculpa pela possível confusão… 😉
Cumprimentos,
César Teixeira
Podem tambem testar o iStat é mais completo e simples de usar 🙂 mas é pago
Exclente, baixei significativamente a temperatura do meu iMac.
Obrigado pplware, vou testar no meu MB Air para ver se deixa de fritar ovos (aquece tanto que frita ovos na base).
Abraco
Boas PPlware.
Como voces disseram e bem utilizar este tipo de programas sem conhecimento da matéria pode dar problema.
Eu tenho um macbook pro de 15′ comprado no ano passado e como trabalho em vídeo, renders e export constantes ajudam a aumentar a temperatura.
Não me sabem dizer uma boa configuração para este programa? (Sem perder o pouco barulho que o equipamento faz quando estou por exemplo simplesmente na net).
Atentamente
Muito bom! Trabalho com fotografia e utilizo muito o Mac, estava esquentando muito agora consigo controlar a temperatura e trabalhar mais tranquilo.