Cuidado, anda um novo malware para Mac à solta
Os sistemas operativos da Apple sempre tiveram associada uma garantia de protecção elevada e de quase impenetrabilidade. São conhecidos por serem impossíveis de infectar com vírus ou com malware.
Mas esta sua fama tem decaído nos tempos recentes e cada vez mais surgem notícias de novos ataques bem sucedidos. A mais recente ameaça chega na forma de uma mensagem do próprio sistema, que pede autorização para instalar um novo software.
Este novo malware chega directamente com a instalação da aplicação Advanced Mac Cleaner e foi descoberto por Thomas Reed, investigador chefe da bem conhecida empresa MalwareBytes.
Segundo a descoberta feita, quando é instalado o Advanced Mac Cleaner, uma nova aplicação é instalada, que aparentemente é inócua e que não tem qualquer actividade. Na verdade, esta nova app, o que faz é, registar para si o controlo de abertura de mais de 230 extensões, o que na prática corresponde a quase qualquer ficheiro presente no Mac.
Ao tentar abrir qualquer ficheiro é então apresentada uma mensagem dessa mesma aplicação, que imita de forma quase perfeita as que o OSX apresenta. É através da "ingenuidade" dos utilizadores que o processo de infecção se inicia.
O utilizador é então encaminhado para um site onde é levado a instalar vários softwares como o Mac Adware Remover ou o Mac Space Reviver, que em nada melhoram a performance do OSX. Estas aplicações chegam também com assinaturas de vários certificados da Apple, o que dá confiança aos utilizadores e não levanta suspeitas ao próprio OSX.
Aparentemente, este malware tem apenas este comportamento, não roubando dados dos utilizadores ou tomando outras acções nefastas. Limita-se a levar o utilizador a instalar aplicações de que não necessita, com benefícios claros para os programadores que as criaram.
O conselho, para já, é o mesmo que se tem dado no caso dos smartphones. Os utilizadores devem limitar-se a instalar software que seja obtido da loja de aplicações oficial, neste caso a App Store da Apple.
Este artigo tem mais de um ano
Continua a ser o utilizador o elo mais fraco…
Nem mais…
Mas isso é para todos, depende sempre do utilizador.
Parece que afinal não é assim tão bom contra vírus
Depende de como o Gatekeeper do sistema está definido e das loucuras do utilizador em não dar ouvidos aos avisos do sistema.
A mesma coisa no Windows…
O artigo fala no Windows?
Mas quando e no windows es o primeiro a dar entender que a culpa e mais do sistema quando é tudo do mesmo
forever, mas onde é que tu já me viste nessa lenga lenga?
Não há nenhum sistema perfeito! Mas há uma grande diferença entre explorar possível engenharia social, acabando a própria pessoa indo contra os avisos que o sistema dá, ou mesmo desactivando defesas, e haver falhas de segurança que podem ser exploradas mesmo que a pessoa esteja atenta e tenha bons hábitos.
A mesma coisa em todos os sistemas, nenhum é seguro, a segurança é o utilizador que cria.
Não sabes ler. É pena…
o ponto mais fraco é sempre o utilizador. Independentemente do SO. Mas com a maçã a ser mais popular hoje em dia, é normal que comece a haver interesse em programar viroses para Apple
verdade, embora seja bem mais dificil de o fazer.
sim, verdade mas isto não é exatamente uma virose…e também não explora nenhuma falha de sistema. explora uma falha do utilizador.
epah colegas meus que dizem ai não é preciso antivírus no mac que ele é bem seguro beu beu beu, kkkk tá visto , tão caro por uma maçã trincada e sem segurança nenhuma.
Enquanto nenhum sistema é infalível, o macOS e o Linux são ambos sistemas bem mais seguros que o Windows (tendo em conta o kernel de cada um).
Texto muito confuso! Essa nova aplicação não regista para si o controlo de abertura dessas extensões todas, apenas apresenta-se ao sistema como podendo abrir essas extensões. Se já houver outras aplicações instaladas que abrem esses ficheiros continuam a ser essas mesmas aplicações a abrir. É só com os ficheiros para os quais não há outra aplicação que essa tal nova aplicação poderá ser usada.
A primeira aplicação instalada já é por si muito dúbia para alguém abrir o seu instalador. E dependendo das definições do sistema, mesmo insistindo em experimentar, essa outra nova aplicação pode nem sequer abrir aparecendo um aviso sobre a sua origem.
Uso Windows, não tenho vírus, não quero outra coisa e sou esperto
Então como é que usa MAC?
Sempre a mesma lenga lenga. Só muda o nick lol
ahahahah, mas quem é que tem inveja de macware?
x2
Mas não se pode ligar a estes fanatismos. Este senhor deve rezar ao Steve Jobs todas as noites.
Lá porque tu mudas de nick, shor Pedro Peixinho agora Miguel e há semanas Paulo que se usou do meu nick para me injuriar, fora todos os outros nicks, não significa que todos sejam iguais a ti. Tens inveja porque não tens amigos e passas aqui a vida a mandar postas de pescada numa forma triste de se divertir a trollar com os outros e a incendiar discussões estapafúrdias.
Então mas…. é MAC… Não tem vírus. Must be fake.
Claro que tem. Mas é peaners como diz o outro.
É como a história dos tarifários ilimitados mas com limite. Excederes o limite é um outlier, portanto é “como se fosse” ilimitado.
Apanhares vírus no mac é um outlier, portanto é como se não houvesse.
Esse é o marketing. E nós temos de ler nas entrelinhas.
O problema dos vírus nos MAC estão sempre entre o MAC e a cadeira.
Nos mac’s e nos outros todos!
não é verdade!
Não exactamente.
Ah, claro. Isso invalida que exista malware.
Não invalida, mas é diferente o malware conseguir fazer tudo sozinho sem dar cavaco a ninguém, e outra é o user ter de dar permissão manualmente.
dito assim, é mesmo fake já que o artigo não fala de vírus algum…muito longe disso…
Mac não tinha muitos vírus porque nao tinha interesse suficiente a volta do sistema operativo nem uma userbase que justificasse o esforço, não era por ser impenetrável nem nunca foi. Mac sempre foi dos sistemas operativos com menos segurança, eles aproveitavam se era da falta de desenvolvimento de malware para fazer falsa propaganda como de costume. Depois chegavam a competições de hack entravam no sistema operativo pelo Browser em menos de 10 segundos. Security by obscurity so funciona ate alguém arranjar uma lanterna e começar a explorar
A sermos precisos, isto não é um vírus.
Está muito longe dos vírus existentes para Windows.
“Não há malware para OSX”
Sempre a querer passar a perna.
Já ocorreu que quem te disse isso seria a tentar contribuir para teres uma experiência de computação mais tranquila?
Correcto ou incorrecto, as pessoas que conheço vão passando a palavra por quererem ajudar os outros a estarem mais tranquilos a usar um computador. Se tu ou eu precisamos não é relevante. É boa vontade. Nunca apanhei malta a gabar-se.
E que coisa ridícula seria para se gabarem…
não falta quem se gabe, quando a porcaria é a mesma tirando o preço.
Tenho Mac aos anos e nunca tive problemas. Quem não sabe mexer nestas máquinas que não as compre.
Alguém ouviu falar no Objective-see.com?
É confiável ou é mais um wannabe?