Vamos criar uma pasta “secreta” no Mac?
Hoje trazemos uma dica muito interessante. Vamos ensinar a criar, sem instalar seja o que for, uma pasta com palavra passe no seu macOS.
Por vezes, quando partilha um Mac, tem necessidade de ter uma pasta "só sua", onde tem apenas o que a si diz respeito. Vamos ajudá-lo a ter esse espaço privado.
De tempos a tempos, queremos transmitir ou guardar informação sem que outras pessoas a vejam. A resposta para este problema é, na maior parte das vezes, colocar uma password nos ficheiros que queremos “esconder”. Mas, vocês perguntam-se, haverá alguma forma de fazer isso no Mac OS sem utilizar software adicional?
A resposta não podia ser mais simples: claro que há e é muito simples!
Vamos então recorrer a uma ferramenta que existe no OS X que se chama Utilitário de Disco (Disk Utility), que podem encontrar na pasta Aplicações -> Utilitários.
No Utilitário de Disco, vá à barra de menu à opção Ficheiro -> Nova imagem -> Imagem da pasta. Navegue até à pasta que contém os ficheiros que quer proteger. Quando encontrar a pasta, seleccione-a e clique em “Abrir”.
Ser-lhe-á pedido o local onde quer guardar o DMG. Eu irei guardá-lo na Secretária. Agora a parte essencial. No campo “Cifragem” escolha “Encriptação AES de 128 bits”.
Pode "aumentar" a chave de cifragem, mas o tempo de cifrar e decifrar o conteúdo será maior e a de 128 bits já não será pêra doce para qualquer comum dos mortais.
Quando escolher a chave, será solicitado que coloque a palavra passe. Será essa password que protegerá o seu DMG.
Feito, o seu DMG está protegido por uma password e poderá "montar/desmontar" a drive para ter acesso ou fechar o mesmo. Assim poderá sempre ter este espaço privado onde só conseguirá acesso quem tiver a palavra passe.
Se quiser enviar o ficheiro, é simples, do outro lado, quem o receber, terá de conhecer a palavra passe ou nunca conseguirá acesso ao conteúdo.
Este artigo tem mais de um ano
Artigo interessante! Realmente o OSX tem muitas funcionalidades “ocultas”.
No entanto, a pasta que origina o .dmg não deixa de existir.
É suposto eliminar a pasta após a criação do mesmo? É possível reverter, mais tarde, o .dmg criando novamente uma pasta com a informação?
Obrigado
Sim, apaga a pasta.
Depois apenas tem que copiar os ficheiros do ficheiro .dmg e criar uma nova pasta, caso queira recuperar os ficheiros.
Não deveria ser uma pasta encriptada em vez de um ficheiro comprimido encriptado ?
Seria uma alternativa, mas o mais provável é que não queiram criar confusão com a encriptação do disco (FileVault) para o utilizador comum. De qualquer maneira o que se cria é uma imagem de disco que se pode manipular como qualquer outro disco depois de aberta.
Não sei se tal funcionalidade estará bem implementada, mas se sim é muito boa… tendo em conta que não precisam de instalar nada.
Para quem quiser algo mais avançado e que possa ser utilizado em várias plataformas (caso mude de sistema operativo) poderá querer instalar o gratuito VeraCyrpt.
Quase todos os SOs suportam esta funcionalidade. A única exceção é a versão base do windows.
E se quisermos adicionar mais elementos nesse dmg?
Para isso em vez de usarmos a opção “comprimido” usa-se a opção Leitura/Escrita. Mas podem ser exploradas essas opções, há várias funcionalidades.
Muito interessante, pergunto-me porque nunca ouvi falar desta funcionalidade, especialmente porque já procurei antes formas de encriptar uma pasta no mac, mmm…
E no PC, como se faz?