Afinal há mais apps da Mac App Store a roubar dados dos utilizadores do macOS
O final da semana passada ficou marcada com a notícia de que uma app criada para o macOS e alojada na Mac App Store, estava a roubar dados dos utilizadores e a enviá-los para servidores alojados na China.
Só por si, esta situação coloca em causa a bem reputada fama da Apple de avaliar as aplicações que publica, mas a verdade é que este parece não ser um caso isolado e foram descobertas mais apps a realizar o mesmo processo.
Foi com o Adware Doctor que surgiram os primeiros problemas com o roubo de dados nas apps da Mac App Store. Esta app foi apanhada a aceder a dados não autorizados do macOS e a enviá-los para o seu criador.
Com este facto conhecido, foram avaliadas mais apps e outras foram descobertas. Estas tinham sido já reportadas antes em alguns fóruns e agora comprovou-se que têm o mesmo comportamento. A maioria foi criada pela Trend Micro, mas existem outras de outros programadores.
#TredMicro was shady since December. A user called PeterNopSled reported to @Malwarebytes that an top AppStore app is exfiltrating user data: https://t.co/WRyu4SiOAX@AppleSupport @Apple @BleepinComputer @patrickwardle @thomasareed @TheHackersNews @ZDNet @MacRumors @9to5mac
— Privacy 1st (@privacyis1st) September 8, 2018
No caso da Trend Micro, um dos exemplos que foi detalhado foi a conhecida app Dr. Unarchiver, mas o dedo foi também apontado ao Dr. Cleaner e a outras das suas apps.
Esta app destinada a comprimir e expandir ficheiros, tem um comportamento que pode parecer normal para os utilizadores, mas que na verdade está a recolher dados para enviar de retorno para os programadores.
Ao propor que seja limpo o lixo que se possa ter acumulado com o processo realizado, na verdade o Dr. Unarchiver está a garantir acesso a uma área protegida de dados dos utilizadores.
É neste momento que acede e recolhe dados das navegações dos utilizadores, enviando-os depois para os servidores da empresa, comprimindo-os e de forma quase anónima.
Atualmente, o Dr. Unarchiver ocupa um lugar de destaque na Mac App Store e é uma das apps que mais é recomendada pela própria Apple. É naturalmente recomendada a sua remoção, bem como de outros produtos da Trend Micro.
É estranha a forma como a Apple terá deixado passar estas apps para a Mac App Store, mesmo com todas as suas regras e os seus mecanismos de avaliação para prevenir situações de abuso. Não se sabe ao certo, mas provavelmente todas as apps da Trend Micro devem estar a ter um comportamento semelhante.
Este artigo tem mais de um ano
E depois ainda falam que macOS é isento de problemas.
Eu acho que nenhum é Mac’s, Windows, e versões Linux todos têm falhas e problemas, depende se são ou não conhecidas
Pra “certos” users, Mac é perfeito.
São os windows users.
Correto, o problema é que continua a haver gente a defender os seus preferidos com unhas e dentes. Aí é que reside o problema.
Enquanto clientes deviam era reclamar e barafustar para ver se melhoram os produtos e não apoia-los a fazer porcaria
nao se trata de ser isento de problemas, mas sim de ser menos susceptível a esse tipo de problemas
Os únicos que dizem “isento de problemas” são os haters, curiosamente.
A empresa cai cada vez mais no descrédito com estas noticias. Já fui fanática, admito, pelos seus produtos, mas deixei de usar por vários motivos, incluído profissionais, e neste momento não tenho o mínimo interesse em adquirir algo que é vendido com a idéia de que é um produto superior, quando é o inverso.
Fora o que é abafado e escondido por eles…
Gostei do teu comentário, simples, sem floreados e sem entrar em flames. 😉
para quem nao tem interesse, nota-se ai uma dorzinha no coracao.
Subscrevo inteiramente este seu comentário, porque foi o que aconteceu comigo… Parabéns!
Vais de 8 a 80. Primeiro lavaram-te o cerebro de que era superior e agora lavaram outra vez a dizer que é inferior.
o controlo da Apple é tanto sobre segurança e depois uppssss, afinal havia outra…
isto já começa a ser frequente falhas da Apple, depois não venham dizer que é só os outros…
O problema destas notícias é a facilidade com que se entra no populismo e nos argumentos básicos, como os comentários por aqui…
O Rei vai nu! E os súbditos sempre tão preocupados com os dados (na Google) agora não piam…
Continuam a piar, afinal de contas estas fugas nada têm a haver com o facto de a Google abertamente vender dados. Do 8 para o 80.
O que?
Qual a dúvida?
A google vende os teus dados… é sabido. De localização, pesquisas… etc
Não tinha percebido.
Mas a Google não vende os teus dados. Oficialmente, eles são pagos para fazerem marketing direccionado, não cedem os teus dados às empresas.
Não oficialmente, cedem sem ser preciso pagar sequer.
Pois, é bem pior uma empresa de confiança e sujeita a escrutínio aceder aos dados do que umas empresas chinesas quaisquer… Ajoelha que o rei vai passar!
Exatamente, afinal de contas era a google que se estava a ajoelhar aos chineses e a fazer software para cumprir os desejos deles.
Aos poucos e poucos descobre-se as voisas “lindas” da apple.
Interessante notar que todos os que comentam contra a Apple são aqueles que nunca usaram mas adoravam ter um. Se a inveja matasse…
Estás bem enganado, nem que tivesse dinheiro para essa maça ou que me dessem um……
Não sou fanático de sistema nenhum, mas vendo bem as coisas a Apple tem muito de mal…….
ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão
Eu acho, que desde o aparecimento da rubrica: Gosta do Windows e do macOS? Então troque-os pelo…, algo grave começa a acontecer para a Apple!
As apps já foram removida , pelo menos isso.
Abc
Afinal…sempre com os afinais. Como se as pessoas pensassem o contrário. Btw, rubar no url?
Afinal não há surpresa nenhuma, só mesmo para quem é hater à espera de vir trollar não é verdade?
A questão é: Software não livre é uma bomba relógio a espera de um problema desses acontecer, ou pior. Sei que parece meio alarmista o que eu disse e nem sempre isso pode ser verdade, mas se o código fonte do programa não é acessível a possibilidade de programadores mal intencionados aumenta. Vimos que temos mtos problema na Google, Microsoft e até da Mozzila ( que é uma entidade open source ), mas que permitir extensões non-free. Um mundo ideal seria usar somente software livre, mas é dificil e cada um deve fazer um sacrifício para descobrir o que pode abrir mão, de um produto non-free para uma alternativa livre. Por exemplo no celular podemos sair do android e instalar uma rom alternativa como o lineagen os ou para os mais radicas (no bom sentido da palavra) instalar o replicant que é completamente livre só que wifi, gps, bluetooth e outros mais não funciona no aparelho, alem de rodar em aparelhos mais antigos. Pra mim ta de boa no meu s2 só que pequei no uso do wifi non-free. Cada um pode fazer o sacrifício que consegue do conhecimento que tem, não da pra exigir de todo mundo que mude da aguá para o vinho da noite para o dia, mas as empresas mudam qdo os consumidores mudam. Gosto da analogia dos Veganos, que não consomem nada de origem animal e estão mudando a indústria, mesmo que lentamente, fazendo sacrifícios em consumir e não consumir determinados produtos. Uma luta em algumas localidades. Enfim é isso.
O software livre pode ser melhor em alguns aspetos, mas não está isento destes problemas.
Estamos a falar de cada vez mais linhas de código a ideia que qualquer pode ver e vai ver o código é absurda.
?? A apple abandonou a Ms e agora usa servidores na (china) qual é a duvida? isso vai ser normal.