PplWare Mobile

Mac OS X – Esconder Ficheiros e Pastas do Spotlight

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Nunes says:

    não entendo muito bem a lógica de segurança por esconder do spotlight. Há outras formas de realizar uma pesquisa no disco e quem tiver acesso à pesquisa por spotlight pode muito bem redefinir o que é ou não incluído, aliás nem sequer as suas opções estão protegidas por cadeado!
    Quando escondo alguma coisa do spotlight é porque não quero que perca tempo a indexar pastas que sofrem muita variação de conteúdos ou então alguns discos externos para não ocupar espaço desnecessário!

    • Vítor M. says:

      Nunes, mas por Spotlight é muito mais rápido verdade?

      Eu posso perder segundos a encontrar um ficheiro ou pasta relacionada, usando o Spotlight e posso ter de andar horas para encontrar no disco a mesma pasta sem usar o Spotlight.

      É tudo uma questão de pontos de vista.

      • Nunes says:

        horas?
        quando quero fazer uma procura exaustiva no meu disco eu uso o Find any File em segundos, e como este há outros programas! E há sempre acesso ao terminal, por onde há mais do que uma maneira de fazer pesquisa, inclusive em conteúdos de ficheiros, sem ser preciso ir à base de dados do spotlight.
        Quem quiser procurar encontra rapidamente. Pode é reduzir a probabilidade de alguém “tropeçar” num ficheiro ou pasta por mero acaso, mas isso na minha perspectiva não é segurança, é somente uma tentativa de afastar a mulher ou namorada de alguns segredos – força de expressão!
        Quem necessita mesmo de segurança usa ficheiros encriptados

        • Vítor M. says:

          Find any File? Ó obrigado, mas é preciso que o Mac a tenha. Estou a falar em sistema nativo ora!!! Terminal? Demoras horas… e mesmo assim não consegues chegar rapidamente aos ficheiros… só o facto de os teres de confrontar um a um!!!

          Por isso continuo a dizer que ou é pelo Spotlight ou então nada feito. Então e se quisermos salvaguardar alguma info, é usando estes métodos 😉 garanto-te que precisas de horas para descobrires determinadas pastas com determinados ficheiros!!!

          • Nunes says:

            Demoras horas com o terminal?
            a partir da pasta de utilizador faz
            grep -r [texto que queres encontrar] *
            vais ficar espantado com a rapidez com que encontra ficheiros, mesmo nos conteúdos

            o único problema com o grep é que não reconhece como deve ser a estrutura dos documentos por isso há coisas que escapam na pesquisa de conteúdos. Mas pesquisar por nomes de ficheiros e outras propriedades consegue ser mais rápido que o spotlight.
            Quanto ao Find any File, é tão pequeno que em segundos é descarregado e está pronto a pesquisar… é simplesmente um interface gráfico para aquilo que o sistema já oferece, para muitas situações melhor que o spotlight no identificar de ficheiros de interesse

          • Vítor M. says:

            Qual texto a encontrar? É que as variáveis, como tu sabes, podem ser muitas, no Spotlight inseres imensas muito mais rápido que no terminal e não digas que não, 😀 alias, sabes bem que o factor do terminar apresentar os resultados em linhas, só por aí complica-te logo a pesquisa, estás a teimar numa cena sem nexo 😀 mas ok, mais não seja trouxeste mais informação ao post 😉

            Quanto ao Find any File, eu conheço, até vou fazer um artigo para apresentar essa ferramenta, agradeço por lembrares. Foi boa dica sim senhor. Mas em falta de material nativo… o Mac OS X tem lá boas ferramentas e continuo a achar que o Spotlight é a melhor.

            Abraço.

          • Nunes says:

            o que te demonstrei é que esconder do spotlight não é uma medida de segurança, pois não impede ninguém de encontrar com outras ferramenta e que tal não demora horas.
            Aliás nem a própria Apple desenhou tal como segurança pois as definições do spotlight não estão protegidas por password

          • Vítor M. says:

            Ok Nunes, não será uma medida de segurança “completa e profissional”, mas podes evitar que alguma informação apareça. Mas ok, seja!

            Já agora, e como vejo que conheces, manda-me algumas dicas para apresentar.

            Abraço.

          • Nunes says:

            dicas
            Default Folder X
            iChm
            Man Viewer

  2. Nova York says:

    Mas este método apenas esconde a pesquisa do spotlight, certo? Se procurar no disco consigo encontrar os ficheiros na mesma?

  3. ze says:

    eu uso o comando mv no terminal.
    abro o terminal e vou para a pasta onde está o conteudo a ocultar e em seguida uso:

    mv “pasta” “.pasta”.

  4. Bónus says:

    Uma curiosidade que muita gente não sabe é que dá para fazer contas no Spotlight.
    É a forma mais rápida de fazer uma conta: cmd+espaço para abrir o Spotlight e continuar no teclado a introduzir os valores.

  5. Matheus says:

    Amigo, estou com um problema inverso a este e talvez possa me ajudar. O meu spot ultimamente não está conseguindo achar arquivos mais antigos, apenas arquivos mais novos, o que dificulta o uso do aparelho. Queria saber se existe alguma limitação que eu possa ter ativado pra essa tarefa ou alguma forma de resolver isto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.