Mac OS X – Esconder Ficheiros e Pastas do Spotlight
Esta dica é muito interessante porque pode realmente ser necessário e no Mac, ou se sabe como fazer ou é apanhado em "contra-mão".
O Spotlight é uma ferramenta poderosa, que indexa tudo o que existe no disco do seu Mac. Depois, em segundos mostra o que procura, onde está e mais uma vasta informação associada, em detalhe. É uma ferramenta brutal! Mas, e se pretender "esconder algo no seu Mac OS X e que nem mesmo o Spotlight mostre?
Ora, aqui temos um problema. No Windows é bem mais fácil de esconder pastas ou ficheiros, já no Mac OS X o problema tem de ser contornado, embora que, quem criou este SO tenha também pensado nisso, temos é de saber usar as ferramentas certas. É isso que hoje vamos mostrar.
Método noindex
O Mac OS X traz um recurso de indexação de ficheiros muito inteligente, sendo difícil de contornar o mesmo. Se pretendermos ocultar ou proteger os nossos ficheiros e não quisermos usar para essa tarefa uma ferramenta de terceiros ou mesmo uma ferramenta de disco nativa, como já mostramos aqui, que dá sempre mais trabalho a andar a cifrar e decifrar sempre que seja necessário usar os ficheiros, podemos usar uma opção embutida para marcar os ficheiros que pretendemos para estes não serem indexados.
Quer se trate de um ficheiro ou pasta que pretendemos ocultar ou seja, que o Spotlight os ignore nas pesquisas, tudo o que precisamos de fazer é adicionar a extensão 'noindex' no final do nome do ficheiro ou da pasta.
Se, por exemplo, tivermos uma pasta com o nome Docs-banco2013, apenas temos de renomear a pasta para Docs-banco2013.noindex, e deixará de ser indexado pelo Spotlight. Faça o mesmo para um ficheiro, e este também será removido do índice.
Este método é o melhor porque, ao colocar os ficheiros dentro de uma pasta com extensão noindex este também não serão indexados. Ao contrario do método que provavelmente conhecem, que está a seguir e vem nas Preferências de Sistema.
Método Privacidade no Spotlight
Uma forma de evitar que o Spotlight mostre nas pesquisas alguma informação que não deseje mostrar é classificar a mesma como privada nas preferências do sistema, nas definições do Spotlight, barra de menus, Preferências de Sistema > Spotlight e separador Privacidade.
Ele depois saberá interpretar esta sua ordem.Contudo, terá de colocar uma a uma, pois numa pasta ele mostrará sempre o seu conteúdo, se este não estiver também aqui catalogado.
São duas formas simples de "ludibriar" o Spotlight. Mas pode sempre enveredar por outros caminhos, como já demos a conhecer, ao ponto de "construir um cofre" forte no seu sistema operativo instalando uma app para esse efeito. Em tempos chegamos a falar no Espionage, que já vai na sua versão 3 e está cada vez mais poderosos... e caro!
Estes são alguns métodos que deixamos como dica para ocultar ficheiros e pastas no seu Mac OS X, existem outros... mas estes são os mais simples. Use e abuse e, acima de tudo, proteja-se!
Este artigo tem mais de um ano
não entendo muito bem a lógica de segurança por esconder do spotlight. Há outras formas de realizar uma pesquisa no disco e quem tiver acesso à pesquisa por spotlight pode muito bem redefinir o que é ou não incluído, aliás nem sequer as suas opções estão protegidas por cadeado!
Quando escondo alguma coisa do spotlight é porque não quero que perca tempo a indexar pastas que sofrem muita variação de conteúdos ou então alguns discos externos para não ocupar espaço desnecessário!
Nunes, mas por Spotlight é muito mais rápido verdade?
Eu posso perder segundos a encontrar um ficheiro ou pasta relacionada, usando o Spotlight e posso ter de andar horas para encontrar no disco a mesma pasta sem usar o Spotlight.
É tudo uma questão de pontos de vista.
horas?
quando quero fazer uma procura exaustiva no meu disco eu uso o Find any File em segundos, e como este há outros programas! E há sempre acesso ao terminal, por onde há mais do que uma maneira de fazer pesquisa, inclusive em conteúdos de ficheiros, sem ser preciso ir à base de dados do spotlight.
Quem quiser procurar encontra rapidamente. Pode é reduzir a probabilidade de alguém “tropeçar” num ficheiro ou pasta por mero acaso, mas isso na minha perspectiva não é segurança, é somente uma tentativa de afastar a mulher ou namorada de alguns segredos – força de expressão!
Quem necessita mesmo de segurança usa ficheiros encriptados
Find any File? Ó obrigado, mas é preciso que o Mac a tenha. Estou a falar em sistema nativo ora!!! Terminal? Demoras horas… e mesmo assim não consegues chegar rapidamente aos ficheiros… só o facto de os teres de confrontar um a um!!!
Por isso continuo a dizer que ou é pelo Spotlight ou então nada feito. Então e se quisermos salvaguardar alguma info, é usando estes métodos 😉 garanto-te que precisas de horas para descobrires determinadas pastas com determinados ficheiros!!!
Demoras horas com o terminal?
a partir da pasta de utilizador faz
grep -r [texto que queres encontrar] *
vais ficar espantado com a rapidez com que encontra ficheiros, mesmo nos conteúdos
o único problema com o grep é que não reconhece como deve ser a estrutura dos documentos por isso há coisas que escapam na pesquisa de conteúdos. Mas pesquisar por nomes de ficheiros e outras propriedades consegue ser mais rápido que o spotlight.
Quanto ao Find any File, é tão pequeno que em segundos é descarregado e está pronto a pesquisar… é simplesmente um interface gráfico para aquilo que o sistema já oferece, para muitas situações melhor que o spotlight no identificar de ficheiros de interesse
Qual texto a encontrar? É que as variáveis, como tu sabes, podem ser muitas, no Spotlight inseres imensas muito mais rápido que no terminal e não digas que não, 😀 alias, sabes bem que o factor do terminar apresentar os resultados em linhas, só por aí complica-te logo a pesquisa, estás a teimar numa cena sem nexo 😀 mas ok, mais não seja trouxeste mais informação ao post 😉
Quanto ao Find any File, eu conheço, até vou fazer um artigo para apresentar essa ferramenta, agradeço por lembrares. Foi boa dica sim senhor. Mas em falta de material nativo… o Mac OS X tem lá boas ferramentas e continuo a achar que o Spotlight é a melhor.
Abraço.
o que te demonstrei é que esconder do spotlight não é uma medida de segurança, pois não impede ninguém de encontrar com outras ferramenta e que tal não demora horas.
Aliás nem a própria Apple desenhou tal como segurança pois as definições do spotlight não estão protegidas por password
Ok Nunes, não será uma medida de segurança “completa e profissional”, mas podes evitar que alguma informação apareça. Mas ok, seja!
Já agora, e como vejo que conheces, manda-me algumas dicas para apresentar.
Abraço.
dicas
Default Folder X
iChm
Man Viewer
Mas este método apenas esconde a pesquisa do spotlight, certo? Se procurar no disco consigo encontrar os ficheiros na mesma?
Consegues, desde que tenhas esse tempo todo! Podes demorar horas… ou dias 😉 depende!
eu uso o comando mv no terminal.
abro o terminal e vou para a pasta onde está o conteudo a ocultar e em seguida uso:
mv “pasta” “.pasta”.
Uma curiosidade que muita gente não sabe é que dá para fazer contas no Spotlight.
É a forma mais rápida de fazer uma conta: cmd+espaço para abrir o Spotlight e continuar no teclado a introduzir os valores.
Amigo, estou com um problema inverso a este e talvez possa me ajudar. O meu spot ultimamente não está conseguindo achar arquivos mais antigos, apenas arquivos mais novos, o que dificulta o uso do aparelho. Queria saber se existe alguma limitação que eu possa ter ativado pra essa tarefa ou alguma forma de resolver isto.