MAC – CPU Speed Accelerator 5.1
Por Thiago A. Salvatico para o Pplware Sobre o poder de processamento dos computadores da Apple, sabemos que são bem projectados. Por ter hardware e software desenhado em conjunto, devidamente estruturado e pela, claro, "perfeição" que a Apple faz questão de implementar nas suas estruturas. Mas e se pudéssemos melhorar de forma visível, as performances do seu Mac? Não seria interessante?
E é mesmo possível, através do CPU Speed Accelerator.
Se pensa que esta aplicação faz ‘overclock’, engana-se. Assim como no Windows, no Mac OS X as aplicações trabalham por processos. Assim, por padrão do sistema, algumas aplicações ficam designadas por prioridades. O CPU Speed Accelerator identifica qual a aplicação que está em primeiro plano e dá maior prioridade a essa aplicação.
Esta simples acção consegue aumentar o poder de processamento do seu Mac entre 20% e 30%. Mas só nos comentários saberemos se tal facto é comum em todos os utilizadores. No meu caso, elevou a taxa de resposta do meu MacBook Pro. O mais interessante disto tudo é que não irá perder tempo nem dinheiro a trocar/melhorar o hardware (memória ou processador).
Não necessita de instalação e fica agrupado na barra de menus do sistema. Se ainda não está convencido, posso acrescentar que esta ferramenta é gratuita.
Particularmente, trabalho com várias aplicações abertas (e pesadas) e tenho que trocar de espaço no Esposé constantemente. Por vezes notava um certo "engasgo" nestas passagens, o que não me agradava. Com esta aplicação, isso deixou de me incomodar.
Os utilizadores de Mac irão notar uma drástica diferença, para melhor é claro!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: MAC OSX (Leopard e Snow Leopard)
Download: CPU Speed Accelerator 5.1 [5.87MB]
Homepage: AlphaOmega
Este artigo tem mais de um ano
Isto para processadores Intel não sei até que ponto será seguro, isto baseando-me no Speedstep, implementado nos Core Duo (Baseado em software) e a mesma aceleração por hardware nos Core2Duo (Enhanced SpeedStep)
O que este programa deve manter sempre o CPU a 100%, e em caso IDLE isso pode ser desaconselhado, especialmente em portáteis… já que vai disparar o consumo da bateria e muito…
penso que existe algo do genero para iphone… tenho de ver! 🙂
isto nos intel tambem funciona…
alias, eu no meu antigo pc HP matava alguns processos e aumentada a prioridade do Wow para correr mais fluido em raid 🙂
Sinceramente, não me convencem este tipo de aplicações.
Se fossem só vantagens, os Macs já traziam esta característica implementada de origem.
Aposto que o que esta aplicação faz é mudar a prioridade do processo.
Visto que um mac utiliza um BSD como base algo me diz que esta aplicação é pouco mais que uma interface grafica (com um pouco de inteligencia) para o “nice” que todos conhecemos no linux.
Vou já experimentar a ver se resulta!
Se fosse assim tão milagroso e vantajoso vinha por defeito.
Por defeito? Nunca. Não te esqueças que isto leva a um maior consumo de bateria – coisa que a Apple leva muito a sério. Isto só serve mesmo para forçar a aceleração do CPU, mesmo que o SO ache desnecessário.