Locations 3 – O local muda e o seu Mac adapta-se
Sempre que andamos a saltar de local em local, temos de adaptar as nossas maquinas a essas novas condições. Ao mudarmos de rede temos sempre que nos adaptar a essas condições e aos serviços que essas redes nos oferecem.
A capacidade destas se adaptarem sozinhas aos locais onde estão em determinado momento é algo que até à pouco tempo parecia impossível, mas que cada vez mais vemos, seja qual for o sistema operativo que estejamos a usar. Existem várias aplicações para realizar essa adaptação automática no Windows, mas para Mac ainda não tínhamos apresentado uma alternativa viável. Agora descobrimos o Locations, que trata deste problema de forma simples.
Esta aplicação para Mac detecta qual a rede onde estão ligados, e consoante as regras que definirem, adapta a vossa máquina para o que entendem serem as configurações ideais.
O Locations consegue agir em função da rede onde estão ligados, mas também consegue usar a vossa localização e agir sempre que se aproximarem desse local.
O que o Locations adapta na vossa máquina vai muito para além do que normalmente vemos neste tipo de aplicações, no Windows. Por norma são apenas alterados parâmetros de rede e das impressoras disponíveis, mas o Locations vai muito mais longe.
É possível alterar um vasto conjunto de parâmetros, que vão desde a mudança do servidor de email a ser usado para o envio de mensagens até à mudança do vosso estado no vosso IM preferido. Podem ainda apresentar mensagens sempre que se ligam a essa rede, o volume do áudio, ligar ou desligar elementos do sistema, mudar o wallpaper, abrir uma página, lançar uma aplicação ou tocar uma determinada música no iTunes.
Claro que existem muitas mais acções que podem ser usadas e, no limite, podem correr um determinado script que realiza a acção que pretendem.
Podem definir um grupo de acções para cada um dos locais que pretenderem que o Locations seja usado. Procurem na vasta lista de acções e vão de certo encontrar o que pretendem. Estas estão agrupadas em 4 áreas distintas, Mail, Sistema, Aplicações e Scripts.
Todas essas acções são tomadas sempre que a condição que definirem no trigger seja cumprida. Não necessitam de definir apenas uma e podem conjugar várias. Conseguem assim ter definições e acções para a mesma rede wireless, mas em locais físicos distintos.
Usem o Locations para que o vosso Mac esteja sempre configurado e pronto para se ligar às vossas redes conhecidas e assim estar perfeitamente adaptado às especificidades de cada uma.
É uma aplicação muito simples de usar e com grande potencial para vos aliviar algumas tarefas complicadas e repetitivas. Basta que definam as redes ou os locais pretendidos e quais as acções que pretendem que sejam tomadas. O Locations trata de tudo no momento necessário!
Licença: Gratuito
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: Locations 3 [0.6MB]
Homepage: Locations
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso andava a procura de um programa destes. Ou de uns scripts que fizessem o mesmo e eu configurava tudo no automator.
Este altera perante a localização ou rede, ou seja, o conceito é este, mas nao funciona para mim.
Porque eu quero escolher eu proprio o estado, nao perante a minha rede, nem local, mas perante minha opção.
Por acaso nao sabem de algum programa que faça esta “automação” mas que sejamos nós a escolher o ambiente que queremos?
O meu objectivo é em determinadas situações ele fazer esta sequência de passos:
1-Fechar todos os programas
*2-Desligar o Wireless
*3-Desligar o bluetooh
*4-deslicar os cantos activos
5-Abrir o programa X
6-Abrir o programa Y
Ate agora so consegui fazer no automator os pontos que têm *
(E se nao fosse pedir muito uns tutoriais para o Automator aqui no PPL tambem eram de valor xD)
No Automator, tens uma acção que é “Iniciar Aplicação”.
Como eu disse so ainda nao consegui por a funcionar o que tem asteriscos… logo isso ja está.
So me faltam os scripts para:
*2-Desligar o Wireless
*3-Desligar o bluetooh
*4-deslicar os cantos activos
Ah… OK, tinha percebido o contrário.
Tenta ver como se faz pelo terminal e depois mandas executar comandos do terminal no automator.
Uma correção, não é gratruito, custa $19.99.
http://www.codehackers.net/locations/
sim, mas na app store mesmo está gratuito não sei porquê. Também já tinha olhado antes para este programa e na altura custa os tais 20 dólares e deixei de parte. Felizmente que passou para gratuito (permanentemente ou temporário)!