PplWare Mobile

Lion – Poupe Espaço, abrevie o Nome de Utilizador

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Edgar Clérigo says:

    Penso que a melhor solução, será mesmo tirar isso 🙂

    • Jorge Désirat says:

      e que percebes tu de mac?

      • Vítor M. says:

        Ora bem, ele pode até perceber, nós é que não sabemos, mas Mac também não é difícil de perceber.

        Nesse caso a tua pergunta poderá ser um pedaço de retórica, pertinente, mas sem uma resposta conclusiva. Haverá alguém que perceba de Mac, qual será a amplitude do conceito “perceber”?

        Esse conceito aplica-se a tudo nesta vida.

        Para o podermos responder, vamos subindo degrau a degrau na escala do conhecimento, no início estão os primeiro degraus, os mais simples e por fim aqueles quase impossíveis de alcançar, mas nós já lá chegamos 😉

        • C Gomes says:

          Bom dia

          Se não fosse por mais diria que a sua resposta justifica a presença de todos aqueles que, sensatamente, buscam aqui respostas para as suas dúvidas na esperança de que outros, mais esclarecidos, os ajudem.
          Estou no grupo dos que necessitam de esclarecimentos pois aos 59 anos mudei para a Maçã.
          Bem hajam todos os que cumprem esse designio.
          Carlos Gomes

        • Errr eu acho que ele quis dizer retirar mesmo o nome da barra, experimentam carregar na tecla cmd pegar no nome e deita-lo pro desktop. Voilá!

      • Miguel Ribeiro says:

        Coleguinhas! Vocês estão na mesma sala de projecto, levantem-se e conversem, nao precisam de vir para aqui mandar galhardetes um ao outro 😛

    • Renato Martins says:

      Deves ter a mania que percebes :p lool
      Deixa mas é ai um tópico interessante para adicionar aqui ao blog…

      Bom trabalho.

  2. JP says:

    Mas essa não é uma função nova do Lion, os sistemas anteriores também tinham essa particularidade.

    • XS says:

      ” O Lion traz algumas novidades, embora muitas delas sejam actualizações de opções existentes já na versão anterior do Mac OS X. ”

      Ele indica que muitas das funcionalidades já existiam funcionavam era como opção e agora vem activas.

      • Vítor M. says:

        Exacto. Muita gente está, pela primeira vez, a dar conta destas pequenas alterações.

        Como têm aparecido muitos utilizadores novos ao Mac OS X, as pequenas alterações fazem toda a diferença e no dia a dia damos conta dessas novidades.

    • lfspaulo says:

      Essa opção de ter o nome de utilizador na barra de menus não aparece por omissão depois de instalar o Lion, pois não? É que a mim não aparecia e tive de a activar posteriormente depois de ver este post…

  3. Carlos says:

    loool. próximo tutorial. trocar imagem da conta só pode. omg

  4. Tiago Cunha says:

    vitor, ….uma sugestao….penso que deverias falar da nova funcionalidade do lion. No preview (pre-visualizaço), podemos, assinando num papel, e colocando-a frente da camara, o lion reconhece a assinatura e passa para os PDF’s…o que e muito porreiro. ja experiementei e vale bem a pena 🙂

  5. Krush says:

    boas, um pouco offtopic,

    desde que instalei o lion no macbook, a temperatura do processador costuma estar bastante alta, o que faz com que a ventoinha esteja quase constantemente activa que nem uma maluca sem razão aparente…

    já pesquisei isto por aí na net, e vê-se que realmente muita gente tem o mesmo problema…

    os Lion users daqui têm o mesmo problema ?

    • says:

      espero poder ajudar:

      eu tenho um macbook pro com 1 mês (processador i5), e aconteceu exactamente a mesma coisa. A razão é muito simples de perceber: indexação.

      e não estou a falar de indexação do finder (que também existe e poderá demorar algumas horas até estar concluída).

      Dá-lhe algumas horas, deixa-o terminar todos os processos de indexação do novo OS. Durante este período vais notar lentidão, e se puxas muito por ele torna-se mesmo quase parado, e as ventoinhas sempre a mil.

      Ao fim de um ou dois dias (depende se o deixas fazer tudo de seguida, ou se estás sempre a fechar a tampa e a pausar o processo), e vais ver que tudo passa. É chato mas acontece sempre quando um mac é novo.

      Eu costumo avisar os novatos nos macs, que durante a primeira semana podem notar alguma lentidão, mas após isso torna-se impec. É a semana em que se “espeta” com tudo na nova máquina (videos, fotos, mp3’s, docs, apps, etc), e ele vai indexar tudo à maneira dele durante algum tempo (depende da quantidade de ficheiros).

      Não tenho a certeza do que vou dizer a seguir, mas têm me dito que este processo ocorre quando a máquina entra em modo de screensaver para não perturbar o normal funcionamento do utilizador. No entanto, depois de sair do modo de screensaver ele continua o processo, por isso vais notar lentidão na mesma.

      Eu deixei-o uma noite ligado à corrente com a tampa aberta, no dia seguinte estava fino 🙂

    • Glauco says:

      meu air c2duo 1.86 modelo “novo” tambem esta com a ventoinha muito mais ativa doque antes…

  6. Hugo says:

    Boas, nao tem muito a ver com este topico, mas gostava de ser esclarecido e de ouvir outras opiniões.

    Antes de migrar para o lion, li e reli varios comentarios aqui espostos e tambem noutros sites e assisti à gravação da WWDC San Francisco.

    Bem em quase todo o lado dizem que o lion é melhor que todos os outros, com as suas novas 250 funcionalidades etc… e foi apelidado aqui e nao so como “o melhor so de sempre”

    Depois de fazer o up-to-date do meu MacBock Pro fiquei algo desiludido pois algumas das novas funcionalidades ate são engraçadas e para mim das melhores é mesmo a mais simples o fuul screen. Mas por outro lado eu com o 10.6.7 fazia navegação (multi touch) com 2,3,4 dedos o que me permitia por exemplo navegar entre as paginas do Chrome, coisa que agora so consigo fazer no safari…

    Outra coisa que nao gostei foi o facto de quer o expose quer o Mission Control apenas me mostram as janelas que tenho abertas e nao as que estão minimizadas.

    Tambem nao entendo a alteração do sentido do scroll, mas isso é so uma questão de habito, penso eu..

    Mas isto é apenas a minha opinião, gostaria de saber mais algumas…

    • a Friend® says:

      O problema nesse caso não está no Lion, está nas aplicações que ainda não actualizaram para o Lion.

      Por isso é que notas, por exemplo, essa ausência de funções multitouch em certos browsers e no Safari não.

      • Hugo says:

        Mas o problema é que não é só no chrome que ele faz isso, ate no Finder eu não consigo navegar… alem disso tambem sinto a falta da maximização das janelas do Finder… Começo a concordar com um comentario que li aqui a alguns dias que dizia que o Lion tinha sido lançado a preça….

        • says:

          à preça e por um presso baixo 🙂

          • Hugo says:

            Lol isso até é verdade mas como eu comprei o mac depois do dia 6 (dia 23) não me fez grande diferença porque não paguei o SO 😛

        • a Friend® says:

          Lion à pressa? Isso faz algum sentido? Pressa de? lol

          O finder possivelmente nunca terá fullscreen uma vez que a intencao da apple sempre foi “acabar” com o uso tradicional de pastas, ficheiros etc, fazendo com que tudo seja acedido e organizado directamente pelas apps para simplificar ao máximo.

          Os gestos no finder estao presentes também, mas para o coverflow ou entao no menu que diz: Todos os ficheiros

          Se tivesse activo de “forma geral” o que acontecia é que ao estar no coverflow ou no menu “todos os ficheiros” ele ia tentar assumir dois comandos, ou seja, navegar entre pastas e documentos e ao mesmo tempo entre os caminhos das mesmas.

          Quanto ao resto, as apps precisam actualizar os APIs pra recorrer aos gestos nativos do Lion.

          • Hugo says:

            Para mim o k traz o lion é de um mode geral boas melhorias, mas sinto falta de gestos e pormenores que usava no snow leopard… isso para mim é ponto assente!

            Já para não falar de quando abro as “Preferencias do Sistemas” comparando com o SO anterior fico abismado com tudo o que podia configurar, e o que o Lion me deixa configurar agora…

            At´r quando o monitor entra em modo de pausa para activar o monitor tenho k usar uma tecla e nao posso usar o track pad, tentei configurar isso e nada…. nem sequer tenho opção para tal…

            O facto de nao poder alterar o sentido se scroll… outra…

            Mas como ja disse anteriormente são apenas opiniões minhas…

            Mas que tinha no 10.6.7 e não tenho no lion…

  7. Wladimir says:

    Gostei da dica.
    Eu sempre mudo o nome da máquina quando (re)instaldo o MacOSx.
    Assim não fica meu nome, principalmente no terminal.
    Excelente dica.
    Abs

  8. Sammboga says:

    Obrigado Vitor. Por acaso andava a perguntar-me acerca disto a algum tempo.

  9. eduardo says:

    Ora viva a todos, queria deixar uma pergunta, que não tem a ver com o tema, mas tive recentemente um problema com o Lion. Quando faço a partilha do wi-fi, deixo de ter net no meu iMac e a partilha também não é feita, tenho que reiniciar para poder ter net outra vez. Já aconteceu isso aqui a alguém? Obrigado

  10. ajbadboy says:

    Sinceramente acho k o Lion é só um SP para o Snow Leopard mas como os SP são distribuídos sem serem cobrados aproveitaram para fazer umas modificações visuais e mudaram o nome para conseguirem cobrar dinheiro por um Service Pack. Se o Lion fosse um SO novo como cobram por ele seria mac OSXI. A apple sempre muito inteligente consegue cobrar bem o seu trabalho, desta forma está a ser pago todo o desenvolvimento que foi feito que num SP toda a gente reclamava em pagar.

    • Vítor M. says:

      É a tua opinião, fica a minha questão: já usaste ou usas com regularidade?

      O “achar” é muito vago. Além de uma estrutura gráfica nova, os processos foram melhorados e muitas funcionalidades, mais de 250, foram introduzidas de novo.

      O método de instalação é totalmente novo o que exigiu uma reestruturação de toda a metodologia, o que só por si já é um salto importante e justificativo.

      Lembro que do Windows Vista para o Windows 7 “apenas” firam corrigidas cerca de 10 mil linhas de instruções repetidas e foram redesenhados alguns objectos gráficos e “só” por isso a Microsoft cobrou 4 ou 5 vezes mais pelo Windows 7.

      Como podes ver, neste caso e não se aplica a tudo, a politica da Apple foi muito desafiadora: fazer um novo sistema operativo e cobrar 23.99 euros pelo mesmo. Se adicionarmos o facto de este automaticamente se adaptar actualizando o SO anterior… é um preço “quase de borla” face ao que estamos habituados no Windows onde a obrigatoriedade de instalações limpas levam a horas de trabalhos.

      É uma questão de cada um avaliar o que está em cima da mesa.

      • ajbadboy says:

        Os SO da apple sempre custaram cerca de 24€ por isso este preço não é novo e isso de actualizar o SO anterior todos fazem, n é novidade nenhuma. O windows 7 é um Vista muito melhorado e não digo que o preço não seja exagerado quanto ao Lion ainda não usei mas não tenho assim tanta pressa em usar que o descarrega-se assim que foi disponibilizado.

        • Vítor M. says:

          Não, o Snow Leopard custava 29 euros. Este, nos preços e no mercado e com o IVA actual, só custa 24 euros, só por si é uma descida considerável.

          O salto do Vista para o Windows 7 foi grande, em actualizações na sua grande maioria. Acho que em dada altura já escrevi isso. Numa conversa, na Microsoft, com o Miguel Caldas, ele referia que a Microsoft para “limpar” o Windows Vista e “transformar” o mesmo num Windows 7, gastou uma quantia idêntica à que gasta a NASA e enviar o Space Shuttle à Estação Espacial Internacional.

          Claro que neste caso nada disso aconteceu. O salto é muito menor mas a alteração foi de melhoramentos e de inovações na sua grande maioria e não em limpeza de código.

          Depois volto a referir a nova estrutura de instalação, só o facto de eu descarregar via web, instalar sobre o meu Snow Leopard sem ter formatar a máquina… uiii só isso vale ouro!

          • ajbadboy says:

            Para terminar com a insistência tens aqui um gráfico que mostra os preços

            E quanto a instalar por cima volto a referir que todos fazem isso, no ubunto se instalares o 9.04 pelo menos ele faz-te todos os updates até ficar actualizado, o W7 tinha essa função, não era preciso formatar o Vista. É alguma novidade? Só se for a parte de sacar mas a de actualizar o SO anterior não é novidade nenhuma.

          • ajbadboy says:

            Afinal não eram os preços dos SO ví mal no gráfico, mas mesmo o snow leopard teve um preço muito acessível comparado com a Microsoft

        • says:

          @ ajbadboy, meu deus, tanto disparate junto… tanto… nem vale a pena comentar.

    • a Friend® says:

      Nada a ver mesmo. Posso-te dizer que em termos de API’s foi introduzido centenas deles.

      Ainda não foi falado mas posso-te dizer que há tanta coisa por falar e que para um utilizador comum passe despercebido.

      Sabias que as apps conseguem agora usar o novo tipo de multitasking inteligente como no iOS em que não precisas de abrir ou ter-las a executar em segundo plano para que elas funcionem?

      Vou-te dar um exemplo, o Facetime e o iCAL… configura o Facetime ou o iCal, ou o Safari(este ainda não testei) e vais ver que eles mesmo desligados, o Facetime recebe chamadas, ou seja, quando alguém te liga vês a App a saltar sozinha como se tivesse a executar, o iCal recebes notificações da tua agenda (tudo isto sem estar a correr) e o Mail igualmente.

      É como que umas “push notification” mas mais aprofundadas. Isto faz com que nós consigamos poupar MUITA memoria RAM, já que nada disto fica a correr a 100% em background.

      Só te falei de 1 das novas features. Ainda te faltam 249 🙂

    • Ppietra says:

      “Se o Lion fosse um SO novo como cobram por ele seria mac OSXI”
      Santa paciência!! És tu que vais decidir que nome dar aos produtos?
      Fazes ideia daquilo que foi alterado!? Até pergunto, usas um Mac de forma regular para sequer saber o que é ou não é uma vantagem face ao anterior?

      • a Friend® says:

        Em users recentes sai estas perolas 🙂

        Ainda nao percebeu que o “X” ou 10 significa a arquitectura base e o SO é o numero seguinte, como sempre foi.

        10.1 … 10.2 … 10.3 … 10.7 Lion

        Updates ou se quiserem lhe chamar “Service Packs” é:

        10.7.1 … 10.7.2 … 10.7.3 …

  11. Tiago Cunha says:

    Tenho notado de facto que este novo sistema operativo, para alem de ser muito mais intuitivo (admito que numa fase inicial fiquei apreensivo com os novos gestos, nao me adaptei muito bem às paginas), mas neste momento……estou sem palavras. Super seguro, super espectacular (pa…..podem-me chamar Fanboy, nao me importo, mas a verdade é que este sistema está espectacular, e nunca me lembro de ter vibrado TANTO com um OS como nos MAC’s…..acreditem). Gostava ainda de deixar a deixa para colocarem aqui um review do SERVER. Estou a pensar colocar o meu Macbook Pro à disposição da empresa, e gostaria de saber mais sobre o processo de instalaçao, as funcionalidades dele (para alem das que apresentam no site da apple). Posso usa-lo como pessoal (entrando na partição pessoal) e como servidor da empresa, sempre que estiver na empresa e essas coisas. Poderei alojar o meu site no servidor e este ser acedido externamente pelos utilizadores na net? Essas coisas seriam engraçadas para quem esta a montar o seu negocio. Coloquei uma vez o Snow Leopard e gostei bastante, achei super simples….mas nao estava em rede, agora…..com uma empresa, é diferente. Quais as vantagens perante sistemas windows, etc…..Cumps 🙂

  12. Ivo Fernandes says:

    OFF TOPIC:

    Estou desde hoje a usar Mac pela 1.ª vez e estou com uma dúvida (das muitas que irão surgir, certamente):
    Tenho uma NAS em casa e com o Windows conseguia aceder remotamente, mapeando-a. No Lion, já fui ao Finder e cmd+K (porque não encontrei a opção “Ligar a servidor” – o que é estranho) e mapeei a NAS. Acontecem 2 coisas estranhas: 1) acede à share sem ser necessário inserir credenciais – presumo que seja por coincidirem com as da minha conta de utilizador do Mac… e, quando reinicio o sistema, ela desaparece, tendo de fazer cmd+K novamente – certamente que existe uma alternativa para “fixar” este mapeamento… e como posso fazer um atalho deste para a dock ou para o ambiente de trabalho?

    • a Friend® says:

      Não consigo confirmar porque não tenho aqui como testar agora mas penso que quando aparece no “Finder” na barra lateral a rede, é só pegar no Icon e fazer um “Drag&Drop” para o Desktop ou Dock…

  13. says:

    off-topic:

    alguem com o lion consegue usar o dicionário e correcção ortográfica automática do iOS? é suposto ser uma nova feature, mas para mim continua igual ao SL. Será que não está disponivel em Portugal?

    para quem não sabe estou a falar disto:

    http://www.cultofmac.com/how-to-take-the-ios-out-of-lion-turn-off-autocorrect-turn-on-key-autorepeat/106150

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.