KillBackground – Mate todas as aplicações abertas no seu iPhone
O sistema operativo mobile da Apple tem recebido imensas funcionalidades ao longo da sua evolução. No início um dos mais aclamados recursos, em falta, era o Multitasking, um serviço multi-tarefas para o sistema permitir alternar entre aplicações carregadas sem que estas fossem "desligadas". Embora o iPhone OS trouxesse um "cheirinho" de multi-tarefas com a interacção entre o seu módulo iPod e outros recursos existentes, não era um verdadeiro multitasking como o conhecíamos noutros sistemas operativos móveis.
Quando a Apple disponibilizou o iPhone OS 4.0 foi a aparição do Multitasking e entrava assim a era do iOS musculado.
Hoje em dia, às portas do lançamento do iOS 5, que será provavelmente dia 7 de Setembro no evento Apple, falta um método/aplicação que desligue de uma só vez as muitas aplicações que estão carregadas e disponíveis no multi-tarefas e que consomem recursos, principalmente têm o privilégio de drenar com rapidez a bateria do iPhone! Graças ao Jailbreak e ao Cydia, isso é simples de resolver.
KillBackgroud é uma aplicação que ajuda de sobremaneira o utilizador de um iPhone ou iPad. Quantas vezes não temos dezenas de aplicações carregadas em segundo plano que nos esquecemos de desligar?
O meu iPhone e principalmente o iPad são exemplos perfeitos para vermos dezenas de aplicações como utilitários, mail, browser, Cydia, jogos, GPS e tantas outras coisas que são carregadas e por lá ficam.... depois é uma seca estar ali a picar um a um para os desligar e quando são mais de 20... ainda mais aborrecido se torna!
Agora, depois de instalar uma destas ferramentas que de uma só vez desligam todas as apps carregadas, é super expedita a acção antes aborrecida.
Onde encontrar o KillBackground 1.1.2?
Dentro do repositório Cydia, vá ao separador Sections, depois Tweaks e procure por KillBackground. Instale, faça reload do SpringBoard e já estará activa a nova função. Dentro das Definições, na secção das aplicações extraídas do Cydia, está um menu KillBackground, lá poderá fazer um ou outro ajuste, quanto à posição do botão Kill, se este "mata" também a aplicação de música... e pouco mais.
Existem mais recursos deste género, hoje deixo-vos este que vos será muito útil.
Este artigo tem mais de um ano
Dá para desligar após termos as aplicações um certo tempo ligadas? Tipo 1 hora sem usa-las, desligam-se automaticamente…?
Isso é que era… 🙂
Não uso por acaso, a única coisa que faço “kill” é a jogos para não ficarem ali em modo “pause” em casos muito especificos.
Acho que vou cont com o Remove Background + SBSettings Toggle ;D
Concordo com o Rui “All” Sousa…de qualquer forma mais um obrigado pela sugestão.
Ca por casa ainda existe um telefone com windows mobile 6.1 que ja tinha isso ha muito tempo sem instalar nada 😉
Refiro isso no texto 😉 conheço de sobremaneira essa realidade.
Pois no velho mobile era algo muito importante, pois os recursos se fossem mal geridos por nós bem que a máquina ficava lenta. (o mesmo se passa no Android)
No iOS isto não é obrigatório. Por isso é que ele tem aquele sistema de multitasking que tanto criticaram, mesmo para fazer a gestão automática dos recursos usados, e ter 5 ou 20 apps abertas o iPhone não fica lento nem está a consumir mais recursos por causa disso, ao contrário do que diz no texto.
Na realidade o iPhone segue prioridades, e faz o “dump” de memoria para dar espaço a novas apps, ou seja, atingido o máximo da ram, ele liberta a app mas fixa o ultimo ponto onde ela esteve e ao re-abrir ele continua onde estava, faz é um ligeiro “loading” caso ele limite tenha sido alcançado, para recarregar esse ultimo ponto.
São 7 Apis ao todo que distribuem essas funções todas.
Consumir recursos consome sim, como diz no texto consome bateria, por exemplo. E não só, atenção que a própria gestão que falas e bem, consome recursos da máquina.
Mas mais, quer queiramos quer não, com muitas aplicações abertas e quando executamos por exemplo um jogo mais “puxado” este, por vezes “rebenta”, ou então, como acontece também algumas vezes, quando selecciono uns 10 ou 15 mails para mover para outra pasta a aplicação do mail “rebenta”.
Desligando as aplicações que estão abertas, tudo volta ao normal. Por isso, consome recursos sim senhor (por experiência pessoal). 😉
A gestão de memoria não é feita em background, só é feita quando, por exemplo, abres outra app, daí não te fica a gastar mais bateria por isso enquanto não estar a usar.
Ou seja, ele “vê” a tua timeline de quando abriste a App e ao abrires a nova, liberta-te a app mais antiga. Ela continua ali, no menu de multitasking, mas não está a usar rigorosamente nada, é como se tivesse na lista “normal”.
Depois ao abrires, o sistema acede apenas ao ultimo estágio onde ela se encontrou (caso o programador tenha aplicado o “fast switch” (uma das apis) e faz-te o resume do ultimo estágio.
Isto não consome em nada mais bateria. Apenas faz-te é dar uma ligeira demora na reabertura dessa app. (quanto tens muitas)
A libertação de memoria só é util para que tenhas acesso mais rápido, poupar o tempo de a máquina não ter que fazer a selecção. E acima de tudo é ideal nos jogos, já que são estes que carregam mais a memoria ram.
É um sistema completamente diferente do WindowsMobile. A Apple só adicionou o “kill” de apps para aquelas que conseguem continuar a correr em background certas apis, como musica, por ex. Se a musica está a tocar, quando “minimizas” ele continua a tocar. Depois em vez de ires fazer stop, ou algo do genero, podes logo dar um “kill”. Por isso é que os “Kills” são individuais e não gerais.
Nunca te aconteceu estar na AppStore.. instalar “dezenas” de Apps e ter outras “abertas” e quando voltas à AppStore ele faz-te o “loading” e não volta ao ultimo ponto onde estavas? (isto quando em lista de apps.. não no menu da ultima app que instalaste porque aí volta sempre).
É mesmo por causa disso… as vezes a lista sobe até ao ponto inicial porque a memoria fez um “dump” ao ultimo ponto da lista, por ter precisado na mesma para outras apps. Isto é apenas um pequeno exemplo de como é gerido o MT do iOS.
Aqui fica também outra breve explicação.
http://www.tipb.com/2010/06/10/ios-background-api-solution-multitasking/
Sim, realmente também me acontece e faço também um killbackgroud para não voltar a ter os crashs.
Boa aposta Vitor M. nestas aplicações Cydia 😉 o mundo iOS é muito vasto sem comparações noutros sistemas operativos.
Já despachei o Galaxy da minha esposa e comprei um iPhone 4 branco, android é maneirinho mas não tem a qualidade do iOS.
Venha o iOS 5 e o iCloud…
Raios, acabaram as ferias 🙂
Gostei do artigo.
So um off topic
há cercad e 1 minuto attraz o ppw dava erro:
http://imageshack.us/photo/my-images/269/erropplware.png/
Sim :S estamos com um problema, mas temos a equipa técnica em cima do acontecimento. Embora ainda possa existir alguma instabilidade nos próximos dias, as alterações que estão a ser feitas irão melhorar bastantes alguns pontos mais críticos no pplware.com
Excepto pela questão do jailbreak todos devem actualizar para o iOS 4.3.5
Por causa do jailbreak deve ter havido, como eu, quem ficou no 4.3.3 ou inferior.
No Cydia há dois patchs:
PDF Patcher 2 – para corrigir a vulnerabilidade “PDF”, que permitia o jailbreak do 4.3.3 e anteriores com o jailbreake.me 2 , e que foi corrigida com o iOS 4.3.4
iSSFix – para corrigir a vulnerabilidade “SSL”, corrigida pelo iOS 4.3.5.
Isto do jailbreak tem os seus riscos. Às vezes a actualização do firmware, como o 4.3.4 e o 4.3.5, não é para introduzir/melhorar funcionalidades, é para corrigir vulnerabilidades. Quem não actualiza/”patcha” fica vulnerável.
Já agora uma curiosidade/dúvida minha que ponho ao pessoal do Android. Muita gente não conseguiu actualizar o Android 2.1. Todas as versões pré-Gingerbread estão vulneráveis ao malware DroidDream, vulnerabilidade que foi patchada com o Gingerbread. A pergunta é, quem ficou nas versões pré-Gingerbread como é que faz para corrigir essa vulnerabilidade ? Saíram patchs oficiais ?
…não é iSSFix é iSSLFix.
http://modmyi.com/content/5086-cydia-package-isslfix-fixes-ssl-vulnerability-ios-4-3-5.html
Verdade. Muita gente que faz Jailbreak tem que estar sempre muito atento a isso.
É incrivel o que o pessoal do Cydia faz, para além de cortarem as amarras ainda se preocupam com as vulnerabilidades do iOS.
Até nisto somos uns previlegiados! 😀
Mas a partir do iOS5 vamos estar ainda melhor, já que os Delta updates servem mesmo para isso. Penso que mesmo com JB, depois basta actualizar-mos “over te air” apenas os patches de segurança (tal como acontece no Cydia) .. mas a vantagem é vir directamente da apple.
Essa vulnerabilidade como tantas outras era proveniente do market e já foi reparada no próprio market, como todas as outras.
Se não usares outros markets estás seguro.
Quer dizer que se eu fizer o “repack” de uma app do Android Marketplace, lhe injectar código malware como o DreamDroid e fizer o upload para um marketplace alternativo, posso continuar a infectar as versões do Android pré-Gingerbread ?
Nada de patch para corrigir a vulnerabilidade, para quem não conseguir fazer a a actualização para o Gingerbread (Android 2.3) e seguintes ?
Estou a perguntar porque não tenho a certeza. Pode haver patchs, anti-vírus, qualquer coisa. Senão isso é grave, em países, como a China em que não há Android Marketplace, é tudo marketplaces “alteranativos” e se faz repack de quase todas as app para as passar para chinês. Também, como o DreamDroid se instala com sugestões de app para jogos e porno, muito boa gente no “ocidente” continuará a ser infectada.
Sim as vulnerabilidades ficam lá até a marca se lembrar de dar suporte para a versão seguinte do Android.
A alternativa que tens, é fazer Root e fazer tu e a comunidade o trabalho da marca a qual pagas-te o teu telefone!
Então confirma-se. Claramente o calcanhar de Aquiles do Android são as actualizações – mas que não podem ser vistas só como “Bolas, não pude melhorar as funcionalidades com a nova versão”.
Têm que ser vistas também como “F*da-se, não me corrigiram a vulnerabilidade”.
O sucesso do Android está bastante tremido.
Deixaram uma questão pertinente ali atrás: há algum tweek para desligar aplicações em background automaticamente depois de algum tempo? Dava imennnnso jeito 🙂
Existe qq coisa do genero, q ele ve quais as que não estar a ser usadas e desliga-as, nunca testei e n me recordo do nome ^^ (eu sei q assim n é mt ajuda xD)
Já tive à procura. Remove Recents, ainda n testei mas parece ser a q faz mais sentido, tendo em consideração a sua função “A new tweak just released in Cydia keeps your task switcher clear, by getting rid of all the icons that aren’t actually running apps, via multitasking.”
“by getting rid of all the icons that aren’t actually running apps, via multitasking”
Precisamente o que disse mais acima. 😉
offtopic. Alguém já sabe novidades sobre o iPhone 5/4S ?
Q novidades? Q será anunciado em Setembro e provavelmente ira ser lançado em Outubro?
Outras opções: Multicleaner / SBSettings Kill all apps Toggle
As apps do iOS são realmente todo um mundo, com Cydia então às vezes é difícil não perder o fio à meada com tanta abundância.
Alguém sugere um bom sistema de notificações? No iPhone, o MobileNotifier está mto bom (parece que o iOS 5 não é muito diferente, até contrataram o tipo que o fez), mas para iPad, alguém sabe de um bom?
Boas meus caros , é o seguinte eu fiz tudo que dizia em cima , fui ao Cydia e fiz a instalaçao do billbackground e esta instalado so que vou a definiçoes e nao o encontro.
Por sua vez fui confirmar se realmente esta instalado e tem um sinal de certo ou seja esta instaldo mas nao encontro nas definiçoes alguem me pode ajudar ?
Cumps