iPhone: Como é que Steve Jobs quase impediu a criação do maior produto da Apple?
Em 1976, Steve Jobs criou a Apple com Steve Wozniak e Ron Wayne acreditando no poder da criatividade humana para resolver os grandes problemas que nos aparecem pela frente. Na semana passada, a Apple tornou-se a primeira empresa a valer um bilião de dólares é em momentos como estes que olhamos para trás e contemplamos o seu legado.
Mais de 40 anos depois da criação da Apple é impossível negar todo o sucesso da empresa, sendo o lançamento do iPhone em 2007, o acontecimento mais marcante de todos. Mas será que Steve Jobs sempre acreditou no smartphone?
Steve Jobs sempre gostou de fazer as coisas à sua maneira e odiava quando regras que restringiam a liberdade eram impostas. Assim, durante muito tempo, Jobs resistiu à ideia de fazer um telemóvel e dizia, sem qualquer problema que “os telemóveis são uma porcaria”.
Na edição de 2005 da famosa conferência de tecnologia All Things Digital, Steve Jobs explicou o seu ponto de vista. O antigo CEO da Apple não estava disposto a deixar que as operadores nos Estados Unidos, como a Verizon ou AT&T, interferissem na criação do seu produto nem achava correto que fossem estas empresas a dizer quais os telemóveis que podiam aceder às suas redes.
Steve Jobs sempre foi uma fonte de inspiração muito poderosa, apoiava boas ideias e desprezava aquelas que eram más. Mas poucos sabem que o iPhone começou como um projeto experimental e só se tornou algo oficial graças à insistência da equipa executiva da Apple, programadores experientes e mestres do hardware.
A equipa executiva tentou convencer o Steve que a criação de um telemóvel era uma ótima ideia para a Apple.
Andy Grignon, Engenheiro na equipa do iPhone
Entrevistas a Steve Jobs revelam que o antigo CEO da Apple não acreditava no potencial do mercado dos telemóveis. Michael Bell, na altura vice-presidente da Apple, terá envidado um email a Steve Jobs a 7 de novembro de 2004 explicando por que é que a Apple devia fazer um telemóvel. Jobs telefonou imediatamente e os dois discutiram durante horas.
Ok, acho que devemos fazê-lo.
Steve Jobs
Eventualmente, Jobs cedeu e o facto de perceber que o smartphones iriam competir com o iPod ajudou bastante. Mas, antes da Apple entrar neste novo mercado, necessitava de criar uma interface gráfica intuitiva e fácil de utilizar; algo que qualquer utilizador fosse capaz de compreender e utilizar.
Jobs permitiu que Scott Forstall, que desempenhou um papel muito importante na criação do iOS recrutasse qualquer pessoa da Apple para participar no projeto. Mas, para além da equipa executiva e destas pessoas, o projeto do iPhone manteve-se um segredo durante muito tempo para o resto da empresa.
O iPhone mudou o mundo em vários aspetos. O ecrã touch transformou-se num padrão para toda a industria, a internet tornou-se portátil e revolucionou as lojas de aplicações. Poucos conhecem esta história mas, até um dos maiores visionários do nosso tempo precisou de ajuda para tomar uma das decisões mais importantes da sua carreira.
Este artigo tem mais de um ano
Faltou referir, que existiam 2 equipas na Apple a trabalhar em paralelo em 2 interfaces diferentes para o iPhone.
O primeiro baseado no interface do iPod (P1), e o segundo que colmatou no que hoje conhecemos como iOS.(P2).
Absolutament errado dizer que foi a primeira empresa a valer 1 bilião de dolars, foi sim a primeira empresa Americana.
Em 1637 a Dutch East India Company valia 7.9 Trillion (bilião em PT) USD
Em 1720 a Mississipi Company valia 6.5T USD
Em 1720 a South Sea company valia 4.3T USD
E agora mais recente:
Em 1900 a Standard Oil valia 1.0T USD
Em 2007 a PetroChina valia 1.4T USD
Em 2010 a Saudi Armco valia 4.1T USD
Estive para fazer um comentário identico.
Conheço particualemte a Aramco, porque a empresa onde trabalho é sub-contractor deles.
No auge do preço de petroleo especulou-se que a Aramco poderia valer perto de 25T USD (VINTE CINCO).
Para terem uma ideia falava-se aqui nos corredores que o rei da Arabia Saudita, nessa altura tinha uma quota diaria entre 450 a 500 milhões de dolares/dia… coisa pouca!
Depois de ouvir essa “istória”, fui investigar e existente facto muitas mais empresas que já atingiram esse valor.
A notícia correcta seria: A primeira empresa de tecnologia a atingir esse valor EM BOLSA, pois muitas outras valem isso mas em dinheiro.
Não, não valem. Porque para valer é preciso que alguém venda.
Alguém vendeu a Saudi Aramco? Não!!!
É a mesma coisa que dizer que o meu carro está avaliado em 500 mil euros… pode ser avaliado por quanto dinheiro se quiser, depende do avaliador, mas o que conta é o preço que é vendido, e não vai ser 500 mil.
A valorização de mercado das empresas detidas por privados (como a Apple) é dada pelo preço da última acção a ser vendida, e a totalidade da empresa = totalidade das acções.
A Apple é a única empresa até hoje a valer $1 bilião.
Preços ajustados pela inflação também não contam. Quem tem uma nota de $1 de 1910, essa nota hoje vale $1. O mesmo para as acções, e essas empresas hoje não valem isso.
Ó Hélder, mas afinal quanto vale o teu carro que usas de segunda a sexta?
Tenho um Honda N600, queres comprar?
Ta impecável de mecânica e lactaria!
Como é possivel tanta falta cultura financeira num unico comentário 😮
Aprende como é feita uma avaliação sff…
E esse ultimo paragrafo sobre a inflação… Matou-me
faz lambrar o classico ” vamos jogar futebol mas não vale rematar de força”
Até te digo mais, além de estarem a venda para valerem alguma coisa na realidade até é preciso que comprem queram dar o que pedem!
Qualquer coisa vale aquilo que quiserem querem dar por ela, pôr â vanda por um preço ou fazer uma avalição de algo, nos dias de hoje consegue ser um exercicio muito subjectivo!
Os vinte cinco Trilôes que a Aramco foi avaliada que eu referi, tinha a ver com uma conjuntura em que o barril lde petroleo andou a bater nos 140 dolares.
Quando o preço caiu a baixo dos 30 dolares a pouco tempo atrás, até já começaram a querer por 5% da empresa em bolsa para captar investidores!
Estas coisas do valer nos mercados e aquilo que vale na realidade tem muito que se lhe diga e está muito acima do que alguma vez nós “mortais” vamos alguma vez perceber!
A Apple é neste momento a única empresa a valer 1T e pela primeira vez vale isso, já existiram empresas que valeram isso e mais! Se formos por ai, o espólio da Igreja católica, vale bem mais que isso, e também não está à venda lol, mas o seu património vale triliões, ou melhor, não tem valor!
Que comentário irrisório!
Claramente que não sabes o que falas.
Más você sabe, e sabe disso.
Aconselho a ler sobre o efeito Dunning-Kruger
+1
é a 1ª nas tecnológicas.
Primeiro aprender o que quer dizer preços correntes e preços constantes. Depois opinar.
Bilião de dólares? o que é isso? Consultei o dicionário e não aparece nada!!!
Procura nos livros ou documentos corretos, por exemplo procura por escala curta e escala longa.
Qualquer dúvida, dispõe.
Ops, o Vitor M, hoje está um “mãos largas”, dia de dádiva de conhecimento?
eheh
Já foi explicado que o Brasil usa uma escala diferente de Portugal no que toca à nomenclatura de números grandes, além disso, estas informações são facilmente pesquisáveis na web. Quando se comenta de forma desprovida de informação, nada como ensinarmos a pescar em vez de dar o peixe, assim além de levar a pessoa à informação desejada ainda auxiliamos a desenvolver mecanismos de conhecimento. 🙂 faz parte, mas há pessoas que em vez de usar a informação ainda criticam mostrando o quanto desconhecem estas noções básicas de cultura.
ÓOOOOOOOOOOOOOOO sor Vitor M, por quem me toma voce, eu gosto e de pasteis de nata e de umas minis.
No Brasil tudo é diferente, até o mover das ancas das cachopas!
E eu não digo, o sr Victor M, hoje está em modo dominical, e sempre a dar bónus cultural.
Nem estava a falar de ti 😉 mas siga, venham dois pasteis de nata…
Outra” informação pesquisavel na internet” é se de facto a apple foi a primeira empresa a atingir um bilião de dolars… o artigo ainda não foi corrigido apesar de varias pessoas já terem dito isto nos comentários
Não vale a pena insistires, porque é factual e está documentado. https://www.theguardian.com/technology/2018/aug/02/apple-becomes-worlds-first-trillion-dollar-company
Se fores pesquisar e ler onde está suportado esse facto, vês que estás errado. O artigo está correto.
Vitor basta leres a primeira linha: “First public company”
Portanto primeira cotada em bolsa. Não a asoluta primeira, para isso chegou uns bons anos atrasada.
Saudi Armco; PetroChina; outras no seculo 18/19 já tinham essa avaliação ou superior
Vitor M, please, nada de ser lambuzao…OK?
Eu se tivesse 2 pasteis de nata agora, só te poderia oferecer a Canela!
ahahah
😀
É isso mesmo, Vítor. Quando li a matéria pela primeira vez, achei no mínimo estranho o valor “1 bilião”. Mas como assim? Tem tanta empresa que vale mais que isso, pensei. Mas uma pesquisa rápida no Google, consegui entender que para nós, seria 1 Trilhão.
Algumas pessoas são ignorantes ou fazem-se ignorantes.
E quanto à palavra Bilião ou Bilhão, as duas formas são aceitas, sendo a com “lh” mais utilizada no Brasil.
Calma, que ele já vem desmentir tudo isso!
eheh
e ainda bem que foi criado,
essa equipa e steve jobs naqueles tempos faziam os iphones os melhores que a concorrência e a preço acessível que justifique a qualidade que oferecia
hoje.. ppfff
A inveja e a simples
Vontade de falar mal é tanta…que esquecem completamente o foco da notícia e ficam aí horas feitos crianças a discutir se foi a primeira empresa a valer X ou se foi a segunda! Isso interessa?? E se for a segunda ou terceira ?? Não continua a ser uma óptima empresa ?? Cresçam ! Não gostam do iPhone ? Ok sem problema! Mas isso não impede pessoas inteligentes de ver e admitir outras qualidades na APPLE! se calhar é mesmo esse o problema…inteligência…ou falta dela neste caso!
Não está em cause a qualidade da empresa nem o seu contributo para o panorama atual da tecnologia.
O que está em causa é o primeiro paragrafo do artigo que não é factual.
Basta pesquisares para ver que estás errado: https://www.bloomberg.com/graphics/2018-apple-at-one-trillion-market-cap/
afinal ele nao inventou nada inventaram por ele
E só foi visionário porque aceitou a opinião de outros
Steve Jobs viveu uma vida que esteve sempre no local certo, na altura certa.
Uns dizem que teve muita sorte, outros dizem que foi uma pessoa fenomenal.
Uma coisa é certa… ninguém vende mais iPhones do que a Apple!
Dos comentários mais inteligentes que li aqui. mega thumbs up!
hahaha adorei!