iPhone Analytics – Informação analítica na palma da mão
O Google Analytics é uma ferramenta extraordinária, pois permite uma análise pormenorizada do tráfego dos sites, a partir da inserção de código javascript em cada página do site com acesso aos visitantes. Essa informação é detalhada, usando vários filtros obtidos a partir do que o visitante deixa à sua passagem.
Podemos saber quantas visitas o site recebeu num determinado período, quantas vezes o mesmo visitante voltou ao site, quanto tempo gasta em média nas visitas que faz, quantas páginas visita sempre que visita o site, de que continente, país e cidade vem a sua visita, que idioma utiliza, que browser e sistema operativo estava a usar quando visitou o site, e muita mais informação essencial para quem quer melhorar o seu site. Podemos e devemos ter esta informação sempre à mão, para isso os utilizadores do iPhone podem contar com o iPhone Analytics.
Hoje em dia um site é muitas vezes o objecto de trabalho de muita gente. São o rosto de uma empresa e o cartão de visita. Por lá passam pessoas anónimas que deixam muita informação relevante para quem as recebe nos seus sites.
Essa informação é muito valiosa, de tal forma que existem profissionais dedicados somente à análise desses dados desenvolvendo pormenorizados relatórios ao serviço do marketing. Então, como cada vez mais as empresas e os serviços apostam neste tipo de veiculo de comunicação, têm de estar preparados para interpretar os visitantes segundo os indícios deixados.
iPhone Analytics é uma poderosa ferramenta para o iPhone OS, capaz de dissecar toda essa informação e detalhar por categorias elegantemente construídas.
A aplicação disponibiliza 55 relatórios parametrizados para que possa usufruir da informação já escalonada.
Visão geral dos relatórios
- Hoje (Dashboard relatório de hoje)
- Painel de instrumentos
- Visão geral dos Visitantes
- Visão Geral do Tráfego
- Visão geral de Conteúdo
- Visão Geral do Eventos
- Visão geral de Objectivos
Existem vários relatórios que proporcionam ao responsável do site ou à pessoas que tem a responsabilidade de administrar esta informação, dados que ajudam a orientar os conteúdos.
Há muitos relatórios mas, destaco por exemplo os relatórios de visitas:
- Lealdade do visitante
- Informações recentes do visitante
- Duração da visita
- Profundidade da visita
- Navegadores e Sistemas Operativos
- Idiomas
Poderá gerir a informação do Google Analytics e adicionar a informação do Google Adsense para centralizar e cruzar dados. Pode usar os 55 relatórios para pormenorizar a informação recolhida. Poderá contar com suporte para vários logins e várias contas, pode usufruir de gráficos estruturalmente bem desenvolvidos e claros.
Toda esta informação é retirada do Google de forma segura via Wifi, 3G ou Edge. A empresa disponibiliza as actualizações gratuitamente!
Há muita informação dentro desta ferramenta que poderá ser útil. Se tem um site ou blog, se tem um iPhone, então junte o útil ao agradável.
Licença: Shareware [preço: 5,40€]
Sistemas Operativos: iPhone OS
Download: iPhone Analytics 1.61 [0.40MB]
Homepage: Analytics App
Este artigo tem mais de um ano
Será talvez das aplicações, para webmasters, que valerá cada centimo. Esta aplicação é possivel graças a SDK que a Google fornece, tanto compativel com o Android como o iPhone. A versão para o Android pode ser encontrada aqui:
http://www.analyticsmarket.com/mobileapps/mobile-ga/android
Só não fiquei a perceber se permite as mesmas opções da do iPhone.
Hmmm acho que me esqueci, pois o Pedro Simões tem essa aplicação instalada no HTC dele.
Seja como for, vou ver se ele apresenta essa informação adicional para Android.
Isto claro se o webmaster não preferir entrar directamente no site Analytics da Google.
Convenhamos que pagar 5 euros para aceder a uma informação disponível gratuitamente só mesmo para dar o estilo! Ou será que é tão importante saber estes dados a todo o momento?
O analytics é uma ferramenta de análise, não é como saber se a ponte está com trânsito para quem ainda está na autoestrada e pode decidir se vai pela 25 abril ou vasco da gama!
Aliás muitas são as aplicações para telemóveis que apenas embrulham os dados disponíveis gratuitamente num site.
Mas cada qual sabe onde gastar o dinheiro!
Concordo em ponto contigo, mas por vezes para webmasters que detenham sites com bastantes visitas, dá sempre jeito aceder a essa informação “on-the-fly”.
Pelo menos eu acho assim.
Pergunto-me a importancia desta aplicação na vida de um gestor de blog/site? Existe assim uma necessidade tão grande de aceder a estas informações que precisão de a ter 24/7? E em muitos casos(na maioria, acredito) vale a pena gastar 5,40€ para poder aceder à informação tão poucas vezes? Não se pode aceder pelo browser tanto do smartphone como do pc? Afinal não me parece que seja comum um gestor de blog/website estar muito tempo longe de um pc…
A app tá muito bom, mas há uma coisa me deixou curioso…o pplware tem 1,2M de visitas mensais? Muito bom mesmo! 😀
Acho que até esta um pouco acima nesta altura. Mas esperamos que se mantenha a tendência. Atenção que vocês são os culpados 😉