iPad continua Rei no (fraco) mercado dos tablets
Apesar do crescimento contínuo da área dos dispositivos móveis, em especial dos smartphones, o segmento dos tablets parece não partilhar o bom momento e os números agora apresentados pela IDC são reveladores.
No primeiro trimestre de 2015 foram vendidos 47.1 milhões de tablets e o “Rei” continua a ser o "velhinho, mas renovado" iPad.
Ao contrário dos smartphones, o mercado dos tablets tem vindo a enfraquecer ano após ano. As explicações para tal quebra são muitas... mas a mais plausível é o facto de hoje existirem smartphones/phablets com ecrãs bastante generosos (ex. iPhone 6, S6, iPhone 6 Plus), dispensando assim a adquisição de um tablet.
Apesar do forte abrandamento, a Apple continua a dominar neste segmento tendo vendido 12.6 milhões de iPads no primeiro trimestre de 2015. De salientar que, em igual período de 2014, a empresa da maçã consegui vender 16,4 milhões de equipamentos. Na segunda posição segue a rival Samsung com 9 milhões de tablets vendidos e a terceira posição pertence à chinesa Lenovo que aumentou as vendas neste período.
A Asus é o fabricante que registou uma maior quebra de vendas, face a 2014.
Tal como revelámos em Setembro de 2014, os phablets iriam superar a venda de tablets e as tendências apontam mesmo para esse cenário. As previsões até 2018 indicam que o mercado dos phablets tenha uma taxa anual de crescimento na ordem dos 60%, seguido dos tablets 2 em 1 (PC + Tablet) com apenas 6.8%.
Este artigo tem mais de um ano
A moda dos tablets está passando. O meu mesmo, um antigo motorola xoom, está aqui em casa e ninguém mais usa.
A verdade é que quem compra um bom smartphone de 5″ não quer mais utilizar tablet. Acredito que ainda exista mercado para notebooks e desktops. A
Não usam porque não presta.
É o contrário dos iPad – usam-se permanentemente. São é demasiado bons para haver necessidade de trocar por um novo modelo. Chama-se “efeito de saturação”, que afectou os PCs – não se usam menos, compram-se é menos.
E trocam-se por hibridos.
Quando é que este tira a maçã do cu?
Sem dúvida que a pobreza espiritual e intelectual permite este tipo linguagem! Coitado!
O Drama, a Tragédia, o Horror…
ficaste contente agora?
É mais a inveja, a falta de educação, a falta de carácter…
😀
O choro desta gente ahahah
Btw, inveja do quê concretamente?
As vendas de tablets caíram 5,9% – e as previsões das vendas de PCs para este ano é caiam 5%, continuando a tendência que já dura há anos.
Não se usam menos, compram-se é menos porque (alguns) já têm qualidade q.b. – efeito de saturação.
http://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS25483715
Então isso quer dizer que os iPhones não são bons e pro isso é necesário trocar constantemente?
Os smartphones são praticamente consumíveis, pelo grande uzo e mobilidade caiem com mais frequência, e parte das vezes a reparação é um novo.. Eu já me deixei de reparar smartphones, quando partem prefiro comprar outro novo
E caem mais os smartphones do que os tablets? Os meus já deram muitas quedas mas nunca foi preciso trocá-los por isso e nunca usei bumpers nem qualquer capa.
Por mim comprei um iPhone 3GS em 2009, que é o telefone de uso diário do membro menos “qualificado” da família – ao fim de 6 anos.
Quando “trespassei” o 3GS comprei um iPhone 5, em 2012, com o qual continuaria hoje feliz e contente, não fosse o caso de outro familiar precisar de um smartphone.
Sim, os smartphones da Apple têm qualidade q.b. para sofrerem o efeito de saturação – e não serem trocados com frequência. Só não se nota porque a Apple começou a vender em força na China – o crescimento de 40% nas vendas em relação ao trimestre homólogo do ano passado veio da China. A Apple está pouco sujeita à concorrência, mas está sujeita ao efeito de saturação. Outras marcas, como a Samsung, sofrem os dois efeitos.
Não foi só na China que vendeu com força.
Não percebeste bem o que se passou na China, comparando Fevereiro de 2015 com Fevereiro de 2014. Em quota de mercado
– a Apple passou de 17,9% para 27,9% – mas em Novembro de 2014 ainda era só de 18,1% – a grande subida foi com o iPhone 6.
– em contrapartida o Android baixou de 80,3 para 70,9%
A Apple já vende mais iPhones na China do que na Europa, onde se nota o efeito de saturação, embora com o iPhone 6 a Apple tenha aumentado as vendas.
Se a tua ideia era que a Apple vende menos iPads porque o pessoal está desgostoso com o produto lê outra vez os comentários e vais encontrar é – tenho um iPad 3 (é o meu caso) é tão bom que não vou trocar por outro. Podes crer que é verdade 🙂
http://www.chinainternetwatch.com/13103/ios-market-share-2015/
deves ter alguma cota nas accoes da apple para defender a marca tao vigorosamente,tudo o que eles fazem é bom e nada existe que substitua um equipamento que eles lancem,a menos que seja da mesma marca obviamente.Os Tablets sao dispositivos para consumir media E é tudo,é um comodismo,quem comprou um tablet e quando tiveram bastante sucesso era quando a maior parte dos equipamentos usavam ecrans de 4.3″ e 4″ agora que sao maiores os telemoveis e mais capazes acabas mesmo que nao tenhas a mesma experiencia que um tablet tens bastante proxima ,e se quisers fazer algo mais serio vais buscar um netbook ou um laptop,ou tas a dizer que o novo Macbook Air (netbook) nao é necesario e quem quer fazer coisas faz no ipad em vez do macbook??
o problema é que o povo é como tu..contenta-se com um smartphone de 5″ e já pensa que tem uma boa experiencia para lazer/trabalho. desde que comprei o meu primeiro ipad nunca mais usei o meu portatil. e smarphone? uso para telefonar e trabalho nada mais..tudo o resto faco no ipad que é muito mais confortavel e produtivo. o povo, procura o santo graal, no tudo em 1. nao quer gastar muito dinheiro num tablet, que pensa que qualquer um serve…nao ker gastar muito numa maquina fotografica, nem num smartphone..atao compra so o smarphone grande com “boa” camara a pensar que substitui os 3 aparelhos em separado. estao tao enganados que é triste pensar no assunto….
tu tens opinioes contraditorias ,entao dizes que as pessoas nao kerem gastar mto numa maquina dsrl e compram telemoveis que pensam que fazem melhores fotografias etc concordo ctg ,mas depois dizes que o ipad substitui um portatil? entao um telemovel nao consegue tirar boas fotos em comparacao ao dslr Concordo, mas o ipad e substituto de um portatil??? ele serve sim para consumir media nada mais que isso ,tu nao consegues fazer mais do que uma coisa de cada vez num ipad ao contrario de um portatil e coisas bem mais pesadas,trabalhares videos e fotos nao me digas que fazes com qualidade no ipad??Eu tenho um ipad Air nao este ultimo o primeiro de 10″ e quando quero pesquisar coisas rapido fazer downloads trabalhar num office para fazer slides faço o num portatil.
juro que nao percebo este povo..eu algum dia disse que um tablet substitui um portatil? o ke disse e repito e’ que desde ke comprei o meu ipad (e ja vou no segundo) nunca mais usei o portatil? porque? pq nao preciso do portatil…para trabalhar tenho o desktop…o portatil usava na universidade ke ja nao preciso e usava no quarto para navegar..agora uso o tablet..ferias levava o trambolho do portatil pra ver filmes etc..agora levo o tablet…como ha povo ke nao tenha desktops (que pensam ke os portateis fazem o mesmo efeito) e’ normal que os continuem a usar….nao tem mais…..cada um tem o seu mercado…os portateis para o ke preciso deixou de estar na minha lista de requisitos.
E o problema não estará no povo que se contenta com um tablet e já pensa que tem uma boa experiência para lazer/trabalho quando para muitas das coisas um portátil com teclado, com rato, com monitor decente, com SO decente, etc. não tem comparação? É claro que para brincar o tablet serve, mas para isso o smartphone também serve. Dito isto, uso os 3, cada qual conforme a conveniência do propósito, havendo ainda a acrescentar o desktop que também tem as suas vantagens em relação aos outros.
tipo tou na cama, clico num botao ja tou na net… com o portatil..tenho ke o ligar…provavelmente esta sem bateria…ainda tenho ke o ligar a ficha…..depois…esperar mais ke 1 minuto que aparecer o ecra..mais password…mais sei la o ke..espera ke tenha net…nesse tempo ja tinha ido no tablet ver o ke keria ver e ja o tinha desligado….
quanto a trabalho uso o desktop com teclado mecanico e 2 ecras a acompanhar….nunca falei que o tablet subsititui um portail..so disse ke o deixei de usar..ke e’ um facto…para trabalho como refiro uso um desktop ke e’ 100x melhor para produtividade. agora tudo o resto um tablet serve melhro ke um smartphone ou portatil. kem nao tem desktop e’ normal ke ache que o portatil seja melhor..nao tem outro…
Faz upload das legendas sff…
A verdade é que o mercado de um bom laptop nunca vai desaparecer, em relação aos desktop’s, embora o mercado seja menos apelativo para o público em geral, para quem quer uma boa máquina a nível de especificações, a preço baixo, vai continuar a montar desktop’s, é um facto.
Já problema dos tablets é que encontram-se num meio termo entre o dito computador e o smartphone… No mau sentido.
Em primeiro lugar, um tablet faz tudo o que um bom smartphone também faz, com o problema adicional em que não é tão fácil de transportar pois não cabe simplesmente num bolso! Em seguida, apesar de ser mais fácil de transportar do que um laptop, serve apenas de “netbook” (para quem ainda se lembra), pois não chega aos calcanhares de um bom portátil e embora, a diferença no transporte, eu sinceramente não acho que seja assim tanta, pois acaba sempre por envolver andar com uma mala/mochila, ou andar com o equipamento debaixo do braço.
O mercado dos tablets foi uma moda, não é algo essencial para a vida de ninguém pois tanto o smartphone como o laptop, cumprem com as suas funções bem o suficiente para fazerem com que seja dispensável usar um terceiro equipamento.
Para muita gente o tablet só serve para jogar e pouco mais. É normal que os tablets ocupem pouco no espectro de mercado. Ainda há pais com cabeça.
Desde quando é que um telefone substitui um tablet?
Tenho um com 5,5 polegadas e nem de perto nem de longe substitui o tablet. São produtos diferentes com funcionalidades diferentes.
Concordo. Tenho um Smart com 5,7 mas a noite gosto de estar sentado no sofa com o tablet de 8.
Trabalho com o PC profissionalmente durante todo o dia.
Foi uma moda.. Que no início me custou a entender o sucesso, pois nunca vi grande utilidade em geral, senão para certos trabalhos ou os miudos brincarem.. A maioria acaba com pouco uso quando comparado com um smartphone ou um PC..
Concordo e em casa os meus filhos preferem ir ao meu “velhinho” LG G2 do que aos tablets (iPad mini, LG G Pad 8.3, Asus Vivopad 8, Samsung tab 3 7″ou Kobo Arc 10HD)
Pois eu tenho um Smartphone 4 ou 4.2″ e uso o meu velhinho iPad2 e não o troco por nada.
Uso ele todos os dias, mas só para ler.
Acho uma estupidez, mas é o meu pensamento, um télélé enorme nas mãos das pessoas e junto à orelha.
Ainda à uns anos atrás, a Nokia fez isso com um aparelho deles, que era uma consola de jogo e telémovel, que se eu não me engano era o NGage.
As críticas foram enormes e péssimas, que grande bajolo para telefonar, chamaram-lhe “fatia de pizza” e passado uns anos, vê-se isso a acontecer, só que não é pizza agora, é inovação.
Usava o Nexus 7 mas depois de comprar um smartphone xiaomi de 5″ acabei por vender o tablet pois nunca o usava.
Está um erro na notícia, a Apple vendeu no primeiro trimestre deste ano 12,6 milhões de tablets e não 16.6
A uns anos quando saiu a moda dos tablets eu dizia que ia ser uma moda, pois a evolução era os computadores portateis ficarem mais moveis e os telemoveis mais praticos. Todos disseram que não, e que o laptop ia a desaparecer.
Agora todos voltam aos portateis pois os tablets não são productivos.
O tablet ainda tem a sua importancia, mas não tanto como muitos julgavam que iam ter.
“Agora todos voltam aos portateis pois os tablets não são productivos.”
A maioria das pessoas compra um portátil para não fazer nada nele, para ir ao Messenger e só facebook, ver umas séries no pirata tuga, etc…
Com portáteis a 300€, porque é que vão comprar um iPad a 500€, não é por causa dos tablets serem tablets…
Mas nos tablets não existe só o iPad.
Por isso também não penso que seja pelo preço.
Pois não, mas é o que as pessoas gostam e querem.
Compram o ipad porque para esse tipo de uso tens uma experiencia muito melhor. Para além de que no tablet tens mais o conceito de “always ready”. É pegar e usar, deixar uma musica a dar e transportar, fazer um joguinho, etc. Quando já queres fazer downloads e e ver series, etc, já vais para laptop…
Não acho que tenha sido uma moda, existe é poucos motivos para mudar e comprar um mais recente. Tenho um iPad 3 e não vejo necessidade de mudar… vou à net, ao Youtube, vejo emails, etc… conclusão faz tudo o que eu preciso e faz bem para quê comprar outro modelo? É um dispositivo que no meu caso nunca sai de casa. Quando estou em casa uso o iPad quando estou na “rua” uso o iPhone… Já o computador só utilizo para trabalhar e pouco mais…
Como disse anteriormente não foi a moda que passou, os novos modelos não têm argumentos suficientes que levem as pessoas a comprarem um novo… ah e outra coisa! Em quanto os smartphones são utilizados na rua para mostrar às outras pessoas convém andar sempre com o ultimo modelo, o tablet que fica em casa e ninguém vê compra-se um e já está.
as potencialidades do tablet, são enormes. o seu tamanho nao e’ uma desvantagem….mas sim uma vantagem. é mais leve e mais pequeno que um notebook, o suficiente para o substituir nas viagens. é muito mais confortavel do que um smarphone a consultar seja o que for.
quem viaja muito por ai, sabe bem que de ferias o povo todo leva os tablets atrás. estamos a falar de milhoes de pessoas que todos os dias levam os seus tablets atrás. No avião, uso sempre para ver filmes…e jogar uns joguitos. Para andar pelas cidades que não conheco a pesquisar coisas para visitar uso o tablet na mesma. Em casa na cama para ir a net. se podia usar um notbook/smarphone para fazer isto tudo? podia…mas nao ia ser a mesma coisa. existe muita gente “cota” com tablets porque sera? se calhar é pq nao dao tanto trabalho de manutencao que um notepad tem..nem o grau de conhecimento que o mesmo requer…é so ligar, clicar na app e ja esta.
nao estou a dizer que o tablel substitui o smarphone..mas complementam-se. um nao substitui o outro. cada macaco no seu galho..dai a dizerem que foi moda…ou que nunca compreenderam o seu sucesso….tambem nunca compreendi a moda de andarem com tijolos de 6″ no bolso o dia todo….
O problema é que os tablets android, ninguém os quer…
E o iPad não tem Popcorn Time e similares…
Por acaso tem. Há quem diga que funciona bem.
Mas a questão não é essa – o iPad numca se propôs substituir um computador para tudo.
“Há e tal os híbridos é que está a dar”. Não me parece.
http://popcorntimeipad.com/
… Por exemplo, o computador não emendava “Ah e tal” 🙂
Engraçado, o meu browser no desktop que por acaso é o chrome faz isso assim como o meu Huawei G630.Mas é verdade não são apple não era suposto fazerem.
As vendas suportam que sim, os hibridos é o que está a dar
“os tablets android, ninguém os quer”
iPad growth: -29.2%
Mesmo assim, é o que mais vende!
E em mercado de usados, também, já que é o que tem mais utilização, também…
Se querem dar alguma vida aos tablets pelo menos coloquem neles câmaras equivalentes às dos smartphones. Eu tenho um Asus T100 e não trocava por nenhum tablet Android. Além disso para quem tem o smartphone android vejo pouca utilidade em ter um tablet com o mesmo SO. Já um hibrido Windons dá jeito para trabalhar em qualquer lugar se ter de carregar um notebook
A coisa mais estúpida que se pode ver por aí, é pessoas com tablets a tirar fotos e a filmar.
Não acho que sejam necessárias grandes câmaras nos tablets.
Concordo.. coisa mais pirosa o pessoal que tira fotos com tablets..
+1
Completamente ridículo. Já vi turistas em sintra a tirar fotos de ipad. Será que eles sabem a qualidade triste das fotos que tiram para recordar mais tarde? Enfim. As câmaras dos tablets são meros instrumentos que podem ser usadas para tirar fotos ocasionais, usar realidade aumentada, ler qrcodes, chamadas video, etc.
Tenho um padfone infinity 3 T004 que junta o melhor dos dois mundos, telephone topo de gama e tablet 10 pol full hd que proporciona a meu ver um experiência que colmata a 100% todas as necessidades de um tablet+telefone.
Os smartphones ainda tem uma curva acentuada de evolução grande durante anos, por isso é que estamos sempre a substituir de 2-3 em 2-3 anos.
Os tablets em condições (ipad e alguns da concorrencia) já atingiram a maturide, portanto não há necessidade de estar sempre a trocar. Já aconteceu com os PC e TVs no passado e irá acontecer com o smartphones no futuro.
Quem acha que um smartphone de 5.5” substitui um tablet são exactamente as mesmas pessoas que compraram tablets de de 100€. Nunca souberam o que era experiência de utilização e vivem iludidos que tem a mesma experiência que quem tem ipads e similares.
Acho que a causa do decrescimento das vendas dos Ipads, principalmente, é o facto da Apple os ter feito muito mas muito bons.
Já tenho um há quase 2 anos e não vejo necessidade de trocar por um novo. E dá imenso jeito. Não tenho que andar com o Mac de quase 3 kgs na mala todos os dias quando posso fazer no tablet tudo o que faço no computador.
Para além de ser uma boa “máquina”, a bateria dura sempre umas 8-9h, por isso não há problemas.
À noite, antes de ir dormir, ainda dá para ver um episódio ou dois da minha série.
O único tablet pelo qual trocaria o iPad, seria o surface. Mas o surface tem um grande problema, a portabilidade.
A portabilidade do surface pouco melhor é do que a de um portátil.
Quem estragou este mercado foi, mais uma vez, a samsung, com os seus novos tablets lançados todas as semanas que meio ano depois deixam de ter atualizações.
Enquanto o meu iPad funcionar e estiver rápido como está não vejo motivos para mudar. Como eu devem pensar todos os donos de Ipads.
+1
Isso vê-se bem pela procura que um iPad tem em usado, que é dos gadgets com mais procura, muito mais que portáteis, mas de longe, e mais que iPhone, por exemplo…
” dos gadgets com mais procura, muito mais que portáteis, mas de longe, e mais que iPhone, por exemplo…” O.o
+1
Compras um ipad recente e tens tablet para mais de 5 anos por exemplo. E podes comprar usados com longevidade para 3-4 anos ou até mais dependendo sempre da exigência de cada um. O ipad é mais sólido, mais bonito, com mais e melhores apps (até as apps da google são melhores em ipad que em android).
Com certeza nunca usou um Galaxy Note Pro ou um Surface Pro 3 para estar a dizer isso,os produtos apple não tem mercado necessariamente por serem os melhores,tem mercado da mesma maneira que outras marcas de renome em outros tipos de produtos,simplesmente são uma moda e que dá a sensação que são pessoas de posses quando a maior parte das vezes não corresponde a verdade.Fala-se muito do mercado de usados mas o engraçado é que basta ver no Olx e iphones com problemas é aos pontapés, já androids equivalentes os que tem problemas a maior parte são ecrãs partidos por falta de cuidado dos donos.
O novo surface 3 (não o Pro) é mais pequeno, mais leve e fanless.
Não há problema.
A Apple irá oferecer (Sim é verdade, podem procurar) algums milhões de iPads de forma a elevar a “procura”
Aliás, esta táctica tem sido prática comum nos ultimos anos, para mostrar que são “mais procurados”
Por acaso há uns que para aumentar a procura dizem que são “vendas” o envio para distribuição (“shipment”). Quando é lançado um novo modelo “vende” bastante dessa maneira. A chatice vem depois, é preciso baixar os preços para se livrarem dos stocks acumulados.
Já na Apple as vendas são mesmo vendas. “Sai mercadoria, entra dinheiro”, não há como enganar nas contas. O número de unidades vendidas tem que bater certo com a receita 😉
Quero agradecer aqui a todos os comentários aqui deixados, dado que me encontro no dilema se hei-de evolyur para a aquisição de um tablet. Obviamente que de a afirmação que vou fazer depende altamente da utilização profissional que fazem de um pc. Para mim, derivado ao tipo de aplicações utilizadas, é impensável trabalhar sem pc. Contudo em ambiente de reunião para consulta de um documento ou para visualização de fotos de produtos, o tablet tem a sua gtande vantagem. Também ainda em reunião, não provoca o efeito barreira que tem um laptop. A minha grande dúvida é, tendo um S4 e possuindo grande patye dos documentos e emails em base google, fará sentido seleccionar um ipad, dado que considero ser superior a qualquer tablet de base android. Fico aqui a aguardar os vossos comentários e obrigado.
E então o que me recomendam? Ipad mesmo tendo os mails contactos e documentos em base google? Ou manter-me em android? A adquirir, será o meu primeiro produto Apple.
tenho tudo google(google works) e neste momento comprei um ipad, ve se conheces alguém com um e q te deixe brincar com ele durante umas horas para fazeres uns testes. so sinto a falta de ter janelas lado a lado.
Obrigado Marco! A dúvida que tinha é que me pareceu que tudo trabalhava em torno da cloud da Apple. Se é igualmente compatível com o google drive, tanto melhor. Hei-de fazer um teste. Obrigado pela resposta!
Pessoal, toca a gastar € 1 para comprar o MoneyWiz 2 (normalmente custa € 5).
https://itunes.apple.com/pt/app/id936248215?mt=8
Já agora, mais uma app, esta gratuita. Myscript Stylus Handwriting.
Tenho uma certa ” panca”pela conversão da escrita manuscrita em escrita “à máquina”.
Esta app que saiu hoje é dos mesmos do MyScript Calculator.
Acrescenta um teclado manuscrito aos teclados do iOS 8. Este comentário foi escrito com ele. Precisa de uma certa habituação (por exemplo para descobrir o “delete” e o “enter”, mas funciona surpreendentemente bem. O melhor que já vi em reconhecimento de escrita manuscrita. Para tirar notas que depois se corrige um erro ou outro com um editor de texto parece-me do melhor.