PplWare Mobile

iOS “roubou” mercado ao Android em 2014

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Rui C says:

    Foi como tirar um doce a uma criança.

  2. Não Não says:

    Não sei o que é que interessam as unidades vendidas…

    Ainda por cima do “mundo todo contra a Apple”…

  3. WPMM says:

    Se a Apple corrigi-se de vez a perda de wifi no OSx é que era de valor, mas não, eles querem lá saber de clientes profissionais.

  4. Benchmark do iPhone 6 says:

    “Na China, mesmo com a concorrência forte chinesa, o crescimento de vendas da Apple foi de 2,5%” 🙂
    Foi de 21,5%, tendo sido a Apple o principal vendedor.
    A nível mundial, em smartphones, vendeu mais ou o mesmo que a Samsung.
    Em lucros deve ter ficado com mais de 80% dos resultados de todos os fabricantes de smartphones (contadondo nos resultados os prejuízos, como é o caso da Microsoft).

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Desculpem lá. O post, fala em crescimento das vendas e eu em quota de mercado. Em todo o caso, o crescimento das vendas da Apple na China não foi de 2,5% – a quota de mercado é que aumentou 2,5 p.p. (pontos percentuais). O crescimento das vendas há-de ter sido bem superior a 2,5%.

    • LP says:

      A nivel mundial, em 2014, o market share do Android subiu (atingindo valor recorde) e o do iOS, mesmo com a entrada na China desceu; estar aqui a fatiar a coisa, misturando marcas com SO’s ou escolher trimestres especificos e dizer que foi no ano de 2014 é atirar areia para os olhos.

      • Nunes says:

        :S Aqui o artigo fala no último trimestre do ano.
        A relevância de se falar neste trimestre acho que é evidente para qualquer um, já que mostra uma mudança na tendência dos últimos anos quanto a crescimento de cota de mercado.
        Pegares no ano todo ignora o possível efeito no mercado face a anos anteriores, pela introdução dos novos iPhones no final do ano… tal é o efeito que um dos estudos observou pela primeira vez a queda sequencial nas vendas de smartphones Android.

        “iOS, mesmo com a entrada na China desceu”
        O iPhone está na China há muitos anos!

        • LP says:

          “em 2014″… que eu saiba 2014 não se resume ao último trimestre.
          A relevância de escolher este trimestre são os bons resultados para a Apple, que mesmo assim não conseguiram inverter os resultados da totalidade do ano, estes sim, mais abrangentes e relevantes.
          Todos os anos são introduzidos novos iPhones, portanto não é por aí e se pegares no ano todo, tens a certeza de incluir o lançamento de um novo modelo, mas também o antes e o depois,

          • Nunes says:

            O texto diz claramente último trimestre de 2014, os quadros referem-se claramente ao último trimestre de 2014… O título é à boa maneira do Pplware…

            “A relevância de escolher este trimestre são os bons resultados para a Apple, que mesmo assim não conseguiram inverter os resultados da totalidade do ano, estes sim, mais abrangentes e relevantes.”
            Todos os anos no último trimestre os resultados são bons [melhoram face aos meses anteriores], por isso aquilo que está aqui em causa não é ter havido um mero salto nas vendas face aos meses anteriores, mas na dimensão desse salto face aos anos anteriores e a mudança na tendência de evolução da cota de mercado face a anos anteriores, e não face aos meses anteriores

            “Todos os anos são introduzidos novos iPhones, portanto não é por aí e se pegares no ano todo, tens a certeza de incluir o lançamento de um novo modelo, mas também o antes e o depois,”
            :S
            Exactamente por todos os anos serem introduzidos novos iPhones nesta altura é que se pode fazer uma comparação entre trimestres homólogos e inferir tendências e relações com momentos chave.
            Mas se pegares no ano todo tens basicamente 9 meses de vendas do modelo anterior… logo o efeito criado pelo novo modelo em termos interesse no mercado fica bastante diluído e não consegues ver quase nada face a anos anteriores, pelo menos não sem outra forma de análise.
            Se queres pegar em 12 meses para ver o efeito da introdução do novo modelo vais ter que esperar pelo menos até Outubro para comparar com o que os modelos anteriores conseguiram. Mas no entretanto já outros viram o efeito…

          • LP says:

            “O título é à boa maneira do Pplware…” Pois, é isso, e a importância do título, faz com que que isto pareça mais um artigo do Correio da Manhã ou coisa que o valha.
            O trimestre, pela particularidade da saída de um novo modelo permite-te inferir as vendas do mesmo, mas ignorando o resto do ano exclui outros condicionantes, o iOS (retratado no artigo) não é exclusivo do iPhone. Pela restrição temporal fica mais exposto a enviesamentos pontuais que tenham ocorrido nesse período específico. Pegar no trimestre e generalizar para o ano inteiro é errado, como de resto os números mostram.
            Estes resultados fantásticos são maioritariamente influenciados pelas vendas na China, e portanto vão-se desvanecer… a não ser claro que o Tim tenha outro truque na manga, o que também não seria inédito.

          • Pedro Pinto says:

            Não te percebo…e o último trimestre de 2014 é 2015?

          • Nunes says:

            @ LP
            “O trimestre, pela particularidade da saída de um novo modelo permite-te inferir as vendas do mesmo”
            parece que nunca ouviste falar de comparação entre períodos homólogos! É algo que se faz em diversas análises económicas, como por exemplo no PIB, permitindo inferir sobre o progresso e dinâmica de crescimento ao longo do tempo. Aqui compara-se o êxito dum iPhone com o êxito do modelo do ano anterior!
            “mas ignorando o resto do ano exclui outros condicionantes,”
            sim, sim… diluir o efeito dum novo produto com 9 meses de vendas de outro produto faz realmente muito mais sentido para acompanhar a possível nova dinâmica de mercado!
            Cada macaco no seu galho… os valores anuais têm a sua importância e análise específica, os valores trimestrais têm tb a sua importância e análise específica. Se as empresas forem a esperar pelos resultados anuais para verem alteração na dinâmica do mercado, então meu caro vão demorar a reagir e a ajustar os planos do futuro.

            “Pegar no trimestre e generalizar para o ano inteiro é errado, como de resto os números mostram.”
            Mas quem é que disse isso?? voltamos outra vez ao título…? Não leste o texto?

            “Pela restrição temporal fica mais exposto a enviesamentos pontuais que tenham ocorrido nesse período específico”
            é melhor ires dizer isso aos milhões economistas que dependem de análises mensais e trimestrais para tomarem decisões!!!

            “Estes resultados fantásticos são maioritariamente influenciados pelas vendas na China, e portanto vão-se desvanecer…”
            Sim porque a Apple é incapaz de vender mais na China… qualquer um vê que é impossível a Apple sequer vender mais 1 iPhone, é ilógico pensar o contrário! Foi uma coisa do outro mundo! O engraçado é que essa teoria é sempre atirada para o ar todos os anos mas a Apple continua sempre a crescer as vendas na China! E o engraçado é que a Apple vai investir ainda mais na China e aumentar para mais do dobro o número de lojas que tem actualmente!

          • LP says:

            O último trimestre é 2014, mas 2014 não é o último trimestre.
            Como não percebes?
            Tenho a certeza que houve algum dia em que o Windows roubou mercado ao iOS e Android; sendo que esse dia foi em 2014 e não em 2015 e pela mesma ordem de ideias também seria correto afirmar que “em 2014 o Windows roubou mercado ao iOS e Android”.
            Quando falamos em 2014, referimo-nos obviamente à totalidade do ano e não a um trimestre arbitrário, que neste caso até refletem realidades diferentes.

  5. Marc Solèr says:

    RIP BlackBerry 🙁

  6. Aybara says:

    Nunca ouvi falar.

    Não que interesse muito, mas normalmente esse tipo de resultados são levados mais a sério quando vem da IDC, por exemplo.

    • Nunes says:

      a IDC não tem dado publicamente dados do mercado americano, e seriam tb estimativas.
      A Kantar já há vários anos que é citada em muitas noticias

      • Nuno Vieira says:

        Mas não apresentam os resultados a nível mundial. Apenas de maia dúzia de países.

        • Nunes says:

          :S
          E isso de alguma forma retira seriedade/rigor à análise dos mercados que estudam?
          São até os mercados mais importantes, abrangendo a maioria das vendas mundiais, e certamente que terão mais dados que não são apresentados publicamente – ganham dinheiro a vender as análises!

          • Nuno Vieira says:

            Por acaso eu em algum sitio disse que tirava seriedade ou rigor ao estudo? Tal como eu referi, fazem de um número muito limitado de países, que impede de termos uma visão global. Existem países que também vendem muitos telemóveis, como a Índia.

          • Nunes says:

            Na sequência de comentários a que respondeste [onde punham em causa a seriedade dos resultados] o teu comentário implica nesse sentido.

            A visão global não altera os resultados dos diferentes mercados analisados, tal como a ausência de resultados públicos da IDC para diferentes mercados não altera a análise que mostra. Cada coisa tem o seu valor e importância

  7. NewJ says:

    Para mais com a chegada do W10, o pessoal já fartou todo do bugdroid, será o fim do Android??

    • R!cardo says:

      lol o Android é tipo a raça humana!

    • Mario says:

      O android ja acabou com a lolipop. Passado 1ano e apenas 2% tem a ultima versao acho que diz tudo sobre o SO. o Windows phone 10 sera o natural substituto

      • Pedro Nunes says:

        O android se acabar não será devido à google, mas sim devido às fabricantes de telemóveis que estão mais preocupadas em vender do que actualizar o software(sim, porque é grátis e eles não ganham nada com isso!). Isto era o que eu sentia quando tinha android em que sempre que saia um versão nova do era já pensava “lá vou eu ter que comprar um telemóvel novo…”
        A meu ver a google tem que mudar a sua forma de distribuir o android e bloquear as alterações de interface… Só assim é que eu acho que o android iria superar qualquer marca e ser imbatível no mercado. Mas até isso acontecer a apple vai dominar tudo.

        PS: Estou contente com o meu iphone 5s.

      • Marco N. says:

        O lollipop já tem um ano?

        Mete mais, ou melhor, mete tabaco nisso!

  8. daiquiri says:

    isto é muito mau. estas guerrinhas e ver o android/iOS pior que a religião só prejudica a todos.

    não há grande concorrência. era importante para todos que o windows mobile e a blackberry tivessem mercado de novo.

    Mas não, os geeks/nerds fanáticos (muitos que se vê aqui nos comentários) tentam forçar as pessoas numa solução: ou iOS ou Android. Tudo o resto não presta…

    Verdade seja dita, ainda recentemente implementei soluções Windows Mobile que o iOS e o Android nao serviriam. Coisa que muita gente assusta-se só de imaginar em sair do circulo vicioso iOS/Android.

    E igual para a blackberry…

    • Aybara says:

      Só por curiosidade, podes dar exemplos de essas soluções que nao serviriam em Android/iOS ou porque é melhor em WP?

    • Não Não says:

      Ora diz lá que soluções são essas, também quero saber…

    • Zanac_Compile says:

      Acredita mesmo que o WP não faz sucesso pois “fanáticos” convencem as pessoas que o iOS/Android é melhor ?

      Ou será que o WP ainda não esta maduro o suficiente e o baixo uso é reflexo disto ????

      O Nadella esta fazendo um trabalho fenomenal na Microsoft, o ecosistema dela com desktop Windows, Windows Phone e Surface junto com o XBOX na sala esta fantástico. Mas ainda não é maduro o suficiente. Ainda vai incomodar muito e quem vai sentir o baque é o Android com seu ecosistema fraco e fragmentado. Vejo Apple e Microsoft dominando num futuro a longo prazo.

  9. NewJ says:

    Deve ser porque os utilizadores iphone são os mais inteligentes. Curiosamente os meus amigos que não percebem nada de informática ou tecnogias ti’s têm todos iphones para fazerem chamadas.

    • FG says:

      Curiosamente os meus amigos têm os dois.

      Engenheiro electrotécnico, major em telecomunicações, electrónica e de computadores. Queres ver o diploma? Tenho um iPhone.

      O que eu vejo são os putos da escola a pensarem que são mega-pro’s por terem um android kitado com uma ROM que sacaram da cyanogenmod…

      Diz antes, quem pensa que sabe, é que vai nas cantigas do android… A Apple é tecnicamente superior face à concorrência, apesar das tentativas de disfarce (engenharia de marketing) dos OEM Android…

  10. LP says:

    “Global smartphone shipments grew +30% annually to reach a record 1.3 billion units in 2014. Android accounted for a huge 81% of all smartphones last year and shipped over 1 billion units worldwide for the first time ever. Apple, Microsoft, Blackberry and Firefox trailed a long way behind.
    “http://www.strategyanalytics.com/default.aspx?mod=reportabstractviewer&a0=10539

  11. Tiago says:

    Goste-se ou não se goste da Apple, é incrível como uma marca, com apenas 5 modelos no mercado (4s,5c,5s,6,6+), consegue crescer mais que 1000 marcas juntas com mais de 20 modelos cada marca, ou como acontece com a Samsung, que tem muito mais de 40 modelos, lançam um equipamento novo todas as semanas.
    Sempre pensei que o Cook não seria capaz de liderar a Apple mas está a sair melhor que a encomenda.
    Acho que as pessoas já se cansaram de Android e dos problemas que traz. Parece-me que num futuro próximo, vai ser tipo como o Linux, onde praticamente só os programadores o usam.
    WP se sair em força, vai ser capaz de destronar o Android. Os telefones são melhores e o sistema é mais fluido. Como já acontece com os computadores, vai ser sempre Apple x Microsoft. Gosto disso

  12. int3 says:

    tirar os dados quando lançaram o iPhone 6 e 6plus é simplesmente estupido. Sendo assim, podemos pegar nesse ano de 2014 e remover o ultimo semestre e comparar o crescimento e podemos ver que o android subiu.
    Apple lança algo, sobe. Marcas random que usam android lançam, android sobe, apple desce. e por aí fora.
    Estes número enganam para quem quer ser enganado.

    • Nunes says:

      :S
      A comparação é com o mesmo período do ano passado, isto é, um período idêntico em que houve lançamento dum novo iPhone. Por isso o que análise diz tem relevância em termos de evolução de ano para ano, indicando que o iPhone parece estar a recuperar quota

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Por acaso, na Samsung, foi – lança o Galaxy S5 vendas descem 🙂

      • Marco N. says:

        Quando eles insistem em lançar topos de gama com plásticos cromados de qualidade duvidosa estás à espera de quê?
        A Samsung está na situação que está muito por culpa própria.

  13. Malamen says:

    Parabéns para a Apple.

    Agora o que isso contribui para a minha felicidade? Nada…

    Nunca se deu importância à marca que veia mais fosse qual fosse o produto. Nem mesmo ATI vs NVIDIA.

    Mas com a Apple a doença é tanta que só visto… enfim…

    • Vítor M. says:

      Eu diria que é mais a doença dos anti-apple, então porquê? Fácil, quem gosta normalmente tem uma posição favorável, acompanha, compra e tem sempre uma visão do que queria ver na marca, torna-se mesmo um seguidor, o que é normal, visto haver um interesse e até uma relação comercial. Já os haters, são doentes, pessoas que criticam por duas razões: por tudo e por nada. Perseguem a marca sempre a dizer mal, criticam os que gostam e os que são clientes… esses sim, os que odeiam, têm problemas.

      Os normais são os que gostam e os que ignoram por lhes passa ao lado, esse comportamento faz sentido. 😉 Pensa nisso 😀

      • LP says:

        Estás a separar os fans dos haters, mas na verdade os fans de uma marca são haters de outra(s), não havendo regra sem excepção, claro. Mas este fenómeno de fans/haters e de flamewars não é novidade, e não é necessariamente mau, faz simplesmente parte da natureza humana.

    • Zanac_Compile says:

      Não vejo problema em ficar feliz com o sucesso de uma marca.

      Não sou acionista da Apple, não vou lucrar com o sucesso dela, sou somente usuário dos seus produtos. Mesmo assim torço e fico muito feliz com o seu sucesso, é garantia de um futuro cada vez melhor, é garantia que seu ecosistema esta firme e forte e vai ainda perpetuar por muito tempo.

      Não é tão simples mudar de plataforma, fico feliz em ver que a escolhida por mim vai muito bem.

      • LP says:

        Eu também gosto da Ferrari e gosto que tenha lucros e corra tudo bem, mesmo que só tenha acessórios da mesma e (ainda) não um carro 😉
        Mas entendo que na verdade não lucro nada com isso e portanto não é nada que me importe muito, mas isso depende da personalidade de cada um, eu sou (talvez demasiado) racional/pragmático.

  14. Mario says:

    O android ja acabou com a lolipop. Passado 1ano e apenas 2% tem a ultima versao acho que diz tudo sobre o SO. o Windows phone 10 sera o natural substituto

  15. rmcrys says:

    Roubou ao Android, mas ao WP, Blackberry näo… lololol

    • Nunes says:

      Os outros tb caíram mas é no Android que mostra em muitos sítios maior diferença em pontos percentuais, já que essas outras plataformas são “pequenas” em quota.

  16. Paulo says:

    Fui só eu que reparei que tirando o caso dos Estados Unidos, em que houve de facto um equilíbrio entre iOS é Android, nos outros casos o Android continua bem destacado na liderança, e que, por exemplo, no caso da grã Bretanha o iOS roubou mais mercado ao Windows e ao BB do que ao Android?

    Ai ai pplware, estes títulos sensionalistas para render cliques… Muito fraquinho.

    PS: não deixa de ser irônico que a Apple teve que largar os “iphones com o tamanho ideal” para voltar a entrar na corrida.

  17. FG says:

    Isso é muito bonito, mas não passam de estimativas grosseiras…

    Além disso, que é que interessa o número de unidades vendidas? Essa marca aí, chamada “android”, deve estar a ter lucros brutais, não?

    Para mim, este é o artigo que explica melhor a guerra:

    http://www.forbes.com/sites/ewanspence/2015/01/31/how-apple-beat-android/

    • LP says:

      “que é que interessa o número de unidades vendidas?” e o que é que interessam os “lucros brutais” a quem compra? Os lucros interessam aos accionistas. Um artigo de “how Apple beat Android” quando na verdade analisa como “how Apple beat Samsung”… entretanto no último ano o market share de Android subiu e o de iOS desceu (o quer teria acontecido se a Apple não tivesse “beaten o Android”?), e aqui já pode interessar a quem comprou, sobretudo em Android, bastante dependente da comunidade (e do seu tamanho).

  18. EXP001 says:

    Huummm que interessante

    Para os meninos da apple vejam esta reportagem e sintam-se bem orgulhosos da origem do vosso brinquedo.

    Sempre tão moralistas e os maiorores em tudo. Ate nisto:

    apple-s-broken-promises

    http://www.dailymotion.com/video/x2df9zb_bbc-panorama-apple-s-broken-promises_tv

  19. Paulo Carneiro says:

    meus caros fica a minha opinião: prefiro um bom Android do que um iPhone. neste momento utilizo um xiaomi mi 4 é do melhor!

    • LP says:

      Cada qual com os seus gostos e as suas necessidades, não percebo é como isto é tão difícil de entender para alguns que se julgam “mais inteligentes e mais ricos”.

  20. Antonio Luis says:

    Tretas, o Android é e sempre será melhor que iOS pela sua versatilidade.

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