Quantcast
PplWare Mobile

iOS 7.1 beta 1 – O que há de novo?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Pedro Moraes says:

    O Apple IOS já parece o Microsoft Windows, saem remendos todas as semanas.

    • MarioM says:

      Já para não falar do Itunes.

    • Vítor M. says:

      Atenção, este não é um remendo, é um novo sistema operativo, é a evolução do iOS. Vocês têm de perceber que as empresas não podem ficar à sombra da bananeira. A Apple trabalha já no iOS 8, mas a plataforma mais próxima do developer é o iOS 7.1.

      Faz sentido ir por pequeno degraus. Isto porque se 8 em 8 meses o hardware dá também ele um salto.

      • Alexandre says:

        Caro Vitor,

        o iOS7.1 não é um novo SO mas sim um upgrade ao iOS7 conforme o Pedro Moraes referiu por outras palavras… se é um ‘remendo’? Parece-me mais que isso.

        • Vítor M. says:

          Bom, quando refiro um “novo sistema operativo” não estou obviamente a referir uma major version, como de um iOS 6 para um iOS 7, mas acho que isso não preciso de dizer, está subentendido. É uma versão renovada, algo mais abrangente do que os updates 7.0.1 em diante.

          Não é um remendo certamente.

          • João Sobrinho says:

            A Apple encontra erros e corrige-os.

            A concorrência se encontrar erros, será que os corrige ou espera que os clientes comprem novos equipamentos ?

    • Nelson says:

      Já lias a notícia, é a beta da próxima minor.

    • Nuno says:

      Não queira comparar um “Cavalo” com um “Burro”.

    • vvh173 says:

      boa tarde não possuo IOS nem nunca fui grande adepto…mas acho que mais vale sair “remendos” todas as semanas ou até mesmo todos os dias e o Software ficar cada vez melhor do que cair no esquecimento e não passar de lixo…

      é só o meu ponto de vista….

    • Nuno Vieira says:

      Não é só a Samsung, mas quase todas as marcas. Isto porque é extremamente difícil saber a totalidade das vendas de um produto. Só em Portugal imagina o número de lojas que têm telemóveis Samsung (ou de outra marca) á venda para perceberes que era uma tarefa herculana.

    • Nuno Vieira says:

      A 7.1 não e correção de bugs é uma release minor. Mas não interessa, de certeza que passado uns dias de esta ser lançada, grande parte dos iPhones/iPads/iPods Touch estarão na já última versão.

  2. Ricardo says:

    Boas, quando estará disponível esta versão para actualização?

  3. Nelson says:

    Deve haver coisas por debaixo do capô para ser 7.1…

  4. João Dias says:

    “Entre elas a possibilidade de activar um teclado escuro para quem gosta ou necessita de um maior contraste nas teclas. Basta activar em Definições > Geral > Acessibilidade > Utilizar teclado escuro.”

    Porra, até que enfim!
    É a coisa mais irritante este novo teclado.
    É MUITO mais fácil escrever textos nas aplicações que ainda usam o teclado antigo que o novo.

    Este é, para mim, o ponto de irritação com o iOS 7. O teclado não tem contraste suficiente para que a taxa de satisfação e conforto a carregar nas teclas seja o suficiente para eu me sentir satisfeito e relaxado com o que estou a escrever.

    O sistema operativo está, no seu grosso modo, muito melhor.

    Eu não sou a única pessoa a dizer o mesmo. Basta ver o Tweetbot, que foi lançado nesta nova versão com o teclado em preto. A malta do tapbots justifica a mesma coisa que eu. É dificílimo ficar relaxado a escrever uma mensagem neste teclado. Há uma flag no XCode que permite inserir o teclado escuro ao invés do claro.

    O outro, por muito que destoe da UI deste novo sistema operativo, apresenta uma conversão muito maior. Até podemos meter o teclado lado a lado e as teclas estão quase todas no mesmo sítio, sem mexer um pixel para o lado. Mas os gradientes e sombras nas teclas antigas tornavam a escrita fácil.

    No iPad não me parece que o problema seja tão grande. Aliás, não é problema, porque não faz confusão (ecrã maior -> teclas maiores).

    • Sergio J says:

      eu entendo perfeitamente o que dizes, mas vou-te deixar uma dica. Experimenta escrever sem olhar para o teclado vais ver que escreves muito mais rápido e estás muito mais atento ao autocorrector. Nota, não estou a justificar o contraste do teclado, apenas a dar uma dica sobre o escrever no teclado. É como nos teclados fisicos do computador, escreves muito mais rapido se te abstraires do teclado e estares focado no que aparece no ecran.

    • Victor Pimentel says:

      Concordo plenamente contigo… que treta… mas já estive a ver este novo mantêm as letras finas o que muda é o fundo :///

    • Victor Pimentel says:

      Como posso fazer isso?! “Há uma flag no XCode que permite inserir o teclado escuro ao invés do claro.”

      queria tornar como antes, pois conforme tu dizes, fica mais confortável…

  5. Abílio says:

    “Mais estabilidade, mais performance, algumas novidades de acessibilidade, correcções gráficas” é mesmo o que lhe faz falta e já era bem bom! Novidades que venham depois…

    • Sergio J says:

      Concordo plenamente. Quem é developer sabe bem que quando há um salto grande no produto, este contem sempre falhas que depois se vai afinando.
      Normalmente os IOS x.1 costumam a ser as versões maduras do mesmo. Muito Mais que funcionalidades é a maturidade o mais importante.

      Muitos criticam por haver várias actualizações. Mas se não as houvesse se calhar eram os mesmos a criticar haver falhas que não eram corrigidas

      coloco o termo developer, porque developer abarca todas as áreas de desenvolvimento, enquanto programador não.

  6. David Ferreira says:

    depois de sair essa no dia seguinte sai a 7.1.1 lol

  7. Gualter says:

    O meu sonho é voltar para o IOS eheheh
    ALguem está interessado num HTC ONE praticamente novo ? 😛

  8. “Faltou alguma maturidade, pese o facto de ser o mais avançado sistema operativo para dispositivos móveis…”

    google for windows phone…

  9. Ricardo xavier says:

    Boa tarde
    Alguem sabera ou corre algum rumor de quando estara disponivel o siri em Portugues?
    Obrigado

  10. Ricardo Santos says:

    Retira o lag extremamente irritante no iPhone 4 e iPhone 4S?

    • JM says:

      iPhone 4S …lag??! não noto nada….

    • Nelson says:

      Não, ainda não há android para iPhone 4/4S

    • xbyt says:

      Nao, o lag (mesmo muito irritante) no iPhone 4 continua… E sem poder voltar ao iOS 6.
      Maldita hora que instalei o iOS 7 🙁

    • Mário B. says:

      Atenção Ricardo Santos, o iPhone 4S tem um comportamento muito mais parecido com o iPhone 5 do que com o iPhone 4. O aspecto engana mas no interior qualquer semelhança com o iPhone 4 é mera coincidência. Eu já notei algumas melhorias de estabilidade, no 4S, com esta última actualização. Acredito que a 7.1 ainda vá ficar melhor, até porque não se pode esquecer que o iPhone 4S ainda é vendido de modo oficial na Apple Store o que já não acontece com o 4 , portanto acho que a Apple só tem de lhe dar o devido suporte.

    • Vítor M. says:

      Atenção. Vamos ser aqui correcto.

      No iPhone 4S, não há um lag irritante, nem tão pouco uma perda de fluidez, o sistema é menos rápido do que o iPhone 5 tal como já o era no iOS 6. Embora que há alguma apps que estão mais lentas no iPhone 4S, agora no iOS 7. Mas no geral, não há lag que se possa considerar irritante ou preocupante.

      No caso do iPhone 4, sim há latência, há uma diminuição da velocidade de resposta nos menus, no deslizar das páginas e na resposta de todo o sistema.

      Contudo, o iPhone ganhou uma nova vida em termos de aspecto e funções. Com o iOS 7 a degradação de algumas características é menor, isso é muito positivo.

      • Rui says:

        No 4S não sei, mas no 4 chega a ser irritante, e apesar das novas funcionalidades e da estética estar interessante, preferia ficar com o iOS 6 fluido do que com o 7 a gaguejar.

    • João Marques says:

      Já vi alguns vídeos no Youtube de iphones 4 com 7.1 beta e o telefone tem um comportamento completamente diferente. O ios 7.1 esta bastante optimizado. Não sei se com algumas apps instaladas o telefone não irá ficar mais lento, mas comparativamente com a versão atual a diferença é notória.

  11. jota says:

    …”pese o facto de ser o mais avançado sistema operativo para dispositivos móveis”…

    só um reparo… mais avançado sistema operativo para dispositivos moveis DA APPLE

  12. Melo says:

    Sendo portador de baixa visão é com imenso agrado que acolho estas melhorias relativamente à Acessibilidade. Também aqui, a Apple é *****.

    Entretanto, continuo à espera das prometidas melhorias de acessibilidade que o PPLWARE ficou de implementar na sua APP. O Edgar Clérigo ficou de Tratar do assunto, segundo o Hugo Cura há uns meses atrás.

    Cumprimentos,
    Melo

  13. Luís says:

    Boas, algum tempo que tenho uma dúvida e gostaria de perguntar aqui. Quem tem um iphone 5s pode-me confirmar quando o telemovel está em modo sleep para acordar o ecran basta encostar o dedo ao sensor ou é preciso premir o botao home? Obrigado.

  14. Ricardo xavier says:

    Eu tambem imaginava que sim mas para cordar o ecran de facto tem que pressionar tal como dantes, da sim para encostar so o dedo e ele desbloqueia sem pressionar mas para isso acontecer o ecran ja tem que estar activo.

  15. João says:

    Finalmente! Afinal não era so eu com problemas. Mas sempre que falava lá vinham os iluminados dizer que era tudo mentira que o ios7 nos ipads não tinha problemas que era problema do iPad. Lol. O que vale é que existe mais fóruns e lá o fanatismo fica de fora. Não se vê so Apple. E eu adoro Apple mas não sou cego. Logo a noite quando a minha namorada chegar com o meu iPad que eu estou a usar o dela com iOS 6.1.3 logo instalo par ver como esta.

  16. Victor Pimentel says:

    Por acaso já notaram quando estamos a falar por vezes ativamos “chamada em espera” sem querer?!!!

  17. David says:

    Problemas…
    Continua a nao haver gestor de ficheiros tal como o Android e o Wphone, a não ser por jailbreak.
    Continua a nao ser possível enviar um email com mais do que um pdf, ou um doc, ou docx, ou etc etc etc… (sem jailbreak)

    Jailbreak torna instável o iOS!! Logo Iphone é e será sempre sem jailbreak!

    Coisas básicas que me fazem escolher o android…não pq posso modificar, mas pela versatilidade em algumas coisas…que eu uso e ou dou grande utilidade…

    • Vítor M. says:

      Tirando isto, e a questão de haver mais serviços de partilha em Android, tudo o resto é melhor no iOS. E o resto é muito mais que isto.

      Mas sim, dou-te razão. Embora que algumas apps colmatam a questão dos pdfs e afins. 😉

    • Nelson says:

      De uma vez por todas, até PODES ter razão no que dizes acerca do jailbreak (nunca ouvi queixas acerca disso, não uso), e tem razão no e-mail, mas podiam parar com essa ignorância do sistema de ficheiros.

      No iOS, não vem com um sistema de ficheiros, mas podes instalar aplicações que fazem isso, já com suporte para zip’s, e a maioria é grátis, de boa qualidade e sem ad’s, ex:

      https://itunes.apple.com/pt/app/documentos-by-readdle-gerenciador/id364901807?mt=8

      Assim como aposto que não sabes, mas ficas a saber, o android original, mesmo o android da Google que vem nos nexus, não tens acesso ao sistema de ficheiros, e tens de instalar uma app para isso, tal como no ios.

      A única diferença que podes apontar, é que, obviamente, no ios, não há cartão SD, os dados só passam de aplicação em aplicação.

      • David says:

        Nelson,
        “Em boca fechada não entra mosca (nem sai porcaria)”!!!

        Um forum é um local para discutir um tema, e não para passa atestados de burrice! Para isso ja temos o Estado para o Povo…e CHEGA…

        De uma vez por todas, nem todos nascemos ensinados, nem somos iluminados, nem estamos aqui (falo por mim claro) por ser fa ou não de uma marca!
        Uso um equipamento se me for util, dado que a Apple, Google ou restantes não me pagam para usar algo, se eu compro é porque verifiquei que dado equipamento satisfaz as minhas necessidades!
        Gosto do equipamento da Apple, sim, gosto do sistema sim, acho-o incompleto, sim! Inacabado, SIM e digam o que quiserem é pura realidade!
        Contudo o mesmo para os restantes Sistema operativos…

        Nexus? queres saber qual o que NÃO tive? O nexus 5…AINDA!
        Samsung? desde o S2, S3, S4, Note 2, Note 3…
        Iphones? 4, 4s, 5, e quem sabe o 5s
        Nokias com WP, apenas o Lumia 800…

        Para nao falar nos anteriores, mas isso não interessa…contudo antes de afirmares alguma coisa primeiro certifica-te do que falas!

        Gostava de saber, como enviar um mail com 2, 3 ou mais ficheiros que por ventura tenha efectuado o download, visualizado, e que agora pretenda enviar um e-mail com esses N ficheiros! Sem ter de gastar dados para colocar na Dropbox, e depois gastar dados para enviar e-mail com os ficheiros na dropbox…

        É isto que pretendo…

        Aparentemente o Link que me enviaste faz o que preciso, e obrigado pela dica, contudo não consegui entender bem os ficheiros que la estão são os que tenho na memória do telemóvel ou são os ficheiros organizados pelo programa…

        O problema nao é ter cartão SD ou não, até porque os NEXUS não têm tb cartão de memória 😉

        Mas obrigado pela dica 😉

        Abraço 😉

        Jailbreak!
        Não preciso que me razão por algo que afirmo…eu afirmo o que experienciei, contudo se nunca usaste, então trata lá de o fazer para verificares que o equipamento fica diferente.

        Sistema de ficheiros
        Antes de afirmares algo, certifica-te primeiro do que falas! E passares atestados de burrice a alguém só te fica mal!
        E apostas? deixa-te lá disso para não teres problemas…aposta antes o que tens a certeza…se não tens é melhor ficar de boca fechada…
        Boca fechada nao sai porcaria nem entra moscas…
        Nao nasci ontem, e não é o primeiro equipamento que uso, afirmo tb que

    • Paulo says:

      boas,

      alguém sabe de algum programa bom para Tiff e que de para transferir os desenhos para o ipad em pastas? No meu trabalho tenho milhares de desenhos do projecto em formato Tiff arrumados em pastas que dizem respeito a cada sector, ainda não encontrei um programa de jeito que possa usar, ou são demasiado lentos e com montes de lag ou esgotam a memória e bloqueiam. disso tenho saudades do samsung galaxy tab 10.1 era impecável.
      no galaxy tinha o FIV fast image viewer e era espetacular mas infelizmente parece que não ha para iOS.

      • João Dias says:

        Paulo, experimenta o Documents by Readdle. No iTunes, vais ao teu iPad, às aplicações e depois ao ícon do Documents e metes para lá os teus ficheiros TIFF.

        Acho que é um bom programa!

        • Paulo says:

          Ola Joao Dias, obrigado pela informação, ja experimentei este ate é capaz de ser um bom programa mas neste meu caso nem sequer vejo os desenhos, fica tudo preto 🙂
          que saudades do FIV para android.

        • Paulo says:

          Ola Joao, ja solucionei o problema, mete-se no iphoto e pronto.:-)
          abre-se uma pasta no iphoto (eu tenho MBP) depois tenho é que passar as subpastas uma a uma para dentro dessa pasta, se selecionar as pastas todas e manda-las la para dentro ele abre as subpastas todas e junta-me os desenhos todos e fica uma salganhada. depois é so sincronizar para o ipad atraves do itunes e fica que é uma maravilha, tudo com uma fluidez espantosa.

    • João Dias says:

      David, é possível enviares vários ficheiros num email. Eles têm é que ser menores que o tamanho máximo permitido por email (acho que é 7Mb ou 10Mb).

      Se o Mail não te agradar, experimenta o Mailbox. Podes ir buscar ficheiros À dropbox e assim não ficas limitado no envio.

      • David says:

        Boa noite João Dias,
        Gostaria que me explicassem como enviam dois ou mais ficheiros PDF, Doc, Docx, ou outros via mail, estando ou não na Cloud!
        Eu já tentei com o iOS7 no iPhone 4s e não vejo como!

        Eu nao reclado de como o sistema funciona ou está desenhado, é simples, intuitivo e deveras funcional! é o que pede! mas estas falhas fazem-me escolher o android pq realmente coloco as coisas ou num cartão ou mesmo na memória do telemvovel e posso utilizá-las de lá sem ter de recorrer a serviço de dados para o que quer que seja, isto como exemplo!

        Obrigado 😉

  18. João says:

    Notei agora o teclado muito lento no pages, não dá para escrever bem mas é só no pages, mais alguem?

  19. Tiago Santos says:

    Falta é o jailbreak! Waiting!

  20. João Pereira says:

    O meu 4S (será branco, nem sei se vou gostar xD) chega no início de dezembro e estou curioso por testar este 7.1, talvez seja o curiosidade de ver como corre num 4S. não gostava do 7 mas fui-me habituando e agora até já gosto.

  21. João Pereira says:

    OFF TOPIC: eu tenho os meus contactos gravados na conta google. No iOS consigo aceder aos contactos e ter a mesma sincronizaçao que tenho com o android?

    • Luís Pereira says:

      Consegues de duas formas.

      Ou sincronizas os contactos escolhendo essa opção quando adicionares a conta GMAIL no iPhone mas eu não gostei muito dessa opção.

      Ou exportas tudo do GMAIL/PC para vCard e importas no iCould. Fiz isso para o Calendário e para os Contactos e agora não uso essas funcionalidades do GMAIL. Dá para usar mas acho que não é 100% compatível a sync e retrosync…

  22. Melo says:

    Bom dia,
    desculpem a insistência, mas como portador de deficiência visual, a questão de acessibilidade é essencial para que possa aceder e desfrutar do acesso à informação tal como qualquer outro cidadão.

    Em Maio dei conta das dificuldades em aceder à app PPLWARE através do iPhone e ficou prometido que algo seria feito:
    https://pplware.sapo.pt/apple/dica-ios-ligue-as-notificacoes-por-voz/
    Melo
    21 de Maio de 2013 às 10:21 am
    Bom dia,
    sou portador de deficiência visual e o VoiceOver é uma Luz Tecnológica maravilhosa para mim. Com ele leio livros, e-mails, navego na Intenet, leio o Pplware e muito mais.
    Muito obrigado Apple.
    Nota: Pena não conseguir atualizar as notícias do PPLWARE. Tenho que estar sempre a desinstalar e instalar novamente para ter as notícias. Com outras apps basta passar com 3 dedos de cima para baixo e o conteúdo é atualizado. No Pplware enuncia que está a atualizar mas não acontece nada. Outras apps possuem um botão “Reload” ou “Atualizar” no canto superior direito o que ajuda muito.
    Já agora se puderem testar a acessibilidade do Menu da app com o VoiceOver agradecia pois clico 2x nos vários menus e nada.
    Abraço,
    Melo

    RESPOSTA:
    Vítor M.
    21 de Maio de 2013 às 11:22 am
    Bom dia. isso é grave.
    Já dei indicações ao nosso responsável para tratar de ver essa situação. Esse teu feedback, Melo, é muito importante para nós.
    Além disso, mesmo ao nível do site, se puderes, agradecia alguma sugestões de melhoria.
    Obrigado.

    João de Sousa e Silva
    21 de Maio de 2013 às 1:02 pm
    Fiquei muito satisfeito de ver a solicitude para resolver a questão do Melo. Desinstalei a aplicação por não ser usável com o VoiceOver. Já a interface do site, parece-me bastante bem construída, permitindo uma navegação por elementos, que, parecem-me, bem utilizados.
    Responder

    Vítor M.
    21 de Maio de 2013 às 2:25 pm
    Nós levamos em linha de conta todas as boas sugestões que nos façam para melhorar, até porque seria parvo se não aproveitássemos este feedback tão positivo.
    A app tem um propósito, e teve directivas, alguma “impostas” ou solicitadas por mim que tocam em muito no campo da acessibilidade e se tal não está a corresponder, é grave.
    Assim como o Melo fez, todos podem fazer, ajuda-nos a nós que, por sua vez, estaremos a ajudar-vos a vós também a tirar um melhor proveito das ferramentas que estão ao dispor.
    Nós deste lado, muitas vezes, não temos a mesma percepção das coisas, pelo facto de termos o foco da atenção noutros assuntos.
    Responder

    Melo
    21 de Maio de 2013 às 12:09 pm
    Vitor,
    muito obrigado pela atenção. Quanto ao site não tenho qualquer problema de acessibilidade e olha que sou um Pplware addicted.
    Mas, caso surja alguma dica claro que colaborarei com muito gosto.
    Quanto à app Pplware:
    Penso que a app do DN (Diário de Notícias)é um bom exemplo a ter em conta. Sempre que abre está automaticacmente atualizada e possui um botão Reload no canto superior direito que nos permite atualizar o conteúdo sempre que o desejarmos. Em termos de acessibilidade funciona muito bem.
    Um outro bom exemplo é a revista VEJA, que, basta tocar numa notícia para que o VoiceOver a leia na integra sem ter de a abrir. Para quem não vê torna-se muito prático e simples de usar. Caso a notícia interesse deixo o VoiceOver continuar a leitura, caso contrário, basta passar o dedo para o post seguinte. Se quiser abrir clico 2x. Torna-se muito prático e simples de usar, não só para quem é portador de deficiência visual mas também, e na sequência do tema deste post, para todos os que estão a fazer algo e querem ouvir os posts do Pplware
    Cumps.
    Melo

    Vítor M.
    21 de Maio de 2013 às 2:21 pm
    Certíssimo. O Edgar está já a ver esse assunto, até porque foi uma das “exigências” que lhe havia apontado quando decidimos avançar com a app. Se não está decente, certamente que o Edgar vai tratar e ter esses exemplos em conta.
    Muito obrigado Melo.

    Como fã e leitor diário (no PC),gostaria se já há novidades quanto às melhorias de acessibilidade da app PPLWARE para poder desfrutar a partir do iPhone?
    Muito obrigado.

    • Vítor M. says:

      Melo, a App tem mesmo de sair, compreendo a sua insistência e irrita-me que ainda não esteja já resolvido o problema. E não é por falta de insistência de minha parte. Até porque há uma versão nova que está em testes há muito tempo, deveria já estar lançada.

      Prometo que teremos novidades muito em breve, ainda este mês.

  23. Melo says:

    Vitor M.
    muito obrigado pela sua atenção. Faço votos para que a nova App saia depressa e com muitas e boas novidades.
    Abraço,
    Melo

  24. Rubs says:

    Boa tarde.
    Estou com um problema que espero que vocês me ajudem a resolver.
    Instalei esta versão do iOS e fiquei com vários sons de aviso exactamente iguais, embora o nome original se mantivesse. Resolvi fazer reset ao iPhone 4S (a partir do próprio iPhone) para tentar resolver o problema. É certo que o reset foi efectuado. Mas como não estou inscrito no programa de Developers não consigo aceder a nada no tlm. Surge a seguinte mensagem:
    “Erro de actiação
    Este dispositivo não está registado no Developer Program (iPhone). Caso pertença ao Developer Program (iPhone), registe o seu dispositivo em iPhone Developer Program Portal”.
    Ao conectar o iPhone ao iTunes não me deixa também fazer nada pois aparece a mesma mensagem. Existe forma de contornar a situação?
    Obrigado.

  25. veronica rdrigues says:

    bom dia eu intalei esta nova versao d iOs 7.1 mas não consigo alterar a cor do teclado. O meu é o iPhone 4

  26. orlando guedes says:

    tenho este erro no ipad com a versao 8.1.2

    “Erro de activação
    Este dispositivo não está registado no Developer Program (iPhone). Caso pertença ao Developer Program (iPhone), registe o seu dispositivo em iPhone Developer Program Portal”.
    Ao conectar o iPhone ao iTunes não me deixa também fazer nada pois aparece a mesma mensagem. Existe forma de contornar a situação?
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.