InstantShot – Super Ferramenta de Screenshots para o Lion
Existem cada vez mais aplicações para Mac OS X, nada que se compare com o Windows, obviamente, mas para a propagação do conceito Mac OS X, os developers estão a apostar neste mercado, cada vez mais forte.
Muitas das grandes ferramentas neste sistema são pagas, mas está a mudar esta tendência de outrora, hoje as versões freeware começam a ganhar mais ascendentes. É nesta toada que aparece uma ferramenta muito interessante, completa, flexível e útil para o Mac OS X Lion. InstantShot é de facto uma ferramenta a terem em conta, para quem gostas e precisa de fazer screenshots.
InstantShot é uma ferramenta que foi desenvolvida recorrendo a algumas funcionalidades do Mac OS X para este tipo de funcionalidade. Sabemos da facilidade com que se faz screenshots no Mac, uma combinação de três teclas temos screen com facilidade, mas esta ferramenta vai mais longe.
Depois de instalada, a aplicação fica situada na barra de menus onde permite uma série de opções. Além dos screenshots clássicos, como a captura do ecrã total, da janela activa e de uma área selecionada, esta ferramenta permite definir um intervalo de tempo para capturar em automático os screens e, permite que de forma fixa que o último screen fique na área de transferências para o usar de imediato.
Além disto, poderá definir no menu da aplicação qual o formato de saída da imagem. Além disso, nas preferências pode definir a qualidade de exportação da captura e o local onde será colocada a captura.
Explore, claro que não será tão completo como o Evernote’s Skitch mas traz já funcionalidades mais avançadas que as nativas e poderá ajudar nalgumas tarefas mais arrojadas.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: InstantShot 2.6.1 [540KB]
Homepage: InstantShot
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma ferramenta extremamente útil 🙂
Cumprimentos, REDLine PC.
ja tentaram fazer CMD + SHIFT + 3 ou 4 (se quiserem apenas a uma janela, façam CMD+SHIFT +4 e cliquem no SPACE para seleccionarem apenas a janela que querem fazer o print). Depois vao a secretaria e estoa la as fotos todas. Era isso k keriam? Pois, ja tm de base.
Sim, mas este além disso permite escolher o local onde guardar o screen, permite atribuir um prefixo ao no e do screen, permite estipular o formato de gravação do screen, permite especificar a qualidade de saída, permite…. O resto é experimentar e ver o potencial… 😉
Para quando se quer fazer mais coisas, do que aquelas que a Captura de origem permite.. 😀
Uma ferramenta como o lightshot é que era.
Embora esta ferramenta seja mais completa, não esquecer que o OS X tem a aplicação “Captura” na pasta Aplicações/Utilitários que vai mais além das capturas convencionais pelas teclas, como por exemplo, capturas temporizadas ou escolher o nome e local da gravação do ficheiro, entre outras.
Noutro dia precisei de capturas temporizadas a cada 60 seg., mas recorri ao… Automator! 🙂
ainda aguardo um postezinho sobre automator. Existe muita gente que ainda nao o sabe usar na totalidade (ou nada mesmo).