iMessage no Android? Sim é possível, mas não de forma oficial
Um dos serviços de maior adesão do iOS é o iMessage. Este serviço de mensagens gratuito está disponível em exclusivo para os utilizadores do iOS e do OSX, não tendo abertura para fora dessa rede.
Mas essa realidade pode estar prestes a mudar, com a chegada do iMessage ao Android, de forma não oficial e com algumas dependências.
Todos os utilizadores que transitam de um iPhone para um smartphone Android sentem a falta do serviço de mensagens da Apple, que lhes garante uma usabilidade única e a possibilidade destas serem entregues em qualquer equipamento da marca. Esta ausência do Android tem sido debatida e é uma das mais pedidas por todos, mas a Apple teima em não a transpor para este sistema operativo.
Mas o PieMessage, um projecto criado por Eric Chee, parece estar a mudar este cenário, ao trazer para o Android este serviço de mensagens da Apple. É ainda uma versão muito preliminar, mas mostra que é possível ter o iMessages em qualquer lado.
O PieMessage tem alguns requisitos e o mais importante é a presença de um Mac, a correr OSX, para que possa fazer o envio das mensagens para a rede da Apple. Além disso é preciso contar ainda com um cliente para Mac, um cliente para Android e um Web Server Java, para fazer a cola entre estes sistemas todos.
Como pode ser visto neste vídeo de Eric Chee, o PieMessage funciona bem, ainda com algumas limitações, que devem em breve ser ultrapassadas. Foi precisamente por isso que Eric Chee lançou o PieMessage no GitHub. Precisa de ajuda de outros programadores para tornar o PieMessage mais robusto, mais funcional e, principalmente, mais simples de usar.
Por agora o PieMessage precisa ainda de vários conhecimentos de programação e ferramentas de edição de código para que seja adaptado ao Mac e ao Android onde vai ser usado, algo que não é acessível a todos. Há no entanto a promessa de Eric Chee do PieMessage poder ser usado noutros sistemas, desde o Windows, BlackBerry, Windows Phone e até um cliente Web.
Existe no entanto uma forte possibilidade da Apple inviabilizar o PieMessage, fechado algum ponto de falha no seu sistema que esteja a ser usado para permitir a utilização do iMessages fora dos dispositivos Apple. Fica no entanto claro que a Apple poderia abrir as portas do iMessage para outros sistemas, algo que vem sendo negado ao longo dos anos.
Este artigo tem mais de um ano
O que diferencia ou acrescenta este serviço aos existentes multi plataforma (skype, WhatsApp, Face, Hangouts, Viber, line, Blackberry, Telegram, outrod)?
aquilo que os economistas designam de ‘network effect’, conjugado com o facto que o serviço funciona por predefinição em qualquer iphone
A primeira é que se integra com os SMS.
A segunda é que os Android não podem usar. Por isso, quando combinas com os teus amigos para sair, o teu amigo que gastou 800€ num Galaxy S7 Edge já não pode dizer “não pode ficar para a semana?” (está teso). Ele recebe a primeira mensagem, mas não funciona no telemóvel dele…
Bem, o Hangouts integra-se com SMS e depois voltamos à questão que num universo actual multi plataforma (e multi bolsos), é provavel que num circulo de 10 amigos, 7 ou 8 tenham android com whatsapp ou hangouts (não tocando no messgenger do face). Assim, aqueles dois que têm o iphone comunicam na melhor das hipoteses entre si.
Ahahahah xD E depois querem partilhar fotos por bluetooth e não podem 🙂
Desculpem mas não estou a ver a utilidade disto…
Isto não é uma simples aplicação de mensagens… e gratuitas também temos o whatsapp, o viber, etc…
Não estou a entender o hype à volta disto…
A nível “académico” entendo, como prova de conceito. De resto é tal e qual como disseste, não passa de um simples e limitado serviço de mensagens grátis. O hype é por causa de “entrar” no ecosistema caro que é a apple e poder comunicar com os que lá estiverem e que se recusarem a utilizar serviços superiores.
Quem tem curso superior usa iphone, que e trolha ou geek foreveralone usa android quem e idoso usa lumia
Foi a coisa mais estúpida que li hoje.
Talvez na semana, mas tem que haver sempre o campeão da estupidez.
Só não percebo como um site com moderação nos comentários deixa passar isto.
Ya. muitos post meus foram bloqueados e não tinham estes conteúdos ridículos e ofensivos. enfim…
que coia burra….assim como quem inventa nome de paulie kkk…..jamais sera joao, maria…
que lastima tu es! entao uma pessoa que compr s6 edge, s7 edge, entao, ela nao podera ter iphone ? kkkk ja que pelo menos aqui, o preço do s7/s6 é maior que de um aiiiiphone…..kkk
vc é trouxa demais!
O iMessage está integrado com as SMS no iPhone. Por acaso funciona muito bem, mas só entre iPhones….
Se queres comunicar entre android e iPhone tens de instalar algo extra. No iPhone não!
+1
Eu mantenho-me com Signal. Se ambas as pessoas estiverem ligadas à net não pagam sms (como telegram por exemplo) se não tiverem net é cobrada por sms normal..
Nada contra a Apple.. mas quero o imessage pra quê?
È preciso é falar da Apple…é para isso que sao pagos.
Pelos vistos Apple é para gente mal educada de baixo nível.
Pois, e se a estupidez fosse paga neste momento estavas todo carimbado.
A questão é: para que raio quero eu o iMessage? Isso só era bom nos tempos em que se pagava para enviar sms/mms. Agora existem tantas alternativas, desde Fb Messenger, Whatsapp, etc… e até os clássicos sms por gsm são praticamente ilimitados.
Vantagem em relação ao Fb messenger, Whatsapp, etc.. : o iMessage está completamente integrado na aplicação de mensagens do telefone.
Vantagem em relação aos clássicos SMS: recipientes de mensagens lidas, envio de caracteres ilimitados (mensagens grandes não são convertidas em mensagens multimédia), mensagens de grupo (com opção de nome do topico, opção de adicionar e remover pessoas, do not disturb individual, etc.)
Desculpe mas essa do estar integrado é fraquinha. O iMessage JÁ FOI útil, noutros tempos. Actualmente está obsoleto.
A utilidade do serviço é infinita, visto que não há custos associados. A aplicação é a mesma, a interface é a mesma, o modo de interacção é o mesmo. Do ponto de vista da utilização do utilizador, não há uma learning curve, não há o factor “tenho lembrar de usar o serviço” ou “tenho de ligar o Skype”. Simplesmente está lá.
Eu nem me lembro que tenho o iMessage activado a não ser nas raras vezes em que estou a falar com um amigo que também tem iPhone e vejo umas bolhas azuis. Deve haver muitas pessoas que o têm activado e nem sequer sabem o que é, nem o que faz.
Tenho iPhone e tenho o iMessage desactivado. Para começar, sempre que o serviço é activado é cobrado um sms internacional. Depois, 99% dos meus amigos e conhecidos têm o FB Messenger instalado ou o Whatsapp. Quando faço “restore as new” a primeira app que instalo é o Messenger, assim como meio mundo. Finalmente, o iMessage é à boa maneira da Apple, monopolista, só funciona entre dispositivos iOS e praí 80% dos meus conhecidos têm Android.
Sem ligação de dados torna-se num mero serviço sms por gsm. Com dados existem tantos outras alternativas, para quê usar essa?
O Whatsapp, Viber, etc são muito, mas muito mais completos. Desde anexos, videos, chamadas, videochamadas, etc. Torno a reiterar: o iMessage é desnecessário e obsoleto. MAS quem quer usar, que use, obviamente.
“Para começar, sempre que o serviço é activado é cobrado um sms internacional.”
Mentiroso!
Desculpa, Duarte, mas para videochamada tens o Facetime.
O iMessage e o Facetime são bons serviços.
MODOS, pensava eu que os comentários eram sujeitos a verificação, mas não, é lamentável que se continue a ver comentários desta natureza denegrindo também o próprio site…
Fiz a transição de um iPhone 5 para um One Plus One há uns tempos (agora até já tenho o One Plus Two), a primeira coisa q fiz quando tive o iPhone foi desactivar o auto-corrector e o iMessage. O iMessage é totalmente inútil, porque as pessoas com o ecossistema apple tanto podem receber as mensagens no computador como no ipad ou no smartphone, não há garantia q estas são lidas, não há garantia q as pessoas tenham WiFi/dados para as receber, e o nº de utilizadores é baixo. Se há coisa que me faz falta desde os tempos do iPhone é um cliente de email poderoso para Android ao nível do instalado por omissão no iPhone.
Todas essas apps deviam usar o mesmo protocolo de comunicação e apenas competir entre features… quem tem whatsapp não envia para viber que nao fala com o facebook messenger que não se dá com o telegram que não conhece o imessage que não sabe quem é o hangout que nunca ouviu falar do line e que não sabe que existe o signal… bom se todos chegassem a um acordo e usasem o mesmo protocolo poderiam comunicar-se entre si assim como os email que usam o SMTP… até lá todas essas apps não passam de “instalar para brincar um pouco” e nunca será uma alternativa séria ao SMS que garante que a mensagem é entregue independentemente da marca, modelo ou aplicação usado no equipamento. O facebook messenger podia por exemplo conseguir comunicar com o whatsapp já que ambas as aplicações pertencem á mesma empresa e juntar os utilizadores em vez de dividi-los.