iLock, bloqueie o acesso dos utilizadores a aplicações no OSX
A maioria dos sistemas operativos não tem a nativamente capacidade de definir quais as aplicações que cada utilizador tem acesso. É preciso o recurso a técnicas de controlo de baixo nível ou a aplicações de gestão, que controlam esse acesso.
Poucas são as aplicações de controlo que permitem que seja feito o oposto, bloqueando o acesso a aplicações. O iLock vem implementar esta função no OSX, garantindo que apenas quem tem autorização pode aceder a determinadas aplicações.
A função que o iLock traz para o iOS não é habitual de ser encontrada, mas é pertinente a sua existência. Permite que bloqueiem o acesso a um conjunto de aplicações, onde têm por exemplo informações mais sensíveis ou privadas, evitando que qualquer pessoa lhes possa aceder.
Esta camada de segurança permite que tenhamos maior confiança sempre que necessitarmos de permitir o acesso à nossa máquina a outras pessoas em quem não tenhamos absoluta confiança.
Pode ainda servir de camada de segurança adicional a aplicações onde guardem passwords ou outras informações de acesso sensíveis.
O iLock coloca-se entre o sistema operativo e as aplicações definidas e sempre que estas são chamadas, o utilizador deverá colocar a password definida para o acesso.
A escolha das aplicações é feita na interface de gestão do iLock, bastando arrastá-las para esta zona para que de imediato passem a ser controladas e a requerer autenticação para serem acedidas.
Ao acederem a uma das aplicações eleitas para serem controladas, será apresentada uma caixa onde é pedido ao utilizador que coloque a password definida.
Apenas contra a colocação da password certa é que é dado o acesso à aplicação e esta pode ser usada.
Nas opções adicionais do iLock podem ainda encontrar a possibilidade de esconder o ícone da barra de menus e também a de serem fechadas todas as aplicações protegidas quando a máquina acorda.
É aqui que podem desabilitar a protecção que o iLock proporciona e também mudar a password.
O iLock mantém registos de todas as acções que forem tomadas junto das aplicações escolhidas, permitindo que saibam se houve ou não tentativas de acesso e se foram colocadas passwords para desbloquear o acesso.
Usem o iLock e bloqueiem as aplicações que não quiserem que sejam acedidas sem a vossa autorização, quer seja num computador partilhado ou como uma camada de segurança adicional.
O iLock está em fase de testes, próxima da versão final. Até lá será gratuito e sem qualquer custo para quem o quiser testar.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: OSX 10.7+
Download: iLock
Homepage: iLock
Este artigo tem mais de um ano
acho mais aconselhável criar uma conta no computador para convidados, já que com esta aplicação os ficheiros (que será o mais sensível) não ficam protegidos, permitindo a leitura ou cópia!
Gostei muito do software, realmente muito útil.