PplWare Mobile

Tablets com Ubuntu OS chegam também no Outono


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Benchmark do iPhone 5 says:

    Antes não se chamava Ubuntu Touch / Ubuntu Phone OS e agora é só Ubuntu OS ?
    Parece a história do Windows para tablets ARM (o Windows RT) que ao princípio, por culpa da Microsoft, muitos pensavam que era o verdadeiro Windows.

  2. Pedro says:

    Só sei que se a canonical de facto conseguir ganhar dinheiro com o Ubuntu OS, poderemos esperar grandes avanços no mundo do Linux! Quem sabe se o Linux começa a ganhar mercado e as software houses começam cada vez mais a substitui-lo pelo Windows como plataforma de eleição. E ainda para mais temos a Microsoft a ajudar, ao lançar sistemas operativos cada vez piores e a obrigar as organizações a gastarem milhões a actualizar os computadores que correm em XP.

    • Só um gajo says:

      Vá, vamos deixar os comentários sobre sistemas operativos e a sua qualidade para quem sabe daquilo que fala…

      Dizer que a Microsoft lança sistemas operativos cada vez piores é como dizer que o Sporting está a dominar as competições euopeias esta época.

      Tirando o Vista, que é realmente um Windows péssimo, onde é que o Windows 7 ou o 8 são maus? Que têm a menos que os outros?

      Não saber usar uma coisa, não significa que ela seja má.

      • Pedro says:

        Quem sabe daquilo que fala? Sou engenheiro informático, para além de desenvolvimento de software de desktop, web, mobile e robótico, também faço planeamento de redes em grande escala (com respectiva configuração), configuração de servidores para grandes empresas e respectiva administração, e sou consultor nas horas vagas.
        Portanto, para consumidores não diria que o Windows 8 esteja pior, até acho que esteja mais apelativo graficamente, mas para empresas não serve simplesmente. As mudanças no funcionamento atrasam muito num contexto empresarial. Poderiam manter uma versão mais profissional para este contexto e outra para consumidores. Os nossos clientes quando que fazem update do XP querem sempre actualizar para a ultima versão, pois é a que oferece suporte mais alargado, não vão actualizar para o 7 para daqui por pouco tempo terem de actualizar novamente. A gestão das empresas tem sempre o intuito de maximizar os lucros e minimizar as despesas. Em termos de melhoramentos funcionais os 8 apenas traz a gestão de memória e transferência de ficheiros.

        • Só um gajo says:

          Se calhar fui um bocadinho brusco. Normalmente o pessoal que diz que o Windows está cada vez pior não percebe aquilo que diz.
          Atenção que eu concordo contigo, só não concordo com a parte do cada vez piores.
          Se calhar as versões enterprise deveriam ter um interface mais “developer friendly”, mas mesmo assim o interface do windows 8 não é mau para desenvolvimento.

          Alterar um parque informático custa dinheiro, mas deixar de haver suporte nao significa que se deixe de usar um sistema operativo. E saltar para Linux ainda é um bocado arriscado. Ícones e janelas toda a gente usa na boa, um terminal é que já é mais complicado. Além de que nenhum suporte é infinito, o windows 7 saiu em 2009 e terá suporte até 2020, o último Ubuntu LTS saiu em 2012 e tem suporte até 2017, qualquer versão do Red Hat tem 10 anos de suporte e do SUSE tem 13. Logo se o problema é a falta de suporte, com a mesma lógica, terias que mudar todo o teu parque informático em 2017 se trocasses para o Ubuntu LTS ou 10 anos depois da data de release da tua versão do Red Hat, por exemplo. (Eu sei que há muitas distribuições de Linux, mas poucas serão as que dão mais suporte que isto, se exitirem sequer)
          Tudo bem que o Windows é pago, mas numa organização que contrata o serviço Microsoft, o custo do Windows para toda a gente faz parte do pacote e no pacote não vem só o Windows, vem também o office, soluções empresariais, subscrições do msdn, etc, etc. Para o senhor que tem uma loja e comprou o PC com o windows XP, há que haver a noção de que o sistema ficará obsoleto com o tempo. Como também todos os sistemas ficam com o passar do tempo.

          • Pedro says:

            A minha pequena introdução foi só para mostrar que não deves julgar que sabe ou não com base num comentário apenas. Sim, o Windows quanto ao suporte é excelente, pois é para isso que se paga. Disso não há duvidas. A diferença no Linux é que, quando o suporte termina, podes fazer upgrade de graça ou com custos muito mais reduzidos, principalmente se estivermos a falar de pacotes com Office incluídos. E nem vamos entrar na questão dos servidores…

      • lmx says:

        O windows, a cada versão que sai, é pior que o anterior…uma bosta!

        E o pior ainda…é pago, são desleais, usam vendor lock in…e só no meu País…levam milhões e milhoes de euros todos os anos…

        http://www.esop.pt/8me-em-falsos-concursos-publicos-para-aquisicao-de-software-em-2013/

        Nós que somos o País mais pobre da União europeia, e queremos nos comportar, como o País de longe mais rico da UE!!

        Se a Espanha, Alemanhas, etc que são riquissimos, comparativamente, não usam, ou estão a cortar fortemente, porque é que nós devemos usar??

        Temos um País com défice publico superior a 130%…não sei se alguém já tinha reparado nisso(e nem sequer vamos falar do privado(cerca de 4 vezes superior)…ninguém tem coragem para começar a falar do défice que existe no privado, e que em grande parte foi provocado pelo estado, numa tentativa de se desendividar…)??
        Parece que não!

        Hoje em dia falasse muito da Ucrania, mas eles estão muito melhor que nós…eles teem um defice de cerca de 60%…

        Mas depois veem estes betinhos da treta, aumentar o iva, destruir os empregos, cortar nas pensões dos velhinhos, etc…e claro comprar software proprietario que custa uma fortuna, com tanto engenheiro desempregado no País , onde poderia ser um facto de alavancagem da nossa economia…é só palermas!

        Vocês deviam abrir um buraco meterem-se la dentro e pedirem gentilmente a alguém que o feche!!

  3. Nuno Vieira says:

    Eu estava com esperança que fosse em Abril com o lançamento da LTS. 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.